Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q215911 | Medicina Legal, Documentos Médicos Legais, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

Em relação aos atos e documentos médico-legais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

982Q5261 | Legislação de Trânsito CTB, Assistente de Trânsito, Detran SE, FUNCAB

Um indivíduo pretende tirar a habilitação para categoria D. Dentre as informações abaixo, qual é a que condiz com as normas estabelecidas pelo CTB para habilitação nessa categoria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

983Q7087 | Direito Administrativo, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, FUNCAB

O funcionamento de rádio comunitária, ainda que de baixa potência e sem fins lucrativos, depende de prévia autorização do Poder Público, sendo competente para fiscalizar a ANATEL. Após fiscalizar e constatar irregularidades no funcionamento de uma rádio, pois inexistia autorização do Poder Público para exploração de radiodifusão, a ANATEL determinou sua imediata interdição e lacrou as transmissões. Logo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q43252 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Uma pesquisa realizada com um grupo de 500 bombeiros sobre meios de locomoção utilizados por eles, obteve o seguinte resultado:

Meios de locomoção        N° de bombeiros
       Bicicleta                                 180
          Moto                                   300
         Carro                                   230
  Bicicleta e carro                            90
    Moto e carro                               80
 Bicicleta e moto                             90
Bicicleta, moto e carro                     x

Qual o número x de bombeiros que tem utilizado os três meios de locomoção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

985Q49143 | Raciocínio Lógico, Administrador de Dados, MDA, FUNCAB

Assinale a alternativa que contém uma proposição simples.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

986Q42265 | Português, Motorista, FACELI, FUNCAB

Texto associado.
Atenção ao Sábado

    Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.
    No sábado é que as formigas subiam pela pedra.
    Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.
    De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.
    Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?
    No Rio de Janeiro, quando se pensa que a semana vai morrer, com grande esforço metálico a semana se abre em rosa: o carro freia de súbito e, antes do vento espantado poder recomeçar, vejo que é sábado de tarde.
    Tem sido sábado, mas já não me perguntam mais.
    Mas já peguei as minhas coisas e fui para domingo de manhã.
    Domingo de manhã também é a rosa da semana. 
    Não é propriamente rosa que eu quero dizer.

LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer . São Paulo: Editora Siciliano, 1992.
Considerando o trecho “De tarde a campainha inaugurava ao VENTO a matinê de cinema", a palavra em destaque foi substituída, com correção, quanto à regência original, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

987Q38980 | Direito Constitucional, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Pedro, desde criança, sonha em se tornar Presidente da República. Para que Pedro possa se candidatar a Presidente da República, sua idade mínima deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q26697 | Informática, Redes de Computadores, Auxiliar de Informática, CODATA, FUNCAB

Em uma solicitação do navegador ao servidor utilizando o protocolo http, ocorreu uma resposta com o código 404.

Esse código tem como significado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

989Q46430 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) exige estratégias específicas, integradas e complementares entre si. Em geral, no campo das DCNT"s, a morbidade e a mortalidade refletem risco acumulado durante toda a vida e tendem a mudar lentamente, a partir de intervenções específicas, pois os eventos abordados são doenças que apresentam longos períodos de indução e latência. As DCNT"s apresentam fatores de riscos, conforme apresentado na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os determinantes da coluna II.

Coluna I
1. Fatores de risco não modificáveis
2. Fatores de risco comportamentais
3. Fatores de risco intermediários

Coluna II
( ) tabagismo
( ) idade
( ) alimentação
( ) diabetes
( ) inatividade física

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

990Q325084 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.Aescola de qualidade social adota como centralidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

991Q238308 | Português, Funções morfossintáticas da palavra SE, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

Quanto ao uso do SE, a norma culta NÃO admite uma das construções abaixo. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

992Q30459 | Português, Assistente Administrativo, CRC RO, FUNCAB

Texto associado.
AMOR MENINO

     Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo às colunas de mármore, quanto mais a corações de cera! São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas, que partem do centro para a circunferência, que, quanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê que não via; e faz-lhe crescer as asas com que voa e foge. A razão natural de toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor? O mesmo amar é causa de não amar e o ter amado muito, de amar a menos.

Pe. ANTÔNIO VIEIRA. Sermões. São Paulo, Ed. das Américas, 1957.v.5.p.159-60
No trecho “... não há mais certo sinal de haverem de durar pouco...”, a análise correta sobre as duas ocorrências do verbo “haver” está descrita em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

993Q3643 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

Segundo a Deliberação CEE nº. 241 de 1999, o processo de reclassificação de alunos da educação básica deve constar da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

994Q46401 | Português, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Texto associado.
                                           Uma velhinha 

     Quem me dera um pouco de poesia, esta manhã, de simplicidade, ao menos para descrever a velhinha do Westfália! É uma velhinha dos seus setenta anos, que chega todos os dias ao Westfália (dez e meia, onze horas), e tudo daquele momento em diante começa a girar em torno dela. Tudo é para ela. Quem nunca antes a viu, chama o garçom e pergunta quem ela é. Saberá, então, que se trata de uma velhinha “de muito valor", professora de inglês, francês e alemão, mas “uma grande criadora de casos". 

      Não é preciso perguntar de que espécie de casos, porque, um minuto depois, já a velhinha abre sua mala de James Bond, de onde retira, para começar, um copo de prata, em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata, meticulosamente, por dentro e por fora. Volta à mala e sai lá de dentro com uma faca, um garfo e uma colher, também de prata. Por último o prato, a única peça que não é de prata. Enquanto asseia as “armas" com que vai comer, chama o garçom e manda que leve os talheres e a louça da casa. Um gesto soberbo de repulsa. 

      O garçom (brasileiro) tenta dizer alguma coisa amável, mas ela repele, por considerar (tinha razão) a pronúncia defeituosa. E diz, em francês, que é uma pena aquele homem tentar dizer todo dia a mesma coisa e nunca acertar. Olha-nos e sorri, absolutamente certa de que seu espetáculo está agradando. Pede um filet e recomenda que seja mais bem do que malpassado. Recomenda pressa, enquanto bebe dois copos de água mineral. Vem o filet e ela, num resmungo, manda voltar, porque está cru. Vai o filet, volta o filet e ela o devolve mais uma vez alegando que está assado demais. Vem um novo filet e ela resolve aceitar, mas, antes, faz com os ombros um protesto de resignação. 

      Pela descrição, vocês irão supor que essa velhinha é insuportável. Uma chata. Mas não. É um encanto. Podia ser avó da Grace Kelly. Uma mulher que luta o tempo inteiro pelos seus gostos. Não negocia sua comodidade, seu conforto. Não confia nas louças e nos talheres daquele restaurante de aparência limpíssima. Paciência, traz de sua casa, lavados por ela, a louça, os talheres e o copo de prata. Um dia o garçom lhe dirá um palavrão? Não acredito. A velhinha tão bela e frágil por fora, magrinha como ela é, se a gente abrir, vai ver tem um homem dentro. Um homem solitário, que sabe o que quer e não cede “isso" de sua magnífica solidão. 

(MARIA, Antônio. “Com Vocês, Antônio Maria". Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1964, p. 262.) 
“Não confia nas louças e nos talheres daquele restaurante de aparência LIMPÍSSIMA.” (§ 4)
O nome adjetivo em letras maiúsculas no período acima está expresso no grau superlativo absoluto sintético. Dos pares abaixo, aquele em que há superlativo com erro de grafia, segundo as normas da modalidade escrita culta da língua, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

995Q240474 | História e Geografia de Estados e Municípios, Acre, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

A atividade econômica que possui o maior número de unidades locais no estado do Acre, com a ocupação de 500 ou mais trabalhadores, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE referentes a 2008, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

996Q35175 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Segundo a NBR 6032/1989, a abreviação correta para o periódico intitulado Revista Brasileira de Educação Especial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q5231 | Informática, Assistente de Trânsito, Detran SE, FUNCAB

No Windows XP, as permissões definem o tipo de acesso concedido a um usuário ou grupo para um objeto ou propriedade de objeto. Considerando a definição de permissões para usuários e grupos apresentados a seguir para uma pasta chamada “Ementas”, qual ação é INVÁLIDA para o arquivo “detran.exe” armazenado dentro desta pasta?

Os grupos foram criados da seguinte forma:

- Adilson faz parte do grupo “Administrador”.
- Antonio, Gisele eAmanda fazem parte do grupo “Banca”.
- Marcela e Carmen não fazem parte deumgrupo.

Para pasta “Ementas”, foram definidos os seguintes acessos:
- Administrador possui acesso irrestrito.
- Ao grupo “Banca” foi dada a permissão de leitura e execução.
- À Carmem foram dadas as permissões de leitura, execução e alteração.
- A Antonio e Marcela foram dadas as permissões de leitura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

998Q31088 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

15 de Novembro

A Monarquia – Não é por falar mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa.
A República – Eu também!
(Revista FON-FON)

Mudanças políticas alimentaram grandes esperanças, mas as expectativas nem sempre são correspondidas. O diálogo publicado às vésperas do 20º aniversário da República, em 13 novembro de 1909, mostra que nem todos os brasileiros estavam satisfeitos como novo regime.

As insatisfações com a República ocorreram por meio de movimentos populares, durante a primeira década do século XX, na Capital Federal. Esses movimentos foram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

999Q231809 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, DETRAN PE, FUNCAB

Os critérios principais para que uma crença seja considerada delirante, segundo Karl Jaspers, em seu livro General Psychopathology, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1000Q45977 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Atividades Administrativas, IPEM RO, FUNCAB

No estado de Rondônia, predomina o clima equatorial com a variação das temperaturas condicionada às variações de altitude e às diferenças pluviométricas (chuvas).A precipitação anual varia entre 1.800mme 2.400 mm, sendo considerado um elevado índice de chuvas. Entretanto, existem meses em que a quantidade de chuvas é menor. Tradicionalmente, o trimestre que apresenta os menores índices pluviométricos no estado de Rondônia é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.