Início

Questões de Concursos FUNCERN

Resolva questões de FUNCERN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1301Q1026196 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Analista de Sistemas, CREA RN, FUNCERN, 2024

Considere a proposição a seguir.

Se Samy não vai para o curso, Symas não é aprovado no concurso.

Sendo assim, é possível concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1302Q1026198 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Analista, CREA RN, FUNCERN, 2024

No banco de uma praça, três amigas estão sentadas, exatamente, uma ao lado da outra. A primeira é loira; a segunda, morena; e a terceira, ruiva. Cada uma delas mora em cidades diferentes: Natal, João Pessoa e Parnamirim. Em relação a essas amigas, sabe-se que

- a morena mora em uma capital;
- a loira está à esquerda da que mora em Parnamirim;
- a que mora em Natal está a direita da ruiva.

Diante dessas informações, deve se concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1303Q1082265 | Direito Administrativo, Processo Administrativo, Assistente de Alunos, IF PE, FUNCERN, 2025

De acordo com a Lei nº 9.784/1999, o interessado em um processo administrativo tem o direito de se fazer assistir por advogado, de forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1304Q1082524 | Química, Técnicas de Laboratório, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025

Leia o fragmento a seguir.

A Espectrometria de Absorção Atômica (AAS) é uma técnica instrumental amplamente utilizada para determinar metais em baixas concentrações em amostras ambientais, alimentícias e biológicas. O princípio básico consiste em atomizar os elementos presentes na amostra — geralmente em uma chama ou em um forno de grafite — e medir a absorção de radiação emitida por uma lâmpada específica para o elemento de interesse. Como cada átomo possui níveis de energia eletrônica bem definidos, a absorção de luz em determinado comprimento de onda é característica de cada elemento químico, permitindo tanto a identificação quanto a quantificação.
(Adaptado de HARRIS,Daniel C. Análise Química Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2020)

A técnica de Absorção Atômica é frequentemente aplicada em análises de metais pesados em alimentos e águas. Sobre o princípio de funcionamento da Espectrometria de Absorção Atômica, é correto afirmarmos que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1305Q1082543 | Redes de Computadores, Cabeamento, Área Rede de Computadores, IF PE, FUNCERN, 2025

Um gestor de uma instituição pediu uma avaliação sobre as possibilidades de cabeamento de rede, visando a expansão da rede local e a sua interconexão direta com uma filial no interior do estado, a 20 km de distância. Neste cenário, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1306Q1082544 | Redes de Computadores, Gerência de Redes, Área Rede de Computadores, IF PE, FUNCERN, 2025

Um setor de uma instituição apresenta diversos problemas com sobrecarga de trabalho. Os funcionários estão desmotivados, pois percebem que seu papel se transformou em uma rotina reativa de "apagar incêndios": não conseguem obter facilmente informações para gerir corretamente a rede e agir preventivamente. Um técnico em redes foi convidado a planejar como reverter essa situação. Com base nos seus conhecimentos de protocolos de aplicação, este contexto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1307Q1082547 | Sistemas Operacionais, Linux, Área Rede de Computadores, IF PE, FUNCERN, 2025

Um computador de uma empresa com Windows e Linux, que possui diversos programas instalados, passa por manutenção preventiva. Neste contexto, é correto afirmar que o comando iniciado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1308Q885428 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

No Brasil, segundo recomendações do Ministério da Saúde, o esquema de tratamento da tuberculose (TB) é padronizado. O esquema básico para tratamento da TB em adolescentes e adultos é composto por quatro fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção. Os medicamentos, atualmente em uso, para o esquema básico são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1309Q1066956 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Área Políticas e Gestão Escolar, IF RN, FUNCERN, 2025

Em contraposição à lógica mercadológica, a execução de políticas de financiamento coaduna-se com as Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e em defesa da Educação Pública, desde que seja garantida a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1310Q885202 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Agente Administrativo, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

A Lei N.º 14.133/21, também conhecida como Nova Lei de Licitações, apresenta, em sua redação, importantes disposições a respeito do processo de contratação na Administração Pública, estabelecendo, entre outras, as modalidades de licitação. A modalidade que representa uma inovação inserida pela referida lei, permitindo a interação da Administração Pública com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, é definida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1311Q885231 | Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Segundo a Resolução n. 142 da ANVISA de 17 de março de 2017, as escovas dentais são classificadas de acordo com a finalidade de uso, a faixa etária e a rigidez das cerdas. Pacientes com fenótipo gengival fino, com qualquer tipo de irritação tecidual ou mucosite, devem utilizar escovas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1312Q888569 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

A infecção pelo vírus da hepatite B é considerada um problema de saúde pública a nível mundial, apresentando elevada morbidade e mortalidade. É uma via de transmissão da doença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1313Q1082371 | Legislação Federal, Lei N 12 608 de 2012, Área Eventos, IF PE, FUNCERN, 2025

Faltando 90 minutos para a abertura do evento institucional do IFPE, boletim oficial indica chuva intensa com rajadas. O acesso principal está interditado por alagamento; há acesso secundário viável, barreiras móveis, tendas certificadas, sinalização reserva, brigada/equipe de apoio e canal oficial para mensagens ao público. A operação deve observar a Lei 13.425/2017 (segurança em locais de reunião de público), a Lei 12.608/2012 (Proteção e Defesa Civil), a IT do Corpo de Bombeiros competente para eventos temporários e a ABNT NBR 9050 (acessibilidade). À luz das normas citadas, assinale a decisão mais adequada a ser conduzida imediatamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1314Q1082119 | Português, Sintaxe, Assistente em Administração, IF PE, FUNCERN, 2025

Texto associado.
A questão refere-se ao texto a seguir.


Além das leis, precisamos promover o desejo por bibliotecas


Leonardo Assis


Nos últimos 30 anos, temos acompanhado a criação de leis relacionadas às bibliotecas públicas, passando pelas escolares e, mais recentemente, chegando àquelas previstas nos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Essas medidas buscam garantir espaços legítimos de existência e atuação para as bibliotecas. Esse crescimento do interesse pela instituição é fruto do trabalho de muitos profissionais que lutam para criar espaços de fruição da informação e, consequentemente, da cultura em nossa sociedade.

Iniciativas como essas são fundamentais. Elas expressam posicionamentos estratégicos para assegurar que a população tenha acesso a ambientes propícios ao desenvolvimento pleno do ser. Esses guerreiros, como gosto de chamá-los, são aqueles que compreenderam e valorizam o poder transformador das bibliotecas na vida em sociedade.

Neste momento, em que um mínimo legal foi e está sendo garantido, é necessário que a sociedade compreenda a importância das bibliotecas, ou melhor, da informação, para a sua vida, tanto no aspecto material quanto simbólico. Só esse espaço plural, onde diferentes discursos coexistem e o autoritarismo não encontra lugar, pode levar a sociedade à compreensão das desigualdades e à busca por uma prosperidade que, mesmo quando individual, tem reflexos coletivos.

O grande desafio atual, no processo de institucionalização das leis sobre bibliotecas, é tornar esses espaços relevantes e significativos para os contextos em que estão inseridos. E isso exige uma formação profissional na área de biblioteconomia e de estudos da informação que vá além da técnica e abrace o contexto social.

Apenas um olhar atento às comunidades atendidas poderá transformar essa realidade, fazendo com que leis e decretos deixem de ser apenas formalidades para se tornarem ações concretas. É assim que as bibliotecas, especialmente as públicas e escolares, podem assumir um papel protagonista em nossa sociedade.

Ao olharmos para a história da humanidade, da Mesopotâmia às redes de informação contemporâneas, percebemos que o desenvolvimento das nações sempre esteve ligado ao fortalecimento de suas instituições de informação. Esse ensinamento nos coloca diante de um momento ímpar. Se já temos leis que favorecem as bibliotecas, por que elas ainda não se tornaram plenamente efetivas?

A resposta, ainda que parcial, é clara: falta engajamento. A atuação profissional no campo das bibliotecas ainda é falha em muitos contextos. É preciso reduzir o tempo, aqui entendido como o tempo de formação, que o profissional leva para encarar o cenário real de sua prática. E essa formação não pode se restringir a métodos e formas; ela precisa instigar o desejo. Um desejo que seja coletivo, que nasça da comunidade, e não apenas da atuação isolada de um profissional diante de um acervo que, por si só, não tem valor.

Profissionais, é preciso buscar a instalação desse desejo por bibliotecas em nossas comunidades. E esse desejo vem a partir do momento em que a sociedade percebe que os ganhos, não apenas no sentido material, são muitos quando proporcionados por uma biblioteca.


Disponível em: https://jornal.usp.br/. Acesso em: 01 set. 2025.
Leia o excerto a seguir.

[...] pode levar a sociedade à compreensão das desigualdades e à busca por uma prosperidade que, mesmo quando individual, tem reflexos coletivos.

Sobre questões relacionadas à regência, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1315Q1023534 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Read the three idioms below and check the alternative which represents their correct usage.

Idiom 1: Better late than never Idiom 2: go back to the drawing board Idiom 3: make a long story short
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1316Q1023538 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Check the alternative that corresponds to the phonemic transcription of the words below.

Sheep –ship – Cheap – Chip
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1317Q892986 | Informática, Windows, Agente Administrativo, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

Um usuário do sistema operacional Windows 10 Profissional apertou o seguinte atalho do teclado: Tecla do Windows + R. Em seguida, utilizou também o atalho Tecla do Windows + E. Finalizou tudo apertando Tecla do Windows + L. Esses atalhos realizam as seguintes ações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1318Q892995 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Agente Administrativo, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

Na gestão de arquivos, existem diversas metodologias de arquivamento que podem ser adotadas de acordo com as necessidades e particularidades de cada organização. O método de arquivamento em que os documentos são guardados por ordem alfabética e por cores, com o intuito de facilitar a identificação dos itens no momento da busca, entre outros benefícios, é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1319Q890697 | Medicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A esquistossomose, conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d'água” ou “doença dos caramujos”, é uma doença provocada por vermes parasitas, e está diretamente relacionada a falta de saneamento básico, ou a lugares com condições precárias, causada pelo Shistosoma mansoni. O indivíduo adquire a doença quando entra em contato com água contaminada, ou onde existam caramujos infectados, seus hospedeiros intermediários, responsáveis pela transmissão da esquistossomose. Com relação ao ciclo de vida do Shistosoma mansoni, podemos afirmar que sua forma infectante para o homem, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1320Q890702 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

O tratamento das feridas cutâneas é dinâmico e depende, a cada momento, da evolução das fases de cicatrização. O curativo é o tratamento clínico mais frequentemente utilizado para o tratamento de feridas. A cobertura indicada para feridas superficiais com exsudação de moderada a baixa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.