Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q5735 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q3652 | Matemática, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

Quando o raio de uma circunferência aumenta de 5cm para 10cm, a área da circunferência aumenta de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q10100 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Os animais não vivem isolados, pelo contrário, mantêm relações entre si de forma permanente. Relacionam-se com outros membros da sua espécie ou com indivíduos de outras espécies a fim de obter alimento ou de defender-se de ataques. Um exemplo de relação ecológica entre os animais é o caso do peixe rêmora e do tubarão, na qual o peixe rêmora fica próximo ao tubarão e se aproveita dos seus restos alimentares para obter alimentação.
A relação ecológica descrita acima é do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q320171 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas...” Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q26682 | Informática, Windows, Auxiliar de Informática, CODATA, FUNCAB

Analise as seguintes sentenças em relação ao Windows XP na configuração (de fábrica).

I. É possível compartilhar diretórios, unidades de disco e impressoras.
II. Ao compartilhar uma pasta, você permite que os usuários acessem todos os arquivos daquela pasta, mas não permite que eles acessem as subpastas.
III. É possível aplicar o compartilhamento diretamente emumarquivo.

É (são) verdadeira(s), somente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q43118 | Filosofia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Na configuração padrão do Windows XP, é uma tarefa acessível diretamente do painel de controle:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q213112 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Considerando a necessidade de classificação de risco para a organização do atendimento às urgências, estamos respeitando o princípio do SistemaÚnico de Saúde de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q240049 | Português, Morfologia Pronomes, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

Assinale a opção em que, de acordo com a norma culta da língua, o termo destacado foi INCORRETAMENTE substituído pelo pronome pessoal oblíquo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q17235 | Direito Sanitário, Médico Psiquiatra, Polícia Militar RO, FUNCAB

A 8ª Conferência Nacional de Saúde foi um marco na história da saúde brasileira. Um dos temas discutidos nessa conferência foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q16442 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

A retomada da demanda da extração do látex na região do vale Madeira-Guaporé ocorreu em decorrência da 2ª Guerra Mundial pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q46415 | Direito Sanitário, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A gestão do fundo de saúde se faz sob a supervisão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q5700 | Português, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Texto associado.
Pedestre que bebe em excesso.
Assinale a alternativa que exprime a solução apontada pelo autor do texto para evitar os acidentes no trânsito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q52408 | Português, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Texto associado.
Texto 1

Inauguração da Avenida

      [...] 
      Já lá se vão cinco dias. E ainda não houve aclamações, ainda não houve delírio. O choque foi rude demais. Acalma ainda não renasceu.
      Mas o que há de mais interessante na vida dessa mó de povo que se está comprimindo e revoluteando na Avenida, entre a Prainha e o Boqueirão, é o tom das conversas, que o ouvido de um observador apanha aqui e ali, neste ou naquele grupo.
      Não falo das conversas da gente culta, dos “doutores” que se julgam doutos.
Falo das conversas do povo - do povo rude, que contempla e critica a arquitetura dos prédios: “Não gosto deste... Gosto mais daquele... Este é mais rico... Aquele tem mais arte... Este é pesado... Aquele é mais elegante...”.
      Ainda nesta sexta-feira, à noite, entremeti-me num grupo e fiquei saboreando uma dessas discussões. Os conversadores, à luz rebrilhante do gás e da eletricidade, iam apontando os prédios: e - cousa consoladora - eu, que acompanhava com os ouvidos e com os olhos a discussão, nem uma só vez deixei de concordar com a opinião do grupo. Com um instintivo bom gosto subitamente nascido, como por um desses milagres a que os teólogos dão o nome de “mistérios da Graça revelada” - aquela simples e rude gente, que nunca vira palácios, que nunca recebera a noção mais rudimentar da arte da arquitetura, estava ali discernindo entre o bom e o mau, e discernindo com clarividência e precisão, separando o trigo do joio, e distinguindo do vidro ordinário o diamante puro.
      É que o nosso povo - nascido e criado neste fecundo clima de calor e umidade, que tanto beneficia as plantas como os homens - tem uma inteligência nativa, exuberante e pronta, que é feita de sobressaltos e relâmpagos, e que apanha e fixa na confusão as ideias, como a placa sensibilizada de uma máquina fotográfica apanha e fixa, ao clarão instantâneo de uma faísca de luz oxídrica, todos os objetos mergulhados na penumbra de uma sala...
      E, pela Avenida em fora, acotovelando outros grupos, fui pensando na revolução moral e intelectual que se vai operar na população, em virtude da reforma material da cidade.
      A melhor educação é a que entra pelos olhos. Bastou que, deste solo coberto de baiucas e taperas, surgissem alguns palácios, para que imediatamente nas almas mais incultas brotasse de súbito a fina flor do bom gosto: olhos, que só haviam contemplado até então betesgas, compreenderam logo o que é a arquitetura. Que não será quando da velha cidade colonial, estupidamente conservada até agora como um pesadelo do passado, apenas restar a lembrança?
      [...] 
      E quando cheguei ao Boqueirão do Passeio, voltei-me, e contemplei mais uma vez a Avenida, em toda sua gloriosa e luminosa extensão. [...]

Gazeta de Notícias - 19 nov.1905. Bilac, Olavo. Vossa Insolência: crônicas. São Paulo: Companhia de Letras, 1996, p. 264-267.

Vocabulário: 
baiuca: local de última categoria, malfrequentado. 
betesga: rua estreita, sem saída, 
: do latim “mole” , multidão; grande quantidade, 
revolutear: agitar-se em várias direções, 
tapera: lugar malconservado e de mau aspecto
Texto 2

O ciclista

Curvado no guidão lá vai ele numa chispa. Na esquina dá com o sinal vermelho e não se perturba - levanta voo bem na cara do guarda crucificado. No labirinto urbano persegue a morte com o trim-trim da campainha: entrega sem derreter sorvete a domicílio.
É a sua lâmpada de Aladino a bicicleta e, ao sentar-se no selim, liberta o gênio acorrentado ao pedal. Indefeso homem, frágil máquina, arremete impávido colosso, desvia de fininho o poste e o caminhão; o ciclista por muito favor derrubou o boné.
Atropela gentilmente e, vespa furiosa que morde, ei-lo defunto ao perder o ferrão. Guerreiros inimigos trituram com chio de pneus o seu diáfano esqueleto. Se não se estrebucha ali mesmo, bate o pó da roupa e - uma perna mais curta - foge por entre nuvens, a bicicleta no ombro.
Opõe o peito magro ao para-choque do ônibus. Salta a poça d’água no asfalto. Num só corpo, touro e toureiro, golpeia ferido o ar nos cornos do guidão.
Ao fim do dia, José guarda no canto da casa o pássaro de viagem. Enfrenta o sono trim-trim a pé e, na primeira esquina, avança pelo céu na contramão, trim-trim.

Trevisan, Dalton. In: Bosi, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 14" Ed. São Paulo: Cultrix, 1997. p. 189.

Sobre o conto de Dalton Trevisan, leia as afirmativas.

I. O texto constitui um conjunto narrativo de ações que remetem ao universo do subemprego, que caracteriza a vida de uma parcela pobre que vive no “labirinto urbano”.
II. A narrativa possui uma escrita lenta, a linguagem indireta, repleta de sugestões e de contextos de diferentes culturas.
III. O conto entrecruza, em uma única imagem, a figura do homem simples, do trabalhador, do esportista e do semideus. 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q230089 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, DETRAN PE, FUNCAB

Considerando o distúrbio caracterizado como alcoolismo, tolerância e dependência ao álcool são dois eventos distintos e indissociáveis. Desta forma, podemos dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q365816 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assinale a alternativa que apresenta parte da técnica correta para administração de medicamento pela via intramuscular (IM).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q52473 | Arquivologia, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Em relação à tabela de temporalidade, é correto afirmar que:

I. estabelece prazos e condições de guarda das unidades isoladas documentais, tendo em vista a classificação, descrição, transferência, eliminação e recolhimento temporário nos arquivos correntes e intermediários.
II. equivale ao plano de classificação, pois objetiva facultar o arquivamento correto dos documentos em classes específicas, e deve ser concebida como o produto gerado pelo processo de avaliação documental realizado na última fase da gestão arquivística.
III. sua estrutura básica deve contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final e um campo para observações.

Está correto o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q225746 | História e Geografia de Rondônia, e 2Ciclos da Borracha, Procurador, DER RO, FUNCAB

O início da exploração da borracha amazônica foi próspero, mas a bonança durou pouco. Em 1912, a produção atingia o pico de 42 mil toneladas. A borracha representava 40% de todas as exportações nacionais. Em um segundo momento, entre 1942 e 1945, a borracha teve uma sobrevida que não foi com a mesma pujança do início do século, e logo voltou a perder em expressão no cenário econômico nacional. Nas duas fases mais expressivas da produção, um fator apontado abaixo pode ser considerado como responsável pelo declínio da borracha brasileira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q793666 | Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT, FUNCAB

O racionalismo ético é uma das principais concepções filosóficas da moral. Atribui à razão humana lugar central na vida ética. É correto afirmar que essa concepção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.