Início

Questões de Concursos FUNDATEC

Resolva questões de FUNDATEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q841627 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Alpestre RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

A Instrução Normativa nº 10/2017 da Secretaria da Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) introduziu algumas alterações com relação à vacinação contra a brucelose bovina. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19). ( ) A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, nas espécies bovina e bubalina. ( ) Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação. ( ) É permitida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade, desde que sejam destinados à coleta de sêmen e não à monta natural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q851138 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Panambi RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

De acordo com Zimerman (2007), assinale a alternativa que apresenta o princípio que alude ao fato de que na mente nada acontece ao acaso ou de um modo fortuito, sendo que cada acontecimento psíquico é determinado por outros que o precederam, de tal sorte que não há descontinuidade na vida mental. Esse princípio fica melhor compreendido e complementado com o modelo da multicausalidade, com o qual Freud, indo além das causas lineares responsáveis pela determinação de um dado sintoma, postula a ideia de que “várias causas produzem um mesmo efeito”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

963Q248845 | Contabilidade Geral, Sistema de contas, Técnico de Nível Superior, DETRAN RS, FUNDATEC

As entidades que se regem pela Lei 4.320/64, ou seja, as que adotam a contabilidade pública para os seus registros e controles orçamentários, financeiros e patrimoniais, ao final do exercício financeiro zeram algumas contas contábeis, ou seja, iniciam o exercício financeiro seguinte com algumas contas sem saldo. Essas contas são as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q736783 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Delegado de Polícia, Polícia Civil RS, FUNDATEC, 2018

João foi atuado em flagrante delito pelo crime de receptação dolosa de animal (Art. 180-A, CP) na Região da Campanha Estado do Rio Grande do Sul. Em sua propriedade, foram encontrados, ocultados, cerca de 300 semoventes subtraídos de determinada fazenda, demonstrando a gravidade em concreto da ação do flagrado. Confessado o delito, João referiu que possuía a finalidade de comercializar o gado em momento posterior. Considerando a prática deste delito e verificadas as condenações anteriores, restou caracterizada, com a nova conduta, a reincidência dolosa de João em delitos da mesma espécie. Além disso, o autuado apresenta extenso rol de maus antecedentes em delitos de receptação. Neste caso, considerando o Código de Processo Penal, deverá o delegado de polícia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

965Q841502 | Serviço Social, Conselho Tutelar, Prefeitura de Bagé RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

De acordo com Gonçalves Cardoso, no artigo “80 anos de formação em Serviço Social: uma trajetória de ruptura com o conservadorismo”, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

966Q843808 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Cristinápolis SE Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Quanto maior for a temperatura ambiente, maior a quantidade de calor perdida pelo organismo através da evaporação do suor e menor será a quantidade de calor perdida pelo contato direto da pele com o ambiente. Quanto mais elevada for a umidade relativa e mais intensos os raios solares, maior terá que ser a quantidade de suor produzida para resfriar o atleta. Em climas quentes, úmidos e sem vento, o organismo perde mais água. Quando o sintoma da desidratação aparece, a atividade física deve ser suspensa imediatamente. São sintomas sugestivos da desidratação em atletas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

967Q850990 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arte e Cultura na Atualidade, Prefeitura de Sananduva RS Fiscal, FUNDATEC, 2020

Na edição de 2020 do Oscar, o Brasil foi indicado na categoria de melhor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q165707 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

De acordo com a NBC TA 200, o _______________ é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção, devido a erro ou fraude, e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

969Q845643 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Prevenção, Prefeitura de Bagé RS Professor de Educação Infantil, FUNDATEC, 2020

Dentre os produtos proibidos à venda para crianças e adolescentes, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, estão:
I. Fogos de artifício. II. Armas e munições. III. Bilhetes lotéricos.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

971Q850569 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Panambi RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

Segundo Freud, qual processo seria a consequência da dissolução do complexo de Édipo da forma mais adequada à criança (MOREIRA, 2004)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

972Q843194 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Estância Velha RS Farmacêutico, FUNDATEC, 2020

A população do município de Estância Velha, segundo a estimativa do IBGE (BRASIL, 2019), é de 42.589 habitantes. Uma farmácia da APS possui 40.000 pacientes cadastrados, e a incidência de dermatite atópica nessa população ao ano é de 4%. O tratamento que tem sido utilizado nesses casos é Dexclorfeniramina 0,4 mg/ml solução oral, sendo fornecido um frasco por pessoa no tratamento. Considerando um percentual de cobertura do serviço de 70%, qual a quantidade necessária de frascos do medicamento para atender as necessidades mensais do serviço, utilizando para cálculo do estoque o método do perfil epidemiológico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

973Q47869 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Piaget, a maioria das crianças em idade de frequentar a pré-escola apresenta um desenvolvimento cognitivo característico da etapa denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q550412 | Informática, Word, Administrador de Pessoal, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Utilizando o editor de textos Word 2013, que menu deve ser utilizado para acessar a função Pincel de Formatação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q325152 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Conforme Abramowicz, marque C para as assertivas corretas e E para as erradas.

( ) O primeiro passo para atingir a qualidade da relação interindividual e do trabalho coletivo é saber olhar, observar e compreender o que o outro está nos dizendo.

( ) O registro escrito contém os acontecimentos do dia e é a matéria bruta com a qual se faz a educação das crianças.

( ) A organização dos grupos poderá ser por idade, lembrando, porém, que a convivência em grupos heterogêneos desfavorece o crescimento individual.

( ) A brincadeira é uma atividade social. Depende de regras de convivência e de regras imaginárias.

A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q671305 | Geografia, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC, 2021

Texto associado.

Uma das maiores montadoras de automóveis mundiais anunciou, no início de 2021, que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil após um século. A montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e em Horizonte (CE). A empresa, que resultou em 2020 como a quinta que mais vendeu carros no país, com 7,14% do mercado, continuará comercializando produtos no Brasil. Trata-se da montadora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

978Q844638 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Prefeitura de Bagé RS Professor de Ciências, FUNDATEC, 2020

São diversos os microrganismos de importância médica, sanitária, econômica ou ecológica. Sobre eles, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Entamoeba histolytica. 2. Escherichia coli. 3. Penicillium digitatum. 4. Saccharomyces cerevisiae.
Coluna 2 ( ) Bactéria que está presente nas fezes de humanos e outros animais e, por isso, é um importante indicador de contaminação fecal recente no meio ambiente. ( ) Levedura amplamente utilizada em estudos sobre outros organismos, estrutura e função de proteínas e outras diversas abordagens. É também empregada na fabricação de vinhos e cervejas. ( ) Protozoário causador de doença grave, a qual é transmitida pela contaminação fecal da água ou de alimentos. ( ) Fungo decompositor, popularmente conhecido como bolor-verde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q721826 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rio Grande do Sul, Escrivão de Polícia, Polícia Civil RS, FUNDATEC, 2018

Segundo notícia veiculada na GaúchaZH, datada de 14/12/2017, dez municípios gaúchos respondem por 42% do Produto Interno Bruto (PIB) total do Rio Grande do Sul. Dentre as cidades abaixo, qual apresenta o maior PIB per capita (produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes) do Estado em 2015?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.