Início Questões de Concursos FUNCERN Resolva questões de FUNCERN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. FUNCERN Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1401Q1023540 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Correction of students’ work constitutes a relevant part of teaching-learning process. Given that, understanding the nature of students’ incorrect language productions is key to effective correction. Assuming the sentences in the box below are productions from Brazilian students, check the alternative which labels the presented language problems accordingly. I have 12 years old. - I goed to school yesterday. - I am with a headache. - She work in the morning. ✂️ a) L1 transfer – developmental error – L1 transfer – developmental error. ✂️ b) L1 transfer – L1 transfer – developemental error – L1 transfer. ✂️ c) developmental error – L1 transfer – developemental error – development error. ✂️ d) developmental error – L1 transfer – developmental error – L1 transfer. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1402Q1023543 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Match the teacher’s actions in the box below to their respective techniques for presenting new language. Action 1: Teacher has students repeat pronunciation of specific words in a text. Action 2: Teacher asks students about their favorite sports after reading a text on rugby. Action 3: Teacher uses a well-known short story to present the simple past. Action 4: Teacher plays the corresponding audio to a text presented in class. ✂️ a) drilling – using a familiar text – personalizing a topic – presenting a model for pronunciation. ✂️ b) drilling – personalizing a topic – using a familiar text – presenting a model for pronunciation. ✂️ c) presenting a model for pronunciation – personalizing a topic – using a familiar text – drilling. ✂️ d) presenting a model for pronunciation – using a familiar text – personalizing a topic – drilling. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1403Q1023544 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Match the types of task presented in the box to the activities listed below. Check the alternative that labels the tasks from 1 to 5 in respective order. Choral drill – brainstorming – role play – rank ordering – jumbled sentence Task 1: Students are asked to put words in the right order as to form an interrogative sentence. Task 2: Students are asked to listen to a list of words and repeat after the presentation of the audio. Task 3: Students are asked to make a list of as many fun places to go on the weekend as they can. Task 4: Students are asked to act as travel agents and clients in a situation of planning a trip. Task 5: Students are asked to order a list of frequency adverbs from least frequent to most frequent. ✂️ a) rank ordering – choral drill – role play – brainstorming. ✂️ b) role play – rank ordering – brainstorming – choral drill. ✂️ c) rank ordering – brainstorming – choral drill – jumbled sentence. ✂️ d) jumbled sentence – choral drill – brainstorming – role play – rank ordering. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1404Q1071461 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Luz, maquiagem, iluminação, sonoplastia, encenação, dramaturgia são alguns dos elementos que compõem ✂️ a) a fotografia. ✂️ b) a arquitetura. ✂️ c) a linguagem teatral. ✂️ d) a linguagem musical. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1405Q1015656 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Em 1º de janeiro de 1856, foi inaugurado o primeiro educandário para surdos no Brasil, com a denominação: ✂️ a) Collégio Nacional para Surdos-Mudos. ✂️ b) Associação dos Surdos de Natal - ASNAT. ✂️ c) Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. ✂️ d) Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1406Q1015660 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Com base na Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras (com a redação dada pela Lei nº 14.704, de 2023), são atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências, ✂️ a) efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio do braile, para a língua oral e vice-versa. ✂️ b) efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras, para a língua oral e vice-versa. ✂️ c) efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da escrita de sinais (SignWriting), para a língua oral e vice-versa. ✂️ d) efetuar comunicação entre ouvintes e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos cegos e ouvintes, por meio da Libras, para a língua oral e vice-versa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1407Q1086061 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Assistente Social, Prefeitura de Jardim do Seridó RN, FUNCERN, 2019Um candidato a um concurso organiza seu material para levar no dia da prova. Ele possui 13 canetas, sendo 7 azuis e 6 pretas. Se, por segurança, ele pretende levar seis canetas para o concurso, sendo duas pretas, o número de maneiras que ele pode selecionar essas canetas são ✂️ a) A6,2 . A7,4 . ✂️ b) C6,2 . C10,4 . ✂️ c) A6,2 . A10,4 . ✂️ d) C6,2 . C7,4 . Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1408Q1082254 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social, IF PE, FUNCERN, 2025As políticas sociais vêm sofrendo uma ofensiva capitalista em sua permanente busca por superlucros, associada à crescente predominância de posicionamentos conservadores que atingem o trabalho dos(as) Assistentes Sociais. Considerando esse cenário, o desafio é, justamente, buscar alternativas para ampliar o acesso aos direitos, combatendo ✂️ a) Renovação, focalização e privatização das políticas sociais. ✂️ b) Descentralização, participação e controle social das políticas sociais. ✂️ c) Mercantilização, universalização e privatização das políticas sociais. ✂️ d) Participação, universalização e publicização das políticas sociais. ✂️ e) Mercantilização, focalização e privatização das políticas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1409Q1082255 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, IF PE, FUNCERN, 2025O trabalho do (a) Assistente Social deve ser compreendido de forma indissociável dos dilemas vividos pelo conjunto dos trabalhadores(as) e suas lutas. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta corretamente um dos desafios da agenda profissional do Serviço Social ✂️ a) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as condições de trabalho e as respostas profissionais acionadas para fazer frente às expressões da questão social no serviço público — maior espaço ocupacional do (a) Assistente Social na sociedade brasileira. ✂️ b) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as condições de trabalho no serviço público e as respostas profissionais acionadas para fazer frente às expressões da questão social no maior espaço ocupacional do (a) Assistente Social na sociedade brasileira. ✂️ c) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as condições de trabalho e as respostas profissionais acionadas para fazer frente às expressões da questão social nos diferenciados espaços ocupacionais do (a) Assistente Social na sociedade brasileira. ✂️ d) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as expressões da questão social e as condições de trabalho na esfera privada — um dos maiores empregadores da categoria no Brasil. ✂️ e) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as condições de trabalho no terceiro setor e as respostas profissionais acionadas para fazer frente à questão social no maior espaço ocupacional do (a) Assistente Social na sociedade brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1410Q1082520 | Química, Substâncias e Suas Propriedades, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025Um estudante de um curso técnico em química, numa aula de química analítica, foi instado por seu professor a preparar uma solução de um padrão primário, para realização de uma atividade prática de análise volumétrica. Ao pesquisar na internet, em sítios não confiáveis, o estudante encontrou um conjunto de supostas características associadas às substâncias que poderiam ser utilizadas como padrão primário. Ao apresentar o resultado de sua pesquisa ao seu professor, este sugeriu que o estudante refizesse a pesquisa, pois entre as características apresentadas pelo estudante, não se enquadra nas de um padrão primário, ✂️ a) o baixo equivalente grama. ✂️ b) a alta pureza química. ✂️ c) ser não higroscópica. ✂️ d) possuir elevado Kps. ✂️ e) possuir estabilidade ao ar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1411Q1082525 | Química, Técnicas de Laboratório, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025Um laboratorista que trabalha no controle de qualidade de uma indústria de bebidas, utiliza a espectrofotometria UV-Vís, para determinar o teor de corante em bebidas artificiais. Considerando o princípio da Lei de Lambert - Beer e suas limitações, assinale a opção correta. ✂️ a) A absorbância aumenta indefinidamente de forma linear com a concentração, não havendo limites práticos para aplicação da lei. ✂️ b) O caminho óptico (ℓ) é sempre fixo em 1,0 cm, portanto não influencia no cálculo da absorbância. ✂️ c) A lei de Lambert-Beer é válida apenas se a solução estiver em condições ideais: transparente, homogênea e em concentrações que não provoquem interações entre moléculas absorventes. ✂️ d) A absorbância medida depende apenas da fonte de radiação, sendo independente da concentração do analito. ✂️ e) Desvios da linearidade observados em altas concentrações, são erros instrumentais inevitáveis e não têm relação com as propriedades da solução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1412Q1082273 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Assistente de Alunos, IF PE, FUNCERN, 2025O Decreto Federal nº 12.122/2024 criou o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, cujo principal objetivo é ✂️ a) criar cargos públicos específicos para fiscalizar casos de discriminação, assédio moral e sexual. ✂️ b) substituir as comissões de ética existentes nos órgãos públicos para tratar dos casos de assédio. ✂️ c) promover um ambiente de trabalho saudável e seguro, livre de assédio e discriminação. ✂️ d) conceder incentivos específicos aos servidores que atuarem em programas de combate ao assédio. ✂️ e) criar um regime disciplinar paralelo para tratar de casos de assédio e discriminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1413Q1082536 | Redes de Computadores, Cabeamento, Área Rede de Computadores, IF PE, FUNCERN, 2025Uma atividade comum na manutenção de redes de computadores de uma empresa é o mapeamento de cabos e a sua identificação. Um equipamento testador de cabos pode ser utilizado para esta tarefa. O procedimento mais rápido normalmente envolve: ✂️ a) desconectar os cabos um a um e interligar ambas as extremidades aos componentes do testador, com firmeza, para identificar com o aparelho se há ou não problemas. ✂️ b) conectar um gerador de sinal ao cabo e utilizar um receptor indutivo para determinar, com precisão, onde se localiza a outra extremidade do cabo, dentre os terminais. ✂️ c) medir a qualidade do sinal transmitido pelos computadores com o testador para averiguar, com clareza, se há ou não ausência de ruído além dos limites toleráveis. ✂️ d) isolar os dispositivos um a um para verificar com o testador, de forma sistemática, se há ou não danos à fiação, ao longo de todo o trajeto do cabeamento instalado. ✂️ e) analisar previamente a malha de transmissão do sinal para identificar, com certeza, se há problemas nos contatos e fios, pela avaliação da integridade estrutural do cabo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1414Q1082792 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Formação Gestão Pública, IF PE, FUNCERN, 2025Em uma instituição federal, a gestão implementou uma reestruturação organizacional com o objetivo de aprimorar a coordenação entre setores e agilizar a tomada de decisões. Para isso, definiu fluxos claros de comunicação, limites de responsabilidade e canais formais de supervisão. Essa medida está fundamentada no princípio administrativo da ✂️ a) especialização. ✂️ b) hierarquia. ✂️ c) divisão do trabalho. ✂️ d) amplitude administrativa. ✂️ e) descentralização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1415Q885432 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024O cloridrato de metformina é um medicamento pertencente à classe farmacológica das biguanidas, utilizado no tratamento farmacológico da diabetes mellitus. De acordo com o Caderno de Atenção Básica N.° 36, esse medicamento ✂️ a) provoca o ganho de peso, o principal efeito adverso. ✂️ b) deve ser administrado, inicialmente, 850 mg, três vezes ao dia. ✂️ c) é contraindicado para pacientes com insuficiência renal. ✂️ d) é utilizado quando a monoterapia com sulfonilureia não for eficaz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1416Q1082555 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Ao inspecionar uma ponte rodoviária com sinais de desgaste, um engenheiro busca realizar um ensaio rápido e visual para avaliar a profundidade da carbonatação do concreto. Entre os métodos disponíveis listados, o mais adequado para essa finalidade específica, permitindo a identificação visual da linha de carbonatação, é o ensaio ✂️ a) de esclerometria. ✂️ b) de ultrassom. ✂️ c) de resistividade elétrica. ✂️ d) colorimétrico com fenolftaleína. ✂️ e) de permeabilidade ao ar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1417Q1082556 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Um ensaio de tração em uma barra de aço revela que, sob uma carga que gera uma tensão normal (σ) de 150 MPa, a barra sofreu uma deformação específica (ε) de 0,00075. Sabendo que o material se comporta dentro do regime elástico linear, o valor do módulo de elasticidade (E) deste aço, em GPa, utilizando-se a relação matemática estabelecida pela Lei de Hooke, é ✂️ a) 112,5 GPa. ✂️ b) 75,0 GPa. ✂️ c) 225,0 GPa. ✂️ d) 150,0 GPa. ✂️ e) 200,0 GPa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1418Q1082557 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Uma viga em balanço, com 4 metros de comprimento e engastada em uma de suas extremidades, está submetida a uma carga uniformemente distribuída de 20 kN/m ao longo de todo o seu vão. Sua seção transversal é retangular, com 200 mm de largura e 400 mm de altura. Nessas condições, o valor do momento fletor máximo, em kN·m, atuante na viga, é de ✂️ a) 80 kN.m. ✂️ b) 160 kN.m. ✂️ c) 40 kN.m. ✂️ d) 200 kN.m. ✂️ e) 20 kN.m. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1419Q1082565 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Em uma inspeção de projeto estrutural de uma viga reta submetida a cargas transversais no plano principal de inércia, o engenheiro civil identifica os esforços internos que atuam em uma seção transversal. A opção que representa corretamente esses esforços internos é: ✂️ a) força centrífuga, atrito e peso próprio. ✂️ b) esforço tangencial, força magnética e momento torcional. ✂️ c) esforço normal, esforço cortante e momento fletor. ✂️ d) pressão hidrostática, empuxo e força de impacto. ✂️ e) tensão de cisalhamento, calor e trabalho mecânico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1420Q1082566 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Um engenheiro civil está desenvolvendo um projeto de uma estrutura de concreto, utilizando as diretrizes da ABNT NBR 6118:2023. A Norma em questão se aplica aos concretos de massa específica normal, que, depois de secos em estufa, ✂️ a) têm massa específica (ρc) inferior a 2000 kg/m³. ✂️ b) têm massa específica (ρc) superior a 2800 kg/m³. ✂️ c) têm massa específica (ρc) entre 2000 kg/m³ e 2800 kg/m³. ✂️ d) podem ter qualquer massa específica (ρc). ✂️ e) devem ter massa específica (ρc) de exatamente 2500 kg/m³. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1401Q1023540 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Correction of students’ work constitutes a relevant part of teaching-learning process. Given that, understanding the nature of students’ incorrect language productions is key to effective correction. Assuming the sentences in the box below are productions from Brazilian students, check the alternative which labels the presented language problems accordingly. I have 12 years old. - I goed to school yesterday. - I am with a headache. - She work in the morning. ✂️ a) L1 transfer – developmental error – L1 transfer – developmental error. ✂️ b) L1 transfer – L1 transfer – developemental error – L1 transfer. ✂️ c) developmental error – L1 transfer – developemental error – development error. ✂️ d) developmental error – L1 transfer – developmental error – L1 transfer. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1402Q1023543 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Match the teacher’s actions in the box below to their respective techniques for presenting new language. Action 1: Teacher has students repeat pronunciation of specific words in a text. Action 2: Teacher asks students about their favorite sports after reading a text on rugby. Action 3: Teacher uses a well-known short story to present the simple past. Action 4: Teacher plays the corresponding audio to a text presented in class. ✂️ a) drilling – using a familiar text – personalizing a topic – presenting a model for pronunciation. ✂️ b) drilling – personalizing a topic – using a familiar text – presenting a model for pronunciation. ✂️ c) presenting a model for pronunciation – personalizing a topic – using a familiar text – drilling. ✂️ d) presenting a model for pronunciation – using a familiar text – personalizing a topic – drilling. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1403Q1023544 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Match the types of task presented in the box to the activities listed below. Check the alternative that labels the tasks from 1 to 5 in respective order. Choral drill – brainstorming – role play – rank ordering – jumbled sentence Task 1: Students are asked to put words in the right order as to form an interrogative sentence. Task 2: Students are asked to listen to a list of words and repeat after the presentation of the audio. Task 3: Students are asked to make a list of as many fun places to go on the weekend as they can. Task 4: Students are asked to act as travel agents and clients in a situation of planning a trip. Task 5: Students are asked to order a list of frequency adverbs from least frequent to most frequent. ✂️ a) rank ordering – choral drill – role play – brainstorming. ✂️ b) role play – rank ordering – brainstorming – choral drill. ✂️ c) rank ordering – brainstorming – choral drill – jumbled sentence. ✂️ d) jumbled sentence – choral drill – brainstorming – role play – rank ordering. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1404Q1071461 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Luz, maquiagem, iluminação, sonoplastia, encenação, dramaturgia são alguns dos elementos que compõem ✂️ a) a fotografia. ✂️ b) a arquitetura. ✂️ c) a linguagem teatral. ✂️ d) a linguagem musical. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1405Q1015656 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Em 1º de janeiro de 1856, foi inaugurado o primeiro educandário para surdos no Brasil, com a denominação: ✂️ a) Collégio Nacional para Surdos-Mudos. ✂️ b) Associação dos Surdos de Natal - ASNAT. ✂️ c) Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. ✂️ d) Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1406Q1015660 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Com base na Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras (com a redação dada pela Lei nº 14.704, de 2023), são atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências, ✂️ a) efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio do braile, para a língua oral e vice-versa. ✂️ b) efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras, para a língua oral e vice-versa. ✂️ c) efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da escrita de sinais (SignWriting), para a língua oral e vice-versa. ✂️ d) efetuar comunicação entre ouvintes e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos cegos e ouvintes, por meio da Libras, para a língua oral e vice-versa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1407Q1086061 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Assistente Social, Prefeitura de Jardim do Seridó RN, FUNCERN, 2019Um candidato a um concurso organiza seu material para levar no dia da prova. Ele possui 13 canetas, sendo 7 azuis e 6 pretas. Se, por segurança, ele pretende levar seis canetas para o concurso, sendo duas pretas, o número de maneiras que ele pode selecionar essas canetas são ✂️ a) A6,2 . A7,4 . ✂️ b) C6,2 . C10,4 . ✂️ c) A6,2 . A10,4 . ✂️ d) C6,2 . C7,4 . Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1408Q1082254 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social, IF PE, FUNCERN, 2025As políticas sociais vêm sofrendo uma ofensiva capitalista em sua permanente busca por superlucros, associada à crescente predominância de posicionamentos conservadores que atingem o trabalho dos(as) Assistentes Sociais. Considerando esse cenário, o desafio é, justamente, buscar alternativas para ampliar o acesso aos direitos, combatendo ✂️ a) Renovação, focalização e privatização das políticas sociais. ✂️ b) Descentralização, participação e controle social das políticas sociais. ✂️ c) Mercantilização, universalização e privatização das políticas sociais. ✂️ d) Participação, universalização e publicização das políticas sociais. ✂️ e) Mercantilização, focalização e privatização das políticas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1409Q1082255 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, IF PE, FUNCERN, 2025O trabalho do (a) Assistente Social deve ser compreendido de forma indissociável dos dilemas vividos pelo conjunto dos trabalhadores(as) e suas lutas. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta corretamente um dos desafios da agenda profissional do Serviço Social ✂️ a) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as condições de trabalho e as respostas profissionais acionadas para fazer frente às expressões da questão social no serviço público — maior espaço ocupacional do (a) Assistente Social na sociedade brasileira. ✂️ b) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as condições de trabalho no serviço público e as respostas profissionais acionadas para fazer frente às expressões da questão social no maior espaço ocupacional do (a) Assistente Social na sociedade brasileira. ✂️ c) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as condições de trabalho e as respostas profissionais acionadas para fazer frente às expressões da questão social nos diferenciados espaços ocupacionais do (a) Assistente Social na sociedade brasileira. ✂️ d) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as expressões da questão social e as condições de trabalho na esfera privada — um dos maiores empregadores da categoria no Brasil. ✂️ e) a incorporação da teoria social crítica no universo da profissão aliada à acurada pesquisa sobre as condições de trabalho no terceiro setor e as respostas profissionais acionadas para fazer frente à questão social no maior espaço ocupacional do (a) Assistente Social na sociedade brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1410Q1082520 | Química, Substâncias e Suas Propriedades, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025Um estudante de um curso técnico em química, numa aula de química analítica, foi instado por seu professor a preparar uma solução de um padrão primário, para realização de uma atividade prática de análise volumétrica. Ao pesquisar na internet, em sítios não confiáveis, o estudante encontrou um conjunto de supostas características associadas às substâncias que poderiam ser utilizadas como padrão primário. Ao apresentar o resultado de sua pesquisa ao seu professor, este sugeriu que o estudante refizesse a pesquisa, pois entre as características apresentadas pelo estudante, não se enquadra nas de um padrão primário, ✂️ a) o baixo equivalente grama. ✂️ b) a alta pureza química. ✂️ c) ser não higroscópica. ✂️ d) possuir elevado Kps. ✂️ e) possuir estabilidade ao ar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1411Q1082525 | Química, Técnicas de Laboratório, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025Um laboratorista que trabalha no controle de qualidade de uma indústria de bebidas, utiliza a espectrofotometria UV-Vís, para determinar o teor de corante em bebidas artificiais. Considerando o princípio da Lei de Lambert - Beer e suas limitações, assinale a opção correta. ✂️ a) A absorbância aumenta indefinidamente de forma linear com a concentração, não havendo limites práticos para aplicação da lei. ✂️ b) O caminho óptico (ℓ) é sempre fixo em 1,0 cm, portanto não influencia no cálculo da absorbância. ✂️ c) A lei de Lambert-Beer é válida apenas se a solução estiver em condições ideais: transparente, homogênea e em concentrações que não provoquem interações entre moléculas absorventes. ✂️ d) A absorbância medida depende apenas da fonte de radiação, sendo independente da concentração do analito. ✂️ e) Desvios da linearidade observados em altas concentrações, são erros instrumentais inevitáveis e não têm relação com as propriedades da solução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1412Q1082273 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Assistente de Alunos, IF PE, FUNCERN, 2025O Decreto Federal nº 12.122/2024 criou o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, cujo principal objetivo é ✂️ a) criar cargos públicos específicos para fiscalizar casos de discriminação, assédio moral e sexual. ✂️ b) substituir as comissões de ética existentes nos órgãos públicos para tratar dos casos de assédio. ✂️ c) promover um ambiente de trabalho saudável e seguro, livre de assédio e discriminação. ✂️ d) conceder incentivos específicos aos servidores que atuarem em programas de combate ao assédio. ✂️ e) criar um regime disciplinar paralelo para tratar de casos de assédio e discriminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1413Q1082536 | Redes de Computadores, Cabeamento, Área Rede de Computadores, IF PE, FUNCERN, 2025Uma atividade comum na manutenção de redes de computadores de uma empresa é o mapeamento de cabos e a sua identificação. Um equipamento testador de cabos pode ser utilizado para esta tarefa. O procedimento mais rápido normalmente envolve: ✂️ a) desconectar os cabos um a um e interligar ambas as extremidades aos componentes do testador, com firmeza, para identificar com o aparelho se há ou não problemas. ✂️ b) conectar um gerador de sinal ao cabo e utilizar um receptor indutivo para determinar, com precisão, onde se localiza a outra extremidade do cabo, dentre os terminais. ✂️ c) medir a qualidade do sinal transmitido pelos computadores com o testador para averiguar, com clareza, se há ou não ausência de ruído além dos limites toleráveis. ✂️ d) isolar os dispositivos um a um para verificar com o testador, de forma sistemática, se há ou não danos à fiação, ao longo de todo o trajeto do cabeamento instalado. ✂️ e) analisar previamente a malha de transmissão do sinal para identificar, com certeza, se há problemas nos contatos e fios, pela avaliação da integridade estrutural do cabo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1414Q1082792 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Formação Gestão Pública, IF PE, FUNCERN, 2025Em uma instituição federal, a gestão implementou uma reestruturação organizacional com o objetivo de aprimorar a coordenação entre setores e agilizar a tomada de decisões. Para isso, definiu fluxos claros de comunicação, limites de responsabilidade e canais formais de supervisão. Essa medida está fundamentada no princípio administrativo da ✂️ a) especialização. ✂️ b) hierarquia. ✂️ c) divisão do trabalho. ✂️ d) amplitude administrativa. ✂️ e) descentralização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1415Q885432 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024O cloridrato de metformina é um medicamento pertencente à classe farmacológica das biguanidas, utilizado no tratamento farmacológico da diabetes mellitus. De acordo com o Caderno de Atenção Básica N.° 36, esse medicamento ✂️ a) provoca o ganho de peso, o principal efeito adverso. ✂️ b) deve ser administrado, inicialmente, 850 mg, três vezes ao dia. ✂️ c) é contraindicado para pacientes com insuficiência renal. ✂️ d) é utilizado quando a monoterapia com sulfonilureia não for eficaz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1416Q1082555 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Ao inspecionar uma ponte rodoviária com sinais de desgaste, um engenheiro busca realizar um ensaio rápido e visual para avaliar a profundidade da carbonatação do concreto. Entre os métodos disponíveis listados, o mais adequado para essa finalidade específica, permitindo a identificação visual da linha de carbonatação, é o ensaio ✂️ a) de esclerometria. ✂️ b) de ultrassom. ✂️ c) de resistividade elétrica. ✂️ d) colorimétrico com fenolftaleína. ✂️ e) de permeabilidade ao ar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1417Q1082556 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Um ensaio de tração em uma barra de aço revela que, sob uma carga que gera uma tensão normal (σ) de 150 MPa, a barra sofreu uma deformação específica (ε) de 0,00075. Sabendo que o material se comporta dentro do regime elástico linear, o valor do módulo de elasticidade (E) deste aço, em GPa, utilizando-se a relação matemática estabelecida pela Lei de Hooke, é ✂️ a) 112,5 GPa. ✂️ b) 75,0 GPa. ✂️ c) 225,0 GPa. ✂️ d) 150,0 GPa. ✂️ e) 200,0 GPa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1418Q1082557 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Uma viga em balanço, com 4 metros de comprimento e engastada em uma de suas extremidades, está submetida a uma carga uniformemente distribuída de 20 kN/m ao longo de todo o seu vão. Sua seção transversal é retangular, com 200 mm de largura e 400 mm de altura. Nessas condições, o valor do momento fletor máximo, em kN·m, atuante na viga, é de ✂️ a) 80 kN.m. ✂️ b) 160 kN.m. ✂️ c) 40 kN.m. ✂️ d) 200 kN.m. ✂️ e) 20 kN.m. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1419Q1082565 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Em uma inspeção de projeto estrutural de uma viga reta submetida a cargas transversais no plano principal de inércia, o engenheiro civil identifica os esforços internos que atuam em uma seção transversal. A opção que representa corretamente esses esforços internos é: ✂️ a) força centrífuga, atrito e peso próprio. ✂️ b) esforço tangencial, força magnética e momento torcional. ✂️ c) esforço normal, esforço cortante e momento fletor. ✂️ d) pressão hidrostática, empuxo e força de impacto. ✂️ e) tensão de cisalhamento, calor e trabalho mecânico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1420Q1082566 | Engenharia Civil, Estruturas, Área Civil, IF PE, FUNCERN, 2025Um engenheiro civil está desenvolvendo um projeto de uma estrutura de concreto, utilizando as diretrizes da ABNT NBR 6118:2023. A Norma em questão se aplica aos concretos de massa específica normal, que, depois de secos em estufa, ✂️ a) têm massa específica (ρc) inferior a 2000 kg/m³. ✂️ b) têm massa específica (ρc) superior a 2800 kg/m³. ✂️ c) têm massa específica (ρc) entre 2000 kg/m³ e 2800 kg/m³. ✂️ d) podem ter qualquer massa específica (ρc). ✂️ e) devem ter massa específica (ρc) de exatamente 2500 kg/m³. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro