Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q26690 | Informática, Banco de Dados, Auxiliar de Informática, CODATA, FUNCAB

No sistema de arquivos, o acesso direto e o acesso por chave são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q324809 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Nos últimos anos, uma modalidade de bullying relativamente nova que ganha espaço nas discussões sobre o tema é o cyberbullying. Essa modalidade possibilita mais facilmente a realização das agressões de forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q38962 | Português, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Texto associado.
Sabores

     Nunca me esqueci da tarde em que, voltando da escola acompanhado pela empregada lá de casa... bem, naquele tempo politicamente incorreto, a gente chamava de “empregada”. Eu sei que, hoje, costuma-se chamar de funcionária, secretária, ajudante, amiga, auxiliar... Mas, como estou falando de antigamente, manterei o termo da ocasião. Pois voltava da escola coma empregada, ela entrou numa padaria para comprar leite eme perguntou:
     –Quer comprar um sonho?
     Sabores Sonhos não se recusam. Mas também não são oferecidos. Estranhei. Ela insistiu eme apontou o sonho a que se referia. Vi, pela primeira vez na vida, aquele doce, em forma de almofada, soltando creme para todos os lados. Aceitei e, na primeira mordida, percebi que tinha um sabor que eu nunca havia experimentado. E era delicioso. Foi dos melhores prazeres gastronômicos a que já tive acesso. Até hoje procuro pelo sonho de padaria perfeito. Mas nunca mais o encontrei.
     Nas férias de verão, sempre passadas no Rio, meu irmão costumava me levar para jantar na casa da tia Maria Caldas. Tia Maria Caldas – ela sempre foi chamada assim, com nome e sobrenome – era a solteirona da família. Morou a vida inteira num conjugado na Avenida Copacabana. Tinha cozinha mínima. Mas aparentava gostar de cozinhar para meu irmão e eu. Num desses jantares, não me lembro do prato principal, mas lembro-me muito bem de um dos acompanhamentos: ovos mexidos. Ovo não era um alimento muito popular lá em casa. Não era inteiramente rejeitado, como a cebola e o alho, que nunca fizeram parte do cardápio. Mas era ocasional. E em outras formas, como a do ovo cozido ou a do ovo frito. Mexidos, eu nunca tinha visto. Eu não gostava muito de ovos, por isso fiz cara feia quando a tia Maria Caldas estava preparando aqueles. Mas, desde a primeira garfada, foi amor à primeira vista. Tento repetir aquela experiência. Faço ovos com bacon, com presunto, com ervas, ponho leite para ficarem macios, ponho água para ficarem mais leves... Mas nunca mais comi ovos mexidos tão gostosos quanto os da tia Maria Caldas.
     Minha primeiríssima viagem internacional foi a Buenos Aires. Ainda era universitário, tempos de dureza, e, na Argentina, me submeti a uma dieta de massas num dos restaurantes mais populares da cidade, o baratíssimo Pippo. Mas uma noite, eu e o grupo que me acompanhava cometemos uma extravagância e fomos jantar num restaurante que tinham me recomendado: El Palacio de La Papas Fritas. Na verdade, assim como o Pipo, o El Palacio era uma rede de restaurantes. Também era popular, mas com um cardápio com preços um pouco acima do outro. E usava toalhas de mesa, diferentemente do Pipo que preferia cobrir as mesas com papel de pão. A ideia era comer carne, mas o que me surpreendeu foi o acompanhamento, as tais papas fritas. Em forma de pequenas almofadas – devo ter alguma obsessão gastronômica por almofadas –, as batatas, fritas no ponto exato, estouravam na boca espalhando seu sabor. Voltei muitas vezes a Buenos Aires. Nunca deixei de ir ao El Palacio em busca daquele gosto. Mas nunca mais o encontrei.
     Resumo da ópera: os melhores sabores são os da primeira vez.

          (XEXÉO. Artur. Revista O Globo. 01/09/2013.)
A alternativa que melhor justifica o título do texto Sabores, de acordo coma leitura global do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q26718 | Contabilidade Geral, Técnico de Administração, CODATA, FUNCAB

A Lei n° 11.638/07, que promoveu alterações na Lei n° 6.404/76, com o objetivo de iniciar o processo de convergência da contabilidade brasileira ao padrão internacional (IFRS), entre muitas mudanças, determinou que a dívida dos contratos de leasing financeiro passasse a figurar no passivo da empresa contratante e que o item integrante do contrato fosse contabilizado no at ivo imobilizado. Esse procedimento exemplifica uma das abordagens mais importantes a serem aplicadas ao processo de registro contábil.

Assinale a alternativa que contém essa abordagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q174829 | Direito Constitucional, Princípios de Interpretação Constitucional, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Com base nas lições de Canotilho, os princípios de interpretação constitucional foram desenvolvidos a partir do método hermenêutico-concretizador e se tornaram referência obrigatória da teoria da interpretação constitucional. Segundo a Doutrina, há um princípio que tem por finalidade impedir que o intérprete-concretizador da Constituição modifique aquele sistema de repartição e divisão das funções constitucionais, para evitar que a interpretação constitucional chegue a resultados que perturbem o esquema organizatório-funcional nela estabelecido, como é o caso da separação dos poderes.A definição exposta corresponde ao Princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q16631 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

Pertencente ao tronco linguístico Pano, este grupo é considerado o povo indígena com maior população no Acre. Possui uma vasta cultura material, na qual se destacam os kenê (desenhos geométricos aprendidos da cobra grande), que são aplicados em pinturas corporais, e em uma elaborada tecelagem. Muitos dos trabalhos são divididos entre gênero e idade. (NEVES, Marcos Vinícius. Povos indígenas do Acre . Biblioteca da Floresta. Rio Branco, AC Adaptado). O fragmento destaca o seguinte povo indígena:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q26717 | Contabilidade Geral, Técnico de Administração, CODATA, FUNCAB

A Contabilidade, de um modo geral, presta-se a dar informações sobre a posição patrimonial de uma empresa. Para tanto, apresenta a posição dos ativos da empresa, dos seus passivos e também como o seu resultado foi formado num determinado período. Nesse sentido, é importante que as contas que compõem os demonstrativos estejam bem apuradas e analisadas.

Marque a opção que indica o conhecimento básico necessário para a boa qualidade da informação contida nas contas contábeis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q30840 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

O Acre está localizado no bioma denominado Amazônia. Notoriamente, a Amazônia possui uma enorme extensão territorial com grandes semelhanças e também com diferenças. Entre as alternativas a seguir, assinale a que pode ser apresentada como uma das características da Floresta Amazônica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q17386 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB

Texto associado.
Esquadrão de quatro patas

      Dia do show de Madonna. Ruas fechadas, policiamento ostensivo, pessoas revistadas, gente para todo lado. Mas foi no palco, antes de a cantora dar boa-noite aos cariocas, que uma cena chamou atenção. Enquanto os ávidos fãs da diva do pop chegavam ao Parque dos Atletas, na Barra, o soldado Boss, da PM do Rio, comandava seus amigos Scot e Brita numa varredura completa em busca de qualquer objeto suspeito no perímetro onde a estrela americana iria se apresentar. Caixas, camarim, backstage, tudo foi vasculhado. Nada encontrado. Sinal verde para começar o espetáculo.
      Boss é um labrador de 6 anos. Ele e seus colegas rottweilers, pastores e malinois vêm atingindo números excepcionais no que diz respeito ao combate ao crime. Na quarta passada foram divulgados índices atualizados, já incluindo a primeira semana de dezembro - constata-se, por exemplo, que a quantidade de drogas apreendidas graças ao faro dos cachorros é vinte vezes maior em relação a 2010. O desempenho da equipe incomoda de tal maneira os líderes do tráfico que, há algumas semanas, a ordem partida do comando do crime era atirar diretamente nos cachorros. “Foi um momento de tensão”, revela o tenente-coronel Marcelo Nogueira, do Batalhão de Ação com Cães (BAC). Bem que tentaram, mas nenhum foi atingido. Os 69 animais do BAC continuam de pé, em quatro patas.
      Meliantes se desesperam, autoridades se regozijam. “Os cães são uma ótima alternativa no combate ao crime, têm uma atuação fantástica”, elogia o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Desde o início da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), em 2008, a tropa canina sempre esteve envolvida. E também se destaca em qualquer grande evento que o Rio receba, além de acompanhar as principais personalidades que desembarcam na cidade. Em 2011, foram os cachorros policiais que vasculharam o carro de Barack Obama e toda a frota presidencial americana.
      Seu quartel-general, o BAC, fica em Olaria, na Zona Norte do Rio. Os animais trabalham seis horas por dia, fazem duas refeições - 250 gramas de ração por vez - , dormem à tarde e só entram na piscina quando não há mais operações previstas. Desde muito cedo é possível identificar os filhotes mais corajosos, ágeis e que gostam de buscar objetos. Para a turma boa de olfato e que caça bem, os policiais atrelam ao seu brinquedo favorito como uma bolinha, o cheiro de uma droga ou de pólvora. Assim, toda vez que o bicho sobe uma favela, para ele é nada mais, nada menos que uma possibilidade de “divertimento”. Por sua vez, o grupo destinado a intervenções (que ataca sob ordens dadas em português, inglês e alemão) passa por um treinamento físico mais rígido e por variadas simulações de busca por reféns, procura de bandidos e invasões a locais de difícil acesso. A carreira é curta: se com 1 ano e 8 meses o animal está formado, com 8 anos é aposentado e encaminhado para adoção.
      Os primeiros cães policiais chegaram ao Rio em 1955, vinte no total, vindos de um criadouro em São Paulo. Hoje pode-se dizer que a maior parte da tropa é nascida no canil de Olaria. As raças se alternam ao longo do tempo. Se no começo era o pastor-alemão que combatia os ladrões do mundo inteiro, nas décadas seguintes o dobermann e o rottweiler ganharam fama de maus na caça aos criminosos. De dez anos para cá, destacam-se o pastor-holandês e os temidos malinois, estes com participação fundamental na ação contra o terrorista Bin Laden. Por aqui, logo após o episódio do ônibus 174, em 2000, o treinamento intensivo com cães para resgate de reféns foi reforçado. “Se acontecesse hoje, o seqüestrador teria sido imobilizado por um cão e nenhum inocente sairia ferido”, ressalta o tenente-coronel Nogueira.
      Até a Copa de 2014 está prevista a aquisição de oitenta cães europeus já treinados, o que vai permitir que cada soldado tenha seu próprio cachorro (atualmente existe um revezamento). Com vistas à Olimpíada de 2016, serão intensificados os intercâmbios com a polícia de Espanha, Suíça e França - aliás, uma força parisiense esteve aqui na semana passada para mais uma etapa de aprimoramento dos trabalhos com animais. “Em três anos, teremos uma das melhores companhias do mundo”, aposta o major Victor Valle, do BAC. Ali, existe uma máxima: o melhor amigo do homem está se tornando o inimigo número 1 do crime.

(Renan França, in Revista Veja Rio, 19/12/2012)
Em qual das opções o plural das palavras TENENTE-CORONEL e PASTOR-ALEMÃO foi correta e respectivamente indicado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q200472 | Direito Penal, Crimes contra a honra, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, FUNCAB

Marinaldo, por ser inimigo de Nando, espalhou junto à vizinhança em que moram que Nando furta toca-fitas de veículos, o que é falso. Logo, Marinaldo deverá responder pelo crime de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q3631 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

Segundo a Lei 9394/96, os conteúdos curriculares da Educação Básica deverão observar quatro diretrizes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas diretrizes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

612Q45978 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Atividades Administrativas, IPEM RO, FUNCAB

O processo histórico da formação do estado de Rondônia possui muitos capítulos importantes, com diferentes atores. Um dos marcos nesse processo foi a criação do Território Federal do Guaporé por meio do Decreto-Lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943. O Presidente da República que assinou o referido documento foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q50438 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Administrativo, MPE RO, FUNCAB

As usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau serão as primeiras da Amazônia a utilizar o sistema de turbina tipo bulbo, que não exige grandes superfícies alagadas, sugerindo uma perspectiva de sustentabilidade ecológica. Essas usinas estão sendo construídas no rio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q463435 | Direito Penal, Lei de Introdução ao Código Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT, FUNCAB

O princípio da fragmentariedade do Direito Penal significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q13403 | Português, Advogado, FUNASG, FUNCAB

Texto associado.
133. “Não pensar mais em si”

   Seria necessário refletir sobre isso seriamente: por que saltamos à água para socorrer alguém que está se afogando, embora não tenhamos por ele qualquer simpatia particular? Por compaixão: só pensamos no próximo - responde o irrefletido. Por que sentimos a dor e o mal-estar daquele que cospe sangue, embora na realidade não lhe queiramos bem? Por compaixão: nesse momento não pensamos mais em nós - responde o mesmo irrefletido. A verdade é que na compaixão - quero dizer, no que costumamos chamar erradamente compaixão - não pensamos certamente em nós de modo consciente,mas inconscientemente pensamos e pensamos muito, da mesma maneira que, quando escorregamos, executamos inconscientemente os movimentos contrários que restabelecem o equilíbrio, pondo nisso todo o nosso bom senso. O acidente do outro nos toca e faria sentir nossa impotência, talvez nossa covardia, se não o socorrêssemos. Ou então traz consigo mesmo uma diminuição de nossa honra perante os outros ou diante de nós mesmos. Ou ainda vemos nos acidentes e no sofrimento dos outros um aviso do perigo que também nos espia; mesmo que fosse como simples indício da incerteza e da fragilidade humanas que pode produzir em nós um efeito penoso. Rechaçamos esse tipo de miséria e de ofensa e respondemos com um ato de compaixão que pode encerrar uma sutil defesa ou até uma vingança. Podemos imaginar que no fundo é em nós que pensamos, considerando a decisão que tomamos em todos os casos em que podemos evitar o espetáculo daqueles que sofrem, gemem e estão na miséria: decidimos não deixar de evitar, sempre que podemos vir a desempenhar o papel de homens fortes e salvadores, certos da aprovação, sempre que queremos experimentar o inverso de nossa felicidade ou mesmo quando esperamos nos divertir com nosso aborrecimento. Fazemos confusão ao chamar compaixão ao sofrimento que nos causa um tal espetáculo e que pode ser de natureza muito variada, pois em todos os casos é um sofrimento de que está isento aquele que sofre diante de nós: diz-nos respeito a nós tal como o dele diz respeito a ele. Ora, só nos libertamos desse sofrimento pessoal quando nos entregamos a atos de compaixão. [...] 133. “Não pensar mais em si”

NIETZSCHE, Friedrich. Aurora . Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2007. p. 104-105
O texto de Friedrich Nietzsche faz uma crítica à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q5256 | Legislação de Trânsito CTB, Assistente de Trânsito, Detran SE, FUNCAB

Qual dos equipamentos abaixo, NÃO é obrigatório em um veículo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q7575 | Direito Constitucional, Agente Administrativo, SUDECO, FUNCAB

Indique a alternativa que corresponde a um dos fundamentos da República Federativa do Brasil que, segundo a Constituição Federal de 1988, representa um status e se apresenta, simultaneamente, como objeto e um direito fundamental das pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q5539 | Conhecimentos Específicos, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Magé RJ, FUNCAB

Verônica, Inspetora Escolar do colégio Y, percebeu que um aluno estava com febre. No exercício de suas funções, deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q172730 | Medicina Legal, Documentos Médicos Legais, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Os documentos médico-legais são mecanismos de comunicação com as autoridades e, portanto, devem ser elaborados com metodologia, de forma a obedecer uma configuração preestabelecida. Constituem parte comum ao relatório ou laudo e ao parecer, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q187678 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Texto associado.

Texto 2
 

O ciclista


      Curvado no guidão lá vai ele numa chispa. Na esquina dá com o sinal vermelho e não se perturba - levanta voo bem na cara do guarda crucificado. No labirinto urbano persegue a morte com o trim-trim da campainha: entrega sem derreter sorvete a domicílio.
      É a sua lâmpada de Aladino a bicicleta e, ao sentar-se no selim, liberta o gênio acorrentado ao pedal. Indefeso homem, frágil máquina, arremete impávido colosso, desvia de fininho o poste e o caminhão; o ciclista por muito favor derrubou o boné.
      Atropela gentilmente e, vespa furiosa que morde, ei-lo defunto ao perder o ferrão. Guerreiros inimigos trituram com chio de pneus o seu diáfano esqueleto. Se não se estrebucha ali mesmo, bate o pó da roupa e - uma perna mais curta - foge por entre nuvens, a bicicleta no ombro.
      Opõe o peito magro ao para-choque do ônibus. Salta a poça d’água no asfalto. Num só corpo, touro e toureiro, golpeia ferido o ar nos cornos do guidão.
      Ao fim do dia, José guarda no canto da casa o pássaro de viagem. Enfrenta o sono trim-trim a pé e, na primeira esquina, avança pelo céu na contramão, trim-trim.

 

Trevisan, Dalton. In: Bosi, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 14" Ed. São Paulo: Cultrix, 1997. p. 189.

O termo destacado está corretamente analisado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.