Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4601Q214056 | Medicina, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

Você é um profissional de saúde de uma unidade básica de saúde. Chega um homem de 30 anos que havia sido atendido há 3 dias e diagnosticado com dengue. Ele está com febre mantida em 39 °C, dispneico, com pressão arterial de 70 x 30 mmHg e frequência cardíaca de 140 bpm. Das opções abaixo, a conduta mais apropriada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4602Q190530 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

A respeito do regime jurídico e das características das sociedades de economia mistas exploradoras de atividade econômica, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4603Q560965 | Informática, Excel, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

No Microsoft Office Excel 2003, ao configurar a página para impressão “Retrato”, o documento será impresso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4604Q183110 | Economia, Economista, SESACRE, FUNCAB

Uma empresa, atuando no mercado de concorrência perfeita, tem sua estrutura de custos definida por CT= 2Q2 + 30Q + 28. Seu preço de venda é de $ 150. Pode–se afirmar que a quantidade que a empresa ofertará no mercado, por período de tempo, para maximizar seu lucro, será de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4605Q218988 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Perito em Telecomunicação, Polícia Civil ES, FUNCAB

O Código Penal dispõe que ninguém será punido por fato que determinada lei posterior deixe de considerar crime. Essa retroatividade da lei penal,mais benigna, pode ser denominada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4606Q233840 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

No Estatuto da Criança e do Adolescente, encontram-se as diretrizes que asseguramos direitos das crianças e dos adolescentes e que visam à diminuição de situações de violência contra ambos. Leia-se: “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”. O direito à liberdade compreende o direito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4607Q213888 | Português, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda a questão proposta:

      Guedes, um policial adepto do Princípio da Singeleza, de Ferguson - se existem duas ou mais teorias para explicar um mistério, a mais simples é a mais verdadeira jamais supôs que um dia iria encontrar a socialite Delfína Delamare. Ela, por sua vez, nunca havia visto um policial em carne e osso. O tira, como todo mundo, sabia quem era Delfina Delamare, a cinderela órfã que se casara com o milionário Eugênio Delamare, colecionador de obras de arte, campeão olímpico de equitação pelo Brasil, o bachelor mais disputado do hemisfério sul. Os jornais e revistas deram um grande destaque ao casamento da moça pobre que nunca saíra de casa, onde tomava conta de uma avó doente, com o príncipe encantado; e desde então o casal jamais deixou de ser notícia.
      Houve um tempo em que os tiras usavam paletó, gravata e chapéu, mas isso foi antes de Guedes entrar para a polícia. Ele possuía apenas um terno velho, que nunca usava e que, de tão antigo, já entrara e saíra de moda várias vezes. Costumava vestir um blusão sobre a camisa esporte, a fim de esconder o revólver, um Colt Cobra 38, que usava sob o sovaco. [...]
      Delfina Delamare nem sempre acompanhava o marido nas viagens. Na verdade ela não gostava muito de viajar. [...] Ela preferia ficar no Rio, trabalhando em suas obras filantrópicas.
      O encontro entre Delfina e Guedes deu-se numa das poucas circunstâncias possíveis de ocorrer. Foi na rua, é claro, mas de maneira imprevista, para um e outro. Delfina estava no seu Mercedes, na rua Diamantina, uma rua sem saída no alto do Jardim Botânico. Quando chegou ao local do encontro Guedes já sabia que Delfina não estava dormindo, como chegaram a supor as pessoas que a encontraram, devido à tranqüilidade do seu rosto e à postura confortável do corpo no assento do carro. Guedes, porém, havia tomado conhecimento, ainda na delegacia, do ferimento letal oculto pela blusa de seda que Delfina vestia.
      O local já havia sido isolado pelos policiais. A rua Diamantina tinha árvores dos dois lados e, naquela hora da manhã, o sol varava a copa das árvores e refletia na capota amarelo-metáfico do carro, fazendo-a brilhar como se fosse de ouro.
      Guedes acompanhou atentamente o trabalho dos peritos do Instituto de Criminalística. Havia poucas impressões digitais no carro, colhidas cuidadosamente pelos peritos da polícia. Foram feitas várias fotos de Delfina, alguns closes da mão calibre 22. No pulso da mão esquerda, um relógio de ouro. Dentro da bolsa, sobre o banco do carro, havia um talão de cheques, vários cartões de crédito, objetos de maquiagem num pequeno estojo, um vidro de perfume francês, um lenço de cambraia, uma receita de papel timbrado do médico Pedro Baran (hematologia, oncologia) e um aviso de correio do Leblon para Delfina Delamare apanhar correspondência registrada, Esses dois documentos Guedes colocou no bolso. Havia no porta-luvas, além do documento do carro, um livro, Os Amantes, de Gustavo Flávio, com a dedicatória “Para Delfina que sabe que a poesia é uma ciência tão exata quanto a geometria, G.F.” A dedicatória não tinha data e fora escrita com uma caneta de ponta macia e tinta preta. Guedes colocou o livro debaixo do braço. Esperou a perícia terminar o seu lento trabalho no local; aguardou o rabecão chegar e levar o corpo da morta numa caixa de metal amassada e suja para ser autopsiado no Instituto Médico Legal. Delfina recebeu dos homens do rabecão o mesmo tratamento dos mendigos que caem mortos na sarjeta.

FONSECA, Rubem. Bufo & Spailanzani. 24a ed. rev. pelo autor. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p. 13-14.


“Guedes [...] jamais supôs que um dia iria encontrar a socialite Delfina Delamare.” / “Na verdade ela não gostava muito de viajar.” Esses trechos, situados, respectivamente, no início do primeiro e no terceiro parágrafos, sugerem que o narrador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4608Q213133 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Emumpaciente comangina instável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4609Q522896 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Municipal, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A utilização ampla do processamento eletrônico de dados nas atividades operacionais da entidade em que ocorrerá a auditoria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4610Q243613 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4611Q238771 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

Analise as seguintes sentenças em relação ao MS Excel 2003.

I. É possível limitar a quantidade de planilhas de uma nova pasta de trabalho.
II. A barra de ferramentas comporta, na configuração padrão, três tipos de estilos de formatação com seus respectivos ícones: normal, negrito e itálico.
III. Na qualidade rascunho é suprimida a impressão das linhas de grade e, com isso, a impressão fica mais rápida.

Ei(são) verdadeira(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4612Q818378 | Legislação Federal, Lei n 10826 2003 Estatuto do Desarmamento, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4613Q184528 | Informática, Engenheiro Civil, SESACRE, FUNCAB

No tocante à segurança da informação, a manipulação de pessoas para obtenção e acesso de informações importantes, podendo inclusive utilizar-se de identidades falsas, é conhecido como ataque de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4614Q607446 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Atualmente, com o objetivo de aprimorar os resultados nas pesquisas realizadas na web , diversos serviços de busca têm utilizado recursos que procuram estabelecer maior rigor e riqueza ao controle terminológico. Assinale a alternativa que apresenta um dos melhores serviços de busca em se tratando de assuntos científicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4615Q160984 | Contabilidade Geral, Dívida Ativa, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

No fim do exercício de 2011, a Contabilidade foi informada de que do montante inscrito na Dívida Ativa, 5% não serão convertidos em moeda, em função da negociação para pagamentos parcelados. Quais serão as contas Devedora e Credora do devido lançamento contábil relacionado a esse fato?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4616Q211934 | Português, Fiscal Ambiental, SEMACE, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

ÉTICA PARA NOVA ERA

Nenhuma sociedade no passado ou no presente vive sem uma ética. Como seres sociais, precisamos elaborar certos consensos, coibir certas ações e criar projetos coletivos que dão sentido e rumo à história. Hoje, devido ao fato da globalização, constata–se o encontro de muitos projetos éticos nem todos compatíveis entre si. Face à nova era da humanidade, agora mundializada, sente–se a urgência de um patamar ético mínimo que possa ganhar o consentimento de todos e assim viabilizar a convivência dos povos. Vejamos, sucintamente, como na história se formularam as éticas.
Uma permanente fonte de ética são as religiões. Estas animam valores, ditam comportamentos e dão significado à vida de grande parte da humanidade que, a despeito do processo de secularização, se rege pela cosmovisão religiosa. Como as religiões são muitas e diferentes, variam também as normas éticas. Dificilmente se pode fundar um consenso ético, baseado somente no fator religioso. Qual religião tomar como referência? A ética fundada na religião possui, entretanto, um valor inestimável por referi–la a um último fundamento que é oAbsoluto.
A segunda fonte é a razão. Foi mérito dos filósofos gregos terem construído uma arquitetônica ética fundada em algo universal, exatamente na razão, presente em todos os seres humanos. Às normas que regem a vida pessoal chamaram de e às que presidem a vida social chamaram de política . Por isso, para eles, política é sempre ética. Não existe, como entre nós, política sem ética. Esta ética racional é irrenunciável, mas não recobre toda a vida humana, pois existem outras dimensões que estão aquém da razão, como a vida afetiva, ou além, como a estética e a experiência espiritual.
A terceira fonte é o desejo. Somos seres, por essência, desejantes. O desejo possui uma estrutura infinita. Não conhece limites e é indefinido por ser naturalmente difuso. Cabe ao ser humano dar–lhe forma. Na maneira de realizar, limitar e direcionar o desejo, surgem normas e valores. A ética do desejo se casa perfeitamente com a cultura moderna que surgiu do desejo de conquistar o mundo. Ela ganhou uma forma particular no capitalismo no seu afã de realizar todos os desejos. E o faz excitando de forma exacerbada todos os desejos. Pertence à felicidade a realização de desejos, mas, atualmente, sem freios e controles, pode pôr em risco a espécie e devastar o planeta. Precisamos incorporá–la em algo mais fundamental.
A quarta fonte é o cuidado, fundado na razão sensível e na sua expressão racional, a responsabilidade. O cuidado está ligado essencialmente à vida, pois esta, sem o cuidado, não persiste. Daí haver uma tradição filosófica que nos vem da antiguidade (a fábula–mito 220 de Higino) e que define o ser humano como essencialmente um ser de cuidado. A ética do cuidado protege, potencia, preserva, cura e previne. Por sua natureza não é agressiva e quando intervém na realidade o faz tomando em consideração as consequências benéficas ou maléficas da intervenção. Vale dizer, se responsabiliza por todas as ações humanas. Cuidado e responsabilidade andam sempre juntos. Essa ética é hoje imperativa. O planeta, a natureza, a humanidade, os povos, o mundo da vida estão demandando cuidado e responsabilidade. Se não transformarmos estas atitudes em valores normativos, dificilmente evitaremos catástrofes em todos os níveis. Os problemas do aquecimento global e o complexo das várias crises só serão equacionados no espírito de uma ética do cuidado e da responsabilidade coletiva. É a ética da nova era.
A ética do cuidado não invalida as demais éticas, mas as obriga a servir à causa maior que é a salvaguarda da vida e a preservação da Casa Comum para que continue habitável.

(BOFF, Leonardo. In www.leonardoboff.com, 29/06/2009.)

No período "Hoje, devido ao fato da globalização (1), constata–se o encontro de muitos projetos éticos nem todos compatíveis entre si (2)" (1º parágrafo), o termo numerado como (1) exprime, em relação ao numerado como (2), o sentido de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4617Q223198 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Procurador, DER RO, FUNCAB

Sobre os contratos administrativos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4618Q320991 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente Educacional, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Ao tomar conhecimento de que um aluno sofreu maus-tratos, apresentando marcas visíveis, qualquer funcionário da escola deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4619Q388576 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O governo Nasser se notabilizou por uma política externa não alinhada a nenhuma das superpotências da Guerra Fria e, internamente, defendeuumnacionalismo laico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4620Q162284 | Direito Constitucional, Direito à Privacidade, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

Segundo a Constituição Federal, consiste em exceção à inviolabilidade de correspondência e das comunicações telegráficas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.