Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q3647 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

No final do ano, o secretário de uma escola resolveu fazer uma arrumação nos arquivos e diante de várias pastas, resolveu agrupá-las por ordenação, segundo indicações do Conselho Nacional de Educação. Assim, o secretário adotou que nomenclatura para cada arquivo organizado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

862Q50523 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico em Contabilidade, MPE RO, FUNCAB

De acordo com as determinações da Lei Complementar n° 101/2000, o Anexo de Metas Fiscais deve demonstrar a real evolução do patrimônio líquido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

863Q6283 | Informática, Agente de Controle Ambiental, Prefeitura de Serra ES, FUNCAB

Considere que na elaboração de um documento Word seja necessário utilizar um mesmo conjunto de formatos em diversos pontos do documento. Ao recurso recomendado para aplicar um grupo inteiro de formatos em uma única operação denominamos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q8375 | Informática, Médico Radioterapia, SESAU RO, FUNCAB

Sobre as funcionalidades de pastas do Windows Explorer do Windows XP, qual das afirmativas é INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q813057 | Legislação Federal, Lei 6367 1976, Técnico em Segurança do Trabalho, CAGECE CE, FUNCAB

De acordo com a Lei nº 6.367, de 19 de outubro de 1976, que dispõe sobre o seguro de acidentes do trabalho,NÃOé considerado acidente de trabalho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q192343 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Texto associado.

Texto 1

Inauguração da Avenida

      [...]
      Já lá se vão cinco dias. E ainda não houve aclamações, ainda não houve delírio. O choque foi rude demais. Acalma ainda não renasceu.
      Mas o que há de mais interessante na vida dessa mó de povo que se está comprimindo e revoluteando na Avenida, entre a Prainha e o Boqueirão, é o tom das conversas, que o ouvido de um observador apanha aqui e ali, neste ou naquele grupo.
      Não falo das conversas da gente culta, dos “doutores” que se julgam doutos.
Falo das conversas do povo - do povo rude, que contempla e critica a arquitetura dos prédios: “Não gosto deste... Gosto mais daquele... Este é mais rico... Aquele tem mais arte... Este é pesado... Aquele é mais elegante...”.
      Ainda nesta sexta-feira, à noite, entremeti-me num grupo e fiquei saboreando uma dessas discussões. Os conversadores, à luz rebrilhante do gás e da eletricidade, iam apontando os prédios: e - cousa consoladora - eu, que acompanhava com os ouvidos e com os olhos a discussão, nem uma só vez deixei de concordar com a opinião do grupo. Com um instintivo bom gosto subitamente nascido, como por um desses milagres a que os teólogos dão o nome de “mistérios da Graça revelada” - aquela simples e rude gente, que nunca vira palácios, que nunca recebera a noção mais rudimentar da arte da arquitetura, estava ali discernindo entre o bom e o mau, e discernindo com clarividência e precisão, separando o trigo do joio, e distinguindo do vidro ordinário o diamante puro.
      É que o nosso povo - nascido e criado neste fecundo clima de calor e umidade, que tanto beneficia as plantas como os homens - tem uma inteligência nativa, exuberante e pronta, que é feita de sobressaltos e relâmpagos, e que apanha e fixa na confusão as ideias, como a placa sensibilizada de uma máquina fotográfica apanha e fixa, ao clarão instantâneo de uma faísca de luz oxídrica, todos os objetos mergulhados na penumbra de uma sala...
      E, pela Avenida em fora, acotovelando outros grupos, fui pensando na revolução moral e intelectual que se vai operar na população, em virtude da reforma material da cidade.
      A melhor educação é a que entra pelos olhos. Bastou que, deste solo coberto de baiucas e taperas, surgissem alguns palácios, para que imediatamente nas almas mais incultas brotasse de súbito a fina flor do bom gosto: olhos, que só haviam contemplado até então betesgas, compreenderam logo o que é a arquitetura. Que não será quando da velha cidade colonial, estupidamente conservada até agora como um pesadelo do passado, apenas restar a lembrança?
      [...]
      E quando cheguei ao Boqueirão do Passeio, voltei-me, e contemplei mais uma vez a Avenida, em toda sua gloriosa e luminosa extensão. [...]

Gazeta de Notícias - 19 nov.1905. Bilac, Olavo. Vossa Insolência: crônicas. São Paulo: Companhia de Letras, 1996, p. 264-267.

Vocabulário:
baiuca: local de última categoria, malfrequentado.
betesga: rua estreita, sem saída,
: do latim “mole” , multidão; grande quantidade,
revolutear: agitar-se em várias direções,
tapera: lugar malconservado e de mau aspecto

Texto 2

O ciclista

      Curvado no guidão lá vai ele numa chispa. Na esquina dá com o sinal vermelho e não se perturba - levanta voo bem na cara do guarda crucificado. No labirinto urbano persegue a morte com o trim-trim da campainha: entrega sem derreter sorvete a domicílio.
      É a sua lâmpada de Aladino a bicicleta e, ao sentar-se no selim, liberta o gênio acorrentado ao pedal. Indefeso homem, frágil máquina, arremete impávido colosso, desvia de fininho o poste e o caminhão; o ciclista por muito favor derrubou o boné.
      Atropela gentilmente e, vespa furiosa que morde, ei-lo defunto ao perder o ferrão. Guerreiros inimigos trituram com chio de pneus o seu diáfano esqueleto. Se não se estrebucha ali mesmo, bate o pó da roupa e - uma perna mais curta - foge por entre nuvens, a bicicleta no ombro.
      Opõe o peito magro ao para-choque do ônibus. Salta a poça d’água no asfalto. Num só corpo, touro e toureiro, golpeia ferido o ar nos cornos do guidão.
      Ao fim do dia, José guarda no canto da casa o pássaro de viagem. Enfrenta o sono trim-trim a pé e, na primeira esquina, avança pelo céu na contramão, trim-trim.

Trevisan, Dalton. In: Bosi, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 14" Ed. São Paulo: Cultrix, 1997. p. 189.


Sobre o conto de Dalton Trevisan, leia as afirmativas.

I. O texto constitui um conjunto narrativo de ações que remetem ao universo do subemprego, que caracteriza a vida de uma parcela pobre que vive no “labirinto urbano”.

II. A narrativa possui uma escrita lenta, a linguagem indireta, repleta de sugestões e de contextos de diferentes culturas.

III. O conto entrecruza, em uma única imagem, a figura do homem simples, do trabalhador, do esportista e do semideus.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q6277 | Matemática, Agente de Controle Ambiental, Prefeitura de Serra ES, FUNCAB

Em uma fila com 80 pessoas, o percentual de mulheres é de 60%. Antes de começar o atendimento, e sem que nenhuma pessoa saísse da fila, entraram somente mulheres na fila. Foi feita uma nova contagem e o percentual de mulheres passou para 75% do total de pessoas na fila. O número de mulheres que entrou na fila, além das 80 pessoas iniciais, foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q7570 | Administração Pública, Agente Administrativo, SUDECO, FUNCAB

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, especificamente em seu artigo 6º, “toda atividade destinada a obter determinada uti l idade de interesse para a Administração” é considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q7100 | Direito Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, FUNCAB

Lauro lançou detritos orgânicos em um rio que corta a sua fazenda tornando impróprio o consumo das águas dos lençóis subterrâneos pela população vizinha que deles se utilizava através de poços, pois na localidade não existia distribuição pública de rede de abastecimento de águas. Por constatação dos órgãos de Saúde Pública, o consumo das águas dos poços poderia causar danos à saúde humana. Assim, a Lauro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q16636 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

A Amazônia é frequentemente alvo de debates ecológicos mundiais de caráter generalista e que negligenciam aspectos mais simples e diretos relacionados com seu meio ambiente. Uma relação simples no ecossistema amazônico é estabelecida entre o enunciado abaixo e a alternativa correta.

Assinale-a.

Evitar o processo de desmatamento para evitar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q17405 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB

Até fins de 2013, cerca de 1.400 municípios do semiárido nordestino estavam em situação de emergência devido à falta contínua de chuvas na região desde 2011. Em relação ao assunto, é correto afirmarque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

872Q387335 | Biologia, Anatomia, Perito Criminal, SESP MT, FUNCAB

Os desenhos digitais são características importantíssimas para a identificação humana. Esses desenhos são originados a partir de papilas da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q30472 | Arquivologia, Gestão de Documentos e Arquivos Corrente e Intermediário, Assistente Administrativo, CRC RO, FUNCAB

As fases da gestão de documentos possuem características próprias, representadas por ações e objetivos específicos. Há uma fase da gestão de documentos que visa prevenir a criação de documentos não essenciais e assim reduzir o volume dos documentos a serem manipulados, controlados, armazenados e destinados, bem como visa intensificar o uso e o valor dos documentos que são necessários e ainda garantir o uso de materiais apropriados na confecção de documentos. Trata-se da fase denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q46426 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Em 2006, os gestores do SUS assumiram o compromisso público da construção do Pacto pela Saúde/2006, com base nos princípios constitucionais do SUS e ênfase nas necessidades de saúde da população. O Pacto pela Saúde define prioridades articuladas e integradas em três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Uma das prioridades do Pacto pela Vida é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

875Q184424 | Engenharia Civil, Normas Técnicas, Engenheiro Civil, SESACRE, FUNCAB

Segundo a norma ABNT NBR 8039:1983 (Projeto e execução de telhados com telhas cerâmicas tipo francesa – Procedimento), a aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, isto é, um divisor de águas, é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q41625 | Direito Penal, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

Em relação aos crimes contra a vida, dispostos no Código Penal, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q7347 | Direitos Humanos, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Constituem fundamentos da República Federativa do Brasil, previstos no artigo 1º da Constituição Federal de 1988:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

878Q318976 | Artes Cênicas, Agente Cultural, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

“A Dama do Lotação” é um filme brasileiro baseado no conto de um dos maiores escritores nacionais. O filme de 1978 é a 6ª maior bilheteria da história do cinema brasileiro. “A Dama do Lotação” conta a história de Solange (vivida por Sônia Braga, no auge de sua fama e beleza) e de Carlos, que se casam depois de namorarem desde jovens. Na noite de núpcias, Solange resiste ao seu marido, que, impaciente, acaba estuprando-a. Apesar de ainda o amar, Solange, traumatizada, decide não querer mais nada com seu marido. Para se satisfazer, ela começa a fazer sexo com homens que não conhece, que encontra andando de lotação (espécie de micro-ônibus que faz transporte público). De que escritor é “ADama do Lotação”?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q18182 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Considerada a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que os Estados-Membros se auto-organizam por meio do exercício de seu poder constituinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q464907 | Direito Previdenciário, Dependentes, FUNCAB

Consideradas as 3 (três) classes de dependentes criadas pela legislação previdenciária, incluem-se na classe II:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.