Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitara vida como também de transformá-la. (...) Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta" que é outro.
Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.
A partir dessa visão, pode-se afirmar que
a) o professor e o auxiliar atuam como facilitadores das brincadeiras, sendo necessário mesclar momentos em que orientam e direcionam o processo, com outros momentos nos quais as crianças são responsáveis pelas suas próprias ações espontâneas.
b) é papel do professor e auxiliar indicar o modelo correto de faz-de-conta que a criança deve brincar.
c) o faz-de-conta deve ser vivenciado pela criança somente no final da aula, na espera para ir embora.
d) a escola deve priorizar somente as atividades escolares de sala.