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Questões de Concursos FUNCERN

Resolva questões de FUNCERN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q319971 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERN

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), coordenou, no ano de 2010 e 2011, a revisão dos instrumentos de avaliação utilizados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituindo o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, em dezembro de 2011.

Julgue V ou F para as afirmativas apresentadas em relação a alguns de seus indicadores e, em seguida, assinale a opção que apresenta a opção correta.

( ) O indicador Atividades de Tutoria, contempla a avaliação de tutoria obrigatória para cursos a distância e presenciais que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004.

( ) O indicador Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem, constante da dimensão Organização Didático-Pedagógica, é utilizado apenas para os cursos a distância.

( ) O indicador Material Didático Institucional não se aplica a cursos presenciais, embora seja obrigatório para cursos a distância e para cursos que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/ 2004.

( ) O indicador Regime de Trabalho do (a) Coordenador (a) do Curso não se aplica aos cursos a distância mas é obrigatório para aos cursos presenciais.

( ) O indicador Experiência do Corpo de Tutores em Educação a Distância não se aplica aos cursos presenciais e é obrigatório para os cursos a distância e os presenciais que ofertam até 20%

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282Q35271 | Arquivologia, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

Nos termos do Decreto nº 4.073/2002 da Presidência da República, compete ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ)
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283Q619989 | Informática, Arquitetura de Computadores, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

A arquitetura do no break define a forma como ele trabalha e o quão seguro estão os equipamentos conectados a ele.

Nesse sentido, o no break

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284Q35285 | Arquivologia, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

A tabela de temporalidade é um instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser
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285Q821387 | Legislação Federal, Lei 9615 1998, Tecnólogo, IFRN, FUNCERN

A Lei nº 9.615, de 24 de Março de 1998 (Lei Pelé), que institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências, reconhece o desporto em três formas (dimensões) de manifestações. Há uma forma que é praticada de modo voluntário, cujas modalidades desportivas têm como finalidade contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente. Essa dimensão é denominada Desporto
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286Q693310 | Direito Processual Penal, Noções Gerais de Direito Processual Penal, Guarda Municipal, Prefeitura de Parnamirim RN, FUNCERN, 2019

O Código de Processo Penal (Decreto-Lei nº. 3.689/1941) disciplina as regras ação penal. Segundo tal
diploma legal, nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas
dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido
ou de quem tiver qualidade para representá-lo. Além disso, o Código de Processo Penal determina
expressamente sobre a ação penal que
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287Q710249 | Português, Procurador Adjunto, Prefeitura de Jardim de Piranhas RN, FUNCERN, 2019

Texto associado.

   Futuro a distância

      A aura de sacralidade que envolve o corpo humano e, por extensão, a prática médica enfrenta seguidos desafios postos por inovações técnicas, como a telemedicina, hoje, ou a reprodução assistida, no passado. A inquietação daí surgida justifica prolongar o debate, mas não afastar indefinidamente futuros aperfeiçoamentos.

      O Conselho Federal de Medicina (CFM) baixara resolução, para entrar em vigor em maio, regulamentando o atendimento a distância. Foram tantas as reações contrárias e de questionamento que a norma foi revogada, pois não haveria tempo hábil para processar todas as objeções e sugestões.

      Mas muito do que se regulamentava ali já existe como praxe de mercado, caso de consultas remotas. Embora exame físico e anamnese presencial constituam os fundamentos básicos da relação entre médico e paciente, existem casos em que são dispensáveis (como na entrega de resultados de testes laboratoriais) ou ficam impossibilitadas pela distância.

      A resolução do CFM estipulava regras para esse tipo de encontro, como ser necessariamente precedido por um contato pessoal, contar com autorização do paciente e ficar gravado em meio digital. Fixava, ainda, normas para outros procedimentos, como telecirurgias.

     Algumas questões levantadas fazem sentido, como a obrigatoriedade de gravação da teleconsulta. Se não se exige tal coisa em encontros presenciais, por que fazê-lo quando se recorre a meios tecnológicos? Abre-se flanco considerável para deslizes de privacidade e se reforça o preconceito retrógrado contra a modalidade inovadora.

      Por detrás da aparente preocupação com a qualidade do atendimento, está a suspeita, oculta-se o zelo corporativo que tantas vezes resiste ao aumento de produtividade. Não há mal algum em banalizar (no bom sentido da palavra) a telemedicina, se isso não acarretar prejuízo ao doente.

      Não são raras as consultas, hoje em dia, em que o médico dispensa uma conversa atenta e a interação física com pacientes em favor da realização de exames laboratoriais ou de imagem. Identifica-se algo de tecnocrático e desumanizador nesse tipo de relacionamento, com alguma dose de razão.

      Admitindo que seja necessário combater tal tendência, a melhor maneira de fazê-lo seria rever o tipo de formação oferecida nas faculdades de medicina, como já se faz em alguns estabelecimentos. Não será com obstáculos à tecnologia, quando ela se provar mais útil e barata, que se reduzirá o distanciamento entre médicos e pacientes.

                            Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2019.

Considere o período:

Não será com obstáculos à tecnologia, quando ela se provar mais útil e barata, que se reduzirá o distanciamento entre médicos e pacientes.

O trecho em destaque apresenta ocorrência de

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288Q692902 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN, 2019

A Psicologia, como profissão da saúde pública, reconhece os fatores subjetivos, emocionais, históricos e das condições de vida dos usuários de álcool e outras drogas, como elementos determinantes para os quadros de saúde e doença do indivíduo. Atuando junto a esse público, o psicólogo precisa
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289Q35293 | Arquivologia, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

Consideram-se instrumentos de pesquisa utilizados nos arquivos como meio de disseminação e recuperação da informação:
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290Q685211 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN, 2019

O conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros de uma organização denomina-se
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291Q600511 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Apícola, IFRN, FUNCERN

Assinale a opção que apresenta somente parâmetros de classificação do mel de abelhas do gênero Apis mellíferas.

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292Q387417 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Biólogo, IFRN, FUNCERN

“Pequena abertura na epiderme de uma planta que permite trocas gasosas; delimitada por um par de células-guarda cujo estado osmótico regula o tamanho da abertura.”

(SADAVA, D. et al., 2009)

Analise as afirmações a seguir sobre a fisiologia dos estômatos.

I A diminuição da intensidade luminosa e da concentração de CO2 são fatores que proporcionam a abertura dos estômatos.

II Os estômatos são estruturas foliares que atuam mediando a entrada de CO2 para a fotossíntese e a saída de água pela transpiração.

III O aumento nas concentrações de íons potássio afetam o potencial osmótico das célulasguarda, promovendo a abertura dos estômatos.

IV O ácido abscísico age sobre as células-guarda, causando o fechamento dos estômatos, evitando a dessecação da planta.

A opção que apresenta apenas afirmações corretas é

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293Q324498 | Pedagogia, Pedagogo, IFRN, FUNCERN

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao “amparo” da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.

( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.

( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.

( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.

A opção que indica a sequência correta é

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294Q682697 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Parnamirim RN, FUNCERN, 2019

Para que servem os direitos humanos?
Flávio Pierobon
Se a resposta a esta pergunta foi “para defender bandidos”, talvez, o leitor sofra de um sério problema
de senso comum teórico, ou talvez jamais tenha efetivamente refletido sobre a questão. Vão aqui alguns
pontos de reflexão. A Lei Maria da Penha e o Estatuto da Pessoa com Deficiência são exemplos de que os
direitos humanos não são para proteger bandidos, mas para proteger seres humanos.
Foi com base em um tratado de direitos humanos que o STF afastou a possibilidade de prisão do
depositário infiel – aquele indivíduo que, não conseguindo pagar suas dívidas, era convertido em depositário
do bem que comprou financiado e, caso não o apresentasse ao juiz para que este tomasse o seu bem, era
considerado “infiel depositário” - e, por isso, conduzido à prisão.
Foi com base também em um tratado de direitos humanos que se introduziu no Brasil o Estatuto da
Pessoa com Deficiência. Em que pese poder haver deficientes que praticam crimes, não parece ser esta a
realidade do país, ou os deficientes são todos bandidos?
A Lei Maria da Penha, conhecida por praticamente todos os brasileiros, foi elaborada no país após
uma condenação internacional sofrida pelo Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Parece
que a senhora Maria da Penha, que se tornou paraplégica por ato do marido, não se adéqua bem ao conceito
de bandida. Alguém conscientemente se opõe a esta sentença: “Ninguém será mantido em escravidão ou
servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas”? Ou a esta: “Ninguém
pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade”? Creio que poucos são contra tais assertivas, ambas
previstas na Declaração Universal de Direitos Humanos.
Esses exemplos parecem evidenciar que direitos humanos não são para proteger bandidos, mas para
proteger seres humanos. Os dias atuais vêm demonstrando um discurso de verdadeiro desdém aos direitos
humanos; expressões como “direitos humanos apenas para humanos direitos” são ouvidas sem enrubescer
o autor. Boa parte da população liga tais direitos à proteção de pessoas que cometem crime, quase sempre
reclamando que não há a mesma proteção à vítima. O discurso é vazio, sem sentido e irreflexivo. Se um
particular fere seus direitos, você pode recorrer ao Estado. Mas, quando quem fere seus direitos –
especialmente os direitos fundamentais – é o Estado, a quem nós podemos recorrer? O exemplo simples dá
a dimensão da importância de um direito que exista independentemente da estrutura política ou jurídica de
cada Estado.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em 10 de dezembro de 1948, em Paris.
Dos 56 países que participavam da sessão, 48 votaram a favor da Declaração e oito se abstiveram; ninguém
votou contra o texto na assembleia da ONU. A declaração pactua aquilo que, logo após as barbaridades da
Segunda Guerra Mundial, se acreditou ser a base mínima de direitos a que qualquer ser humano, em qualquer
parte do mundo, tem direito. São convicções éticas transformadas em direitos.
Em 1948, imaginou-se que, independentemente do rumo que o mundo tomasse, politicamente
falando, jamais nos afastaríamos de tais direitos, por serem supostamente globais (já que nenhum país se
opôs à sua formulação) e eticamente lógicos. Passados 70 anos, quase todas as constituições do mundo
reconhecem tais direitos, inclusive e principalmente a brasileira, recheada de direitos fundamentais,
comprovando que as escolhas feitas naquela época estavam certas.
Mesmo assim, é necessário que a cada crise sejamos lembrados de que pessoas inocentes morreram
para que esta geração pudesse comemorar 70 anos de uma declaração de direitos que pertence a todos os
seres humanos, mas que ainda não está ao alcance de muitas pessoas ao redor do mundo e na nossa própria
vizinhança. Portanto, longa vida à Declaração Universal dos Direitos Humanos e à proteção desses direitos
humanos!
Parece que a senhora Maria da Penha, que se tornou paraplégica por ato do marido, não se adéqua bem ao
conceito de bandida. Alguém conscientemente se opõe a esta sentença:
Ninguém [1] será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão
proibidos [2] em todas as suas formas”? Ou a esta: “Ninguém pode ser arbitrariamente [3] privado da sua
propriedade”? Creio que [4] poucos são contra tais assertivas, ambas previstas na Declaração Universal de
Direitos Humanos. 
O primeiro período, sintaticamente, organiza-se
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295Q35295 | Informática, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

Dentre as opções a seguir, a sequência de ações que o usuário deverá desenvolver para aplicar o recurso Negrito em todo um parágrafo de um texto digitado no Microsoft Word 2013, na versão em Português para Sistema Operacional Windows, é:
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296Q328259 | Pedagogia, Pedagogo, IFRN, FUNCERN

A interdisciplinaridade refere-se a um princípio basilar que visa estabelecer elos de complementaridade, de convergência, de interconexões, de aproximações e de intersecção entre saberes de diferentes áreas. Do ponto de vista prático, a interdisciplinaridade exige uma
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297Q710478 | Português, Procurador Adjunto, Prefeitura de Jardim de Piranhas RN, FUNCERN, 2019

Texto associado.

   Futuro a distância

      A aura de sacralidade que envolve o corpo humano e, por extensão, a prática médica enfrenta seguidos desafios postos por inovações técnicas, como a telemedicina, hoje, ou a reprodução assistida, no passado. A inquietação daí surgida justifica prolongar o debate, mas não afastar indefinidamente futuros aperfeiçoamentos.

      O Conselho Federal de Medicina (CFM) baixara resolução, para entrar em vigor em maio, regulamentando o atendimento a distância. Foram tantas as reações contrárias e de questionamento que a norma foi revogada, pois não haveria tempo hábil para processar todas as objeções e sugestões.

      Mas muito do que se regulamentava ali já existe como praxe de mercado, caso de consultas remotas. Embora exame físico e anamnese presencial constituam os fundamentos básicos da relação entre médico e paciente, existem casos em que são dispensáveis (como na entrega de resultados de testes laboratoriais) ou ficam impossibilitadas pela distância.

      A resolução do CFM estipulava regras para esse tipo de encontro, como ser necessariamente precedido por um contato pessoal, contar com autorização do paciente e ficar gravado em meio digital. Fixava, ainda, normas para outros procedimentos, como telecirurgias.

     Algumas questões levantadas fazem sentido, como a obrigatoriedade de gravação da teleconsulta. Se não se exige tal coisa em encontros presenciais, por que fazê-lo quando se recorre a meios tecnológicos? Abre-se flanco considerável para deslizes de privacidade e se reforça o preconceito retrógrado contra a modalidade inovadora.

      Por detrás da aparente preocupação com a qualidade do atendimento, está a suspeita, oculta-se o zelo corporativo que tantas vezes resiste ao aumento de produtividade. Não há mal algum em banalizar (no bom sentido da palavra) a telemedicina, se isso não acarretar prejuízo ao doente.

      Não são raras as consultas, hoje em dia, em que o médico dispensa uma conversa atenta e a interação física com pacientes em favor da realização de exames laboratoriais ou de imagem. Identifica-se algo de tecnocrático e desumanizador nesse tipo de relacionamento, com alguma dose de razão.

      Admitindo que seja necessário combater tal tendência, a melhor maneira de fazê-lo seria rever o tipo de formação oferecida nas faculdades de medicina, como já se faz em alguns estabelecimentos. Não será com obstáculos à tecnologia, quando ela se provar mais útil e barata, que se reduzirá o distanciamento entre médicos e pacientes.

                            Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2019.

Exerce função substantiva o trecho destacado em:
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298Q684893 | Legislação de Trânsito CTB, Guarda Municipal, Prefeitura de Parnamirim RN, FUNCERN, 2019

Segundo a Resolução Nº. 723/2018 que dispõe sobre uniformização do procedimento administrativo para
imposição das penalidades de suspensão do direito de dirigir e da cassação do documento de habilitação,
define no seu Art. 3º que a penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta aos condutores
infratores que atingirem a contagem de:
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299Q691122 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN, 2019

A pesquisa sobre o desenvolvimento humano constitui uma área do conhecimento da psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos. Tal esforço tem culminado na elaboração de várias teorias que procuram reconstituir, a partir de diferentes metodologias e pontos de vistas, as condições de produção da representação do mundo dos indivíduos. Sobre as teorias do desenvolvimento humano, é correto afirmar que
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300Q600274 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Apícola, IFRN, FUNCERN

Sobre as principais raças de abelhas difundidas na apicultura brasileira, é correto afirmar que

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