Início

Questões de Concursos FUNDATEC

Resolva questões de FUNDATEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q849999 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Segurança Pública, Prefeitura de Imbé RS Tesoureiro, FUNDATEC, 2020

A Lei Maria da Penha ocasionou uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas (dados de 2015 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-Ipea). A ONU estima que, no mínimo, 5 mil mulheres são mortas por crimes de honra no mundo por ano. Sobre o feminicídio, pode-se afirmar que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

862Q845730 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Prefeitura de Santiago do Sul SC Enfermeiro, FUNDATEC, 2020

Conforme os diagnósticos de enfermagem de NANDA-I 2018/2020, “suscetibilidade à variação dos níveis séricos de glicose em relação à faixa normal que pode comprometer a saúde”. Refere-se a qual diagnóstico abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

863Q689065 | Direitos Humanos, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
O Art. 28 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. O sistema educacional inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como o aprendizado ao longo da conclusão do ensino médio.
II. A participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar.
III. As pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q322988 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Teberosky e Colomer afirmam que, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que a aprendizagem ocorre estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que a aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente é o que permite à criança comprovar as suas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q853170 | Matemática, Aritmética e Problemas, Assistente Social, FUNDATEC, 2020

José Alfredo recebeu dois tipos de cartões natalinos, sendo 128 do tipo “A” e 216 do tipo “B”, para remeter a todas as filiais da empresa. Junto com os cartões, vieram as seguintes instruções: 1º - os envelopes devem conter a mesma quantidade de cartões; 2º - não deverá acontecer mistura de cartões, ou seja, cada envelope deve conter o mesmo tipo de cartão. Todos os cartões devem ser enviados e, para isso acontecer, quantos envelopes serão necessários para realizar as remessas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q857551 | Informática, Teclas de atalho, Antropólogo, FUNDATEC, 2020

Tendo como base as teclas de atalho (também conhecidas como combinação de teclas do teclado hardware) do Browser Google Chrome em sua versão atualizada, comumente utilizadas por um grande número de usuários ao navegarem em páginas da Web (internet), assinale a alternativa que se refere, respectivamente, a “Abrir uma nova aba” e “Fecha a aba ativa”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q47868 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

“____________ são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica.” 

Segundo Haydt (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q847113 | Redes de Computadores, Firewall, Prefeitura de Imbé RS Técnico em Informática, FUNDATEC, 2020

É um dispositivo de uma rede de computadores, na forma de um programa (software) ou de equipamento físico (hardware), que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede, geralmente associados a redes TCP/IP. O texto fala de um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q852264 | Auditoria, Testes, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, FUNDATEC, 2020

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade aprovada pela Resolução CFC nº 1.222/2009 (NBC TA 530), que trata especificamente da amostragem em auditoria, a Amostragem Estatística é a abordagem à amostragem que tem como características:
I. O uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem. II. Seleção aleatória dos itens da amostra. III. Seleção de no mínimo 10 (dez) por cento dos itens que constituem a população.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q844605 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Panambi RS Monitor de Atividades Físicas, FUNDATEC, 2020

A mensuração do gasto energético em repouso ou durante o exercício é possibilitada pelo uso da calorimetria. Conforme Powers, aquela que estima a taxa metabólica via medida do consumo de oxigênio é denominada calorimetria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q480588 | Farmácia, Atendente de Farmácia, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

O grupo de atividades relacionadas com o medicamento que envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, visando assegurar o uso racional de medicamentos, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

872Q852070 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Bagé RS Historiador, FUNDATEC, 2020

As explicações para a ocorrência do Golpe Militar de 1964 são elaboradas a partir da perspectiva historiográfica. Qual das alternativas a seguir apresenta uma explicação de cunho marxista para a ocorrência desse evento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q333424 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Educação Infantil, Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul RS, FUNDATEC

Supondo que em um determinado setor de trabalho foi colocada uma bombona de água mineral com capacidade total de 20 litros e que a água é servida em copos de 250 mililitros, quantos copos, com capacidade máxima de água, podem ser servidos até esvaziar a bombona?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q337777 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico Tributário da Receita Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado RS, FUNDATEC

No dia 20/02/2012, uma segundafeira, João marcou no calendário a quantidade de dias que ainda faltavam para as suas férias, que deveriam ter início no dia 23/04/2012. Desse modo, as férias de João iniciarão em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q842390 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Santiago do Sul SC Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Sobre o texto “Uma face contemporânea da Barbárie”, de José Paulo Netto (2010), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q842666 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Prefeitura de Bagé RS Técnico de Enfermagem, FUNDATEC, 2020

As anotações de enfermagem constituem uma fonte de subsídios para a avaliação da assistência prestada e evolução do paciente. Para a elaboração correta dessas anotações, o Técnico de Enfermagem deve utilizar terminologia científica apropriada. Sendo assim, substitua as seguintes expressões: dificuldade para deglutir; aumento da necessidade de beber água; e micção noturna, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q22194 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, BRDE, FUNDATEC

Observando uma caixa com objetos de plástico, fez-se as seguintes afirmações:

Nem todos os objetos da caixa são vermelhos. Nenhum objeto da caixa é redondo.

Supondo que as afirmações são verdadeiras, então é correto deduzir que é verdadeiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

878Q6667 | Direito Administrativo, Auxiliar Técnico, Detran RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa que identifica a modalidade de licitação cabível, tanto na compra ou alienação de bens móveis, para qualquer que seja o valor de seu objeto, segundo a Lei a 8.66/93:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q327191 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

Ao longo de sua obra, Paulo Freire faz uma crítica contundente à pedagogia do dominante, centrada predominantemente na narração, que conduz os educandos à memorização e à repetição mecânica do conteúdo. Paulo Freire denomina essa concepção pedagógica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q750107 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrícola, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A enxurrada constitui parte da água da chuva que, ao precipitar-se sobre a terra, não penetra no solo, fluindo para as cotas mais baixas do terreno. Quais são os fatores que intervêm na formação de enxurradas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.