Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q15175 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, MDA, FUNCAB

Em um pomar de banana-maçã, observou-se, nas plantas, um amarelecimento progressivo, vindo das folhas mais velhas para as mais novas, seguido de murcha, seca e quebra, próximo ao pseudocaule, que, após sofrer um corte transversal, revelou descoloração vascular. Tais sintomas são próprios da enfermidade conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q17530 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

O desmembramento entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorrido na década de 70 do século XX, foi realizado pelo seguinte Presidente da República do Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q338240 | Matemática, Logarítimos, Perito Criminal, SESP MT, FUNCAB

Sabendo que o pH de uma substância líquida pode ser calculado, matematicamente, através da função pH = -log[H+], determine o pH de uma substância líquida cujoH = 0,000001.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q190952 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

A sentença “Carlos é policial ou João não é advogado” é logicamente equivalente a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q6278 | Matemática, Agente de Controle Ambiental, Prefeitura de Serra ES, FUNCAB

Foi realizada uma pesquisa na Primeira Avenida, com todos os pesquisadores desempenhando atividades com a mesma eficiência e todos os entrevistados gastando o mesmo tempo para responder à pesquisa. Se 30 pesquisadores entrevistaram 1200 pessoas em 9 horas, então 54 pesquisadores entrevistaram 1680 pessoas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q16437 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

As florestas de Rondônia são ricas em espécies vegetais. Pode-se dizer que o primeiro produto explorado, responsável pelo povoamento dos vales do Madeira, Mamoré, Guaporé, Machado e seus afluentes foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q5702 | Português, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Texto associado.
Pedestre que bebe em excesso.
De acordo com a leitura global do texto, no período “Entretanto, é necessário considerar todos os outros atores envolvidos que arriscam igualmente as suas vidas nas vias públicas [...]” (parágrafo 3), o substantivo atores, na expressão TODOS OS OUTROS ATORES, se refere direta e principalmente, no trecho, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q10124 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (...)” (Nova Escola.A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:

I. Reproduzir o conhecimento formal especificado no currículo.

II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas.

III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral.

IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade.

V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento.

Estão corretas apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q41627 | Direito Penal, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

De acordo com o Código Penal, a conduta conhecida como “seqüestro relâmpago” (em que os agentes abordam a vítima, restringem sua liberdade, e com ela deslocam-se a caixas eletrônicos, com o intuito de fazer saques em dinheiro) enquadra-se no crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q343215 | Raciocínio Lógico, Proposição, Perito Criminal, SESP MT, FUNCAB

Considerando verdadeira a proposição “todo churrasco é gostoso”, assinale a alternativa verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q14676 | Direito Civil, Advogado, EMDAGRO SE, FUNCAB

Assinale a afirmativa correta sobre cessão de crédito e assunção de dívida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q815622 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Tecnólogo em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

Prevenir significa atuar antecipadamente, impedir determinados desfechos indesejados, que seriam: o adoecimento, a invalidez, a cronicidade de uma doença ou a morte. Assim, os níveis de prevenção podem ser três (Primário, Secundário e Terciário). É umexemplo deAtenção PrimáriaemSaúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q18179 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Segundo a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q104023 | Direito Processual Penal, Lei processual penal no tempo e no espaço, Analista Processual, MPE RO, FUNCAB

A respeito da lei processual penal, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q214216 | Direito Sanitário, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

Considerando os Modelos Explicativos do processo saúde-doença, analise as afirmativas abaixo:

I. O Modelo Biomédico considera a doença como resultante da agressão de um agente etiológico a um organismo.
II. O Modelo Processual trabalha com o conceito de processo saúde-doença ou história natural da doença.
III. O Modelo Sistêmico acredita que a determinação dos fenômenos da saúde se restringe à casualidade das patologias.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q173829 | Informática, Editor de Textos, Delegado de Polícia, PC RO, FUNCAB

Para que serve o comando Dividir exibido no menu Janela do Microsoft Office Word?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q50423 | Português, Técnico Administrativo, MPE RO, FUNCAB

Texto associado.
Um peixe 

            Virou a capanga de cabeça para baixo, e os peixes espalharam-se pela pia. Ele ficou olhando, e foi então que notou que a traíra ainda estava viva. Era o maior peixe de todos ali, mas não chegava a ser grande: pouco mais de um palmo. Ela estava mexendo, suas guelras mexiam-se devagar, quando todos os outros peixes já estavam mortos. Como que ela podia durar tanto tempo assim fora d"água?...

        Teve então uma ideia: abrir a torneira, para ver o que acontecia. Tirou para fora os outros peixes: lambaris, chorões, piaus; dentro do tanque deixou só a traíra. E então abriu a torneira: a água espalhou-se e, quando cobriu a traíra, ela deu uma rabanada e disparou, ele levou um susto – ela estava muito mais viva do que ele pensara, muito mais viva. Ele riu, ficou alegre e divertido, olhando a traíra, que agora tinha parado num canto, o rabo oscilando de leve, a água continuando a jorrar da torneira. Quando o tanque se encheu, ele fechou-a.
– E agora? – disse para o peixe. – Quê que eu faço com você?...
Enfiou o dedo na água: a traíra deu uma corrida, assustada, e ele tirou o dedo depressa.
        – Você tá com fome?... E as minhocas que você me roubou no rio? Eu sei que era você; devagarzinho, sem a gente sentir... Agora está aí, né?... Tá vendo o resultado?...
    O peixe, quieto num canto, parecia escutar.
    Podia dar alguma coisa para ele comer. Talvez pão. Foi olhar na lata: havia acabado. Que mais? Se a mãe estivesse em casa, ela teria dado uma ideia – a mãe era boa para dar ideias. Mas ele estava sozinho. Não conseguia lembrar de outra coisa. O jeito era ir comprar um pão na padaria. Mas sujo assim de barro, a roupa molhada, imunda? – Dane-se – disse, e foi.
        Era domingo à noite, o quarteirão movimentado, rapazes no footing , bares cheios. Enquanto ele andava, foi pensando no que acontecera. No começo fora só curiosidade; mas depois foi bacana, ficou alegre quando viu a traíra bem viva de novo, correndo pela água, esperta. Mas o que faria com ela agora? Matá-la, não ia; não, não faria isso. Se ela já estivesse morta, seria diferente; mas ela estava viva, e ele não queria matá-la. Mas o que faria com ela? Poderia criá-la; por que não? Havia o tanquinho do quintal, tanquinho que a mãe uma vez mandara fazer para criar patos. Estava entupido de terra, mas ele poderia desentupi-lo, arranjar tudo; ficaria cem por cento. É, é isso o que faria. Deixaria a traíra numa lata d"água até o dia seguinte e, de manhã, logo que se levantasse, iria mexer com isso. 
        Enquanto era atendido na padaria, ficou olhando para o movimento, os ruídos, o vozerio do bar em frente. E então pensou na traíra, sua trairinha, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura. Era até meio besta como ele estava alegre com aquilo. E logo um peixe feio como traíra, isso é que era o mais engraçado.
        Toda manhã – ia pensando, de volta para casa – ele desceria ao quintal, levando pedacinhos de pão para ela. Além disso, arrancaria minhocas, e de vez em quando pegaria alguns insetos. Uma coisa que podia fazer também era pescar depois outra traíra e trazer para fazer companhia a ela; um peixe sozinho num tanque era algo muito solitário. 

A empregada já havia chegado e estava no portão, olhando o movimento. – Que peixada bonita você pegou...
– Você viu?
– Uma beleza... Tem até uma trairinha.
– Ela foi difícil de pegar, quase que ela escapole; ela não estava bem fisgada.
– Traíra é duro de morrer, hem?
– Duro de morrer?... Ele parou.
        – Uai, essa que você pegou estava vivinha na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d"água... Quando eu cheguei, ela estava toda folgada, nadando. Você não está acreditando? Juro. Ela estava toda folgada, nadando. 
    – E aí?
    –Aí? Uai, aí eu escorri a água para ela morrer; mas você pensa que ela morreu? Morreu nada! Traíra é duro de morrer, nunca vi um peixe assim. Eu soquei a ponta da faca naquelas coisas que faz o peixe nadar, sabe? Pois acredita que ela ainda ficou mexendo? Aí eu peguei o cabo da faca e esmaguei a cabeça dele, e foi aí que ele morreu. Mas custou, ô peixinho duro de morrer! Quê que você está me olhando? 
– Por nada.
– Você não está acreditando? Juro; pode ir lá na cozinha ver: ela está lá do jeitinho que eu deixei. Ele foi caminhando para dentro.
– Vou ficar aqui mais um pouco
– disse a empregada.
– depois vou arrumar os peixes, viu?
– Sei.
    Acendeu a luz da sala. Deixou o pão em cima da mesa e sentou-se. Só então notou como estava cansado.
 

(VILELA, Luiz. . O violino e outros contos 7ª ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 36-38.) 
VOCABULÁRIO:
Capanga: bolsa pequena, de tecido, couro ou plástico, usada a tiracolo. 
Footing :passeio a pé, com o objetivo de arrumar namorado(a).
Guelra: estrutura do órgão respiratório da maioria dos animais aquáticos.
Vozerio: som de muitas vozes juntas. 
Observe o uso do diminutivo nas frases:

1. “(...) E então pensou na traíra, sua TRAIRINHA, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura.(...)”
2. “(...) – Uai, essa que você pegou estava VIVINHA na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d"água(...)”

A respeito da flexão sofrida pelas palavras em destaque, analise os itens a seguir: 

I. O uso da forma sintética do diminutivo, na frase 1, atribui ao substantivo flexionado um sentido conotativo, contribuindo para a manifestação da afetividade do protagonista em relação ao peixe. 
II. Na frase 2, o diminutivo intensifica a ideia de vivo. Vivinho =muito vivo, bem vivo, saudável. 
III. Em ambas as frases os termos flexionados têm valor denotativo, pois o sufixo diminutivo atribui a eles sua significação normal, apesar de diminuída sua intensidade. 

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q225565 | História e Geografia de Rondônia, Ocupação Humana na Amazônia Brasileira, Procurador, DER RO, FUNCAB

É possível detectar algumas fases bem definidas na história da ocupação humana na Amazônia Brasileira. Após um longo período pré-histórico, que se desenvolveu por alguns milênios envolvendo grupos étnicos e linguísticos vindos por rotas complexas sucederam-se três modelos históricos de apropriação e utilização dos espaços regionais.
Em relação ao estado de Rondônia, a sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q5725 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

De acordo com o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa em que o conceito apresentado está corretamente definido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.