Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2801Q808560 | Legislação Federal, Lei 11638 2007, Técnico Administrativo Operacional, CAGECE CE, FUNCAB

Em 28 de dezembro de 2007, foi aprovada a Lei nº 11.638, com alterações de trechos da Lei nº 6.404/1976.Apartir da vigência da referida lei (janeiro de 2008), as empresas passaram a divulgar as demonstrações contábeis já adaptadas às novas diretrizes, que visam promover a convergência das regras brasileiras de contabilidade ao padrão internacional (IFRS). Identifique, nas alternativas disponibilizadas, a entidade que foi incumbida de revisar o processo contábil brasileiro, tendo como base as IFRSs.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2802Q158865 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

É no decorrer do processo histórico de crescimento do proletariado nos centros urbano-industriais que ocorre a implantação do serviço social, cuja base está estabelecida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2803Q399778 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Assessor Administrativo II, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Apenas uma das situações citadas caracteriza-se como caso de inexigibilidade do processo de licitação. Identifique-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2804Q808360 | Legislação Federal, Lei 9868 1999, Delegado de Polícia, Polícia Civil RO, FUNCAB

Com base na Lei nº 9.868 de 1999, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2805Q212157 | Português, Fiscal Ambiental, SEMACE, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

ÉTICA PARA NOVA ERA

Nenhuma sociedade no passado ou no presente vive sem uma ética. Como seres sociais, precisamos elaborar certos consensos, coibir certas ações e criar projetos coletivos que dão sentido e rumo à história. Hoje, devido ao fato da globalização, constata–se o encontro de muitos projetos éticos nem todos compatíveis entre si. Face à nova era da humanidade, agora mundializada, sente–se a urgência de um patamar ético mínimo que possa ganhar o consentimento de todos e assim viabilizar a convivência dos povos. Vejamos, sucintamente, como na história se formularam as éticas.
Uma permanente fonte de ética são as religiões. Estas animam valores, ditam comportamentos e dão significado à vida de grande parte da humanidade que, a despeito do processo de secularização, se rege pela cosmovisão religiosa. Como as religiões são muitas e diferentes, variam também as normas éticas. Dificilmente se pode fundar um consenso ético, baseado somente no fator religioso. Qual religião tomar como referência? A ética fundada na religião possui, entretanto, um valor inestimável por referi–la a um último fundamento que é oAbsoluto.
A segunda fonte é a razão. Foi mérito dos filósofos gregos terem construído uma arquitetônica ética fundada em algo universal, exatamente na razão, presente em todos os seres humanos. Às normas que regem a vida pessoal chamaram de e às que presidem a vida social chamaram de política . Por isso, para eles, política é sempre ética. Não existe, como entre nós, política sem ética. Esta ética racional é irrenunciável, mas não recobre toda a vida humana, pois existem outras dimensões que estão aquém da razão, como a vida afetiva, ou além, como a estética e a experiência espiritual.
A terceira fonte é o desejo. Somos seres, por essência, desejantes. O desejo possui uma estrutura infinita. Não conhece limites e é indefinido por ser naturalmente difuso. Cabe ao ser humano dar–lhe forma. Na maneira de realizar, limitar e direcionar o desejo, surgem normas e valores. A ética do desejo se casa perfeitamente com a cultura moderna que surgiu do desejo de conquistar o mundo. Ela ganhou uma forma particular no capitalismo no seu afã de realizar todos os desejos. E o faz excitando de forma exacerbada todos os desejos. Pertence à felicidade a realização de desejos, mas, atualmente, sem freios e controles, pode pôr em risco a espécie e devastar o planeta. Precisamos incorporá–la em algo mais fundamental.
A quarta fonte é o cuidado, fundado na razão sensível e na sua expressão racional, a responsabilidade. O cuidado está ligado essencialmente à vida, pois esta, sem o cuidado, não persiste. Daí haver uma tradição filosófica que nos vem da antiguidade (a fábula–mito 220 de Higino) e que define o ser humano como essencialmente um ser de cuidado. A ética do cuidado protege, potencia, preserva, cura e previne. Por sua natureza não é agressiva e quando intervém na realidade o faz tomando em consideração as consequências benéficas ou maléficas da intervenção. Vale dizer, se responsabiliza por todas as ações humanas. Cuidado e responsabilidade andam sempre juntos. Essa ética é hoje imperativa. O planeta, a natureza, a humanidade, os povos, o mundo da vida estão demandando cuidado e responsabilidade. Se não transformarmos estas atitudes em valores normativos, dificilmente evitaremos catástrofes em todos os níveis. Os problemas do aquecimento global e o complexo das várias crises só serão equacionados no espírito de uma ética do cuidado e da responsabilidade coletiva. É a ética da nova era.
A ética do cuidado não invalida as demais éticas, mas as obriga a servir à causa maior que é a salvaguarda da vida e a preservação da Casa Comum para que continue habitável.

(BOFF, Leonardo. In www.leonardoboff.com, 29/06/2009.)

Aleitura atenta do trecho "pois existem outras dimensões que estão AQUÉM da razão, como a vida afetiva, ou ALÉM, como a estética e a experiência espiritual" (3º parágrafo) permite constatar que os dois termos em destaque — que também podem ser usados como prefixos em português — estão em oposição de sentido. Os pares abaixo foram formados com palavras prefixadas nas quais os prefixos têm significados opostos, EXCETO no par:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2806Q178179 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

De acordo com o Glossário Jurídico do Supremo Tribunal Federal, “o princípio da insignificância tem o sentido de excluir ou de afastar a própria tipicidade penal, ou seja, não considera o ato praticado como um crime, por isso, sua aplicação resulta na absolvição do réu e não apenas na diminuição e substituição da pena ou não sua não aplicação”. Sobre o tema princípio da insignificância, assinale a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2807Q240646 | Legislação Estadual, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Quanto as promoções é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2809Q557109 | Informática, Correio Eletronico E mail, Tecnólogo em Eletromecânica, CAGECE CE, FUNCAB

Conforme o padrão de aplicativos de correio eletrônico existentes no mercado, a função que está diretamente relacionada com a manipulação de arquivos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2810Q239675 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Se uma lei penal posterior deixa de considerar crime um fato que anteriormente era qualificado como tal, NÃO será efeito da abolitio criminisa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2811Q606783 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Analista, MPE RO, FUNCAB

Segundo Vergueiro (2010), o documento de política de seleção é um instrumento de trabalho primariamente destinado a dar suporte às decisões de seleção. Esse instrumento deve trazer informações sobre o seguinte item:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2812Q38986 | Direito Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Carlos, servidor público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, após acidente automobilístico, sofreu limitação na sua capacidade física e, por esse motivo, foi investido em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com tal limitação. Qual a denominação dada ao provimento de cargo público ocorrido nesta situação, após a limitação da capacidade física de Carlos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2813Q46431 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A Portaria n° 1.660, de 22 de julho de 2009, institui o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária - VIGIPOS, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, como parte integrante do Sistema Único de Saúde - SUS. É atribuição dos gestores estaduais, no seu âmbito de atuação e de acordo com os Planos de Ação de Vigilância Sanitária Anuais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2814Q241512 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Analise as assertivas abaixo e assinale a que está em consonância com as normas estipuladas no Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2815Q218986 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Perito em Telecomunicação, Polícia Civil ES, FUNCAB

Marque a alternativa que contém a negação da proposição “Todos os peixes dos oceanos são saborosos”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2816Q43635 | Informática, Agente Apoio Técnico, FUNASG, FUNCAB

Um usuário do MS Excel 2010, em português, errou ao digitar um dado em uma célula e deseja desfazer essa digitação. Para isso, quais as teclas de atalho devem ser utilizadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2817Q133782 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Analista de Trânsito, DETRAN PE, FUNCAB

Acerca das regras sobre orçamento, previstas na Constituição Federal, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2818Q472045 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Quanto à estabilidade do ambiente em que a habilidade motora é executada, ela pode ser classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2819Q422413 | Direito Civil, Bens, Advogado, Prefeitura de Aracruz ES, FUNCAB

Segundo o Código Civil, as ruas e as praças são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2820Q524819 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Municipal, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O procedimento de arbitramento da receita do contribuinte, pela autoridade tributária, decorre da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.