Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q17517 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

Texto associado.
O nome da culpa

            No Brasil, as tragédias anunciadas ou previsíveis ocasionadas por descaso e imprevidência . recebem todas o mesmo nome: fatalidade. Assim são classificadas as chuvas e os desabamentos que matam centenas de pessoas a cada verão, assim também foi classificado o incêndio da boate de Santa Maria por seus donos. Em nota, eles afirmaram "a bem da verdade" que a empresa estava em situação regular , com o . "sistema de proteção e combate contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros . Se estava tudo bem, nada fora de ordem, se as normas de segurança eram rigorosamente cumpridas, é fácil atribuir a responsabilidade à "fatalidade".
            Portanto, a conclusão cínica é que ao destino deve ser debitado tudo o que contribuiu para a morte de 230 pessoas e ferimentos em mais 100: superlotação, plano de prevenção vencido, inexistência de saída de emergência, artefatos pirotécnicos com fogos de artifício, uso de " revestimento acústico altamente inflamável, falta de fiscalização. Em suma, como disse o delegado logo após as primeiras investigações, "a boate Kiss não podia estar funcionando".
             A bem da verdade mesmo, o nome para a cu pa por esse e outros episódios trágicos não e fatalidade, mas impunidade, uma espécie de mãe de todos os vícios nacionais, não apenas da corrupção. Aqui se faz e aqui em geral não se paga.
            Pode-se alegar que incêndios em boates acontecem em toda parte - no Japão, na China, na Europa, na Argentina. De fato. Mas a diferença é que em Buenos Aires, por exemplo, tragédia semelhante ocorrida em 2004, com 194 mortos, levou o dono à prisão por anos e provocou mudanças drásticas no sistema de segurança das casas noturnas.
            Aqui, há 52 anos houve o incêndio do circo de Niterói, o maior da história. A comoção geral, a repercussão internacional, a mobilização das autoridades (o então presidente Jango visitou as . vítimas, o Papa enviou mensagem de solidariedade, houve jogo com Pelé e Garrincha), a indignação e o clamor popular foram parecidos com a reação de agora.
            Acreditava-se que a morte de mais de 500 pessoas iria pelo menos servir de lição, pois as autoridades prometeram logo "rigorosa apuração da culpa" e medidas enérgicas de segurança.
            Mais ou menos como naquela época, as inúmeras promessas de providências estão disputando espaço no noticiário com o relato de dor dos que ficaram.
             Governadores e prefeitos anunciam varreduras e em algumas cidades estabelecimentos ja foram interditados por falta de segurança.
            Por que só agora?
            De qualquer maneira, vamos esquecer que as providências já deveriam ter sido tomadas muito antes, pois mais do que legislação o que falta é aplicação da lei e fiscalização, e vamos torcer para que dessa vez a tragédia sirva realmente de lição.

Zuenir Ventura. O Globo. 30/01/2013.
De acordo com a leitura do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q361848 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Um estudo clínico que acompanha, por um determinado tempo, um grupo de pessoas que fumam, para observar se elas irão desenvolver câncer de pulmão, é denominado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q5545 | Conhecimentos Específicos, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Magé RJ, FUNCAB

A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Entre essas providências, consta a seguinte: os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q18174 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Em relação ao direito de reunião, a Constituição Federal exige:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q16440 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

A evolução e a emancipação política de Rondônia (de Território Federal à condição de Estado) foi lenta e, segundo Edilson L. de Medeiros, alguns estudiosos da história de Rondônia atribuem a emancipação política aos seguintes fatores:

I. amadurecimento de um grupo político que passou a lutar junto ao Congresso Nacional, buscando a emancipação política de Rondônia;

II. atuação do Presidente Getúlio Vargas na luta pela emancipação política de Rondônia;

III. construção da BR-364, que liga Porto Velho à Cuiabá, aumentando o fluxo migratório e o surgimento de novos povoados;

IV. extração de cassiterita, possibilitando o nascimento das primeiras indústrias e desenvolvimento econômico.

Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q38977 | Direito Constitucional, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Assinale a alternativa que contenha um direito social, previsto no artigo 6º da Constituição Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q14697 | Direito do Trabalho, Advogado, EMDAGRO SE, FUNCAB

No que concerne a salário e remuneração, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q30828 | Engenharia Civil, Assistente Administrativo, CREA RO, FUNCAB

Sobre o Acervo Técnico Profissional previsto na Resolução nº 1025/2009, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q18155 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Texto associado.
Apenas um tiroteio na madrugada

São 2:30 da madrugada e eu deveria estar dormindo, mas acordei com uma rajada de metralhadora na escuridão. É mais um tiroteio na favela ao lado.

Além dos tiros de metralhadora, outros tiros se seguem, mais finos, igualmente penetrantes, continuando a fuzilaria. Diria que armas de diversos calibres estão medindo seu poder de fogo a uns quinhentos metros da minha casa.

No entanto, estou na cama, tecnicamente dormindo. Talvez esteja sonhando, talvez esteja ouvindo o tiroteio de algum filme policial. Tento em princípio descartar a ideia de que há uma cena de guerrilha ao lado. Aliás, é fim de ano, e quem sabe não estão soltando foguetes por aí em alguma festa de rico?

Não. É tiroteio mesmo. Não posso nem pensar que são bombas de São João, como fiz de outras vezes, procurando ajeitar o corpo insone no travesseiro.

Estou tentando ignorar, mas não há como: é mais um tiroteio na favela ao lado. [...]

O tiroteio continua e estamos fingindo que nada acontece.

Sinto-me mal com isso. Me envergonho com o fato de que nos acostumamos covardemente a tudo. Me escandalizo que esse tiroteio não mais me escandalize. Me escandaliza que minha mulher durma e nem ouça que há uma guerra ao lado, exatamente como ela já se escandalizou quando em outras noites ouvia a mesma fuzilaria e eu dormia escandalosamente e ela ficava desamparada com seus ouvidos em meio à guerra.

Sei que vai amanhecer daqui a pouco. E vai se repetir uma cena ilustrativa de nossa espantosa capacidade de negar a realidade, ou de diminuir seu efeito sobre nós por não termos como administrá-la. Vou passar pela portaria do meu edifício e indagar ao porteiro e aos homens da garagem se também ouviram o tiroteio. Um ou outro dirá que sim. Mas falará disso como de algo que acontecesse inexplicavelmente no meio da noite.

No elevador, um outro morador talvez comente a fuzilaria com o mesmo ar de rotina com que se comenta um Fia - Flu. E vamos todos trabalhar. As crianças para as escolas. As donas de casa aos mercados. Os executivos nos seus carros.

Enquanto isso, as metralhadoras e as armas de todos os calibres se lubrificam. Há um ou outro disparo durante o dia. Mas é à noite que se manifestam mais escancaradamente. Ouvirei de novo a fuzilaria. Rotineiramente. É de madrugada e na favela ao lado recomeça o tiroteio. Não é nada.

Ouvirei os ecos dos tiros sem saber se é sonho ou realidade e acabarei por dormir. Não é nada. É apenas mais um tiroteio de madrugada numa favela ao lado.

Affonso Romano de Sant"Anna. Porta de colégio. São Paulo. Ática, 1995, p. 69-71.
Em: “Sei que vai AMANHECER daqui a pouco.”, a palavra destacada foi formada pelo processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q187142 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Uma lanchonete vende empadas de camarão que devem conter em seu recheio uma azeitona. Como a produção diária dessa empada é muito grande e é realizada por apenas uma pessoa, a chance de uma empada de camarão ser produzida sem a azeitona em seu recheio é de 1%. Um cliente comeu seis empadas de camarão. Determine a probabilidade de esse cliente ter comido quatro empadas que foram produzidas sem a azeitona em seu recheio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q132759 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Analista de Trânsito Assessor Jurídico, DETRAN PE, FUNCAB

Sobre prescrição e decadência, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q45990 | Redação Oficial, Agente de Atividades Administrativas, IPEM RO, FUNCAB

Diferentes formas de documentos são produzidas e recebidas nas instituições. Uma forma de documento que antes da sua feição definitiva apresenta texto passível demodificações é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q224704 | História e Geografia de Rondônia, Relevo, Procurador, DER RO, FUNCAB

A Amazônia faz parte de uma gigantesca planície com domínio de terras baixas florestadas, disposta em anfiteatro, enclausurada entre a grande barreira imposta pelas terras cisandinas e pelas bordas dos planaltos Brasileiro e Guianense.Neste espaço, o relevo de Rondônia localiza-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q116492 | Administração Pública, Recursos Humanos, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

Dentre os requisitos básicos para investidura em cargo público elencados abaixo, um NÃO se enquadra como essencial. Identifique-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q17242 | Medicina, Médico Psiquiatra, Polícia Militar RO, FUNCAB

Um homem de 70 anos, tabagista e diabético,apresenta dor precordial em aperto, com irradiação para o membro superior esquerdo, associada a náuseas e sudorese fria. Seu pai teve uma mortesúbita aos 45 anos e toda a família dele tem história de dislipidemia (“colesterol alto”). Das opções abaixo,a hipótese mais provável para esse quadro clínico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q16439 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

A produção de leite no estado de Rondônia é responsável pelo aquecimento da economia de muitos municípios, sendo a microrregião considerada a maior produtora do estado, dentre as abaixo apresentadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q49139 | Raciocínio Lógico, Administrador de Dados, MDA, FUNCAB

Paulo irá arrumar, lado a lado, na prateleira de seu bar, duas garrafas de vinho, três garrafas de licor e três garrafas de uísque, sendo cada garrafa de uma marca diferente. Sabendo que Paulo deseja manter juntas as garrafas que contêm o mesmo tipo de bebida, determine de quantas formas distintas ele pode arrumar as garrafas lado a lado na prateleira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q50436 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Administrativo, MPE RO, FUNCAB

No que diz respeito ao relevo de Rondônia, pode-se afirmar que é pouco acidentado. Porém, existem áreas com altitudes que chegam a alcançar mais de 800m, como na Serra dos Pacaás Novos. 
A área mais acidentada do relevo de Rondônia, na qual se situa a serra mencionada, localiza-se, predominantemente, em que porção do estado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q16916 | Direito Penal, Cadete da Polícia Militar, Polícia Militar GO, FUNCAB

Acerca das regras que tratamdos crimes contra a pessoa e contra o patrimônio, previstas no Código Penal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q41617 | Direito Civil, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

Sobre o instituto da “Indignidade", é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.