Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2121Q119702 | Informática , Estrutura de dados, Analista de Tecnologia da Informação Banco de Dados, PRODAM AM, FUNCAB

Qual das estruturas de dados abaixo é comumente usada para implementar índices multiníveis em SGBDs comerciais por apresentarem bom desempenho para grandes volumes de dados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2122Q20897 | Enfermagem, Atividade Técnico de Complexidade Intelectual, ANS, FUNCAB

Peduzzi (1998, 2001) debate em seus estudos o predomínio de equipes multiprofissionais com a(s) seguinte(s) característica(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2123Q158402 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

Assinale a alternativa correta a respeito da aplicação da lei penal no tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2124Q42706 | Direito Constitucional, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

Sobre os Direitos Fundamentais previstos na Constituição Federal vigente, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2125Q49130 | Português, Administrador de Dados, MDA, FUNCAB

Texto associado.
      No primeiro dia, foi o gesto genial. Era um domingo. Ao se curvar no campo do estádio espanhol, descascar a banana, comê-la de uma abocanhada e cobrar o escanteio, Daniel Alves assombrou o mundo. Não só o mundo do futebol, esse que chama juiz de “veado” e negro de “macaco”. O baiano Daniel, mestiço de pele escura e olhos claros, assombrou o mundo inteiro extracampo. Vimos e revimos a cena várias vezes. “Foi natural e intuitivo”, disse Daniel, o lateral direito responsável pelo início da virada do Barcelona no jogo contra o Vilarreal. Por isso mesmo, por um gesto mudo, simples, rápido e aparentemente sem raiva,Daniel foi pop, simbólico, político e eficaz.
      Só que, hoje, ninguém, nem Daniel Alves, consegue ser original por mais de 15 segundos. Andy Warhol previa, na década de 1960, que no futuro todos seríamos famosos por 15 minutos. Pois o futuro chegou e banalizou os atos geniais, transformando tudo numa lata de sopa de tomate Campbell’s. A banana do Daniel primeiro reapareceu na mão de Neymar, também vítima de episódios de racismo em estádios. Neymar escreveu na rede em defesa do colega e dele próprio: “Tomaaaaa bando de racistas, #somostodosmacacos e daí?” Uma reação legítima, mas sem a maturidade do Daniel. Natural. Há quase dez anos de estrada de vida entre um e outro.
      Imediatamente a banana passou a ser triturada por milhares de “selfies”. O casal Luciano Huck-Angélica lançou uma camiseta #somostodosmacacos. Branco, o casal que jamais correu o risco de ser chamado de macaco apropriou-se do gesto genial, por isso foi bombardeado por ovos e tomates na rede, chamado de oportunista. A presidente Dilma Rousseff, em seu perfil no Twitter, também pegou carona no gesto de Daniel “contra o racismo” e chamou de “ousada” a atitude dele. Depois de ler muitas manifestações, acho que #somostodosbobos, a não ser, claro, quem sente na pele o peso do preconceito.
     “Estou há onze anos na Espanha, e há onze é igual... Tem de rir desses atrasados”, disse Daniel ao sair do gramado no domingo. Depois precisou explicar que não quis generalizar. “Não quis dizer que a Espanha seja racista. Mas sim que há racismo na Espanha, porque sofro isso em campos (de futebol) diferentes. Não foi um caso isolado. Não sou vítima, nem estou abatido. Isso só me fortalece, e continuarei denunciando atitudes racistas”.
      Tudo que se seguiu àquele centésimo de segundo em que Daniel pegou a fruta e a comeu, com a mesma naturalidade do espanhol Rafael Nadal em intervalo técnico de torneios mundiais de tênis, como se fizesse parte do script, tudo o que se seguiu àquele gesto é banal. Os “selfies”, a camiseta do casal 1.000, o tuíte de Dilma, as explicações de Daniel após o jogo, esta coluna. Até a nota oficial do Vilarreal, dizendo que identificou o torcedor racista e o baniu do estádio El Madrigal “para o resto da vida”. Daniel continuou a evitar as cascas de banana. Disse que o ideal, para conscientizar sobre o racismo, seria fazer o torcedor “pagar o mal como bem”. 
 
......................................................................
AQUINO, Ruth de. Rev. Época : 05 maio 2014.
O enunciado com que se busca justificar opinião emitida pouco antes no texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2126Q550401 | Informática, Linux Unix, Analista, MPE RO, FUNCAB

No Linux, as regras que permitem ou não acessos à Internet são configuradas no proxy server . O mais popular proxy server no Linux é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2127Q18190 | Direito Administrativo, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Sobre a responsabilidade civil do ente público é correto afirmar que o Estado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2128Q38975 | Direito Constitucional, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Nos termos da Constituição Federal de 1988, somente brasileiro nato pode ocupar o seguinte cargo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2129Q544581 | Física, Técnico Administrativo Operacional, CAGECE CE, FUNCAB

Quando um DPS for destinado à proteção contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas diretas sobre a edificação ou em suas proximidades, a seção nominal do condutor de cobre das ligações DPS-PE deverá ser no mínimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2130Q6988 | Direito Administrativo, Analista de Trânsito, Detran PE, FUNCAB

Sobre a disciplina normativa da posse, prevista no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Pernambuco, Lei n° 6.123/68, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2131Q38988 | Direito Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Nos termos do artigo 59 da Lei nº 8.112/1990, o servidor público que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2132Q46423 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

O Ministério da Saúde pressupõe uma reorganização dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância em saúde junto às equipes de saúde da família. Uma das estratégias indutoras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2133Q46424 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

De acordo com a Portaria n° 1.271/2014, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, são consideradas doenças de notificação imediata com “suspeita de disseminação intencional”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2134Q30811 | Português, Assistente Administrativo, CREA RO, FUNCAB

Texto associado.
Felicidade

      Vocês sabem o que é querofobia? Pasmem. É medo da alegria, da felicidade. Como pode, não é? Ganhei um livrinho – livrinho porque é bastante pequeno –Dicionário Igor de Fobias , com mais de 1000 verbetes, organizado pelo professor Igor Rafailov, um brasileiro de pai russo e mãe alemã, nascido em São Paulo, criado na França e que mora no Recife. Como todos os meus prováveis leitores sabem e o professor define, “fobias são medos irracionais, mórbidos, de coisas (animadas ou inanimadas), ideias ou situações”.
      Com esse livrinho ficamos conhecendo fobias incríveis, como a eretofobia, que é o medo mórbido do ato sexual, menos estranha porém que califobia, que é o pavor do belo, do bonito, assim como filemafobia é o de beijar e ser beijado.
      Eu poderia preencher o espaço de uma dúzia de crônicas com as fobias mais estranhas e improváveis, mas nada me impressionou mais do que a querofobia, principalmente por estarmos nos primeiros dias de um novo ano, em que recebemos e enviamos votos de felicidade.
      Edgar, um amigo de muito tempo, não estranha, não se impressiona como eu. Ao contrário, ele mesmo se acha um querófobo:
      – Sempre que me sinto muito feliz, tenho medo. Medo de que esses momentos prazerosos venham para anunciar uma desgraça que deverá chegar a seguir. E isso me impede de gozar – por um minuto que seja – de uma felicidade plena.
      Sei que existem muitas pessoas assim, que não curtem os bons momentos, desconfiados de que sejam uma armadilha. E há mesmo a afirmação corrente de que toda vitória é véspera de uma derrota.
      Não penso assim. Acredito que as alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, felicidades e desgraças surjam cada uma a seu tempo, independentemente de se seguirem umas às outras. E creio também que pensar positivamente seja uma forma de atrair bons acontecimentos ou, pelo menos, afugentar os maus. Mas admiro os céticos e os cínicos, os de talento e humor, como Drummond, que afirma: 
      “...o amor é isso
      que você está vendo:
      hoje beija, amanhã não beija,
      depois de amanhã é domingo
      e segunda-feira ninguém sabe o que será.”
      Existem também os felizes e os infelizes profissionais, aqueles para quem tudo está sempre bem ou sempre mal. Que reclamam porque faz muito calor ou muito frio; se chove ou se faz sol. [...]

      Acredito que todos nós temos direito à felicidade, que nascemos mesmo para ela e que a desgraça é um desarranjo na máquina que põe em movimento a nossa vida. Mas acredito também que é preciso identificar e gozar os instantes felizes, estejam eles num almoço familiar de domingo, num beijo da mulher amada, no aperto de mão de um amigo, no sorriso de um filho, na birra manhosa de um neto. Viver todos esses momentos sem medo e sem esforço, naturalmente, sabendo que se tem direito a eles. Fernando Pessoa nos ensina que “um dia de sol é tão belo quanto um dia de chuva. Cada um é o que é”. Se agirmos assim, acreditando que a felicidade existe e que, se é passageira, também a desgraça tem seus dias contados, chegaremos à velhice menos sofridos e amargos. E não correremos o risco de repetir, no fim da vida, a melancólica frase de Jorge Luis Borges: “No passado cometi o maior pecado que um homem pode cometer: não fui feliz”.

Felicidades para todos neste ano que se inicia.
Manoel Carlos, in VEJA RIO, 05/01/2005 
Na frase: “[...] Pasmem. [...]” (parágrafo 1), o verbo se encontra no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2135Q50525 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico em Contabilidade, MPE RO, FUNCAB

Sobre o Plano Plurianual, pode-se afirmar que estabelece:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2136Q43107 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Com grande extensão territorial, o Estado de Mato Grosso possui também variados aspectos naturais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em cerca de 39 unidades de relevo. Entre as unidades a seguir, a(s) que ocupa(m) a maior extensão do território de Mato Grosso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2137Q41588 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

O agravamento das dificuldades econômicas na Argentina e Venezuela gerou situação de crise política e social por que passam hoje ambos os países. Em relação ao assunto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2138Q119694 | Redes de Computadores , Padrão IEEE 802, Analista de TI Analista de Rede MCP, PRODAM AM, FUNCAB

Dentre os principais padrões internacionais de telecomunicações, encontra-se o IEEE Institute of Electrical and Electronics Engineers, que possui diversos grupos de trabalho atuando no desenvolvimento de padrões na área da Engenharia Elétrica. Qual deles atua em padrões de LANs sem fio?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2139Q41633 | Direito Processual Penal, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

Sabe-se que a prisão em flagrante se desdobra em dois momentos sucessivos: em um primeiro momento, ocorre a apreensão física do infrator e; em um momento posterior, a lavratura ou a documentação da prisão no respectivo auto. Dito isso, analise as proposições e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2140Q41635 | Direito Processual Penal, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

O procedimento ordinário expressamente previsto no Código de Processo Penal possui características que o diferenciam do procedimento especial previsto para os crimes dolosos contra a vida. Dito isso, analise as proposições e assinale a alternativa que se adequa ao procedimento ordinário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.