Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3741Q193785 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, SESACRE, FUNCAB

A ascensão de valores neoliberais e o chamado esvaziamento do Estado, em que a incapacidade do Estado em lidar com problemas coletivos é denunciada, é associada à(ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3742Q162810 | Auditoria, Planejamento da Auditoria, Auditor, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

A respeito do conceito de materialidade, assinale a alternativa que está de acordo com a Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFCn° 1.203/09.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3743Q325626 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O princípio do desempenho, base para a tradicional divisão de alunos por classes que orienta a homogeneidade, abala-se com a proposta da educação inclusiva. Isso implica não apenas incorporar nas classes regulares grupos minoritários antes segregados, mas também uma reflexão da própria escola sobre os objetos da educação, quanto aos indivíduos que ela almeja contribuir com a formação, questionando, sobretudo, a competição e a padronização destes. Nessa perspectiva, a educação inclusiva deve significar a busca pelo máximo desenvolvimento possível em todos os seus alunos, das capacidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3744Q360983 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O diabetes apresenta alta morbimortalidade, com perda importante na qualidade de vida. É uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular. A hipertensão arterial sistêmica afeta a maioria dos portadores de diabetes. Ela é fator de risco importante para a doença coronariana e para as complicações microvasculares, como a retinopatia e a nefropatia. Segundo o Caderno de Atenção Básica sobre Diabetes melittus, a recomendação atual é intensificar seu controle na presença de diabetes, de modo a alcançar níveis inferiores a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3745Q607516 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

De acordo com o Código de Catalogação Anglo- Americano (AACR2), o ponto de acesso principal para uma obra que contiver várias obras independentes, de vários autores ou criadores, reunidas sobumtítulo geral, ou coletivo será pelo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3746Q427039 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista, MPE RO, FUNCAB

Em relação à Fiscalização Contábil Financeira e Orçamentária do Estado, a Constituição Federal de 1988 disciplina e enumara várias regras. Segundo a Carta Magna, compete ao Tribunal de Contas da União:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3747Q806440 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece,emseuArtigo 64, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3748Q466985 | Direito Tributário, Interpretação e integração da legislação tributária, Auditor Fiscal, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Interpreta-se de maneira mais favorável ao contribuinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3749Q184108 | Informática, Engenheiro Civil, SESACRE, FUNCAB

Analise as seguintes sentenças em relação ao Sistema Operacional Linux.

I. Sockets são arquivos utilizados para representar dispositivos de hardware do computador.
II. Ao renomear um arquivo, é possível inserir espaços no meio deumnome do arquivo.
III. Os inodes são os elementos essenciais do sistema de arquivos do Linux.
É(são) verdadeira(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3750Q238902 | Português, Soldado 3° Classe, Polícia Militar SE, FUNCAB

Texto associado.

Esquadrão de quatro patas


      Dia do show de Madonna. Ruas fechadas, policiamento ostensivo, pessoas revistadas, gente para todo lado. Mas foi no palco, antes de a cantora dar boa-noite aos cariocas, que uma cena chamou atenção. Enquanto os ávidos fãs da diva do pop chegavam ao Parque dos Atletas, na Barra, o soldado Boss, da PM do Rio, comandava seus amigos Scot e Brita numa varredura completa em busca de qualquer objeto suspeito no perímetro onde a estrela americana iria se apresentar. Caixas, camarim, backstage, tudo foi vasculhado. Nada encontrado. Sinal verde para começar o espetáculo.
      Boss é um labrador de 6 anos. Ele e seus colegas rottweilers, pastores e malinois vêm atingindo números excepcionais no que diz respeito ao combate ao crime. Na quarta passada foram divulgados índices atualizados, já incluindo a primeira semana de dezembro - constata-se, por exemplo, que a quantidade de drogas apreendidas graças ao faro dos cachorros é vinte vezes maior em relação a 2010. O desempenho da equipe incomoda de tal maneira os líderes do tráfico que, há algumas semanas, a ordem partida do comando do crime era atirar diretamente nos cachorros. “Foi um momento de tensão”, revela o tenente-coronel Marcelo Nogueira, do Batalhão de Ação com Cães (BAC). Bem que tentaram, mas nenhum foi atingido. Os 69 animais do BAC continuam de pé, em quatro patas.
      Meliantes se desesperam, autoridades se regozijam. “Os cães são uma ótima alternativa no combate ao crime, têm uma atuação fantástica”, elogia o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Desde o início da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), em 2008, a tropa canina sempre esteve envolvida. E também se destaca em qualquer grande evento que o Rio receba, além de acompanhar as principais personalidades que desembarcam na cidade. Em 2011, foram os cachorros policiais que vasculharam o carro de Barack Obama e toda a frota presidencial americana.
      Seu quartel-general, o BAC, fica em Olaria, na Zona Norte do Rio. Os animais trabalham seis horas por dia, fazem duas refeições - 250 gramas de ração por vez - , dormem à tarde e só entram na piscina quando não há mais operações previstas. Desde muito cedo é possível identificar os filhotes mais corajosos, ágeis e que gostam de buscar objetos. Para a turma boa de olfato e que caça bem, os policiais atrelam ao seu brinquedo favorito como uma bolinha, o cheiro de uma droga ou de pólvora. Assim, toda vez que o bicho sobe uma favela, para ele é nada mais, nada menos que uma possibilidade de “divertimento”. Por sua vez, o grupo destinado a intervenções (que ataca sob ordens dadas em português, inglês e alemão) passa por um treinamento físico mais rígido e por variadas simulações de busca por reféns, procura de bandidos e invasões a locais de difícil acesso. A carreira é curta: se com 1 ano e 8 meses o animal está formado, com 8 anos é aposentado e encaminhado para adoção.
      Os primeiros cães policiais chegaram ao Rio em 1955, vinte no total, vindos de um criadouro em São Paulo. Hoje pode-se dizer que a maior parte da tropa é nascida no canil de Olaria. As raças se alternam ao longo do tempo. Se no começo era o pastor-alemão que combatia os ladrões do mundo inteiro, nas décadas seguintes o dobermann e o rottweiler ganharam fama de maus na caça aos criminosos. De dez anos para cá, destacam-se o pastor-holandês e os temidos malinois, estes com participação fundamental na ação contra o terrorista Bin Laden. Por aqui, logo após o episódio do ônibus 174, em 2000, o treinamento intensivo com cães para resgate de reféns foi reforçado. “Se acontecesse hoje, o seqüestrador teria sido imobilizado por um cão e nenhum inocente sairia ferido”, ressalta o tenente-coronel Nogueira.
      Até a Copa de 2014 está prevista a aquisição de oitenta cães europeus já treinados, o que vai permitir que cada soldado tenha seu próprio cachorro (atualmente existe um revezamento). Com vistas à Olimpíada de 2016, serão intensificados os intercâmbios com a polícia de Espanha, Suíça e França - aliás, uma força parisiense esteve aqui na semana passada para mais uma etapa de aprimoramento dos trabalhos com animais. “Em três anos, teremos uma das melhores companhias do mundo”, aposta o major Victor Valle, do BAC. Ali, existe uma máxima: o melhor amigo do homem está se tornando o inimigo número 1 do crime.

(Renan França, in Revista Veja Rio, 19/12/2012)

Em: “MELIANTES se desesperam, autoridades se regozijam.” , qual o sinônimo da palavra em destaque?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3751Q239673 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado 3° Classe, Polícia Militar SE, FUNCAB

Os especialistas em economia internacional preveem que em curto espaço de tempo os Estados Unidos passarão a não desfrutar mais da posição de principal potência global. O país que hoje, segundo previsões, ameaça a superioridade norte-americana no mundo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3752Q169796 | Raciocínio Lógico, Biólogo, SEPLAG MG, FUNCAB

Considere a afirmação ?É incorreto dizer que todos os moradores de Salvador não gostam de carnaval?. A condição necessária e suficiente para que essa afirmação seja verdadeira é que seja verdadeira uma das proposições abaixo. Assinale a alternativa que contém essa proposição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3753Q472133 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A competição, quanto à forma, divide-se em dois tipos; são eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3754Q240458 | Legislação Estadual, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

A precedência entre as Praças Especiais e as demais é regulada da maneira que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3755Q132181 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Analista de Trânsito, DETRAN PE, FUNCAB

Sobre a Lei Complementar n° 101/2000, que estabelece normas de finanças públ icas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3756Q189034 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Advogado, IDAF ES, FUNCAB

O Instituto de Terras, Cartografia e Florestas ITCF teve seu nome alterado pelo Decreto 2.416- N, de 27 de janeiro de 1987 e passou a denominar- se Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo IDAF. Quanto a natureza jurídica do IDAF, afirma-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3757Q385390 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Analista, MPE RO, FUNCAB

Os dípteros geralmente são associados ao grupo de animais vetores das principais endemias brasileiras. Porém, há espécies de dípteros que podem, ao longo do seu ciclo evolutivo, parasitar o homem e nele causar doenças conhecidas como miíases, entre as mais comuns, o berne. A larva de que espécie de mosca é responsável pelo desenvolvimento dessa doença?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3758Q239218 | Informática, Soldado 3° Classe, Polícia Militar SE, FUNCAB

É a unidade de saída padrão do microcomputador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3759Q219513 | Engenharia de Telecomunicações, Perito em Telecomunicação, Polícia Civil ES, FUNCAB

Sobre “largura de banda”, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3760Q221049 | Direito Administrativo, Intervenção do estado na propriedade, Procurador, DER RO, FUNCAB

Quanto ao tema Desapropriações, assinale a única alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.