Início

Questões de Concursos FUNCEFET

Resolva questões de FUNCEFET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q57796 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei N° 9.394/96), pode-se afirmar, quanto à obrigação em fornecer informações, que a escola tem o dever de comunicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q16413 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

"A publicação de textos on-line estabeleceu um importante canal de comunicação com os leitores. Assim que leem um artigo ou reportagem, eles podem enviar seu comentário sobre o texto ou o assunto de que se está tratando. Publicado o dito comentário, desperta a opinião de outros leitores e, em pouco tempo, forma-se um fórum de discussão entre indivíduos que nunca se viram, nunca se verão e podem estar a milhares de quilômetros uns dos outros.

Assinale o item em que o termo selecionado não se refere a "leitores" (1.2).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q43211 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

A afirmação de que "O otimismo e o vinho tinto das emoções” constitui um exemplo da seguinte figura de linguagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q57777 | Português, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Texto associado.
E la nave va...

1 - Atenção, senhores passageiros! Lamentamos informar que neste momento navegamos pelo universo a bordo de uma nave que vem inspirando cuidados cada vez maiores em todos os passageiros. Tecnicamente estamos à deriva, mas não há motivo para pânico. Ainda é possível restabelecer as condições de voo, desde que todos colaborem. Os passageiros da primeira classe, principalmente.

2 - A fumaça lançada no ar pelos mais ricos fez a temperatura da nave aumentar 0,6ºC no último século. Nesse ritmo, chegaremos ao final deste século com a temperatura aumentando de um a seis graus centígrados. Nosso sistema de refrigeração não é capaz de enfrentar esse aquecimento global. Não há água limpa suficiente para todos. Ou evitamos o desperdício, distribuindo melhor o que resta, ou teremos sérios problemas daqui para frente .

3 - Lembramos que dividimos espaço com outras formas de vida, que chegaram antes de nós e que estão desaparecendo rapidamente, numa velocidade dez mil vezes maior do que antes de nossa chegada. Cada um de nós, nesta nave, tem uma função, portanto cada espécie animal ou vegetal extinta produz impactos importantes no equilíbrio da vida.

4 - A distribuição dos passageiros pela nave se dá de forma desigual. Quase metade dos lugares é ocupada por passageiros que sobrevivem com apenas 2 dólares por dia. Pedimos desculpas pelas péssimas condições de viagem desse grupo, mas lembramos que a culpa não é da nave. Estamos equipados com recursos suficientes para que todos façam uma viagem tranquila, sem agonia ou sofrimento.

5 - Se a distribuição dos recursos não se dá de forma satisfatória, o problema é de quem se apossou de muito mais do que precisa, sem prestar atenção para o que acontece em volta. Registramos com desgosto que 800 mil passageiros se encontram subnutridos e 24 mil morrem todos os dias por causa da fome.

6 - A nave é de paz, mas alguns passageiros, não. Percebemos, constrangidos, que os gastos crescentes com a indústria bélica seriam mais do que suficientes para resolver o problema da fome. É importante frisar que nossa nave não dispõe de saídas de emergência, nem há outra opção para os passageiros a não ser permanecer aqui. De design arrojado e semblante azul, nossa nave foi concebida para ser o mais aconchegante abrigo do universo.

7- Agradecemos a boa vontade de todos em discutir o plano de voo que seguiremos daqui para frente. Lembramos que a responsabilidade é compartilhada e que todos contribuímos em maior ou menor grau para o sucesso desta viagem.
Os problemas citados nos parágrafos 2 e 3 do texto comprovam a seguinte denúncia do teólogo e escritor Leonardo Boff:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q43192 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Foi solicitado ao Técnico de Enfermagem administrar Tramal subcutâneo no paciente de pós-operatorio, porém no setor só foi encontrado agulha 25 X 0,7 mm. Com essa informaçao, o ângulo que o técnico deverá usar com a agulha descrita para administrar corretamente a medicação na via solicitada será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q43190 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Baseada na estimativa da perda de sangue interno, associada com as localizações das fraturas, qual das fraturas mencionadas perderá a maior quantidade de sangue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q43208 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

"Sobram, para qualquer lado que se olhe, avisos claríssimos de que o novo ano promete ser igual ao velho - já nem se tenta disfarçar o pouco-caso com que os donos do País tratam o brasileiro comum.” 
( J .R . Guzzo. Revista Veja. Ed. 2354. 01 01 2014) 

Considerando o trecho acima, analise as afirmativas seguintes para, em seguida, assinalar a resposta correta sobre elas: 

I- A forma verbal "sobram” foi empregada no plural para concordar com o sujeito "avisos claríssimos” . 
II- A forma verbal "olhe” foi empregada no singular para concordar com o sujeito "qualquer lado” . 
III- A forma verbal "tratam” foi empregada no plural para concordar com o sujeito "os donos do país” .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q16414 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

“Hoje é até difícil imaginar (ou lembrar) como era a nossa vida antes da internet e da agilidade do envio de mensagens pela rede. O fato é que, no mundo empresarial, a ferramenta não só facilitou a comunicação entre as pessoas como também trouxe alguns problemas. Por um lado, expôs a dificuldade que muita gente tem ao empregar a língua na variante culta, apropriada para a comunicação formal, e, por outro, criou embaraços que beiram o universo da etiqueta: nem sempre as pessoas sabem ao certo como fazer um pedido, como dar uma ordem, como finalizar uma mensagem etc.” (Thaís Nicoletti. O e-mail no mundo corporativo. Folha de São Paulo. 06/01/2014.)

Assinale a interpretação correta para o valor semântico de “até” (1.1):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q57794 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

O atendimento às crianças em creches e pré-escolas, estabelecido pela Lei N0 9.394/96 (capítulo II, artigo 29) dar-se-á nos primeiros anos de vida correspondentes ao seguinte período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q16466 | Segurança e Transporte, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Na lavratura do auto de infração de trânsito deverão constar, obrigatoriamente e em quaisquer circunstâncias, os elementos abaixo relacionados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q43202 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Assinale o item em que a frase deve ser completada com o pronome "este” ou "esta” .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q57801 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Segundo a Deliberação CME N0 33/2010 da Secretaria Municipal de Nilópolis, a composição de uma turma de creche deverá ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q43183 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

No período neonatal são sinais clínicos mais comuns em caso de meningite, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q43200 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

O técnico suspeitou de lesão cerebral, de um paciente que deu entrada no hospital com traumatismo craniano porque suas pupilas apresentavam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q16463 | Segurança e Transporte, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Em uma via de trânsito rapido, inexistindo sinalizaçao reguladora, a velocidade maxima permitida para automóveis sera de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q16465 | Segurança e Transporte, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Identifique a opção que NÃO caracteriza um tipo de sinal de trânsito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q43195 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

No alojamento em conjunto, o técnico ensinava a mãe a fazer o exercício de Hoffman, esse exercício só foi recomendado porque a mãe apresenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q57800 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Quanto ao processo de avaliação na Educação Infantil, disposto na Resolução SME N° 07 de 12/2010, do Município de Nilópolis, é correto afirmar que a avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q16451 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

O código determina que os órgaos responsáveis pelo trânsito respondam objetivamente por danos causados aos cidadaos "em virtude de açao, omissão ou erro do direito do transito seguro ” . ó obrigacao moral de todos nos, na condicao de motoristas e pedestres, apontarmos deficiencias e irregularidades existentes em nossas vias publicas que possam colocar em risco o transito seguro. São nossas vidas e saóde que estao em jogo. Ao fazer isso devemos receber uma resposta conforme determina o Código de Transito Brasileiro:

"Art. 72. Todo cidadao ou entidade civil tem direito de solicitar, por escrito, aos orgãos ou entidades do Sistema Nacional de Transito, sinalização, fiscalizaçao e implantaçao de equipamentos de seguranca, bem como sugerir alteracões em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a esse Código.”

As Aspas ocorrentes no fragmento acima sao empregadas para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.