Início

Questões de Concursos FUNCERN

Resolva questões de FUNCERN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q875588 | Odontologia, Prevenção e Controle da Doença, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

Assim como os dentifrícios, os enxaguatórios são regulamentados pela ANVISA por meio das resoluções que tratam dos produtos de higiene pessoal. Enxaguatórios bucais têm indicações específicas e devem ser prescritos pelo profissional, após a avaliação do paciente e verificação dos benefícios e efeitos adversos relacionados ao uso desses produtos. Os enxaguatórios não substituem a higienização com a escova, dentifrício e fio dental (ou outro recurso para limpeza interproximal). Os produtos enxaguantes que não “matam” o biofilme já formado, mas agem na sua formação são enxaguatórios contendo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q879269 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Uma das diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

603Q913684 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Guarda Sanitário, Prefeitura de Jardim do Seridó RN, FUNCERN, 2023

Texto associado.

A questão refere-se ao texto a seguir.



Como frear os massacres nas escolas


Alexandre Carvalho


Luz, câmeras do circuito interno preparadas… e ação! Um adolescente de 17 anos saca uma arma de fogo e dispara contra ex-colegas. Segundos depois, seu cúmplice, de 25, usa um machado para atingir vítimas já caídas no chão. Cinco alunos, uma coordenadora pedagógica e uma inspetora do colégio foram assassinados. Antes do ataque, um dos atiradores fez questão de se exibir na internet: publicou 20 fotos suas no Facebook, alternando entre o rosto zangado à mostra e coberto com uma máscara de caveira – a mesma que ele usou no que ficaria conhecido como o “Massacre de Suzano”.


As cenas registradas na escola da Região Metropolitana de São Paulo, em março de 2019, foram exibidas à exaustão nos portais de internet e telejornais. Os espectadores assistiram às armas apontadas, aos golpes de machado em cabeças com a imagem distorcida – para não ferir (ainda mais) a sensibilidade da audiência. Viram as crianças pulando o muro da escola em desespero; ouviram seus gritos, choros e ligações para o celular dos pais, implorando socorro. Uma edição de cenas idênticas às dos filmes de ação mais eletrizantes. Mas era um terror real.


Eis que um salto de quatro anos nos leva à tragédia do dia 28 de março agora. Um adolescente assassinou com facadas sua professora de 71 anos numa escola da Vila Sônia, zona oeste paulistana. Também feriu colegas até ser imobilizado e desarmado por duas mulheres. Em depoimento à polícia, o garoto confessou: “Fui inspirado pelo Massacre de Suzano”. Não à toa, usava a mesma máscara com imagem de caveira que um de seus ídolos ostentava na internet. E seguiu o padrão de se gabar. Horas antes do ataque, publicou no Twitter: “Irá acontecer hoje, esperei por esse momento a vida inteira”. Em seu perfil nessa rede social, usava o sobrenome de um dos atiradores de Suzano.


A influência por trás desse adolescente assassino se encaixa na descrição do “efeito copycat”: o interesse de alguém no sensacionalismo em torno de crimes violentos (ou suicídios) a ponto de cometer atos semelhantes. No caso de criminosos em potencial, é gente que quer a mesma celebridade de seus malvados favoritos.


Mas por que a publicidade de crimes geraria mais crimes? A resposta passa primeiro pela nossa própria essência: a linha entre civilização e barbárie é mais tênue do que Homo sapiens modernos tendem a crer. Freud tinha uma explicação para isso. Ele afirmava que a pressão civilizatória para a vida em sociedade trouxe um mal-estar para o que se esconde no nosso cérebro primitivo, confortável com o comportamento violento. Afinal, a humanidade passou o grosso de sua história lidando com assassinatos como parte do dia a dia. O psicólogo Steven Pinker, que estudou as razões do declínio da violência através dos tempos, escreveu: “Até recentemente, a maioria das pessoas não achava que havia algo particularmente errado com elas”.


A sociedade mudou, mas bem mais rapidamente do que o funcionamento do órgão que temos na caixa craniana. Lá no fundo, esse instinto homicida ainda existe e quer se manifestar – e nem sempre à sombra do olhar da Justiça. Afinal, a notoriedade de um assassinato pode ser favorável a quem quer ser temido ou aceito pelo grupo (pense em grupos que dominavam outros à base da força). E, até hoje, acaricia o ego dos que desejam pôr a cabeça para fora da maioria.


Veja o caso da morte de John Lennon. O beatle teve de escrever muitas das melhores composições da música pop para se estabelecer como um superstar. Seu assassino só precisou de cinco disparos para ter seu rosto estampado pelo mundo, e ver seu nome se tornar quase tão conhecido quanto o de sua vítima.


O massacre da Columbine High School, de 1999, no qual dois adolescentes mataram 13 pessoas a tiros e se suicidaram em seguida, tornou os rostos e nomes dos assassinos conhecidos mundialmente. Virou filme, documentário. E levou a uma corrente de atos parecidos mundo afora. Só nos EUA, houve 377 ataques em escolas desde então.


Com as redes sociais, o estrelato psicótico ficou ainda mais acessível. E a própria evolução no número de massacres americanos mostra isso. Em 2000, um ano após Columbine, e com a internet ainda na infância, aconteceram 12 tiroteios em escolas. Em 2018, o ano em que o TikTok se tornou o app mais baixado dos EUA, foram 30 ataques com armas de fogo. No ano passado, 46 – o recorde até agora. Um estudo da Temple University (EUA) vai ao encontro dessa ligação entre os massacres e a ascensão das redes: mostrou queadolescentes se tornam cinco vezes mais propensos a cometer crimes se sabem que seus colegas estão vendo.


No mundo pré-internet, era mais difícil para alguém com pendor para a prática criminosa encontrar grupos com interesses idênticos. Com redes sociais é diferente: aqueles com tendências violentas acham seus semelhantes com facilidade, mesmo que estejam em cidades, estados ou países diferentes. E um agressor em potencial mais ousado estimula o outro.


Há caminhos para minimizar essa tendência. Se o descontrole no acesso ao conteúdo está na essência das redes sociais, um relatório do Crest, consultoria britânica especializada em crime e Justiça, traz algumas recomendações. Estamos falando de treinamento de crianças como espectadores de mídia social, para orientá-las sobre como identificar (e dar um alerta) se algo parecer levar à violência. Outra seria criar uma escala de classificação para plataformas de rede social, indicando o quão seguras elas são para crianças – já que isso pressionaria as próprias redes a abolir conteúdo impróprio de forma mais eficiente. No Brasil, o Ministério da Justiça anunciou a ampliação de 10 para 50 o número de policiais do grupo de monitoramento da dark web, a terra sem lei onde comunidades de criminosos se sentem em casa.


Mas talvez a mais importante das iniciativas seja algo simples. E que está começando a ser defendida (e posta em prática) no Brasil com ênfase depois que, poucos dias após o assassinato na Vila Sônia, um homem de 25 anos invadiu uma creche em Blumenau (SC) e matou quatro crianças com uma machadinha. É não dar o que alguns desses matadores mais querem: a celebridade.


No mesmo dia do massacre dessas meninas e meninos, William Bonner anunciou no Jornal Nacional que os nomes e as imagens de autores de ataques, assim como vídeos dos crimes, não seriam mais divulgados na Globo. Outros órgãos de imprensa adotaram a mesma abordagem. E é o que fizemos neste artigo, incluindo casos do passado. Glamourizar assassinos, afinal, equivale a pedir por mais assassinatos.



Disponível em:< https://super.abril.com.br/sociedade>. Acesso em 25 jun. 2023.

Leia o período a seguir.


Lá no fundo, esse instinto homicida ainda existe e quer se manifestar – e nem sempre à sombra do olhar da Justiça.


A conjunção e foi empregada com valor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

604Q878944 | Edificações, Equipamentos e Ferramentas, Operador de Máquinas Pesadas, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Em algumas motoniveladoras, existe um modo de operação de segurança que permite ao operador o deslocamento da máquina em caso de falha no sistema de controle da transmissão. Se uma falha ocorrer, a transmissão poderá funcionar no modo de segurança em apenas uma marcha à frente ou à ré. De acordo com o dispositivo de segurança encontrado em algumas motoniveladoras, esse sistema é conhecido como modos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q884670 | Informática, Intranet e Extranet, Assistente Administrativo, CREARN, FUNCERN, 2024

Os certificados são um dos elementos mais importantes para garantir a segurança de um site na internet. Sobre os tipos de informações que são protegidas por um certificado SSL durante a transmissão, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

606Q875589 | Odontologia, Flúor, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

Os dentifrícios são produzidos na forma de creme/pasta ou gel dental. Eles foram, inicialmente, utilizados pela sua função cosmética (limpeza, remoção de manchas e produção, no consumidor, da sensação de hálito fresco), assumindo, posteriormente, importante função como veículo para agentes terapêuticos. Pelo seu efeito anticárie, de grande impacto em saúde coletiva, é considerado o mais importante dos agentes terapêuticos, o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q877216 | Direito Sanitário, Resoluções da Anvisa, Agente Fiscal Sanitária, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Para que o estabelecimento atenda às boas práticas para serviços de alimentação, é preciso prover estrutura, equipamentos e procedimentos organizados, conforme o preconizado pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216/2004. Dessa forma, a opção que se enquadra no que determina essa resolução é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

608Q913695 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista, Prefeitura de Jardim do Seridó RN, FUNCERN, 2023

Texto associado.
A questão refere-se ao texto abaixo.


Brasil está despreparado para a mutação do trabalho na era digital


Até 2027, serão criados no mundo 69 milhões de postos de trabalho e eliminados 83 milhões, de acordo com levantamento sobre o futuro do emprego feito pelo Fórum Econômico Mundial. Esses 14 milhões de postos de trabalho deverão ser ceifados pelo avanço da automação e da inteligência artificial (IA). As novas tecnologias criarão outras alternativas de trabalho, mas a sociedade precisará estar qualificada para se adaptar à nova realidade e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Entre os setores com mais potencial de impulsionar novos empregos estão, segundo o estudo, energia e materiais; tecnologia da informação (TI) e comunicação digital. A transição verde para uma economia de baixo carbono será também fonte importante de novos empregos. Eles surgem da necessidade de aumentar a geração de energia de fontes renováveis, com investimentos em parques solares ou eólicos.

A China lidera esse mercado de trabalho, tendo criado 42% dos empregos mundiais. Nos Estados Unidos, o governo Biden aprovou no Congresso uma lei que destina US$ 370 bilhões à transição da economia americana para energia limpa. Desde agosto, surgiram 100 mil novos empregos no segmento. Nas áreas de TI e comunicação digital, de acordo com o estudo, cada emprego gera cinco noutras áreas.

Para qualquer país usufruir a revolução tecnológica será fundamental dispor de mão de obra qualificada. Isso se traduz em forte estrutura educacional. Nesse requisito, o Brasil ainda patina, apesar dos avanços no início do ciclo fundamental. Falta conhecimento para obter resultados satisfatórios no segundo ciclo do fundamental, portanto os resultados demoram a aparecer no ensino médio. Ao anunciar a suspensão da reforma do ensino médio, o governo contribui para atrasar ainda mais a formação voltada a cursos profissionalizantes e ao ensino superior.

Será preciso também pensar em retreinamento de profissionais para atender às necessidades do novo sistema de produção. Na conferência que o Fórum Econômico Mundial promoveu no mês passado na Suíça para debater o mercado de trabalho do futuro, foi revelado que, na Europa, falta 1 milhão de engenheiros apenas para atender à demanda por painéis solares.

Será, por fim, essencial requalificar aqueles cujos empregos desaparecerão porque suas funções não serão mais necessárias. Já está em declínio a busca por cargos de secretaria executiva e administrativa, guardas de segurança, caixas de banco, vendedores de tíquetes ou carteiros. Dezenas de outras funções ficarão obsoletas. Sua manutenção só contribuirá para reduzir a produtividade da economia, como já ocorre com porteiros, cobradores de ônibus, flanelinhas e tantos outros postos.

É evidente que o Brasil está atrasado para se adequar a um tipo de sociedade que começou a surgir faz tempo e agora acelera as transformações. Educação básica, retreinamento, requalificação, tudo se tornou urgente para o país. Infelizmente, nem o Executivo nem o Legislativo parecem preocupados — ou mesmo preparados — para o desafio.


Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 19 jun. de 2023.
Para responder à questão, analise o período abaixo.


As novas tecnologias criarão outras alternativas de trabalho, mas a sociedade precisará estar qualificada para se adaptar à nova realidade e aproveitar as oportunidades que surgirem.

A conjunção “mas” foi utilizada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q877180 | Mecânica de Autos, Motor, Operador de Máquinas, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Nas carregadeiras de rodas, recomenda-se verificar o nível do óleo e drenar ou preencher os vários compartimentos com a máquina nivelada e o motor desligado. Os intervalos especificados nos manuais de operação das principais carregadeiras referem-se a condições normais de operação. De acordo com o plano de manutenção das carregadeiras mais modernas, deve-se substituir o óleo de motor, o filtro de óleo do motor, as correias e o filtro de combustível a cada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

610Q868523 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Auxiliar de Recursos Humanos, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Sobre os modelos de planejamento de RH/Gestão de Pessoas, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

611Q890679 | Odontologia, Preparo Cavitário, ASB, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Vários são os sistemas adesivos constantemente lançados no mercado, cada um com seu modo de ação particular, sendo hoje indispensáveis na prática clínica diária, gerando oportunidades de novas alternativas de tratamento e caracterizando a chamada Odontologia Adesiva (Scavuzzi et al., 2001). Entre os sistemas adesivos atuais, podem ser citados: os universais, os convencionais e os autocondicionantes. Os sistemas adesivos em que o condicionamento ácido do esmalte é obrigatório e o da dentina é opcional são denominados de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

612Q875593 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

Alguns adesivos, como o Single Bond 2 e o Single Bond Universal, apresentam frascos com tampas desenhadas e elaboradas para evitar o desperdício do adesivo e a evaporação do seu solvente. Permitem, ainda, que o frasco seja manuseado apenas com uma das mãos do operador. Essas tampas são chamadas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

613Q875599 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

Processo inflamatório que causa bastante desconforto e afeta os terceiros molares quando começam a romper o tecido da gengiva. Tem como característica a dor de dente ou dor na região da gengiva causada pela inflamação/infecção do tecido gengival, em decorrência da erupção dos terceiros molares.

O fragmento do texto acima descreve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

614Q878941 | Edificações, Equipamentos e Ferramentas, Operador de Máquinas Pesadas, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Nas principais marcas de motoniveladora, a alavanca de mudança de marchas é usada para selecionar a marcha apropriada, tanto para frente quanto para a ré. A troca de marchas é feita por meiode um seletor eletrônico que tem também a função impedir troca indevida delas. Essas máquinas geralmente estão equipadas com uma transmissão de 8 marchas à frente e 4 marchas à ré. Dessa forma, as posições de mudanças de marchas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

615Q945534 | Matemática, Regra de Três, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Em uma fábrica de cerâmica localizada em Caruaru, Pernambuco, a produção de azulejos é feita de forma organizada. Cada caixa contém 12 pacotes, e cada pacote possui 6 azulejos. A fábrica recebeu um pedido para produzir 20 caixas de azulejos para um novo projeto de construção de casas no interior do estado.
A quantidade de azulejos que a fábrica vai produzir, no total, para esse pedido, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q877191 | Direito Administrativo, Princípios dos Serviços Públicos, Auxiliar de Recursos Humanos, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Considerando os Serviços Públicos como prestações essenciais a toda sociedade, em relação aos seus princípios norteadores, sabe-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

617Q889797 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Área Química, IFRN, FUNCERN, 2024

O professor de química solicitou ao técnico de laboratório que organizasse uma aula para preparo de uma solução diluída a partir do ácido clorídrico concentrado. Os equipamentos corretos, de proteção individual e coletiva, que serão utilizados para a preparação da aula são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

618Q885237 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

As resinas bulk-fill são compósitos odontológicos restauradores que, segundo seus fabricantes, permitem, após a exposição à luz e quando comparadas às resinas ditas “tradicionais”, uma maior profundidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

619Q869973 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Em relação à tuberculose, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

620Q868526 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Auxiliar de Recursos Humanos, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Considerando as várias teorias sobre a motivação nos Recursos Humanos das Organizações (Gestão de Pessoas), é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.