Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4542Q323327 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A interdisciplinaridade realiza-se como uma forma de ver e sentir o mundo, de estar no mundo, de perceber, entender o mundo de forma holística, em sua rede infinita de relações, em sua complexidade, de entender as múltiplas implicações que se realizam, ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza, isto é, os fenômenos, na dimensão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4543Q216595 | Medicina Legal, Himeneologia, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

No estudo da himeneologia, NÃO é considerado impedimentomatrimonial o casamento entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4544Q431126 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Advogado, Prefeitura de Aracruz ES, FUNCAB

Segundo a Constituição Federal, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4545Q625698 | Informática, Oracle, Analista, MPE RO, FUNCAB

No Oracle, o comando utilizado para eliminar uma tabela é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4546Q792103 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, CAGECE CE, FUNCAB

A alimentação higiênica é uma das condições essenciais para proteção e manutenção da saúde. Com relação à possibilidade de nocividade dos alimentos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4547Q187950 | Informática, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Analise as seguintes sentenças:

I. Os algoritmos de função hash, quando utilizados, garantem o princípio da disponibilidade.
II. O phishing é um tipo de ataque de rede que tem como objetivo estabelecer uma conexão com um usuário desconhecido que se faz passar por outro usuário legítimo.
III. Um firewall pode ser encontrado na forma de hardware ou software.

É(são) verdadeira(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4548Q536896 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Uma viga em concreto protendido com  fck = 30 MPa, de seção retangular de 0,48 x 1,00 m, é biapoiada e tem um vão de 20 m entre os apoios. Atua sobre ela um carregamento uniformemente distribuído de 37,2 kN/m ao longo de todo o seu vão. A força de protensão aplicada é de 1800 kN. Para que a tensão máxima de compressão no concreto fique limitada a 60% do fck , a distância entre o eixo do cabo de protensão e o fundo da viga deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4549Q360265 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista, MPE RO, FUNCAB

A Enfermeira deve estar atenta aos pacientes em uso de medicação opioide cuja expectativa de uso ultrapasse dois dias, pois o paciente pode apresentar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4550Q169297 | Informática, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

O Windows 7 permite três configurações de rede. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4551Q322404 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O pensamento multicultural tenta viabilizar uma educação que questione o modelo único, branco, masculino, heterossexual e ocidental que embasa discursos curriculares, monoculturais e dominante. Ao lidarmos com o múltiplo, estamos praticando um processo de aprendizagem que leva em conta e valoriza a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4552Q240241 | Direito Constitucional, Funções Essenciais à Justiça, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Compete ao Ministério Público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4553Q167551 | Português, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FUNCAB

Texto associado.
Vestibular de verdade era no meu tempo. Já estou chegando, ou já cheguei, à altura da vida em que tudo de bom era no meu tempo; meu e dos outros coroas. Acho inadmissível e mesmo chocante (no sentido antigo) um coroa não ser reacionário. Somos uma força histórica de grande valor. Se não agíssemos com o vigor necessário - evidentemente o condizente com a nossa condição provecta tudo sairia fora de controle, mais do que já está. O vestibular, é claro, jamais voltará ao que era outrora e talvez até desapareça, mas julgo necessário falar do antigo às novas gerações e lembrá-lo às minhas coevas (ao dicionário outra vez; domingo, dia de exercício).

O vestibular de Direito a que me submeti, na velha Faculdade de Direito da Bahia, tinha só quatro matérias: português, latim, francês ou inglês e sociologia, sendo que esta não constava dos currículos do curso secundário e a gente tinha que se virar por fora. Nada de cruzinhas, múltipla escolha ou matérias que não interessassem diretamente à carreira. Tudo escrito tão ruybarbosianamente quanto possível, com citações decoradas , preferivelmente . Os textos em latim eram As Catilinárias ou a Eneida, e das quais até hoje sei o comecinho.

Havia provas escritas e orais. A escrita já dava nervosismo, da oral muitos não se recuperaram inteiramente, pela vida afora. Tirava-se o ponto (sorteava-se o assunto) e partia-se para o martírio, insuperável por qualquer esporte radical desta juventude de hoje. A oral de latim era particularmente espetacular, porque se juntava uma multidão, para assistir à performance do saudoso mestre de Direito Romano Evandro Baltazar de Silveira. Franzino, sempre de colete e olhar vulpino (dicionário, dicionário), o mestre não perdoava.
- Traduza aí “quousque tandem, Catilina, [abutere] patientia nostra” - dizia ele ao entanguido vestibulando.

- Catilina,quanta paciência tens?" - retrucava o infeliz.

Era o bastante para o mestre se levantar, pôr as mãos sobre o estômago, olhar para a platéia como quem pede solidariedade e dar uma carreirinha em direção à porta da sala.

-Ai, minha barriga! - exclamava ele. - Deus, ó Deus, que fiz eu para ouvir tamanha asnice? Que pecados cometi, que ofensas Vos dirigi? Salvai essa alma de alimária, Senhor meu Pai!

Pode-se imaginar o resto do exame. [...] Comigo, a coisa foi um pouco melhor, eu falava um latinzinho e ele me deu seis, nota do mais alto coturno em seu elenco.

O maior público das provas orais era o que já tinha ouvido falar alguma coisa do candidato e vinha vê-lo “dar um show” . Eu dei show de português e inglês. O de português até que foi moleza, em certo sentido. O professor José Lima, de pé e tomando um cafezinho, me dirigiu as seguintes palavras aladas:
- Dou-lhe dez, se o senhor me disser qual é o sujeito da primeira oração do Hino Nacional!

- " As margens plácidas' - respondi

instantaneamente e o mestre quase deixa cair a xícara.

- Por que não é indeterminado “ouviram,etc'?

- Porque o “as” de “as margens plácidas” não é craseado. Quem ouviu foram as margens plácidas. É uma anástrofe, entre as muitas que existem no Hino. “Nem teme quem te adora a própria morte” : sujeito: “quem te adora” . Se pusermos na ordem direta...

- Chega! - berrou ele. - Dez! Vá para a glória!
A Bahia será sempre a Bahia!

RIBEIRO, João Ubaldo. Jornal Grande Bahia-, 12 jun. 2013

Altera-se o sentido fundamental do enunciado no texto com a reescrita da seguinte oração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4554Q179335 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Os poderes administrativos encerram as prerrogativas de direito público outorgadas aos agentes do Estado. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Nem toda omissão administrativa se qualifica como ilegal.

II. Agindo com abuso de poder, a invalidação da conduta abusiva pode dar-se por mandado de segurança.

III. O desvio de poder é modalidade de abuso em que o agente atua fora dos limites de sua competência.

IV. No excesso de poder, o agente atua dentro dos limites de sua competência.

Estão corretas apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4555Q815247 | Legislação Federal, Lei n 11343 2006 Lei de Drogas, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS RO, FUNCAB

Anova Lei de Drogas n° 11.343/2006 instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, o qual através de princípios, objetivos e atividades de prevenção estabeleceu normas políticas com relação ao usuário dependente, assim como preconizou um endurecimento das penas em relação ao tráfico ilícito de drogas. Considerando que um usuário com 20 anos seja flagrado trazendo consigo, para uso próprio, pequena quantidade de droga, segundo o Art. 28 da referida Lei, este poderá ser submetido à pena de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4556Q238738 | Legislação Estadual, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

A transferência para a reserva remunerada ex officio, para os Oficiais PM, será verificada sempre que o Policial Militar atingiras seguintes idades limites:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4557Q213924 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

No que concerne a demissão e declaração de ndignidade, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4558Q622515 | Informática, Protocolo, Analista, MPE RO, FUNCAB

Analise as seguintes sentenças:

I. O protocolo NetBEUI se mostra eficaz até cerca de 500 estações; com uma quantidade maior de estações sua performance cai sensivelmente.

II. Oprotocolo PPPpossui recursos mais avançados em relação ao antigo protocolo SLIP, de mesmo propósito.

III. O protocolo SPX é usado pela Novell para o roteamento das mensagens, enquanto o protocolo IPX é utilizado pela camada transporte.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4559Q607413 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Conforme a Lei n° 9.610/98 que regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhe são conexos, contrafação significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4560Q811702 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Consultor Jurídico, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A respeito do processo administrativo no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.