Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3421Q161672 | Português, Análise sintática, Auditor, SEFAZ BA, FUNCAB

Texto associado.
No Brasil, podemos não estar na vanguarda tecnológica. Mas, na legislativa, acho que de vez em quando damos mostras de que temos condição, havendo vontade política, de aspirar a uma posição de destaque. Agora mesmo, leio aqui que se encontra em curso, na Câmara de Deputados, um projeto para a regulamentação da profissão de escritor. Já houve uma tentativa anterior, aliás estranhamente apoiada por alguns escritores profissionais, que não vingou. Mas deve ser uma área atraente demais para ainda não estar regulamentada. Claro, nem todas as atividades, ofícios e profissões estão ainda regulamentadas, mas a dos escritores parece ser importante em excesso, para tão prolongado esquecimento gorvenamental.

Não li o projeto, mas é claro que ele não pode ser discriminatório. Para definir o escritor, tem-se que ser o mais abrangente possível. Escreveu, valeu. Valerão, portanto, não só livros como panfletos, discursos, sermões, cartas, bilhetes, diários, memorandos, relatórios, bulas de remédio e - por que não? - um caprichado cardápio de restaurante. Como dizer a um sujeito que escreveu que ele não é escritor? Acusações de preconceito, incorreção política e discriminação se tornarão inevitáveis, se todo aquele que escrever não for classificável como escritor. Bem verdade que, de acordo também com o que li, caberá aos sindicatos de escritores essa árdua tarefa - e também eles terão o mesmo problema para rejeitar pretendentes.

Conhecemos o Brasil, não conhecemos? Finjamos que conhecemos, pelo menos. Que tramas logo entrevemos no futuro, se o projeto for transformado em lei? Posso logo conceber os casos tristes dos aposentados que escrevem regularmente para os jornais (mais um golpe nessa velharia desagradável que não serve para nada, pau neles) e serão, cedo ou tarde, flagrados no exercício ilegal da profissão. Claro, o projeto atual não deve prever isto, mas outros para complementá- lo advirão , principalmente porque assim se gerarão mais burocracia e mais empregos de favor, e os escrevedores de cartas aos jornais ou se filiam ao sindicato ou arrumam um amigo filiado, para coassinar as cartas, na condição de “escritor responsável” . Infortúnio que, aliás, deverá abater-se sobre diversos outros, como síndicos de prédios ou inspetores de obras, ou quem quer que seja obrigado a escrever relatórios. Talvez até placas, quem sabe?[...]

Sei que vocês pensam que eu brinco, mas não brinco. O Brasil tem leis interessantíssimas, que vieram com as melhores intenções e rendem situações intrigantes. Por exemplo, como se sabe, se o sujeito for pego matando uma tartaruga protegida, vai preso sem fiança. Em contrapartida, se encher a cara, sair de carro e matar umas quatro pessoas, paga fiança e vai para casa. No caso da tartaruga, alguém raciocinará que é mais negócio matar o fiscal do Ibama, mesmo com testemunhas. Principalmente se estiver um pouco bêbado, porque aqui é atenuante. É só escapar do flagrante, mostrar ser réu primário, conseguir responder ao processo em liberdade e, com azar, pegar aí seus dois aninhos de cana efetiva (em regime semiaberto). Portanto, se aqui é mais negócio matar um homem do que uma tartaruga, não brinco. Acredito que nos possam perpetrar qualquer absurdo, inclusive esses de que acabo de falar e outros, que não chegaram a me ocorrer, mas são possíveis. Entretanto, há sempre um lado bom. Por exemplo, se algum dia exigirem carteirinha de escritor para eu escrever, não escrevo mais . Será, quiçá, uma boa notícia para alguns. Ou muitos, talvez, ainda não promulgaram uma Lei de Proteção da Literatura Nacional, obrigando todo mundo a gostar de tudo o que o escritor brasileiro escreve. Embora, é claro, eu alimente fundadas esperanças, pois uma boa lei resolve qualquer coisa.

RIBEIRO, João Ubaldo. O Conselheiro Come.Rio: Nova Fronteira,2000,p.48ss.

A alternativa em que, no tocante à flexão, há evidente equívoco no emprego do verbo destacado em: "... mas outros para complementá-lo ADVIRÃO...” (§ 3) é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3422Q238992 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

O Senado Federal brasileiro cassou, pela segunda vez na sua história, o mandato de um Senador da República. Demóstenes Torres, contudo, tão logo foi cassado, reassumiu o cargo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3423Q131732 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Analista de Trânsito, DETRAN PE, FUNCAB

A organização administrativa é formada por um conjunto de normas jurídicas, responsáveis por orientar o funcionamento da Administração Direta e Indireta, sendo correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3425Q159144 | Direito Processual Penal, Das Provas, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

O exame de corpo de delito, segundo o Código de Processo Penal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3426Q159152 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social, a inviolabilidade do local de trabalho e dos respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional, constitui para o assistente social um( a ):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3427Q651963 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

É vedado ao/à Assistente Social, segundo o Artigo 6 do Código de Ética do/aAssistente Social, bloquear o acesso dos/as usuários/as aos serviços oferecidos pelas instituições, por meio de atitudes que venham a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3428Q339657 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Agente Administrativo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Se Marcelo é Guarda Municipal, então ele é responsável. Portanto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3429Q239817 | Filosofia e Ética, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

O século XVlll é conhecido como o Século das Luzes. É o tempo do Iluminismo. Segundo a ética iluminista:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3430Q789966 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, CAGECE CE, FUNCAB

Emuma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média-tensão deve ser realizada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3431Q190940 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 pode ser classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3432Q744949 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista, MPE RO, FUNCAB

A economia brasileira, ao longo da década de 1990, passou por um processo de maior abertura para a economia mundial, bem como de liberalização comercial. Neste contexto, leia e analise, atentamente, as informações a seguir e marque a alternativa correta.

I. Depois do Plano Real, houve um aumento contínuo, ano a ano, dos influxos líquidos de investimento estrangeiro direto.

II. Para que houvesse um aumento das exportações gerando resultados positivos significativos na balança comercial, foi utilizado de 1995 até 1999, umregime de câmbio flutuante.

III. Entre 1990 e 1999, houve um aumento intensivo da participação dos ramos industriais em tecnologia no Valor da Transformação Industrial, ou seja, no VTI.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3433Q193041 | Informática, Internet, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Alguns termos relacionados com conceitos básicos, ferramentas e aplicativos associados à Internet estão disponibilizados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os seus significados, disponibilizados na Coluna II.

Coluna I

1. Mashup
2. Widget
3. RSS
4. Flickr
5. Google SketchUp

Coluna II

(  ) Ambiente para hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas.
(  ) Programa autônomo que pode ser embutido em páginas web, blogs, perfis em redes sociais e desktop.
(  ) Website ou aplicação combinando o conteúdo de mais de uma fonte em uma experiência integrada como, por exemplo, mapas, imagens de satélite, relógios etc.
(  ) Permite o gerenciamento de conteúdo, levando ao usuário o conteúdo atualizado de um site de interesse,
(  ) Ambiente para construir modelos tridimensionais.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3434Q239155 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Suponha que no lado direito da sua barra de tarefas é exibido um ícone indicando que seu computador está desconectado da rede. A área onde esse ícone é exibido é chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3435Q239159 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Cabe às Polícias Militares:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3436Q189513 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, SESACRE, FUNCAB

Por um lado, a Administração Pública não pode agir de forma contrária ao que lhe é permitido por lei; por outro, só lhe é permitido fazer o que tem previsão legal expressa. Quando a Administração Pública atua, conforme o descrito acima, ela está respeitando o princípio constitucional da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3437Q162636 | Informática, Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Auditor, SEFAZ BA, FUNCAB

Na faixa de opções do MS Word 2010, são recursos presentes no grupo “edição” da guia “página inicial” :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3438Q723821 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Geografia, Procurador, DER RO, FUNCAB

Consideradas como as duas maiores obras do governo Lula, as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau devem consumir até R$ 28 bilhões em investimentos para gerar, a partir de 2013, 6 450 MW de energia e tentar tirar o país da rota de um novo apagão. Apesar de toda euforia provocada pela construção das obras e, os possíveis benefícios que elas irão trazer, a consequência social mais provável que irá afetar parte da população pode ser assinalada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3439Q187764 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Advogado, IDAF ES, FUNCAB

Analise as seguintes afirmativas sobre as modalidades das obrigações.
I. A coisa pertence ao devedor, com seus melhoramentos e acrescidos, até a tradição.
II. Nas obrigações alternativas a escolha sempre cabe ao credor, se outra coisa não se estipulou.
III. A solidariedade não se presume, e pode resultar da lei ou da vontade das partes.
IV. Se, havendo dois ou mais devedores, as prestações forem indivisíveis, cada devedor será obrigado pela dívida toda.
Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3440Q637560 | Informática, Segurança da Informação, Analista, MPE RO, FUNCAB

A sentença “tudo que não é permitido, é proibido!” está diretamente relacionada com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.