Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2981Q189653 | Administração Geral, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

A Administração de Desempenho consiste na avaliação de desempenho de indivíduos e times da organização e no encaminhamento de soluções ou recompensas para os resultados detectados. Com relação aos aspectos e ações referentes à avaliação de desempenho, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2982Q326638 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista, MPE RO, FUNCAB

O Conselho de Classe é um dos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2983Q214274 | História e Geografia de Estados e Municípios, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

O Brasii vem tentando desenvolver uma série de políticas públicas nacionais com o intuito de equilibrar desenvolvimento socioeconômico e preservação do meio ambiente. O Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (Sinima) é um exemplo desse tipo de políticas públicas, mas que necessita da contribuição dos estados e municípios. Com base na legislação federal, Rondônia, bem como as demais unidades da federação, está realizando principalmente a seguinte ação que contribui com o Sinima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2984Q796939 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Constituem objetivos primários de tratamento das técnicas de mobilização manual articular,EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2985Q238603 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

O Conselho de Segurança da ONU é formado por cinco membros permanentes que possuem o direito de vetar qualquer resolução. O ano de 2012 está sendo marcado por críticas generalizadas ao Conselho de Segurança pela demora de ações na Síria que sofre com uma guerra civil em seu território.
Um país membro do Conselho de Segurança da ONU que vetou a intervenção da Organização das Nações Unidas na Síria foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2986Q367117 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Para ajudar o paciente no pós-operatório a se levantar do leito pela primeira vez depois da cirurgia, NÃOé necessário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2987Q443667 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Procurador, DER RO, FUNCAB

Acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2988Q186421 | Administração Geral, Administrador, SESACRE, FUNCAB

Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta corretamente uma associação com políticas púbicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2989Q6992 | Direito Administrativo, Analista de Trânsito, Detran PE, FUNCAB

No que tange às regras que dispõem sobre as férias, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2990Q212577 | Informática, Fiscal Ambiental, SEMACE, FUNCAB

Sejam as seguintes assertivas sobre o Linux:

I. O bash é um interpretador de comandos que se tornou padrão em várias distribuições Linux.
II. Ocomando exibe os processo sem execução.
III. O comando pwd exibe a lista de impressoras disponíveis.

Marque a alternativa correta em relação às assertivas acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2991Q243045 | História e Geografia de Estados e Municípios, Rondônia, Técnico, MPE RO, FUNCAB

As usinas hidrelétricas de SantoAntonio e Jirau serão as primeiras da Amazônia a utilizar o sistema de turbina tipo bulbo, que não exige grandes superfícies alagadas, suger indo uma perspect iva de sustentabilidade ecológica. Essas usinas estão sendo construídas no rio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2992Q240233 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, America Latina, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

Em junho de 2012, um dos integrantes da UNASUL, bloco político formado por países da América do Sul, foi alvo de uma intensa instabilidade política que atingiu diretamente o chefe máximo do executivo desse país, o presidente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2993Q238711 | Português, Soldado 3° Classe, Polícia Militar SE, FUNCAB

Texto associado.

Esquadrão de quatro patas


      Dia do show de Madonna. Ruas fechadas, policiamento ostensivo, pessoas revistadas, gente para todo lado. Mas foi no palco, antes de a cantora dar boa-noite aos cariocas, que uma cena chamou atenção. Enquanto os ávidos fãs da diva do pop chegavam ao Parque dos Atletas, na Barra, o soldado Boss, da PM do Rio, comandava seus amigos Scot e Brita numa varredura completa em busca de qualquer objeto suspeito no perímetro onde a estrela americana iria se apresentar. Caixas, camarim, backstage, tudo foi vasculhado. Nada encontrado. Sinal verde para começar o espetáculo.
      Boss é um labrador de 6 anos. Ele e seus colegas rottweilers, pastores e malinois vêm atingindo números excepcionais no que diz respeito ao combate ao crime. Na quarta passada foram divulgados índices atualizados, já incluindo a primeira semana de dezembro - constata-se, por exemplo, que a quantidade de drogas apreendidas graças ao faro dos cachorros é vinte vezes maior em relação a 2010. O desempenho da equipe incomoda de tal maneira os líderes do tráfico que, há algumas semanas, a ordem partida do comando do crime era atirar diretamente nos cachorros. “Foi um momento de tensão”, revela o tenente-coronel Marcelo Nogueira, do Batalhão de Ação com Cães (BAC). Bem que tentaram, mas nenhum foi atingido. Os 69 animais do BAC continuam de pé, em quatro patas.
      Meliantes se desesperam, autoridades se regozijam. “Os cães são uma ótima alternativa no combate ao crime, têm uma atuação fantástica”, elogia o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Desde o início da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), em 2008, a tropa canina sempre esteve envolvida. E também se destaca em qualquer grande evento que o Rio receba, além de acompanhar as principais personalidades que desembarcam na cidade. Em 2011, foram os cachorros policiais que vasculharam o carro de Barack Obama e toda a frota presidencial americana.
      Seu quartel-general, o BAC, fica em Olaria, na Zona Norte do Rio. Os animais trabalham seis horas por dia, fazem duas refeições - 250 gramas de ração por vez - , dormem à tarde e só entram na piscina quando não há mais operações previstas. Desde muito cedo é possível identificar os filhotes mais corajosos, ágeis e que gostam de buscar objetos. Para a turma boa de olfato e que caça bem, os policiais atrelam ao seu brinquedo favorito como uma bolinha, o cheiro de uma droga ou de pólvora. Assim, toda vez que o bicho sobe uma favela, para ele é nada mais, nada menos que uma possibilidade de “divertimento”. Por sua vez, o grupo destinado a intervenções (que ataca sob ordens dadas em português, inglês e alemão) passa por um treinamento físico mais rígido e por variadas simulações de busca por reféns, procura de bandidos e invasões a locais de difícil acesso. A carreira é curta: se com 1 ano e 8 meses o animal está formado, com 8 anos é aposentado e encaminhado para adoção.
      Os primeiros cães policiais chegaram ao Rio em 1955, vinte no total, vindos de um criadouro em São Paulo. Hoje pode-se dizer que a maior parte da tropa é nascida no canil de Olaria. As raças se alternam ao longo do tempo. Se no começo era o pastor-alemão que combatia os ladrões do mundo inteiro, nas décadas seguintes o dobermann e o rottweiler ganharam fama de maus na caça aos criminosos. De dez anos para cá, destacam-se o pastor-holandês e os temidos malinois, estes com participação fundamental na ação contra o terrorista Bin Laden. Por aqui, logo após o episódio do ônibus 174, em 2000, o treinamento intensivo com cães para resgate de reféns foi reforçado. “Se acontecesse hoje, o seqüestrador teria sido imobilizado por um cão e nenhum inocente sairia ferido”, ressalta o tenente-coronel Nogueira.
      Até a Copa de 2014 está prevista a aquisição de oitenta cães europeus já treinados, o que vai permitir que cada soldado tenha seu próprio cachorro (atualmente existe um revezamento). Com vistas à Olimpíada de 2016, serão intensificados os intercâmbios com a polícia de Espanha, Suíça e França - aliás, uma força parisiense esteve aqui na semana passada para mais uma etapa de aprimoramento dos trabalhos com animais. “Em três anos, teremos uma das melhores companhias do mundo”, aposta o major Victor Valle, do BAC. Ali, existe uma máxima: o melhor amigo do homem está se tornando o inimigo número 1 do crime.

(Renan França, in Revista Veja Rio, 19/12/2012)

Assinale a opção em que, no texto, a palavra destacada foi empregada em sentido figurado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2994Q117633 | Informática, Windows, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

Suponha que seu vídeo esteja configurado para a resolução de tela 1024 por 768 pixels. Qual configuração aumentará o tamanho da fonte, levando em conta a configuração citada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2995Q162179 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões, Auditor, SEFAZ BA, FUNCAB

Texto associado.
     No Brasil, podemos não estar na vanguarda tecnológica. Mas, na legislativa, acho que de vez em quando damos mostras de que temos condição, havendo vontade política, de aspirar a uma posição de destaque. Agora mesmo, leio aqui que se encontra em curso, na Câmara de Deputados, um projeto para a regulamentação da profissão de escritor. Já houve uma tentativa anterior, aliás estranhamente apoiada por alguns escritores profissionais, que não vingou. Mas deve ser uma área atraente demais para ainda não estar regulamentada. Claro, nem todas as atividades, ofícios e profissões estão ainda regulamentadas, mas a dos escritores parece ser importante em excesso, para tão prolongado esquecimento governamental.
     Não li o projeto, mas é claro que ele não pode ser discriminatório. Para definir o escritor, tem-se que ser o mais abrangente possível. Escreveu, valeu. Valerão, portanto, não só livros como panfletos, discursos, sermões, cartas, bilhetes, diários, memorandos, relatórios, bulas de remédio e - por que não? - um caprichado cardápio de restaurante. Como dizer a um sujeito que escreveu que ele não é escritor? Acusações de preconceito, incorreção política e discriminação se tornarão inevitáveis, se todo aquele que escrever não for classificável como escritor. Bem verdade que, de acordo também com o que li, caberá aos sindicatos de escritores essa árdua tarefa - e também eles terão o mesmo problema para rejeitar pretendestes.
     Conhecemos o Brasil, não conhecemos? Finjamos que conhecemos, pelo menos. Que tramas logo entrevemos no futuro, se o projeto for transformado em lei? Posso logo conceber os casos tristes dos aposentados que escrevem regularmente para os jornais (mais um golpe nessa velharia desagradável que não serve para nada, pau neles) e serão, cedo ou tarde, flagrados no exercício ilegal da profissão. Claro, o projeto atual não deve prever isto, mas outros para complementá- lo advirão, principalmente porque assim se gerarão mais burocracia e mais empregos de favor, e os escrevedores de cartas aos jornais ou se filiam ao sindicato ou arrumam um amigo filiado, para coassinar as cartas, na condição de “escritor responsável”. Infortúnio que, aliás, deverá abater-se sobre diversos outros, como síndicos de prédios ou inspetores de obras, ou quem quer que seja obrigado a escrever relatórios. Talvez até placas, quem sabe? [...]
     Sei que vocês pensam que eu brinco, mas não brinco. O Brasil tem leis interessantíssimas, que vieram com as melhores intenções e rendem situações intrigantes. Por exemplo, como se sabe, se o sujeito for pego matando uma tartaruga protegida, vai preso sem fiança. Em contrapartida, se encher a cara, sair de carro e matar umas quatro pessoas, paga fiança e vai para casa. No caso da tartaruga, alguém raciocinará que é mais negócio matar o fiscal do Ibama, mesmo com testemunhas. Principalmente se estiver um pouco bêbado, porque aqui é atenuante. É só escapar do flagrante, mostrar ser réu primário, conseguir responder ao processo em liberdade e, com azar, pegar aí seus dois aninhos de cana efetiva (em regime semiaberto). Portanto, se aqui é mais negócio matar um homem do que uma tartaruga, não brinco. Acredito que nos possam perpetrar qualquer absurdo, inclusive esses de que acabo de falar e outros, que não chegaram a me ocorrer, mas são possíveis. Entretanto, há sempre um lado bom. Por exemplo, se algum dia exigirem carteirinha de escritor para eu escrever, não escrevo mais. Será, quiçá, uma boa notícia para alguns. Ou muitos, talvez, ainda não promulgaram uma Lei de Proteção da Literatura Nacional, obrigando todo mundo a gostar de tudo o que o escritor brasileiro escreve. Embora, é claro, eu alimente fundadas esperanças, pois uma boa lei resolve qualquer coisa.
RIBEIRO, João Ubaldo. O Conselheiro Come. Rio Novo Fronteira,2000,p. 48 ss.





Altera-se o sentido de: “Valerão, portanto, NÃO SÓ LIVROS COMO PANFLETOS, DISCURSOS...” (§ 2), com a seguinte redação dos termos correlacionados em destaque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2996Q193687 | Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Os deveres dos servidores públicos civis da União, estabelecidos pela Lei n° 8.112/1990, estão descritos em normas de discriminação de comportamento profissional e normas de discriminação de comportamento funcional. Como exemplo de discriminação de comportamento profissional, pode-se citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2997Q185753 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

A respeito da teoria dos atos administrativos, assinale a resposta correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2998Q638618 | Informática, Topologia, Analista, MPE RO, FUNCAB

A topologia em que as ligações são reduzidas ao máximo e a comunicação é transmitida em um único sentido, com o sinal sendo regenerado e retransmitido em cada nó, é conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2999Q635304 | Informática, Gestão do Tempo em projetos, Analista, MPE RO, FUNCAB

No gerenciamento do tempo de um projeto, existem ferramentas de análise matemática que auxiliam no cálculo do tempo que cada atividade irá durar. Uma ferramenta amplamente utilizada e que estima a duração de atividades com base na média ponderada de três durações possíveis (otimista, mais provável e pessimista) é a ferramenta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3000Q323795 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A teoria elaborada por Lev Vygotsky (1896-1934) e seus colaboradores ressalta estudos sobre a forma pela qual ocorre a aprendizagem. Consideram que as interações entre os vários sujeitos da aprendizagem e destes com o meio desencadeiam o desenvolvimento sociocognitivo. Um dos pontos relevantes, por eles postulado, é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDL) ao afirmar que a aprendizagem ocorre no intervalo entre os conhecimentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.