Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3101Q174532 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Acerca dos contratos administrativos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3102Q550611 | Informática, PowerPoint, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A forma mais simples, sem programação, para fazer um jogo do tipo aponte-e-clique, para permitir associação de imagens e termos abstratos, seria utilizando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3103Q190433 | Administração Geral, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Nos chamados Trinta Anos Gloriosos (1945-1973) e em parte dos anos 1980, a burocracia weberiana constituiu-se em modelo de boa parte das administrações públicas dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Não obstante, emergia a necessidade de uma administração pública menos hierárquica e mais flexível, sobretudo no que diz respeito à qualidade do serviço prestado ao cidadão. Dentre as causas desse processo de transição para uma administração pública gerencial, é correto destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3104Q334050 | Matemática, Geometria, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Um bombeiro hidráulico, para fazer a manutenção de umencanamento da cozinha de uma escola, precisou quebrar o piso e uma parede, ambos retangulares e totalmente azulejados.Opiso tinha 4mde largura por 5mde comprimento e a parede tinha 5mde base por 3mde altura. O custo para o reparo e azulejamento é de R$ 20,00 cada metro quadrado. O valor que a escola pagou pelo serviço de reparo e azulejamento foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3105Q343019 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Agente Municipal de Trânsito, Prefeitura de Serra ES, FUNCAB

Se Vilma trabalhou, nem Cida nem Selma foram à praia. Se Selma não foi a praia, Vanusa trabalhou. Se Vanusa trabalhou, choveu. Ora, não choveu. Logo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3106Q451091 | Direito do Trabalho, Extinção do CT Verbas Rescisórias, Procurador, DER RO, FUNCAB

A dissolução do contrato de trabalho que se produz quando há inexecução faltosa por parte de um dos contratantes, dá-se o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3107Q133411 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista de Trânsito, DETRAN PE, FUNCAB

Considera-se ato administrativo a exteriorização de vontade de agentes da Administração Pública, que vise à produção de efeitos jurídicos, com o fim de atender ao interesse público. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3108Q172853 | Direito Constitucional, Remédios constitucionais habeas corpus, Delegado de Polícia, PC RO, FUNCAB

A Constituição Federal prevê remédios constitucionais como instrumento para salvaguardar os direitos e garantias fundamentais assegurados em seu texto. Acerca do tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3109Q178754 | Direito Processual Penal, Das Provas, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Sobre o instituto da prova, leia as assertivas a seguir e marque a alternativa correta.

I. A partir das construções teóricas de Robert Alexy e Ronald Dworkin, eventuais colisões entre direitos fundamentais se resolvem pelo método de ponderação, sendo a dignidade humana o princípio que dá unidade de sentido ao sistema de direitos fundamentais. Por essa razão, apesar do princípio da vedação da prova ilícita, é admissível, excepcionalmente, a prova ilícita , vez que o direito de l iberdade prevalece nesta ponderação, pois do contrário, afetar-se-ia a dignidade do acusado.

II. A , teoria conhecida no Brasil por descoberta inevitável, ou curso hipotético de investigação, foi contemplada no pensamento da Corte Norte-Americana (Nix v. Williams, 1984). Segundo essa diretriz, a prova concretamente obtida por meio ilícito pode ser valorada desde que se conclua, hipoteticamente, que tal prova inevitavelmente seria descoberta por meio lícito. Lança-se mão de um “curso de investigação hipotético”.

III. A teoria da descoberta inevitável é aceita pacificamente na doutrina brasileira e estrangeira, não havendo mais quemconteste a sua eficiência em temperar os exageros da teoria dos frutos da árvore envenenada.

IV. A teoria das fontes independentes ( independent source ) não está positivada no ordenamento jurídico brasileiro, apesar de ser agasalhada na jurisprudência do STF.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3110Q133983 | Direito Administrativo, Licitação, Analista de Trânsito Assessor Jurídico, DETRAN PE, FUNCAB

Sobre licitações e contratos administrativos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3111Q723303 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Perito Criminal, SESP MT, FUNCAB

Em junho deste ano, milhares de pessoas – em sua maioria jovens – ocuparam as ruas de várias cidades brasileiras, com faixas e cartazes, sacudindo o país. Iniciadas contra o aumento da tarifa de ônibus, as manifestações logo se abriram para outras questões consideradas importantes. NÃO figurou entre as reivindicações dos manifestantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3112Q162166 | Contabilidade Geral, Lei n4320 64, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

A respeito do atendimento às determinações da Lei n° 4.320/64 e às Normas de Contabilidade, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3113Q183422 | Português, Engenheiro Civil, SESACRE, FUNCAB

"Ela fechou o jornal, voltou–se para ele:
— Você sabe que dia é hoje?" (§ 7 e 8)

No texto, a pergunta feita pela mulher parece estar deslocada da sequência de ações. Esse é o clímax da narração. Quanto ao efeito no texto, a principal ideia transmitida por esse momento é a de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3114Q164230 | Português, Análise sintática, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FUNCAB

Texto associado.
Vestibular de verdade era no meu tempo. Já estou chegando, ou já cheguei, à altura da vida em que tudo de bom era no meu tempo; meu e dos outros coroas. Acho inadmissível e mesmo chocante (no sentido antigo) um coroa não ser reacionário. Somos uma força histórica de grande valor. Se não agíssemos com o vigor necessário - evidentemente o condizente com a nossa condição provecta tudo sairia fora de controle, mais do que já está. O vestibular, é claro, jamais voltará ao que era outrora e talvez até desapareça, mas julgo necessário falar do antigo às novas gerações e lembrá-lo às minhas coevas (ao dicionário outra vez; domingo, dia de exercício).

O vestibular de Direito a que me submeti, na velha Faculdade de Direito da Bahia, tinha só quatro matérias: português, latim, francês ou inglês e sociologia, sendo que esta não constava dos currículos do curso secundário e a gente tinha que se virar por fora. Nada de cruzinhas, múltipla escolha ou matérias que não interessassem diretamente à carreira. Tudo escrito tão ruybarbosianamente quanto possível, com citações decoradas , preferivelmente . Os textos em latim eram As Catilinárias ou a Eneida, e das quais até hoje sei o comecinho.

Havia provas escritas e orais. A escrita já dava nervosismo, da oral muitos não se recuperaram inteiramente, pela vida afora. Tirava-se o ponto (sorteava-se o assunto) e partia-se para o martírio, insuperável por qualquer esporte radical desta juventude de hoje. A oral de latim era particularmente espetacular, porque se juntava uma multidão, para assistir à performance do saudoso mestre de Direito Romano Evandro Baltazar de Silveira. Franzino, sempre de colete e olhar vulpino (dicionário, dicionário), o mestre não perdoava.
- Traduza aí “quousque tandem, Catilina, [abutere] patientia nostra” - dizia ele ao entanguido vestibulando.

- Catilina,quanta paciência tens?" - retrucava o infeliz.

Era o bastante para o mestre se levantar, pôr as mãos sobre o estômago, olhar para a platéia como quem pede solidariedade e dar uma carreirinha em direção à porta da sala.

-Ai, minha barriga! - exclamava ele. - Deus, ó Deus, que fiz eu para ouvir tamanha asnice? Que pecados cometi, que ofensas Vos dirigi? Salvai essa alma de alimária, Senhor meu Pai!

Pode-se imaginar o resto do exame. [...] Comigo, a coisa foi um pouco melhor, eu falava um latinzinho e ele me deu seis, nota do mais alto coturno em seu elenco.

O maior público das provas orais era o que já tinha ouvido falar alguma coisa do candidato e vinha vê-lo “dar um show” . Eu dei show de português e inglês. O de português até que foi moleza, em certo sentido. O professor José Lima, de pé e tomando um cafezinho, me dirigiu as seguintes palavras aladas:
- Dou-lhe dez, se o senhor me disser qual é o sujeito da primeira oração do Hino Nacional!

- " As margens plácidas' - respondi

instantaneamente e o mestre quase deixa cair a xícara.

- Por que não é indeterminado “ouviram,etc'?

- Porque o “as” de “as margens plácidas” não é craseado. Quem ouviu foram as margens plácidas. É uma anástrofe, entre as muitas que existem no Hino. “Nem teme quem te adora a própria morte” : sujeito: “quem te adora” . Se pusermos na ordem direta...

- Chega! - berrou ele. - Dez! Vá para a glória!
A Bahia será sempre a Bahia!

RIBEIRO, João Ubaldo. Jornal Grande Bahia-, 12 jun. 2013

Com a reescrita do termo em destaque, o uso do acento grave no “a” torna-se facultativo em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3115Q419997 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Assistente Jurídico, IPEM RO RO, FUNCAB

Sobre a “prova” no Direito Civil, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3116Q722086 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

No mês de abril, o governo do Ceará decretou estado de emergência ambiental em razão do seguinte problema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3117Q205742 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, FUNCAB

O Estado tem seu poder constituído na lei, na qual também encontra seu limite.Assim, é correto afirmar:

I. Excesso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai além do permitido e exorbita de suas faculdades administrativas.

II. Quando uma autoridade decreta uma desapropriação alegando utilidade pública, mas, na realidade, visa o seu interesse pessoal ou favorecer um amigo, pratica desvio de finalidade.

III. São mecanismos para combater o abuso de poder o mandado de segurança e o direito de petição.

IV. A inércia da Administração, retardando ato ou fato que deve praticar, não caracteriza abuso de poder.

Assinale a opção que contempla as assertivas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3118Q235715 | Direito Processual Penal, Da Ação Penal, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

A respeito da ação penal, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3119Q244697 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Segundo a Constituição Federal de 1988, são órgãos do Poder Judiciário, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3120Q368100 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

A liderança de enfermagem no modelo participativo é um processo que envolve componentes para o alcance de metas. São componentes fundamentais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.