Início

Questões de Concursos FUNDATEC

Resolva questões de FUNDATEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


162Q31193 | Matemática, Agente de Fiscalização Técnico em Eletromecânica, CREA PR, FUNDATEC

Supondo que o valor d (em milhares de reais) gasto com cimento por uma prefeitura, de janeiro a dezembro de 2011, pode ser aproximado pelo modelo d( t) = - t2 + 12t + 13, 1≤ t ≤ 12,em que t representa o mês, com t=1 correspondendo a janeiro, qual o mês em que a prefeitura teve o maior gasto com cimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q36111 | Conhecimentos Específicos, Legislação Complementar de AFO, Policial Penal Agente Penitenciário, SUSEPE, FUNDATEC

Tício subtrai coisa alheia móvel de Mélvio e, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência ou grave ameaça contra Mélvio, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si. O crime cometido por Tício foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q710340 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Chuí RS, FUNDATEC, 2019

Em relação ao Controle de Riscos em Máquinas e Equipamentos energizados, a gravidade de um choque elétrico depende de alguns aspectos, tais como:
I. Espécie de corrente.
II. Diferença de potencial.
III. Percurso da corrente elétrica no corpo.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q710657 | Português, Fonética e Fonologia, Assistente Administrativo, IMESF, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Pessoas são caminhos
01  Hoje eu sei. Hoje eu entendo perfeitamente que pessoas são caminhos. Que todas nos levam
02 a algum lugar. Eu, você, o outro, cada um de nós é um caminho diferente.
03  Hoje eu sei que é muito importante saber escolher os caminhos pelos quais andamos. Que é
04 muito importante prestar atenção para onde estamos indo e ler todas as placas que avisam onde
05 cada caminho vai dar. As placas são importantes, mas quase sempre temos a estranha mania de
06 duvidar daquilo que parece óbvio.
07  Hoje eu sei, mas eu não imaginava que tem gente que é caminho que não dá em lugar algum.
08 Que tem gente que é tempo perdido. Que há quem nos faça caminhar e caminhar para nada. Daí
09 a gente tem que voltar e, de novo, escolher. Dessa vez, com sabedoria.
10  Tem caminho curto. Tem caminho que não tem fim. Tem caminho labirinto. Tem caminho que
11 é de isopor. Tipo aquele cenário que parece lindo, mas é falso e vazio.
12  Ah! Também há o contrário, felizmente. Tem gente que é jardim florido e perfumado. Tem
13 gente que é café da tarde no interior. Tem gente que é mar quentinho e sem onda. Tem gente
14 que é caminho macio e rede mansa. Tem gente que é luz e reparação. Hoje eu sei.
15  Tudo isso está lá, bem no começo. Não existe armação. Todo caminho sempre se anuncia
16 antes mesmo de começar. A gente só precisa prestar atenção e ler com cuidado. A gente só
17 precisa saber o que quer. Para quem não sabe o que quer qualquer caminho serve. Lembra?
18  Eu tenho comigo que meu próximo caminho será um repleto de pinheiros, daqueles que
19 aparecem em filmes. Que o som deles ao vento vai ser sinfonia para meus ouvidos. O meu novo
20 caminho vai ter uma floresta linda e eu vou pegar ___ pinhas do chão e fazer guirlandas de Natal
21 com elas para lembrar que sempre haverá coisas boas para celebrar.
22  Hoje eu sei o caminho que procuro. No meu caminho de pinheiros vou tirar meus calçados e
23 caminhar sentindo uma maciez delicada sob meus pés. Quero nele um chão de folhas verdes
24 farfalhando como se a vida tivesse preparado para mim um colchão amaciado de boas
25 expectativas.
26  Quero no meu próximo caminho um cheiro adossicado de livre dignidade, chuva gostosa e
27 brisa mansa que me leve até um abrigo com lareira acesa e mesa farta. Eu vou me permitir
28 então, sem culpas, o deleite de pernas esticadas e pés dentro de escalda-pés.
29  Nesse meu caminho eu serei o caminho de quem me souber amar e vou deixar que o amor
30 passeie feliz por mim. Quero que aquele que decida se enveredar por mim sinta-se seguro e feliz.
31 Que eu possa levá-lo ao encontro dos seus mais profundos anseios, ______ a gente tem que
32 saber ser caminho também.
33  Hoje eu sei, eu aprendi a ver. Eu caminhei bastante até entender. Sou grata pelo passado,
34 mas não vou negar ao meu futuro escolhas melhores e a possibilidade real de viver tudo aquilo
35 que a minha vontade alcançar. Hoje eu sei o que quero. Hoje eu venho te contar sobre os meus
36 caminhos para que você entenda que é muito importante escolher os seus com sabedoria. Que é
37 muito importante também ser um caminho bom para alguém.
(Texto especialmente adaptado para esta prova. Disponível em https://www.contioutra.com/pessoas-saocaminhos/. Acesso em 16 nov. 2018.)
Qual das seguintes palavras recebe acento agudo pela mesma regra que define a acentuação encontrada no termo “Daí” (l. 08)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q168612 | Engenharia de Software, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

Um cliente contratou uma empresa para desenvolver um sistema de E-Commerce. Após os levantamentos iniciais, definiu-se, de comum acordo, entre o cliente e a empresa contratada, que esse sistema terá, obrigatoriamente, os seguintes comportamentos, dentre outros: "Logar no Sistema", "Selecionar Produtos", "Listar Produtos" e "Calcular Frete". Nesse caso, tais comportamentos obrigatórios, que o sistema de E-Commerce deverá ter, são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q36105 | Conhecimentos Específicos, Legislação Complementar de AFO, Policial Penal Agente Penitenciário, SUSEPE, FUNDATEC

A respeito dos estabelecimentos penais, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q374526 | Português, Termos Essenciais da Oração, Técnico Administrativo, Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina SC, FUNDATEC, 2018

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso na classificação do Predicado das orações retiradas do texto:

( ) essa mesma política ajudaria o meio ambiente – Predicado Verbal.

( ) e tornaria as pessoas mais felizes – Predicado Verbo-Nominal.

( ) o trabalho pode ser uma atividade satisfatória – Predicado Verbo-Nominal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q851387 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Prefeitura de Bagé RS Técnico em RH, FUNDATEC, 2020

Segundo Chiavenato (2010), o mercado de trabalho (MT) é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas organizações e é influenciado por vários fatores, podendo apresentar situações que variam da oferta à procura de emprego. Com a modernização e globalização, o emprego está apresentando um novo e diferente perfil. O mercado de recursos humanos (MRH) refere-se ao conjunto de candidatos a emprego, podendo ser segmentado para facilidade de penetração. Tanto o MT quanto o MRH - que são dois lados de uma mesma moeda - influenciam o comportamento das organizações e das pessoas. Nesse contexto, o(a) _____________________ é o conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q374512 | Português, Acentuação Gráfica, Técnico Administrativo, Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina SC, FUNDATEC, 2018

Entre as alternativas a seguir, assinale aquela em que as duas palavras, retiradas do texto, são acentuadas graficamente por causa de regras diferentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q333876 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente Administrativo I, Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul RS, FUNDATEC

A população de uma determinada cidade do interior, em 2010, era de, aproximadamente, 3950 habitantes. Supondo que do total da população 1580 pessoas residem na zona urbana e as demais na zona rural, a porcentagem, aproximada, que corresponde à população residente na zona rural é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q324228 | Pedagogia, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

“A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação de objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros”. (Beauchamp,2007)

Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q849567 | Psicologia, Testes Psicológicos, Prefeitura de Santo Augusto RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

De acordo com os conceitos de Vaz e Alchieri (2016), qual das seguintes variáveis NÃO faz parte das categorias de classificação do tipo determinante na Técnica de Zulliger?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q841255 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Santo Augusto RS Técnico de Enfermagem, FUNDATEC, 2020

Conforme o Manual de Suporte Básico de Vida (2014), no capítulo que trata de acidente com múltiplas vítimas, cabe ao Auxiliar/Técnico de Enfermagem: I. Estimar o número e a gravidade das vítimas. II. Avaliar a necessidade de recursos adicionais e especializados. III. Reportar todas as informações do evento à Regulação Médica, antes de qualquer intervenção na cena, aguardando orientações. IV. Avaliar e determinar a distribuição dos recursos humanos e materiais para atendimento, conforme a necessidade dos pacientes.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q844478 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Bagé RS Enfermeiro, FUNDATEC, 2020

A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido. Referente à regeneração celular e os eventos celulares/bioquímicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q385406 | Biologia, Anatomia, Técnico em Perícias, IGP RS, FUNDATEC

O esqueleto do adulto é formado por 206 ossos distintos e dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q31198 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Fiscalização Técnico em Eletromecânica, CREA PR, FUNDATEC

As lavouras de organismos geneticamente modificados, também chamados de transgênicos, ampliam sua área de plantio em diversos países. No Brasil, o cultivo e o uso de transgênicos estão regulamentados .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q852197 | História, História da América Latina, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III História, FUNDATEC, 2020

Na época da conquista espanhola, no final do século XV, a cidade do México englobava Tenochtitlán e Tlatelolco. A última fora incorporada à primeira e submetida a um governador, além de ter perdido sua individualidade. A respeito da estrutura social mexicana durante sua migração e na época da sua chegada ao vale central, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A estrutura social da tribo mexicana, durante sua migração e chegada ao vale central permaneceu bastante simples e essencialmente igualitária. Camponeses-soldados, os mexica, às vezes se fixavam durante vários anos nas regiões férteis, guerreavam para conquistar uma passagem ou apossar-se de terras cultiváveis e prosseguiam sua marcha carregando poucos bens. ( ) Antes do século XVI, cada chefe de família era guerreiro e agricultor ao mesmo tempo, além de participar das conferências que definiam questões importantes. O nível de vida era o de igualdade na pobreza e apenas os sacerdotes de Uitzilopochtli acumulavam suas funções sacerdotais com uma espécie de comando militar e de autoridade geral, que constituíam o embrião de uma classe dirigente. ( ) A partir do início do século XVI, a democracia tribal asteca foi substituída por uma monarquia aristocrática e imperialista em virtude de um processo de hierarquização e complexificação desta sociedade. Funções distintas passaram a ser exercidas por diferentes categorias da população.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.