Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1921Q191635 | Arquivologia, Princípios Arquivísticos, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

A Arquivologia como ciência possui princípios que orientam seus trabalhos e estudos. O princípio da proveniência estabelece que os fundos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1922Q8365 | Medicina, Médico Radioterapia, SESAU RO, FUNCAB

Entre os efeitos colaterais da irradiação de pele total (total skin irradiation) com feixe de elétrons, normalmente NÃO se observa o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1923Q441556 | Direito Constitucional, Competência Legislativa Concorrente, Delegado de Polícia, Polícia Civil RO, FUNCAB

Acerca da competência legislativa prevista na Constituição Federal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1924Q240864 | Direito Processual Civil, Jurisdição, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Confere àquele que for ou que esteja na iminência de ser lesado em seus direitos o acesso irrestrito ao Poder Judiciário, bem como ter a devida e a efetiva prestação da tutela jurisdicional. A assertiva acima reflete o seguinte princípio processual:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1925Q163554 | Matemática Financeira, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FUNCAB

Um empresário foi ao banco descontar uma nota promissória com valor nominal de R$ 40.000,00 e vencimento em dois meses. Calcule o valor recebido pelo empresário, sabendo que foi cobrada uma taxa de desconto comercial composto de 2% ao mês.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1927Q173349 | Direito Civil, Contratos em Espécie, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Em 11 de janeiro de 2010, Caio celebrou contrato de seguro de vida com a Seguradora Boa Passagem S.A. Em 2 de fevereiro de 2012, Caio, desgostoso da vida, lança-se do alto de um edifício e vem a falecer. Sua mulher, Isabela, beneficiária do seguro, procura a Seguradora, que afirma que não pagará o seguro porque o contrato continha cláusula excluindo o pagamento em caso de suicídio. À luz da disciplina do seguro de vida no Código Civil, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1928Q35137 | Português, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Texto associado.
    São os meios de comunicação, em especial a televisão, que divulgam, em escala mundial, informações (fragmentadas) hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, de processo metonímico – a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se “o mundo todo” fosse constituído apenas por aqueles fatos/notícias que chegam até nós.
    Informação, porém, não é conhecimento, podendo até ser um passo importante. O conhecimento implica crítica. Ele se baseia na inter-relação e não na fragmentação. Todos temos observado que essa troca do conhecimento pela informação tem resultado na diminuição da criticidade.
    O conhecimento é um processo que prevê a condição de reelaborar o que vem como um “dado”, possibilitando que não sejamos meros reprodutores; inclui a capacidade de elaborações novas, permitindo reconhecer, trazer à superfície o que ainda é virtual, o que, na sociedade, está ainda mal desenhado, com contornos borrados. Para tanto, o conhecimento prevê a construção de uma visão que totalize os fatos, inter-relacionando todas as esferas da sociedade, percebendo que o que está acontecendo em cada uma delas é resultado da dinâmica que faz com que todas interajam, de acordo com as possibilidades daquela formação social, naquele momento histórico; permite perceber, enfim, que os diversos fenômenos da vida social estabelecem suas relações tendo como referência a sociedade como um todo. Para tanto, podemos perceber, as informações – fragmentadas – não são suficientes.
    Os meios de comunicação, sobretudo a televisão, ao produzirem essas informações, transformam em verdadeiros espetáculos os acontecimentos selecionados para se tornar notícias. Já na década de 1960, Guy Debord percebia “na vida contemporânea uma ‘sociedade de espetáculo’, em que a forma mais desenvolvida de mercadoria era antes a imagem que o produto material concreto”, e que “na segunda metade do século XX, a imagem substituiria a estrada de ferro e o automóvel como força motriz da economia”.
    Por sua condição de “espetáculo”, parece que o mais importante na informação passa a ser aquilo que ela tem de atração, de entretenimento. Não podemos nos esquecer, porém, de que as coisas se passam desse modo exatamente para que o conhecimento – e, portanto, a crítica – da realidade fique bastante embaçada ou simplesmente não se dê.
    O conhecimento continua a ser condição indispensável para a crítica. A informação, que parece ocupar o lugar desse conhecimento, tornou-se, ela própria, a base para a reprodução do sistema, uma mercadoria a mais em circulação nessa totalidade.
    A confusão entre conhecimento e informação, entre totalidade e fragmentação, leva à concepção de que a informação veiculada pelos meios é suficiente para a formação do cidadão, de que há um pressuposto de interação entre os meios e os cidadãos e de que todas as vozes circulam igualmente na sociedade.
    É a chamada posição liberal, a qual parece esquecer-se de que ideias, para circular, precisam de instrumentos, de suportes – rádio, televisão, jornal etc. – que custam caro e que, por isso, estão nas mãos daqueles que detêm o capital. [...]

BACCEGA. Maria Aparecida. In: A TV aos 50 – Criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: PerseuAbramo, 2000, p. 106-7.
A gramática normativa censura, no português padrão, a mudança de posição do pronome átono proposta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1929Q35157 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), determine a entrada correta para o Fundo Editorial, da Associação Comercial do Amazonas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1930Q43106 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

O Estado de Mato Grosso possui divisas com seis estados brasileiros, bem como faz fronteira com um país sul-americano. Assinale a alternativa que possui o país fronteiriço e dois estados brasileiros limítrofes ao Mato Grosso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1931Q41607 | Direito Administrativo, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

O Supremo Tribunal Federal considerou competente como ente federativo o Município, para impor a bancos a obrigação de instalar portas eletrônicas com detector de metais e travamento e de vidros à prova de balas, por vislumbrar, no tema, questão de interesse local e a segurança do usuário. Quanto a esse poder conferido ao Município, pode-se afirmar que se trata do poder:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1932Q201627 | Direito Processual Penal, Da liberdade provisória, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, FUNCAB

Conforme preconiza o artigo 325 do CPP, o valor da fiança da liberdade provisória com fiança será fixado pela autoridade que a conceder nos seguintes limites:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1933Q797621 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

No método G.D.S, cada corpo adota um estado de equilíbrio. Na expressão corporal AM, o corpo encontra-se em um estado de equilíbrio, direcionando-se para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1934Q341943 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Tecnólogo em Eletromecânica, CAGECE CE, FUNCAB

Assinale a alternativa que contém a negação da sentença “Não existe quem não goste de chocolate”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1935Q471503 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Denomina-se bateria de testes o conjunto de dois ou mais testes aplicados ao mesmo sujeito. Uma bateria composta pelos testes de impulsão horizontal, sentar e alcançar e corrida de vai e vem, pretende avaliar, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1936Q12502 | Legislação Municipal, Auditor de Tributos Fiscais, Prefeitura de Vassouras RJ, FUNCAB

De acordo com a Lei Complementar nº 21/2002 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Vassouras – RJ suas autarquias e fundações municipais), configura dever do servidor público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1937Q544222 | Física, Tecnólogo em Eletromecânica, CAGECE CE, FUNCAB

Determine a corrente que circula pela rede que alimenta um motor de indução de 20 CV, 220V, Ip/In = 6,3, ligado em triângulo com rendimento de 90% e fator de potência de 0,8.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1938Q239844 | Português, Soldado 3° Classe, Polícia Militar SE, FUNCAB

Texto associado.

Esquadrão de quatro patas


      Dia do show de Madonna. Ruas fechadas, policiamento ostensivo, pessoas revistadas, gente para todo lado. Mas foi no palco, antes de a cantora dar boa-noite aos cariocas, que uma cena chamou atenção. Enquanto os ávidos fãs da diva do pop chegavam ao Parque dos Atletas, na Barra, o soldado Boss, da PM do Rio, comandava seus amigos Scot e Brita numa varredura completa em busca de qualquer objeto suspeito no perímetro onde a estrela americana iria se apresentar. Caixas, camarim, backstage, tudo foi vasculhado. Nada encontrado. Sinal verde para começar o espetáculo.
      Boss é um labrador de 6 anos. Ele e seus colegas rottweilers, pastores e malinois vêm atingindo números excepcionais no que diz respeito ao combate ao crime. Na quarta passada foram divulgados índices atualizados, já incluindo a primeira semana de dezembro - constata-se, por exemplo, que a quantidade de drogas apreendidas graças ao faro dos cachorros é vinte vezes maior em relação a 2010. O desempenho da equipe incomoda de tal maneira os líderes do tráfico que, há algumas semanas, a ordem partida do comando do crime era atirar diretamente nos cachorros. “Foi um momento de tensão”, revela o tenente-coronel Marcelo Nogueira, do Batalhão de Ação com Cães (BAC). Bem que tentaram, mas nenhum foi atingido. Os 69 animais do BAC continuam de pé, em quatro patas.
      Meliantes se desesperam, autoridades se regozijam. “Os cães são uma ótima alternativa no combate ao crime, têm uma atuação fantástica”, elogia o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Desde o início da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), em 2008, a tropa canina sempre esteve envolvida. E também se destaca em qualquer grande evento que o Rio receba, além de acompanhar as principais personalidades que desembarcam na cidade. Em 2011, foram os cachorros policiais que vasculharam o carro de Barack Obama e toda a frota presidencial americana.
      Seu quartel-general, o BAC, fica em Olaria, na Zona Norte do Rio. Os animais trabalham seis horas por dia, fazem duas refeições - 250 gramas de ração por vez - , dormem à tarde e só entram na piscina quando não há mais operações previstas. Desde muito cedo é possível identificar os filhotes mais corajosos, ágeis e que gostam de buscar objetos. Para a turma boa de olfato e que caça bem, os policiais atrelam ao seu brinquedo favorito como uma bolinha, o cheiro de uma droga ou de pólvora. Assim, toda vez que o bicho sobe uma favela, para ele é nada mais, nada menos que uma possibilidade de “divertimento”. Por sua vez, o grupo destinado a intervenções (que ataca sob ordens dadas em português, inglês e alemão) passa por um treinamento físico mais rígido e por variadas simulações de busca por reféns, procura de bandidos e invasões a locais de difícil acesso. A carreira é curta: se com 1 ano e 8 meses o animal está formado, com 8 anos é aposentado e encaminhado para adoção.
      Os primeiros cães policiais chegaram ao Rio em 1955, vinte no total, vindos de um criadouro em São Paulo. Hoje pode-se dizer que a maior parte da tropa é nascida no canil de Olaria. As raças se alternam ao longo do tempo. Se no começo era o pastor-alemão que combatia os ladrões do mundo inteiro, nas décadas seguintes o dobermann e o rottweiler ganharam fama de maus na caça aos criminosos. De dez anos para cá, destacam-se o pastor-holandês e os temidos malinois, estes com participação fundamental na ação contra o terrorista Bin Laden. Por aqui, logo após o episódio do ônibus 174, em 2000, o treinamento intensivo com cães para resgate de reféns foi reforçado. “Se acontecesse hoje, o seqüestrador teria sido imobilizado por um cão e nenhum inocente sairia ferido”, ressalta o tenente-coronel Nogueira.
      Até a Copa de 2014 está prevista a aquisição de oitenta cães europeus já treinados, o que vai permitir que cada soldado tenha seu próprio cachorro (atualmente existe um revezamento). Com vistas à Olimpíada de 2016, serão intensificados os intercâmbios com a polícia de Espanha, Suíça e França - aliás, uma força parisiense esteve aqui na semana passada para mais uma etapa de aprimoramento dos trabalhos com animais. “Em três anos, teremos uma das melhores companhias do mundo”, aposta o major Victor Valle, do BAC. Ali, existe uma máxima: o melhor amigo do homem está se tornando o inimigo número 1 do crime.

(Renan França, in Revista Veja Rio, 19/12/2012)

De acordo com a norma culta da língua, assinale a opção correta em relação à regência verbal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1939Q17397 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB

As placas de som, de vídeo e de rede do tipo integradas à placa-mãe (on-board) apresentam uma vantagem quando comparadas com as placas “off board” (não integradas à placa-mãe). Essa vantagem traz, principalmente, como conseqüência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1940Q215040 | Medicina Legal, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

A presença isolada de hemorragia subdural à necropsia sugere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.