Início

Questões de Concursos FUNDATEC

Resolva questões de FUNDATEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q21972 | Direito Empresarial e Comercial, Analista de Projetos, BRDE, FUNDATEC

Em um processo falimentar foi decretada a falência de um empresário, nesse caso, a sentença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q855174 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Alpestre RS Agente Administrativo, FUNDATEC, 2020

Um garoto chega em um mercado e pede refrigerante usando um sistema de medidas diferente, pois acabou de aprender na escola minutos antes. Ele diz, ao atendente, que deseja uma quantidade de refrigerante que totaliza 1000 cm3 (unidade de volume). Sendo assim, o atendente deve lhe vender:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q842890 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Prefeitura de Bagé RS Enfermeiro, FUNDATEC, 2020

Conforme Resolução - RDC Anvisa nº 15/2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.
( ) Desinfecção de alto nível: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias, fungos e todos os esporos bacterianos. ( ) Desinfecção de nível intermediário: processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies. ( ) Limpeza: remoção da sujidade visível presente nos produtos para saúde. ( ) Produtos para saúde semicríticos: produtos que entram em contato com pele não íntegra ou mucosas íntegras colonizadas. ( ) Artigos não críticos: comadres e papagaios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q455289 | Direito do Trabalho, Alteração no Contrato de Trabalho, Procurador, Assembléia Legislativa RS, FUNDATEC, 2018

Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q706922 | Raciocínio Lógico, Estruturas lógicas, Agente Administrativo, Prefeitura de Chuí RS, FUNDATEC, 2019

Considere as seguintes proposições: I. Ana é mais jovem do que Márcia. II. Pedro é mais velho do que Márcia. III. Antônia é mais velha do que Ana e mais jovem do que Pedro. Disso, pode-se concluir que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q671407 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC, 2021

Texto associado.

João e Lucas são auxiliares administrativos em uma determinada empresa e, no dia 18 de janeiro, organizaram juntos os arquivamentos dos documentos físicos e eletrônicos. Considerando que João realiza esse arquivamento a cada três dias e Lucas realiza a cada cinco dias, depois de quantos dias João e Lucas realizaram o arquivamento juntos novamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q669791 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC, 2021

Texto associado.

Considere as seguintes sentenças:

I. Lucas é cientista.
II. O número 2 é primo e o número 36 é um quadrado perfeito.
III. O número 49 é um quadrado perfeito.

A partir das sentenças acima, pode-se afirmar que são proposições simples:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q333243 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Educação Infantil, Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul RS, FUNDATEC

Para concluir a chapeação e pintura de um determinado veículo, um funcionário trabalhou diariamente quatro horas e vinte minutos, durante um período de seis dias. Nessas condições, o tempo total, em horas, para terminar o trabalho equivale a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q21971 | Direito Empresarial e Comercial, Analista de Projetos, BRDE, FUNDATEC

Em um determinado processo, foi questionada a viabilidade de aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica. Em relação a essa teoria, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q845720 | Serviço Social, Políticas Sociais, Prefeitura de Santo Augusto RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Segundo os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, a intervenção profissional nesta política não pode ter como horizonte somente a execução das atividades arroladas nos documentos institucionais, sob o risco de limitar suas atividades à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q419220 | Direito Civil, Pessoas, Analista Técnico, Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina SC, FUNDATEC, 2018

Juliano, uma pessoa de poucos recursos financeiros, passou a ocupar certo terreno de 300 m2 na periferia da cidade, que estava desocupado e sem cuidados. Nele construiu uma casa e passou a residir nela com a sua família, há mais de dez anos. Nessa hipótese, é correto afirmar que Juliano tem em seu favor a ocorrência de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q51562 | Matemática, Técnico Tributário da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

Se o número de candidatos inscritos para o concurso A estivesse para o número de candidatos inscritos para o concurso B, nesta ordem, na razão inversa de 0,8 e se 1.600 pessoas tivessem se inscrito para o concurso B, o número de inscritos para o concurso A
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q842240 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bagé RS Nutricionista, FUNDATEC, 2020

Os pacientes com hipertensão arterial sistêmica (HAS) possuem orientação para a redução do consumo de sódio. Entretanto, o consumo de sódio não se relaciona apenas ao sódio adicionado às preparações, sendo necessária a redução do consumo de outros alimentos ricos desse mineral. Qual das alternativas possui alimentos ricos em sódio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q747790 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Analista de Planejamento, Secretaria de Planejamento, FUNDATEC, 2018

A discussão sobre se uma economia apresenta propriedades keynesianas ou clássicas é de grande importância na teoria econômica, especialmente para se determinar o produto e o nível de preços. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

( ) Expansão da demanda agregada aumenta a produção e o nível de preços, tanto para a explicação clássica quanto para a keynesiana.

( ) Para a concepção keynesiana, o salário nominal é rígido no curto prazo, o que não permite manter, também no curto prazo, o pleno emprego.

( ) Políticas fiscais expansionistas levam ao aumento da demanda agregada, mas, na explicação clássica, resultam em aumento de preços, sem efeito na produção.

( ) Um choque de oferta, resultante, por exemplo, de um surto de inovações, conduz a novo equilíbrio com maior produção e menor nível de preços, ocorrendo a mesma variação de preços, tanto para a explicação keynesiana quanto para a clássica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q843272 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Santo Augusto RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Segundo Yolanda Guerra, no texto “A dimensão investigativa no exercício profissional”, há a necessidade de formar profissionais capazes de desvendar as dimensões constitutivas da chamada Questão Social. A fim de identificar e construir estratégias que venham a orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo não apenas o atendimento das demandas imediatas e/ou consolidadas, mas sua reconstrução crítica, o que se dá através da(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q681417 | Medicina, Médico do Trabalho, CEEERS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Conforme o Código de Ética da CEEE-D, a instituição preocupa-se em manter com seus trabalhadores, aprendizes e estagiários relações que primam pelo respeito às leis e aos regulamentos, valorizando a integridade e a diversidade, buscando equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, respeitado o direito constitucional de privacidade. Em relação às condutas de seus colaboradores, analise as assertivas abaixo, assinalando CE, se condutas esperadas, ou NA, se condutas não aceitas.
( ) Praticar qualquer tipo de preconceito, discriminação, humilhação, coação ou ameaça.
( ) Divulgar informações pessoais dos dirigentes, trabalhadores e partes interessadas desrespeitando o princípio da privacidade.
( ) Buscar o aprimoramento constante, visando seu desenvolvimento profissional.
( ) Realizar, durante o horário de expediente, trabalhos que não estejam relacionados com as atividades desempenhadas na CEEE-D.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q321797 | Pedagogia, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Para Paulo Freire (1997), “não há docência sem discência”. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q36089 | Conhecimentos Específicos, Legislação Complementar de AFO, Policial Penal Agente Penitenciário, SUSEPE, FUNDATEC

Qual destinação da Polícia Federal está INCORRETA, dentro das atribuídas pela Constituição Federal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q847394 | Direito Tributário, Tributos Municipais, Prefeitura de Panambi RS Fiscal Tributário, FUNDATEC, 2020

A respeito do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), conforme definido no Código Tributário Nacional (CTN), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.