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Questões de Concursos FUNCERN

Resolva questões de FUNCERN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q1080225 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Pedagogo, Prefeitura de Junco do Seridó PB, FUNCERN, 2023

De acordo com a Lei 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a organização da prática educativa, na perspectiva inclusiva como prática social, implica no envolvimento de todos que fazem a comunidade educativa, sendo dever
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1382Q1082278 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Assistente de Alunos, IF PE, FUNCERN, 2025

A divisão tradicional entre masculino e feminino é uma construção cultural que pode variar entre diferentes povos e evoluir ao longo do tempo. Nessa perspectiva, podemos inferir que o gênero de uma pessoa é
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1383Q1082790 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Formação Gestão Pública, IF PE, FUNCERN, 2025

Considerando a evolução de uma gestão pública burocrática para um modelo moderno, digital, transparente e orientado a resultados para a sociedade, é exemplo de ação condizente com os princípios do Governo Digital e da eficiência pública
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1384Q876725 | Matemática, Motorista, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Recentemente, Angicos/RN celebrou seu 87º aniversário de emancipação. Como parte das festividades, a equipe gestora da cidade optou por organizar um evento no qual haverá o sorteio de um brinde para os moradores. Nesse contexto, foram distribuídas 3600 senhas, sendo 1530 destinadas aos homens, ficando o restante para as mulheres. A probabilidade de uma mulher ser a ganhadora do brinde é igual a
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1385Q1082563 | Engenharia Civil, Normas e Legislações, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025

No que se refere às propriedades da alvenaria estrutural e de seus componentes, conforme recomendação da ABNT NBR 16868-1:2020, para evitar risco de fissuras, recomenda-se especificar, em projeto, a resistência à compressão da argamassa destinada ao assentamento de blocos limitada a
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1386Q1082320 | Edificações, Sistemas e Processos Construtivos, Área Edificações, IF PE, FUNCERN, 2025

Durante a avaliação da dureza superficial de um elemento estrutural de concreto endurecido, utilizando o esclerômetro de reflexão, o profissional responsável deve seguir os critérios estabelecidos pela ABNT NBR 7584:2012. Conforme essa norma, o número mínimo de impactos válidos, por área de ensaio, exigido para o cálculo do índice esclerométrico médio, é
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1387Q1082594 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Área Elétrica, IF PE, FUNCERN, 2025

Uma indústria localizada no estado de Pernambuco pretende investir em geração fotovoltaica para reduzir seus custos com energia elétrica. O projeto prevê a instalação de um sistema com 270 kWp de potência, com custo total de R$ 1.000.000,00. Considerando:irradiação solar média diária: 5,5 kWh/m²/dia; fator de desempenho do sistema: 80%; custo médio da energia elétrica industrial: R$ 0,70/kWh; mês com 30 dias, o tempo de retorno do investimento (payback simples), desconsiderando perdas adicionais, manutenção, impostos e sazonalidade, é
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1388Q1066727 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente de Contratação Nova lei de Licitações, Prefeitura de Maxaranguape RN, FUNCERN, 2022

No que concerne à estrutura da administração pública, que tem sua base legislativa na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar:
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1389Q1013993 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

É exemplo de verbo direcional que se flexiona de acordo com o emissor e o receptor:
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1390Q1024745 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Área Língua Inglesa, IF RN, FUNCERN, 2025

Texto associado.
Question must be answered based on the following text.


The integration of technology into English language teaching presents a variety of challenges that must be carefully considered. These challenges can range from technical difficulties, such as unreliable internet connections, to pedagogical issues, including the need for teachers to develop new skills and adjust their teaching methods. Furthermore, there are logistical hurdles such as ensuring that all students have access to the necessary devices. As technology becomes an increasingly important tool in education, teachers must adapt to these challenges in order to make the most of the potential benefits.


Adapted from: BOWER, Matt. Design of Technology-Enhanced Learning: Integrating Research and Practice. Emerald Group Publishing, 2017.
According to the passage from Matt Bower’s work, choose the statement that best reflects the challenges associated with integrating technology in English language teaching:
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1391Q1024749 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Área Língua Inglesa, IF RN, FUNCERN, 2025

Texto associado.
Question must be answered based on the following text.


The strategy of inferencing is defined as the process of using available information (linguistic or nonlinguistic) to guess the meanings of unfamiliar target language elements to predict outcomes or to fill in missing information. Inferencing is also commonly referred to as educated guessing. It regards guessing as a special way of processing new information for it decodes texts through the use of contextual clues and the reader's own background. It is believed that guessing is an essential skill for reading, as it enables the learner to cope with gaps in understanding. Systematic guessing helps learners accept the idea that it is not essential to understand every single word of the text to derive its overall meaning.


Adapted from: ABSY, Conceição A. The use of inference in EFL text comprehension. Available at: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639246/6842.
When analyzing how English as a Foreign Language students process unfamiliar vocabulary in texts, identify below the most suitable pattern of textual engagement that reflects the cognitive strategy of inferencing:
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1392Q1014000 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Como toda língua de sinais, a LIBRAS também possui convenções específicas para seu uso. Quando se faz referência à datilologia, é correto afirmar:
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1393Q1014003 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

A Declaração de Salamanca, importante documento elaborado pela parceria de várias nações em torno de princípios que reformulassem o sistema educacional, afirma, na parte sobre “perspectivas comunitárias”, no subtópico “parceria com os pais”, que
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1394Q1014006 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Considere o excerto a seguir.

Grande parte deles é filha de pais ouvintes, rejeitam a representação da identidade ouvinte, possuem uma identidade em construção, passam da expressão visual/oral para a expressão visual/sinalizada.

Conforme a professora surda Gladis Perlin (s.d.), esse breve excerto descritivo representa características identitárias provenientes da comunidade surda, mais especificamente da identidade surda
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1395Q888574 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

O caput do artigo 3º da Lei nº 8.080, de 1990, foi alterado pela Lei nº 12.864, de 2013, no qual foi incluída, como fator determinante e condicionante da saúde, a

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1396Q1082117 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF PE, FUNCERN, 2025

Texto associado.
A questão refere-se ao texto a seguir.


Além das leis, precisamos promover o desejo por bibliotecas


Leonardo Assis


Nos últimos 30 anos, temos acompanhado a criação de leis relacionadas às bibliotecas públicas, passando pelas escolares e, mais recentemente, chegando àquelas previstas nos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Essas medidas buscam garantir espaços legítimos de existência e atuação para as bibliotecas. Esse crescimento do interesse pela instituição é fruto do trabalho de muitos profissionais que lutam para criar espaços de fruição da informação e, consequentemente, da cultura em nossa sociedade.

Iniciativas como essas são fundamentais. Elas expressam posicionamentos estratégicos para assegurar que a população tenha acesso a ambientes propícios ao desenvolvimento pleno do ser. Esses guerreiros, como gosto de chamá-los, são aqueles que compreenderam e valorizam o poder transformador das bibliotecas na vida em sociedade.

Neste momento, em que um mínimo legal foi e está sendo garantido, é necessário que a sociedade compreenda a importância das bibliotecas, ou melhor, da informação, para a sua vida, tanto no aspecto material quanto simbólico. Só esse espaço plural, onde diferentes discursos coexistem e o autoritarismo não encontra lugar, pode levar a sociedade à compreensão das desigualdades e à busca por uma prosperidade que, mesmo quando individual, tem reflexos coletivos.

O grande desafio atual, no processo de institucionalização das leis sobre bibliotecas, é tornar esses espaços relevantes e significativos para os contextos em que estão inseridos. E isso exige uma formação profissional na área de biblioteconomia e de estudos da informação que vá além da técnica e abrace o contexto social.

Apenas um olhar atento às comunidades atendidas poderá transformar essa realidade, fazendo com que leis e decretos deixem de ser apenas formalidades para se tornarem ações concretas. É assim que as bibliotecas, especialmente as públicas e escolares, podem assumir um papel protagonista em nossa sociedade.

Ao olharmos para a história da humanidade, da Mesopotâmia às redes de informação contemporâneas, percebemos que o desenvolvimento das nações sempre esteve ligado ao fortalecimento de suas instituições de informação. Esse ensinamento nos coloca diante de um momento ímpar. Se já temos leis que favorecem as bibliotecas, por que elas ainda não se tornaram plenamente efetivas?

A resposta, ainda que parcial, é clara: falta engajamento. A atuação profissional no campo das bibliotecas ainda é falha em muitos contextos. É preciso reduzir o tempo, aqui entendido como o tempo de formação, que o profissional leva para encarar o cenário real de sua prática. E essa formação não pode se restringir a métodos e formas; ela precisa instigar o desejo. Um desejo que seja coletivo, que nasça da comunidade, e não apenas da atuação isolada de um profissional diante de um acervo que, por si só, não tem valor.

Profissionais, é preciso buscar a instalação desse desejo por bibliotecas em nossas comunidades. E esse desejo vem a partir do momento em que a sociedade percebe que os ganhos, não apenas no sentido material, são muitos quando proporcionados por uma biblioteca.


Disponível em: https://jornal.usp.br/. Acesso em: 01 set. 2025.
De forma global, o texto propõe-se a
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1397Q1082147 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais da República, Administrador, IF PE, FUNCERN, 2025

Considere o excerto abaixo.

"Novidade da Constituição de 1988 - distanciando-se das cartas passadas, que não disciplinavam a matéria como agora, o art. 4º listou, de forma sistemática e categórica, os princípios regentes das relações exteriores do Brasil. A matéria e a forma do preceito, adotados pela Assembleia Nacional Constituinte, derivaram do art. 26 do Anteprojeto da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher. E, ao erigir os incisos do art. 4° ao posto de princípios regentes da República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais, o constituinte prescreveu vetores que repercutem na própria ordem jurídica interna.".

(BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de direito constitucional. 16. ed. Rio de Janeiro: Saraiva Jur, 2023, p. 398).

Sobre os princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais, destaca-se

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1398Q1023526 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Texto associado.
Text 02 - (Types of social practices) Linguistics



The language spoken is one of the characteristics that most differentiate us from other animals on the planet. According to the experts, its appearance was one of the main causes of our development as a species; This is because the use of the language caused our brain to increase in capacity.


Therefore, linguistic social practices are a fundamental part of each culture. They include elements such as the language spoken, expressions and phrases made, or the importance given to certain words.


[...]


Social practices of language


Within all types of social practices that exist some of the most influencing a given society are those that have to do with their linguistic expression.


Due to the way in which language modifies the brain and the individual experience of people, the social practices of language take on great importance when it comes to understanding the customs and ways of seeing the world proper to a given society.


Even several studies have shown that bilingual people change their personality depending on the language they are speaking. So, what are the social practices of language?


These are ways of interacting that include both spoken and written language, in addition to all those activities that surround the communication process through it. Depending on the context in which we find ourselves and what we want to transmit, these practices will be different.


Also adapted from: https://www.lifepersona.com/social-practices-types-and-practices-of-language, accessed on July 17th, 2023.
From text 02, we visibly understand that:
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1399Q1023527 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Texto associado.
Text 02 - (Types of social practices) Linguistics



The language spoken is one of the characteristics that most differentiate us from other animals on the planet. According to the experts, its appearance was one of the main causes of our development as a species; This is because the use of the language caused our brain to increase in capacity.


Therefore, linguistic social practices are a fundamental part of each culture. They include elements such as the language spoken, expressions and phrases made, or the importance given to certain words.


[...]


Social practices of language


Within all types of social practices that exist some of the most influencing a given society are those that have to do with their linguistic expression.


Due to the way in which language modifies the brain and the individual experience of people, the social practices of language take on great importance when it comes to understanding the customs and ways of seeing the world proper to a given society.


Even several studies have shown that bilingual people change their personality depending on the language they are speaking. So, what are the social practices of language?


These are ways of interacting that include both spoken and written language, in addition to all those activities that surround the communication process through it. Depending on the context in which we find ourselves and what we want to transmit, these practices will be different.


Also adapted from: https://www.lifepersona.com/social-practices-types-and-practices-of-language, accessed on July 17th, 2023.
In “Within all types of social practices that exist some of the most influencing a given society are those that have to do with their linguistic expression.”, the word “a” refers to:
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1400Q1023536 | Inglês, Verbos Verbs, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Check the alternative that represents the right context for the use of the phrasal verb CALL OFF.
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