Questões de Concursos FUNDAÇÃO DOM CINTRA

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1Q111372 | Administração Pública, Administração estratégicaindicadores, Analista de Infraestrutura, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas,

avalie se podemos extrair e sintetizar seus elementos principais

nas afirmativas a seguir:



I – A política pública permite distinguir entre o que o governo

pretende fazer e o que, de fato, faz.

II – A política pública envolve vários atores e níveis de decisão,

embora seja materializada através dos governos, e não

necessariamente se restringe a participantes formais, já que

os informais são também importantes.

III – A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras.

IV – A política pública é uma ação intencional, com objetivos a

serem alcançados.

V – A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é

uma política de longo prazo.



Assinale:

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2Q112309 | Português, Analista de Infraestrutura, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

O Modelo de Excelência em Gestão Pública é composto por 8 critérios que juntos compõem um sistema de gestão para as organizações do setor público brasileiro. Os critérios que compõem o modelo são os seguintes: Liderança; Estratégias e Planos; Cidadãos; Sociedade; Informação e Conhecimento; Pessoas; Processos; e Resultados. Analise a seguir a síntese da avaliação realizada e as possíveis soluções formuladas, relacionada a um dos critérios acima mencionados.
2014_12_05_5481dc1775c88.JPG
Com base nesta avaliação, é possível considerar como correta a seguinte afirmação:

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3Q266943 | Administração Pública, Administração estratégicaindicadores, Analista Desenho Instrucional, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas,

avalie se podemos extrair e sintetizar seus elementos principais

nas afirmativas a seguir:

I – A política pública permite distinguir entre o que o governo

pretende fazer e o que, de fato, faz.

II – A política pública envolve vários atores e níveis de decisão,

embora seja materializada através dos governos, e não

necessariamente se restringe a participantes formais, já que

os informais são também importantes.

III – A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras.

IV – A política pública é uma ação intencional, com objetivos a

serem alcançados.

V – A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é

uma política de longo prazo.

Assinale:

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4Q200224 | Direito Constitucional, Analista Administração, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

O conceito de autonomia política municipal, para a doutrina, está assentado nas seguintes duas capacidades:

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5Q112433 | Administração Pública, Analista de Infraestrutura, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

A abordagem da Criação de Valor Público, desenvolvida

por Mark Moore (2003), busca responder a questão sobre

como devem os gerentes públicos pensar e fazer para criar

valor público a partir de três tipos de enfoques:

estabelecimento de uma filosofia de gestão pública (o que

devemos esperar dos gerentes públicos), estabelecimento de

estruturas de diagnóstico (para guiar os gerentes) e a

identificação de tipos especiais de intervenção (para explorar

o potencial dos cenários políticos). O modelo utiliza a imagem

de um triângulo – triângulo estratégico – que destaca três

aspectos fundamentais para a criação de valor público:

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6Q112688 | Português, Analista de Infraestrutura, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Segundo a Lei 11.079/ 2004, que estabelece as normas gerais para licitação e contratação de parceria público–privada no âmbito da administração pública, há um conjunto de diretrizes que devem ser seguidas para instituição destes arranjos. NÃO consta na Lei como uma das diretrizes estabelecidas:

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7Q266903 | Administração Pública, Analista Desenho Instrucional, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Os três blocos principais de implantação da Gestão

Matricial por Resultados, ou Governança Matricial (Martins e

Marini, 2010), são a construção da agenda estratégica, o

alinhamento da arquitetura organizacional implementadora

e a implantação de mecanismos de monitoramento e

avaliação. NÃO constitui uma das ações contidas na

construção da agenda estratégica:

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8Q112510 | Português, Analista de Infraestrutura, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

A figura abaixo representa o modelo geral de programas governamentais, com seus componentes. Para cada componente do modelo aplica–se um tipo de avaliação.
2014_12_05_5481dc539f38b.JPG
Considerando a numeração entre parênteses no interior da figura, a relação correta dos tipos de avaliação correspondentes aos componentes do modelo é:

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9Q267768 | Português, Analista Desenho Instrucional, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

De acordo com a Lei no 11.079/ 2004, o contrato de parceria público–privada:

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10Q103174 | Português, Analista Psicologia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Texto associado.

2015_05_25_556344e619302.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

O título do texto tem valor:

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11Q112535 | Português, Analista de Infraestrutura, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Segundo Martins e Marini (2010), um modelo de gestão para resultados deve ser multidimensional, ou seja, levar em conta as múltiplas dimensões do esforço (processos, recursos, estruturas, sistemas de informação e pessoas) e alinhá–las aos resultados. Levando em conta os 06 Es do Desempenho, expressos na figura abaixo, avalie as cinco afirmativas a seguir:
2014_12_05_5481dc2fc4dd1.JPG
I – A economicidade relaciona produtos/ serviços gerados e os recursos utilizados.
II – A efetividade refere–se aos impactos gerados pelos produtos/ serviços.
III – A execução refere–se à quantidade e à qualidade dos produtos/ serviços entregues.
IV – A eficácia refere–se à realização dos processos/ projetos/ planos, conforme estabelecidos
V – A excelência refere–se à conformidade a critérios e padrões de qualidade e excelência.

Assinale:

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12Q101465 | Informática, Analista Psicologia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

A planilha abaixo foi criada no Excel 2010 BR.

2015_05_22_555f68fa6d690.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Na planilha, foram executados os procedimentos descritos a

seguir:

I -Em E6, foi inserida uma expressão que representa a multiplicação

da referência em D6 pelo valor-base em E3, utilizando

o conceito de referência absoluta. A partir de E6, fórmulas

semelhantes foram copiadas para E7, E8 e E9.

II - O valor mostrado em E10 foi obtido por meio do emprego

do ícone2015_05_22_555f691041da5.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac. sobre as células de E6 a E9.

As expressões inseridas nas células E9 e E10 foram, respectivamente:

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13Q100072 | Português, Analista Psicologia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Texto associado.

2015_05_25_556347bf59e98.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

A observação gramatical que está equivocada é:

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14Q268073 | Administração Pública, Analista Desenho Instrucional, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

A abordagem da Criação de Valor Público, desenvolvida

por Mark Moore (2003), busca responder a questão sobre

como devem os gerentes públicos pensar e fazer para criar

valor público a partir de três tipos de enfoques:

estabelecimento de uma filosofia de gestão pública (o que

devemos esperar dos gerentes públicos), estabelecimento de

estruturas de diagnóstico (para guiar os gerentes) e a

identificação de tipos especiais de intervenção (para explorar

o potencial dos cenários políticos). O modelo utiliza a imagem

de um triângulo – triângulo estratégico – que destaca três

aspectos fundamentais para a criação de valor público:

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15Q113892 | Português, Analista de Infraestrutura, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Segundo Lawuler (1996), as três principais fontes de vantagem competitiva são a tecnologia, a arquitetura organizacional e as pessoas. Assim, a sustentação de patamares crescentes de excelência somente é possível se o olhar gerencial estiver centrado nos fatores pessoais e organizacionais que afetam o desempenho obtido. O alinhamento do desempenho humano ao organizacional passa então a ser um dos principais desafios para as organizações públicas que almejam a excelência.
Avalie se para a promoção deste alinhamento pode–se afirmar que:

I – é necessário que o trabalhador saiba o que se espera dele. A definição prévia e clara de objetivos corporativos, metas de unidade e objetivos de equipe/ unidade de trabalho é fator crítico de sucesso.
II – o processo de negociação de metas com os funcionários torna–se mais compreensível quando toda a equipe participa das etapas de enquadramento estratégico e definição de objetivos da organização.
III – deve–se evitar a interferência da subjetividade nos processos avaliativos.
IV – metas de desenvolvimento individual não devem ser consideradas no processo de pactuação.
V – as condições de trabalho são elementos–chave tanto na pactuação de metas quanto na avaliação do desempenho do funcionário.

Assinale:

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16Q103282 | Português, Analista Psicologia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Texto associado.

2015_05_25_556347bf59e98.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

?Esse valor é suficiente, por exemplo, para o governo arcar com um ano da desoneração da folha de pagamento de setores já beneficiados pela medida, como confecções e calçados?. Isso significa que os tributos arrecadados desempenharão a seguinte função:

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17Q113253 | Direito Administrativo, Lei n12527 2011 Lei de Acesso às Informações Públicas, Analista de Infraestrutura, FIOCRUZ, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

O servidor público Sérgio recebeu pedido de informações sobre terceirização de mão de obra em sua instituição pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), em conformidade com a Lei 12.527/ 2011, chamada Lei de Acesso à Informação Pública. No entanto, ciente de movimentos de empregados terceirizados que pretendiam entrar na justiça contra o órgão, julgou por bem omitir certas informações, que poderiam prejudicar sua instituição, ainda que estas informações não estivessem classificadas como reservadas, secretas ou ultrassecretas. Sobre a conduta do servidor é possível afirmar que:

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18Q194848 | Português, Analista Administração, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Texto associado.

TEXTO ? MESMO EXTINTA, CPMF RENDE 1,7 BILHÃO AO GOVERNO

O Globo, 25/03/2012

Para especialistas, arrecadação é reflexo do excesso da burocracia. Mais de quatro anos após a extinção da CPMF por decisão do Congresso, o governo continua engordando seu caixa com o tributo, cobrado de empresas e pessoas físicas. De janeiro de 2008, quando o imposto do cheque deixou de existir, até o mês passado, já foi arrecadado R$ 1,750 bilhão. Esse valor é suficiente, por exemplo, para o governo arcar com um ano da desoneração da folha de pagamento de setores já beneficiados pela medida, como confecções e calçados. Segundo técnicos da Receita, a arrecadação residual da CPMF ocorre devido a ações administrativas e judiciais. Para especialistas, isso mostra o excesso e o tamanho da burocracia no país.

?Esse valor é suficiente, por exemplo, para o governo arcar com um ano da desoneração da folha de pagamento de setores já beneficiados pela medida...?; a expressão ?por exemplo?, nesse segmento do texto, indica:

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19Q197750 | Português, Analista Administração, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Texto associado.

TEXTO ? MESMO EXTINTA, CPMF RENDE 1,7 BILHÃO AO GOVERNO

O Globo, 25/03/2012

Para especialistas, arrecadação é reflexo do excesso da burocracia. Mais de quatro anos após a extinção da CPMF por decisão do Congresso, o governo continua engordando seu caixa com o tributo, cobrado de empresas e pessoas físicas. De janeiro de 2008, quando o imposto do cheque deixou de existir, até o mês passado, já foi arrecadado R$ 1,750 bilhão. Esse valor é suficiente, por exemplo, para o governo arcar com um ano da desoneração da folha de pagamento de setores já beneficiados pela medida, como confecções e calçados. Segundo técnicos da Receita, a arrecadação residual da CPMF ocorre devido a ações administrativas e judiciais. Para especialistas, isso mostra o excesso e o tamanho da burocracia no país.

O texto apresentado é uma notícia de jornal. A característica que está ausente do texto lido é a:

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20Q103075 | Informática, Analista Psicologia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDAÇÃO DOM CINTRA

Um internauta está utilizando o browser Internet Explorer 9 BR e o software de e-mail Thunderbird 9.0, num esquema concorrente. No IE9BR, um ícone é utilizado quando se deseja adicionar, à Barra de Favoritos, o site exibido no browser na tela do monitor. No Thunderbird 9.0, uma tecla de função é utilizada quando se deseja receber todas as mensagens do servidor, referentes à conta de e-mail atual. O ícone e a tecla de função são, respectivamente:

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