Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1982Q327366 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1983Q43237 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Instalada com previsão de seis meses, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, a Minustah, completa agora uma década. Apesar de o Haiti ainda passar por graves dificuldades, a ajuda humanitária das Nações Unidas serviu ao país para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1984Q49135 | Português, Administrador de Dados, MDA, FUNCAB

Texto associado.
      No primeiro dia, foi o gesto genial. Era um domingo. Ao se curvar no campo do estádio espanhol, descascar a banana, comê-la de uma abocanhada e cobrar o escanteio, Daniel Alves assombrou o mundo. Não só o mundo do futebol, esse que chama juiz de “veado” e negro de “macaco”. O baiano Daniel, mestiço de pele escura e olhos claros, assombrou o mundo inteiro extracampo. Vimos e revimos a cena várias vezes. “Foi natural e intuitivo”, disse Daniel, o lateral direito responsável pelo início da virada do Barcelona no jogo contra o Vilarreal. Por isso mesmo, por um gesto mudo, simples, rápido e aparentemente sem raiva,Daniel foi pop, simbólico, político e eficaz.
      Só que, hoje, ninguém, nem Daniel Alves, consegue ser original por mais de 15 segundos. Andy Warhol previa, na década de 1960, que no futuro todos seríamos famosos por 15 minutos. Pois o futuro chegou e banalizou os atos geniais, transformando tudo numa lata de sopa de tomate Campbell’s. A banana do Daniel primeiro reapareceu na mão de Neymar, também vítima de episódios de racismo em estádios. Neymar escreveu na rede em defesa do colega e dele próprio: “Tomaaaaa bando de racistas, #somostodosmacacos e daí?” Uma reação legítima, mas sem a maturidade do Daniel. Natural. Há quase dez anos de estrada de vida entre um e outro.
      Imediatamente a banana passou a ser triturada por milhares de “selfies”. O casal Luciano Huck-Angélica lançou uma camiseta #somostodosmacacos. Branco, o casal que jamais correu o risco de ser chamado de macaco apropriou-se do gesto genial, por isso foi bombardeado por ovos e tomates na rede, chamado de oportunista. A presidente Dilma Rousseff, em seu perfil no Twitter, também pegou carona no gesto de Daniel “contra o racismo” e chamou de “ousada” a atitude dele. Depois de ler muitas manifestações, acho que #somostodosbobos, a não ser, claro, quem sente na pele o peso do preconceito.
     “Estou há onze anos na Espanha, e há onze é igual... Tem de rir desses atrasados”, disse Daniel ao sair do gramado no domingo. Depois precisou explicar que não quis generalizar. “Não quis dizer que a Espanha seja racista. Mas sim que há racismo na Espanha, porque sofro isso em campos (de futebol) diferentes. Não foi um caso isolado. Não sou vítima, nem estou abatido. Isso só me fortalece, e continuarei denunciando atitudes racistas”.
      Tudo que se seguiu àquele centésimo de segundo em que Daniel pegou a fruta e a comeu, com a mesma naturalidade do espanhol Rafael Nadal em intervalo técnico de torneios mundiais de tênis, como se fizesse parte do script, tudo o que se seguiu àquele gesto é banal. Os “selfies”, a camiseta do casal 1.000, o tuíte de Dilma, as explicações de Daniel após o jogo, esta coluna. Até a nota oficial do Vilarreal, dizendo que identificou o torcedor racista e o baniu do estádio El Madrigal “para o resto da vida”. Daniel continuou a evitar as cascas de banana. Disse que o ideal, para conscientizar sobre o racismo, seria fazer o torcedor “pagar o mal como bem”. 
 
......................................................................
AQUINO, Ruth de. Rev. Época : 05 maio 2014.
Considere-se o trecho seguinte:

“ Não quis dizer que a Espanha seja racista. Mas sim que há racismo na Espanha, porque sofro isso em campos (de futebol) diferentes. Não foi um caso isolado. Não sou vítima, nem estou abatido. Isso só me fortalece, e continuarei denunciando atitudes racistas’. (§ 4) ”

Dentre as mudanças de pontuação sugeridas a seguir (feitas, quando necessário, as devidas alterações de talhe de letra), aquela que transgride norma de pontuação em vigor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1985Q133375 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO X DOS VEÍCULOS EM CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL, Analista de Trânsito Assessor Jurídico, DETRAN PE, FUNCAB

A entrada e saída temporária ou definitiva de veículo do Brasil deverá ser comunicada pelas repartições aduaneiras e pelos órgãos de controle de fronteira ao:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1986Q722435 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Geografia, Médico Legista, Polícia Civil RO, FUNCAB

Aregião Norte do Brasil é reconhecida pela intrincada rede de bacias hidrográficas. O estado de Rondônia possui uma série de rios e alguns formam significativas bacias hidrográficas. Sobre os principais rios que cortam o estado de Rondônia, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1987Q43267 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Em relação às teclas de atalho no MS Word, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1988Q238869 | Matemática, Soldado 3° Classe, Polícia Militar SE, FUNCAB

Polícia autua 16 condutores durante blitz da Lei Seca

No dia 27 de novembro, uma equipe da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar do Estado de Sergipe realizou blitz da Lei Seca na Avenida Beira Mar. Durante a ação, a polícia autuou 16 condutores.

Segundo o capitão Fábio Machado, comandante da CPTran, 12 pessoas foram notificadas por infrações diversas e quatro por desobediência à Lei Seca [...].

O quarteto detido foi multado em R$ 1.910,54 cada e teve a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) suspensa porum ano.

(Fonte: PM/SE 28/11/13, modificada).

Investindo um capital inicial no valor total das quatros multas durante um período de dez meses, com juros de 5% ao mês, no sistema de juros simples, o total de juros obtidos será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1989Q461862 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Médico Legista, Polícia Civil RO, FUNCAB

Pratica o crime de furto aquele que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1990Q35128 | Português, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Texto associado.
    São os meios de comunicação, em especial a televisão, que divulgam, em escala mundial, informações (fragmentadas) hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, de processo metonímico – a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se “o mundo todo” fosse constituído apenas por aqueles fatos/notícias que chegam até nós.
    Informação, porém, não é conhecimento, podendo até ser um passo importante. O conhecimento implica crítica. Ele se baseia na inter-relação e não na fragmentação. Todos temos observado que essa troca do conhecimento pela informação tem resultado na diminuição da criticidade.
    O conhecimento é um processo que prevê a condição de reelaborar o que vem como um “dado”, possibilitando que não sejamos meros reprodutores; inclui a capacidade de elaborações novas, permitindo reconhecer, trazer à superfície o que ainda é virtual, o que, na sociedade, está ainda mal desenhado, com contornos borrados. Para tanto, o conhecimento prevê a construção de uma visão que totalize os fatos, inter-relacionando todas as esferas da sociedade, percebendo que o que está acontecendo em cada uma delas é resultado da dinâmica que faz com que todas interajam, de acordo com as possibilidades daquela formação social, naquele momento histórico; permite perceber, enfim, que os diversos fenômenos da vida social estabelecem suas relações tendo como referência a sociedade como um todo. Para tanto, podemos perceber, as informações – fragmentadas – não são suficientes.
    Os meios de comunicação, sobretudo a televisão, ao produzirem essas informações, transformam em verdadeiros espetáculos os acontecimentos selecionados para se tornar notícias. Já na década de 1960, Guy Debord percebia “na vida contemporânea uma ‘sociedade de espetáculo’, em que a forma mais desenvolvida de mercadoria era antes a imagem que o produto material concreto”, e que “na segunda metade do século XX, a imagem substituiria a estrada de ferro e o automóvel como força motriz da economia”.
    Por sua condição de “espetáculo”, parece que o mais importante na informação passa a ser aquilo que ela tem de atração, de entretenimento. Não podemos nos esquecer, porém, de que as coisas se passam desse modo exatamente para que o conhecimento – e, portanto, a crítica – da realidade fique bastante embaçada ou simplesmente não se dê.
    O conhecimento continua a ser condição indispensável para a crítica. A informação, que parece ocupar o lugar desse conhecimento, tornou-se, ela própria, a base para a reprodução do sistema, uma mercadoria a mais em circulação nessa totalidade.
    A confusão entre conhecimento e informação, entre totalidade e fragmentação, leva à concepção de que a informação veiculada pelos meios é suficiente para a formação do cidadão, de que há um pressuposto de interação entre os meios e os cidadãos e de que todas as vozes circulam igualmente na sociedade.
    É a chamada posição liberal, a qual parece esquecer-se de que ideias, para circular, precisam de instrumentos, de suportes – rádio, televisão, jornal etc. – que custam caro e que, por isso, estão nas mãos daqueles que detêm o capital. [...]

BACCEGA. Maria Aparecida. In: A TV aos 50 – Criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: PerseuAbramo, 2000, p. 106-7.
Ao longo da argumentação, a autora entende como ideologicamente afins os termos relacionados na seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1991Q26695 | Informática, Armazenamento de Dados, Auxiliar de Informática, CODATA, FUNCAB

São benefícios de uma Storade area Network (SAN), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1992Q14670 | Informática, Advogado, EMDAGRO SE, FUNCAB

No MS Word 2010, é possível dividir o texto em colunas conforme apresentado em jornais e revistas. Na guia layout, são algumas das opções disponíveis para a configuração de colunas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1993Q473432 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão, visando a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1994Q35168 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

O catálogo da biblioteca deve representar o seu acervo, possibilitando a identificação e recuperação dos documentos nele inseridos. O catálogo que apresenta, em uma única ordem alfabética, as entradas de autor, título e assunto, é chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1995Q43632 | Português, Agente Apoio Técnico, FUNASG, FUNCAB

Texto associado.
                                 O grande desastre aéreo de ontem

Vejo sangue no ar, vejo o piloto que levava uma flor para a noiva, abraçado com a hélice. E o violinista em que a morte acentuou a palidez, despenhar-se com sua cabeleira negra e seu estradivárius1. Há mãos e pernas de dançarinas arremessadas na explosão. Corpos irreconhecíveis identificados pelo Grande Reconhecedor. Vejo sangue no ar, vejo chuva de sangue caindo nas nuvens batizadas pelo sangue dos poetas mártires. Vejo a nadadora belíssima, no seu último salto de banhista, mais rápida porque vem sem vida. Vejo três meninas caindo rápidas, enfunadas2, como se dançassem ainda. E vejo a louca abraçada ao ramalhete de rosas que ela pensou ser o paraquedas, e a prima-dona3 com a longa cauda de lantejoulas riscando o céu como um cometa. E o sino que ia para uma capela do oeste, vir dobrando finados pelos pobres mortos. Presumo que a moça adormecida na cabine ainda vem dormindo, tão tranqüila e cega! Ó amigos, o paralítico vem com extrema rapidez, vem como uma estrela cadente, vem com as pernas do vento. Chove sangue sobre as nuvens de Deus. E há poetas míopes que pensam que é o arrebol4.

                                LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980,2v,v.1 p.237)

1. aportuguesamento para a famosa marca de violinos: Stradivárius
2  .retesadas,infladas,enrijecidas
3. cantora que faz o papel principal em uma ópera. 
4. vermelhidão do nascer ou do pôr do sol.
Em “E o sino que IA para uma capela do oeste”, o verbo em destaque poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido básico, por uma forma no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1996Q42709 | Direito Constitucional, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1997Q12521 | Contabilidade Geral, Auditor de Tributos Fiscais, Prefeitura de Vassouras RJ, FUNCAB

A aproximação de um valor monetário na ausência de um meio de mensuração preciso é uma(um):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1998Q239625 | Matemática, Soldado 3° Classe, Polícia Militar SE, FUNCAB

Leilão de veículos apreendidos do Detran aconteceu no dia 7 de dezembro.O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe - Detran/SE - realizou, no dia 7 de dezembro, sábado, às 9 horas, no Espaço Emes, um leilão de veículos apreendidos em fiscalizações de trânsito. Ao todo foram leiloados 195 veículos, sendo que 183 foram comercializados como sucatas e 12 foram vendidos como aptos para circulação.Quem arrematou algum dos lotes disponíveis no leilão pagou 20% do lance mais 5% de comissão do leiloeiro no ato da arrematação. Os 80% restantes foram pagos impreterivelmente até o dia 11 de dezembro.Fonte: http://www.ssp.se.gov.br05/12/13 (modificada).Vitor arrematou um lote, pagou o combinado no ato da arrematação e os R$ 28.800,00 restantes no dia 10 de dezembro. Com base nas informações contidas no texto, calcule o valor total gasto por Vitor nesse leilão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1999Q18206 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

É circunstância agravante da pena:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2000Q545830 | Física, Técnico Administrativo Operacional, CAGECE CE, FUNCAB

Se em uma fonte trifásica o valor da tensão medida entre fase e neutro é 220 V, o valor da tensão trifásica dessa fonte será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.