Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3621Q483160 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

De acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3622Q359011 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A atenção obstétrica e neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos. Em uma consulta de enfermagem no pré-natal, a gestante relata que sua última menstruação ocorreu no dia 02/11/2011. Sua provável data de parto será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3623Q634734 | Informática, Programação, Analista, MPE RO, FUNCAB

O ASP.NET AJAX Control Toolkit possui uma classe base que estende, por uma relação de herança, diversos comportamentos (codificados com Javascript) e código HTML dos controles ASP.NET na criação de controls extender . Essa classe denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3624Q807820 | Legislação Federal, Lei n 12016 2009 Lei do Mandado de Segurança, Arquivologista, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Aação de mandado de segurança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3625Q239761 | Gestão de Pessoas, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

A adoção de uma conduta ética nas organizações é uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas. As decisões no contexto de trabalho são orientadas por uma ética que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3626Q170387 | Português, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

Há evidente equívoco na determinação do valor significativo do sufixo (em destaque) da seguinte palavra empregada no primeiro parágrafo do texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3627Q162966 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

Nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3628Q226259 | Direito do Trabalho, Sujeitos da Relação de Trabalho, Procurador, DER RO, FUNCAB

Quanto aos sujeitos do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3629Q115671 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio ambiente mudanças climáticas, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

A Assembleia Legislativa de Rondônia revogou a proteção estadual de quase 1milhão de hectares de florestas. O ato foi formalizado por leis complementares. Elas extinguiram sete unidades de conservação que somam pouco mais de 973 mil hectares o equivalente a mais de seis cidades de São Paulo. Abaixo, você encontra uma opção que destaca corretamente a justificativa para a medida aprovada pelo Poder Público.Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3630Q131806 | Legislação de Trânsito CTB, Resolução Nº 320, Analista de Trânsito Assessor Jurídico, DETRAN PE, FUNCAB

O registro de contrato de financiamento de veículo, segundo o Artigo 3º da Resolução n° 320/09, deverá conter emseus dados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3631Q190947 | Português, Pontuação, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Texto associado.

Texto 1
                                                        A era do automóvel

        E, subitamente, é a era do Automóvel, O monstro transformador irrompeu, bufando, por entre os descombros da cidade velha, e como nas mágicas e na natureza, aspérrima educadora, tudo transformou com aparências novas e novas aspirações.[...]
        [...] Ruas arrasaram-se, avenidas surgiram, os impostos aduaneiros caíram, e triunfal e desabrido o automóvel entrou,arrastando desvaíradamente uma catadupa de automóveis, Agora, nós vivemos positivamente nos momentos do automóvel, em que o chauffeur é rei, é soberano, é tirano.
        Vivemos inteiramente presos ao Automóvel. O Automóvel ritmiza a vida vertiginosa, a ânsia das velocidades, o desvario de chegar ao fim, os nossos sentimentos de moral, de estética, de prazer, de economia, de amor.
        [...] Passamos como um raio, de óculos enfumaçados por causa da poeira. Não vemos as árvores. São as árvores que olham para nós com inveja. Assim o Automóvel acabou com aquela modesta felicidade nossa de bater palmas aos trechos de floresta, [...] A natureza recolhe-se humilhada. Em compensação temos palácios, altos palácios nascidos do fumo de gasolina dos primeiros automóveis e a febre do grande devora-nos. Febre insopitável e benfazeja! Não se lhe pode resistir.[...]
                        (João do Rio, In: GOMES, Renato Cordeiro (Org.) Rio de Janeiro: Agir, 2005 p. 57-60.)

Vocabulário:
benfazejo: que é bem-vindo
catadupa: jorro, derramamento grande
desabrido: rude, violento
insopitável: incontrolável


Texto 2
                                                   Falta de educação e velocidade

        Os anjos da morte estão cansados de nos recolher, a nós que nos matamos ou somos assassinados no tráfego das estradas, cidades, esquinas deste país. Os anjos da morte estão exaustos de pegar restos de vidas botadas fora. [...] Os anjos da morte suspiram por todo esse desperdício.
        [...]
        Outro dia observei na televisão um motorista, apanhado a quase 200 por hora, sendo entrevistado ainda dentro do carro. Fiquei impressionada com seu sorriso idiota, o arzinho arrogante, o jeito desafiador com que encarou a câmera num silêncio ofendido, quando perguntado sobre as razões da sua insanidade. Todo o seu ar era de quem estava coberto de razão: a lei e a segurança dos outros e a dele próprio nada valiam diante da sua onipotência.
        Atenção: os jovens são - em geral, mas não sempre - mais arrojados, mais imprudentes, têm menos experiência na direção. Portanto, são mais inclinados a acidentes, bobos ou fatais, em que a gente mata e morre. Mas há um número, impressionante de adultos - mais homens do que mulheres, diga-se de passagem, porque talvez sejam biologicamente mais agressivos - cometendo loucuras ao dirigir, avançando o sinal, quase empurrando o veículo da frente com seu para-choque, não cedendo passagem, ultrapassando em locais absurdos sem a menor segurança, bebendo antes de dirigir, enfim, usando o carro como um punhal hostil ou um falo frustrado.
        [...]
        Precisamos em quase tudo de autoridade e respeito, para que haja uma reforma generalizada, passando da desordem e do caos a algum tipo de segurança e bem-estar. Os motoristas americanos e europeus impressionam pela educação. Não por serem bonzinhos ou melhores do que nós, mas porque temem a lei, a punição, a cassação da carteira, a prisão, por coisas que aqui entre nós são consideradas apenas “normais", meros detalhes, “todo mundo faz assim".
        Autoridade justa, mas muito rigorosa, é o que talvez nos deixe mais lúcidos e mais bem-educados: em casa, na escola, na rua, na estrada, no bar, no clube, dentro do nosso carro. E os fatigados anjos da morte poderão, se não entrar em férias, ao menos relaxar um pouco.
                                                                                 (Lya Luft. Revista Veja, n° 2048, 20/02/2008.)

Uma nova pontuação de trechos, retirados dos textos 1 e 2, foram  feita de forma correta e sem alterar o sentido em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3632Q179951 | Direito Civil, Direito de Família, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3633Q744458 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Analista, MPE RO, FUNCAB

Leia as proposições abaixo e marque a alternativa correta a respeito da equivalência ricardiana e sobre a hipótese da renda permanente.

 I. De acordo com a equivalência ricardiana, uma redução de impostos não exerce impacto algum sobre as decisões de consumir, caso os planos de gastos do governo permaneçam inalterados.

II. Não há aplicação da chamada equivalência ricardiana se houver restrições ao crédito para as famílias.

III. Segundo a hipótese da renda permanente, a propensão média a consumir aumenta durante períodos de recessão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3634Q444174 | Direito Constitucional, Previdência Social, FUNCAB

Do ponto de vista financeiro, é correto afirmar que os regimes públicos previdenciários brasileiros adotam o sistema de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3635Q218918 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Perito em Telecomunicação, Polícia Civil ES, FUNCAB

A presunção de legitimidade dos atos administrativos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3636Q118823 | Informática, Word, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

Suponha que você queira colocar no cabeçalho de um documento Word o nome do arquivo. A melhor forma de criar esse cabeçalho de forma a garantir que ao mudar o nome do arquivo, o cabeçalho exibirá o novo nome, de forma automática, sem a necessidade de que você altere,manualmente, o cabeçalho é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3637Q406063 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT, FUNCAB

Em uma situação fática administrativo-funcional um determinado cargo público não está provido, isto é, está sem titular. Nessa está configurado caso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3638Q171073 | Português, Biólogo, SEPLAG MG, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

O recente interesse na regulamentação da

astrologia como profissão oferece a oportunidade de

refletir sobre questões que vão desde as raízes

históricas da ciência até a percepção, infelizmente

muito popular, de seu dogmatismo. Preocupa?me, e

imagino que a muitos dos colegas cientistas, a

rotulação do cientista como um sujeito inflexível,

bitolado, que só sabe pensar dentro dos preceitos da

ciência. Ela vem justamente do desconhecimento

sobre como funciona a ciência. Talvez esteja aqui a

raiz de tanta confusão e desentendimento.

Longe dos cientistas achar que a ciência é o

único modo de conhecer o mundo e as pessoas, ou

que a ciência está sempre certa. Muito ao contrário,

seria absurdo não dar lugar às artes, aos mitos e às

religiões como instrumentos complementares de

conhecimento, expressões de como o mundo é visto

por pessoas e culturas muito diversas entre si.

Um mundo sem esse tipo de conhecimento

não científico seria um mundo menor e, na minha

opinião, insuportável. O que existe é uma distinção

entre as várias formas de conhecimento, distinção

baseada no método pertinente a cada uma delas. A

confusão começa quando uma tenta entrar no

território da outra, e os métodos passam a ser usados

fora de seus contextos.

Portanto, é (ou deveria ser) inútil criticar a

astrologia por ela não ser ciência, pois ela não é. Ela é

uma outra forma de conhecimento. [...]

Essa caracterização da astrologia como não

ciência não é devida ao dogmatismo dos cientistas. É

importante lembrar que, para a ciência progredir,

dúvida e erro são fundamentais. Teorias não nascem

prontas, mas são refinadas com o passar do tempo, a

partir da comparação constante com dados. Erros

são consertados, e, aos poucos, chega?se a um

resultado aceito pela comunidade científica.

A ciência pode ser apresentada como um

modelo de democracia: não existe o dono da

verdade, ao menos a longo prazo. (Modismos, claro,

existem sempre.) Todos podem ter uma opinião, que

será sujeita ao escrutínio dos colegas e provada ou

não. E isso tudo ocorre independentemente de raça,

religião ou ideologia. Portanto, se cientistas vão

contra alguma coisa, eles não vão como donos da

verdade, mas com o mesmo ceticismo que

caracteriza a sua atitude com relação aos próprios

colegas. Por outro lado, eles devem ir dispostos a

mudar de opinião, caso as provas sejam irrefutáveis.

Será necessário definir a astrologia? Afinal,

qualquer definição necessariamente limita. Se

popularidade é medida de importância, existem muito

mais astrólogos do que astrônomos. Isso porque a

astrologia lida com questões de relevância imediata

na vida de cada um, tendo um papel emocional que a

astronomia jamais poderia (ou deveria) suprir.

A astrologia está conosco há 4.000 anos e

não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz

parte da história das ideias, foi fundamental no

desenvolvimento da astronomia e é testemunha da

necessidade coletiva de conhecer melhor a nós

mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho

que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil,

mas é muito mais gratificante. Se erramos por não

saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e,

com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós

somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou

não pelos astros.

Considerado o ponto de vista expresso no início do parágrafo, o enunciado:
?Ela faz parte da história das ideias, foi fundamental no desenvolvimento da astronomia e é testemunha da necessidade coletiva de conhecer melhor a nós mesmos e os que nos cercam.? (§ 8) poderia, sem prejuízo da coerência argumentativa, ser introduzido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3639Q101463 | Informática , SQL Server, Analista Suporte de Informática, MPE RO, FUNCAB

Das opções seguintes, assinale aquela que NÃO é uma característica do MS-SQL:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3640Q240727 | Direito Constitucional, Poder Constituinte Originário, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Considerada a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que os Estados-Membros se auto-organizam por meio do exercício de seu poder constituinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.