Início

Questões de Concursos FUNCEFET

Resolva questões de FUNCEFET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q57780 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

A conquista da independência e autonomia pelas crianças são processos que demandam tempo e ocorrem nos atos cotidianos e em atividades sistematizadas. O exercício da cidadania é um processo que se inicia desde a infância, quando se oferecem às crianças oportunidades de escolha e de autogoverno.

Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.
Com base nesse texto, compete à auxiliarde educação infantil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q43219 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Em uma empresa 80 funcionários fazem suas refeições no refeitório. Feito levantamento, foi constatado que eles consomem 50 kg de arroz em 15 dias. Se a empresa aumentar seu número de funcionários em 50% quantos quilos de arroz serão consumidos em 10 dias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q57788 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitara vida como também de transformá-la. (...) Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta" que é outro.

Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.

A partir dessa visão, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q16422 | Raciocínio Lógico, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Dizer que "não é verdade que Marcela não é bonita ou Maria não é organizada" é logicamente equivalente a dizer que é verdade que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q57797 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Em observância à Resolução SME de Nilópolis N° 7, de 20 de dezembro de 2010, com relação aos resultados das avaliações dos alunos da educação infantil, fornecidos aos pais ou responsáveis através de relatórios de observação, pode-se afirmar, quanto à sua periodicidade, que serão informados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q57779 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Partilhar o ambiente criado pela educadora, apoiando-a na execução das atividades; contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento harmonioso da criança; estar atenta à segurança das crianças durante o período escolar, dando especial atenção nos períodos de higiene, refeições e recreio. Essas são atribuições da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q43201 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

No infarto agudo do miocárdio a droga com ação antiagregante plaquetária que muda o prognóstico do paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q16415 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

“Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível. Para melhor ou pior, isso acontece muitas vezes por ano. “ Quem sou eu no mundo?" Essa indagação perplexa é o lugar-comum de cada história de gente. Quantas vezes mais decifrares essa charada, tão entranhada em ti mesma como os teus ossos, mais forte ficarás. Não importa qual seja a resposta; o importante é dar ou inventar uma resposta. Ainda que seja mentira."
(Paulo Mendes Campos. O Colunista do Morro. Ed. do Autor - Rio de Janeiro, 1965)

Assinale o item incorreto quanto à identificação da forma verbal destacada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q43198 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

No Centro de Tratamento Intensivo, a enfermagem teve que calcular a Pressão Arterial Media (PAM ) , de um paciente, como referência o paciente apresentava uma pressão sistólica de 130 mmhg e pressão diastólica de 70 mmhg, com essa informação qual é o valor da PAM deste paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q43215 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Em um setor de uma Empresa há três funcionários Mateus, Ronaldo e Nelio. O chefe do setor necessita saber quem é o mais velho e o mais novo. Para tanto, ele sabe que:

1) ou Mateus é o mais velho, ou Ronaldo é o mais moço. 
2) ou Ronaldo é o mais velho, ou Nelio é o mais velho.

Então, o mais velho e o mais moço dos três funcionários são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q57791 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Segundo a LDB (artigo 18, incisos I e II), a responsabilidade por assegurar a Educação Infantil como parte da educação básica nas escolas, no âmbito do poder público, compete ao sistema de ensino
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q16424 | Raciocínio Lógico, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Sejam as proposições p: Jose fala italiano e q: Jose fala francês. Traduzindo para linguagem corrente as seguintes proposições, qual alternativa está incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q57789 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

As pessoas que apresentam necessidades especiais (portadores de deficiência mental, auditiva, visual, física e deficiência múltipla, e portadores de altas habilidades) representam 10% da população brasileira e possuem, em sua grande maioria, uma vasta experiência de exclusão que se traduz em grandes limitações nas possibilidades de convívio social e usufruto dos equipamentos sociais (menos de 3% tem acesso a algum tipo de atendimento), além de serem submetidas às diversos tipos de discriminação

Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.

Quando se pensa em inclusão, é fundamental pensar o comprometimento no educar crianças em suas especificidades.
Assinale a alternativa que contempla as ações que se esperam dos educadores face a essa realidade social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q16460 | Matemática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Seja f (x) uma função tal que f (1) = — 4 e f (2) = 1. Sabendo-se que f (x) + (P — 1 ) f (2x) = 3, então f (4) e igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q16454 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Educaçao no transito tem duas vertentes: primeira, conhecimento teorico de regras e treinamento pratico nas ruas; segunda, criacao de valores que envolvem amor a vida e ao proximo. A primeira pode ser ministrada em escolas e em cursos especiais; a segunda, vem de dentro do indivíduo e resulta de sua vida familiar. Tambem pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulgacao de normas, regulamentos e treinamento nas ruas. Nem sempre e bem sucedida. Resultado: pedestres e motoristas emocionalmente despreparados para uma convivência social harmoniosa, o pedestre, colocando sua propria vida em risco e o motorista, transformando-se em serio perigo para a sociedade. Testes psicologicos devem ser-lhe aplicados e negada a licenca de dirigir a todo cidadao que não revelar condicoes para faze-lo com tranquilidade e segurança. Afinal, dirigir não e um direito natural. E um privilegio dado somente aos indivíduos capazes física e psicologicamente.

Leia o fragmento seguinte retirado do texto acima: "Tambem pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulgaçao de normas, regulamentos e treinamento nas ruas.” Identifique o grau em que se encontra nele empregado o adjetivo "complexo” .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q43212 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

A sentença logicamente equivalente a "Se Antônio e médico, então Giovana não é casada” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q16416 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

A seguir, encontram-se trechos de poemas de Cecília Meireles. Assinale o item em que as orações se estruturam, respectivamente, com predicado verbal e nominal:

I. “Meus pés vão pisando a terra /Que é a imagem da minha vida:"

II. “No dia de alguém ser meu / não é dia de eu ser sua..."

III. “O vento vem vindo de longe, / a noite se curva de frio;” IV. “Perdoa-me, folha seca, / não posso cuidar de ti.”

V. “Teu nome é quase indiferente/ e nem teu rosto mais me inquieta.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q57770 | Português, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Texto associado.
E la nave va...

1 - Atenção, senhores passageiros! Lamentamos informar que neste momento navegamos pelo universo a bordo de uma nave que vem inspirando cuidados cada vez maiores em todos os passageiros. Tecnicamente estamos à deriva, mas não há motivo para pânico. Ainda é possível restabelecer as condições de voo, desde que todos colaborem. Os passageiros da primeira classe, principalmente.

2 - A fumaça lançada no ar pelos mais ricos fez a temperatura da nave aumentar 0,6ºC no último século. Nesse ritmo, chegaremos ao final deste século com a temperatura aumentando de um a seis graus centígrados. Nosso sistema de refrigeração não é capaz de enfrentar esse aquecimento global. Não há água limpa suficiente para todos. Ou evitamos o desperdício, distribuindo melhor o que resta, ou teremos sérios problemas daqui para frente .

3 - Lembramos que dividimos espaço com outras formas de vida, que chegaram antes de nós e que estão desaparecendo rapidamente, numa velocidade dez mil vezes maior do que antes de nossa chegada. Cada um de nós, nesta nave, tem uma função, portanto cada espécie animal ou vegetal extinta produz impactos importantes no equilíbrio da vida.

4 - A distribuição dos passageiros pela nave se dá de forma desigual. Quase metade dos lugares é ocupada por passageiros que sobrevivem com apenas 2 dólares por dia. Pedimos desculpas pelas péssimas condições de viagem desse grupo, mas lembramos que a culpa não é da nave. Estamos equipados com recursos suficientes para que todos façam uma viagem tranquila, sem agonia ou sofrimento.

5 - Se a distribuição dos recursos não se dá de forma satisfatória, o problema é de quem se apossou de muito mais do que precisa, sem prestar atenção para o que acontece em volta. Registramos com desgosto que 800 mil passageiros se encontram subnutridos e 24 mil morrem todos os dias por causa da fome.

6 - A nave é de paz, mas alguns passageiros, não. Percebemos, constrangidos, que os gastos crescentes com a indústria bélica seriam mais do que suficientes para resolver o problema da fome. É importante frisar que nossa nave não dispõe de saídas de emergência, nem há outra opção para os passageiros a não ser permanecer aqui. De design arrojado e semblante azul, nossa nave foi concebida para ser o mais aconchegante abrigo do universo.

7- Agradecemos a boa vontade de todos em discutir o plano de voo que seguiremos daqui para frente. Lembramos que a responsabilidade é compartilhada e que todos contribuímos em maior ou menor grau para o sucesso desta viagem.
A leitura global do texto nos permite reconhecê-lo como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q57784 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

É através do jogo simbólico (faz-de-conta) que a criança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q43213 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Dizer que a afirmação "todos os professores são psicólogos” e falsa, do ponto de vista lógico, equivale a dizer que a seguinte afirmacão é verdadeira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.