Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4361Q189436 | Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

O servidor público está sujeito a um complexo sistema de responsabilização. Aanálise de tal sistema torna possível concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4362Q212273 | Raciocínio Lógico, Gestão Pública, SEPLAG MG, FUNCAB

Sabendo que "Se Olívia não trabalha, Rita não come", assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4363Q214068 | Direito Sanitário, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

De acordo com o Decreto nº 7.508/2011, o cronograma para a instituição das Regiões de Saúde deve ser pactuado nos(as):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4364Q639548 | Informática, Linguagens, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Umalinguagem de montagem (assembly ) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4365Q324420 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Qual das nomenclaturas a seguir é adotada para designar pessoas que apresentem mais de uma deficiência?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4366Q478287 | Farmácia, Perito Criminal, SESP MT, FUNCAB

As atividades mais comuns em laboratórios forenses é a análise de drogas, fármacos (medicamentos), agrotóxicos, alimentos, tintas, documentos, bebidas, combust íveis, em di ferentes formas de apresentação. Para tal tarefa, a análise se inicia na amostragem, pois, por vezes, o volume de material para exame é demasiadamente grande. Quanto à amostragem, indique a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4367Q813907 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Educação Infantil pela sua importância formativa e de acordo com a legislaçãoemvigor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4368Q244052 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Técnico, MPE RO, FUNCAB

No que tange aos atos processuais, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4369Q386656 | Biologia, Recursos Hídricos, Biólogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

É uma massa de água costeira semifechada que possui uma ligação livre com o mar aberto. Este é fortemente afetado pela ação das marés e dentro dele, a água marinha mistura-se (de modo geral, sendo sensivelmente diluída) com água doce oriunda das áreas terrestres. Uma foz de rio, uma baía costeira, massas de água atrás de restinga são exemplos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4370Q188013 | Administração Geral, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Um quesito de fundamental importância para uma liderança eficaz é o poder, ou seja, a habilidade de influenciar pessoas. Existem várias abordagens sobre as fontes de poder dos líderes nas organizações. A fonte que decorre do fato de que o líder possui certas habilidades e conhecimentos, o que faz com que as pessoas busquem obter vantagens deles, é denominada poder:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4371Q471665 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

As formas de atividades sensoriais, que auxiliam o indivíduo a interpretar os estímulos e adaptar-se ao meio ambiente por meio da estruturação e do enriquecimento das experiências motoras, são denominadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4372Q739204 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Analista, MPE RO, FUNCAB

Suponha a construção de uma hidrelétrica em uma determinada localidade. Em função de suas características técnicas, essa construção gera um grande número de empregos. Neste sentido, leia as considerações a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Do ponto de vista privado, a geração de empregos não se constituiemumbenefício.

II. Do ponto de vista social, a geração de empregos constitui-seemumbenefício.

III. A geração de empregos entra no cálculo tanto da taxa interna de retorno econômica (TIRE), quanto da taxa interna de retorno (TIR).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4373Q367236 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A doença cardiovascular representa hoje no Brasil a maior causa de mortes, sendo o diabetes e a hipertensão arterial responsáveis por 62,1% do diagnóstico primário dos submetidos à diálise. O Ministério da Saúde vêm adotando várias estratégias e ações para reduzir o ônus das doenças cardiovasculares na população brasileira, como as medidas antitabágicas, as políticas de alimentação e nutrição e de promoção da saúde e, ainda, as ações de atenção à hipertensão e ao diabetes, com garantia de medicamentos básicos na rede pública. Os ßbloqueadores reduzem o risco para mortalidade coronariana, bem como para reinfarto, quando administrados para pacientes com infarto prévio. É consideradoumßbloqueador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4374Q404114 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Delegado de Polícia, Polícia Civil RO, FUNCAB

Entende-se por poder de polícia a atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato. É correto afirmar que o princípio que fundamenta o exercício desse poder daAdministração é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4375Q239785 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado 3° Classe, Polícia Militar SE, FUNCAB

Em dezembro de 2013, a África do Sul perdeu seu ex-presidente e maior símbolo da luta contra o apartheid - regime de segregação racial - no país, Nelson Mandela. É correto afirmar que Mandela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4376Q388273 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O Fascismo é um termo geral que se refere a vários movimentos políticos distintos, existentes desde a década de 1920. Apesar das especificidades, algumas características dão unidade ao conceito. Qual das opções abaixo relaciona aspectos comuns com os diversos fascismos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4377Q385215 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Nos músculos estriados esqueléticos, podem-se encontrar dois tipos principais de fibras musculares: as de contração rápida e as de contração lenta. Comparando esses dois tipos de fibras, pode-se afirmar que são características das fibras de contração rápida a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4378Q213957 | Português, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda a questão proposta:

      Guedes, um policial adepto do Princípio da Singeleza, de Ferguson - se existem duas ou mais teorias para explicar um mistério, a mais simples é a mais verdadeira jamais supôs que um dia iria encontrar a socialite Delfína Delamare. Ela, por sua vez, nunca havia visto um policial em carne e osso. O tira, como todo mundo, sabia quem era Delfina Delamare, a cinderela órfã que se casara com o milionário Eugênio Delamare, colecionador de obras de arte, campeão olímpico de equitação pelo Brasil, o bachelor mais disputado do hemisfério sul. Os jornais e revistas deram um grande destaque ao casamento da moça pobre que nunca saíra de casa, onde tomava conta de uma avó doente, com o príncipe encantado; e desde então o casal jamais deixou de ser notícia.
      Houve um tempo em que os tiras usavam paletó, gravata e chapéu, mas isso foi antes de Guedes entrar para a polícia. Ele possuía apenas um terno velho, que nunca usava e que, de tão antigo, já entrara e saíra de moda várias vezes. Costumava vestir um blusão sobre a camisa esporte, a fim de esconder o revólver, um Colt Cobra 38, que usava sob o sovaco. [...]
      Delfina Delamare nem sempre acompanhava o marido nas viagens. Na verdade ela não gostava muito de viajar. [...] Ela preferia ficar no Rio, trabalhando em suas obras filantrópicas.
      O encontro entre Delfina e Guedes deu-se numa das poucas circunstâncias possíveis de ocorrer. Foi na rua, é claro, mas de maneira imprevista, para um e outro. Delfina estava no seu Mercedes, na rua Diamantina, uma rua sem saída no alto do Jardim Botânico. Quando chegou ao local do encontro Guedes já sabia que Delfina não estava dormindo, como chegaram a supor as pessoas que a encontraram, devido à tranqüilidade do seu rosto e à postura confortável do corpo no assento do carro. Guedes, porém, havia tomado conhecimento, ainda na delegacia, do ferimento letal oculto pela blusa de seda que Delfina vestia.
      O local já havia sido isolado pelos policiais. A rua Diamantina tinha árvores dos dois lados e, naquela hora da manhã, o sol varava a copa das árvores e refletia na capota amarelo-metáfico do carro, fazendo-a brilhar como se fosse de ouro.
      Guedes acompanhou atentamente o trabalho dos peritos do Instituto de Criminalística. Havia poucas impressões digitais no carro, colhidas cuidadosamente pelos peritos da polícia. Foram feitas várias fotos de Delfina, alguns closes da mão calibre 22. No pulso da mão esquerda, um relógio de ouro. Dentro da bolsa, sobre o banco do carro, havia um talão de cheques, vários cartões de crédito, objetos de maquiagem num pequeno estojo, um vidro de perfume francês, um lenço de cambraia, uma receita de papel timbrado do médico Pedro Baran (hematologia, oncologia) e um aviso de correio do Leblon para Delfina Delamare apanhar correspondência registrada, Esses dois documentos Guedes colocou no bolso. Havia no porta-luvas, além do documento do carro, um livro, Os Amantes, de Gustavo Flávio, com a dedicatória “Para Delfina que sabe que a poesia é uma ciência tão exata quanto a geometria, G.F.” A dedicatória não tinha data e fora escrita com uma caneta de ponta macia e tinta preta. Guedes colocou o livro debaixo do braço. Esperou a perícia terminar o seu lento trabalho no local; aguardou o rabecão chegar e levar o corpo da morta numa caixa de metal amassada e suja para ser autopsiado no Instituto Médico Legal. Delfina recebeu dos homens do rabecão o mesmo tratamento dos mendigos que caem mortos na sarjeta.

FONSECA, Rubem. Bufo & Spailanzani. 24a ed. rev. pelo autor. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p. 13-14.


Assinale a alternativa em que o termo destacado introduz uma oração cuja função sintática é objeto direto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4379Q169925 | Português, Biólogo, SEPLAG MG, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

O recente interesse na regulamentação da

astrologia como profissão oferece a oportunidade de

refletir sobre questões que vão desde as raízes

históricas da ciência até a percepção, infelizmente

muito popular, de seu dogmatismo. Preocupa?me, e

imagino que a muitos dos colegas cientistas, a

rotulação do cientista como um sujeito inflexível,

bitolado, que só sabe pensar dentro dos preceitos da

ciência. Ela vem justamente do desconhecimento

sobre como funciona a ciência. Talvez esteja aqui a

raiz de tanta confusão e desentendimento.

Longe dos cientistas achar que a ciência é o

único modo de conhecer o mundo e as pessoas, ou

que a ciência está sempre certa. Muito ao contrário,

seria absurdo não dar lugar às artes, aos mitos e às

religiões como instrumentos complementares de

conhecimento, expressões de como o mundo é visto

por pessoas e culturas muito diversas entre si.

Um mundo sem esse tipo de conhecimento

não científico seria um mundo menor e, na minha

opinião, insuportável. O que existe é uma distinção

entre as várias formas de conhecimento, distinção

baseada no método pertinente a cada uma delas. A

confusão começa quando uma tenta entrar no

território da outra, e os métodos passam a ser usados

fora de seus contextos.

Portanto, é (ou deveria ser) inútil criticar a

astrologia por ela não ser ciência, pois ela não é. Ela é

uma outra forma de conhecimento. [...]

Essa caracterização da astrologia como não

ciência não é devida ao dogmatismo dos cientistas. É

importante lembrar que, para a ciência progredir,

dúvida e erro são fundamentais. Teorias não nascem

prontas, mas são refinadas com o passar do tempo, a

partir da comparação constante com dados. Erros

são consertados, e, aos poucos, chega?se a um

resultado aceito pela comunidade científica.

A ciência pode ser apresentada como um

modelo de democracia: não existe o dono da

verdade, ao menos a longo prazo. (Modismos, claro,

existem sempre.) Todos podem ter uma opinião, que

será sujeita ao escrutínio dos colegas e provada ou

não. E isso tudo ocorre independentemente de raça,

religião ou ideologia. Portanto, se cientistas vão

contra alguma coisa, eles não vão como donos da

verdade, mas com o mesmo ceticismo que

caracteriza a sua atitude com relação aos próprios

colegas. Por outro lado, eles devem ir dispostos a

mudar de opinião, caso as provas sejam irrefutáveis.

Será necessário definir a astrologia? Afinal,

qualquer definição necessariamente limita. Se

popularidade é medida de importância, existem muito

mais astrólogos do que astrônomos. Isso porque a

astrologia lida com questões de relevância imediata

na vida de cada um, tendo um papel emocional que a

astronomia jamais poderia (ou deveria) suprir.

A astrologia está conosco há 4.000 anos e

não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz

parte da história das ideias, foi fundamental no

desenvolvimento da astronomia e é testemunha da

necessidade coletiva de conhecer melhor a nós

mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho

que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil,

mas é muito mais gratificante. Se erramos por não

saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e,

com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós

somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou

não pelos astros.

No desenvolvimento da argumentação, o autor faz concessão a ponto de vista divergente daquele que defende em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4380Q132812 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Analista de Trânsito, DETRAN PE, FUNCAB

Acerca das regras constitucionais, que tratam da repartição de competências, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.