Início

Questões de Concursos FUNDEP

Resolva questões de FUNDEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q179093 | , Defensor Público, DPE MG, FUNDEP, 2019

Sobre os princípios aplicáveis à administração pública, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1022Q158882 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Aspectos Constitucionais, Assistente Social, TJ MG, FUNDEP

Sobre a vedação de acumulação de remuneração de cargos públicos, observadas as regras constitucionais e havendo compatibilidade de horário, NÃO é possível acumular a remuneração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1023Q217584 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Oficial Judiciário, TJ MG, FUNDEP

É CORRETO afirmar que integram o Poder Judiciário brasileiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1024Q236547 | Direito Econômico, Promotor de Justiça, MPE MG, FUNDEP

Assinale a assertiva INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1025Q31033 | Informática, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Um usuário canhoto configurou o mouse do seu computador para facilitar o seu uso com a mão esquerda.
Esta ação foi executada no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1026Q180037 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Defensor Público, DPE MG, FUNDEP

Sobre o conceito, classificação e interpretação da constituição, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1027Q690035 | Química, Soldado, Bombeiro Militar MG, FUNDEP, 2019

A bebida alcoólica é uma das grandes responsáveis por diversos acidentes seguidos de óbito, por exemplo, acidentes de trânsito e mortes por afogamento. As equações químicas a seguir mostram as etapas, de 1 a 4, e nessa ordem, de transformações que o composto químico etanol pode sofrer quando um organismo humano o consome:
1. CH3 CH2 OH ? CH3 CHO
2. CH3 CHO ? CH3 COO–
3. CH3 COO– ? CH3 CO –S–CoA (acetilcoenzima)
4. CH3 CO –S–CoA ? CO2
Sobre as etapas e a transformação do álcool, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1028Q705720 | Raciocínio Lógico, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP, 2019

Texto associado.

Ari, Rui e Ivo são, não necessariamente nessa ordem, professor, economista e deputado. Ao fazer uma comparação das suas alturas, sabe-se que o economista, melhor amigo de Ari, é o mais baixo dos três. Já o deputado é mais baixo do que Ivo.

Logo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1029Q33210 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Defensor Público, DPE MG, FUNDEP

Considere a situação em que um Defensor Público é procurado nas dependências da Defensoria Pública por um cidadão não necessitado nos termos da lei.

A esse respeito, assinale a assertiva CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1030Q28903 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Analise as afirmativas sobre disciplina e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O autoritarismo é fator essencial para se conseguir a disciplina dos alunos.
( ) Disciplina é a submissão inquestionável a superiores.
( ) É essencial à educação saber estabelecer limites e valorizar a disciplina.
( ) Ao educar ou disciplinar, é preciso respeitar a autoestima do outro.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1031Q352387 | Artes, Desenho Desenhista, Desenhista Projetista, TJ MG, FUNDEP

As questões 44 e 45 devem ser respondidas com base nos seguintes dados: uma parede com dimensões 3 x 2,80 m é vazada para a instalação de uma porta de 0,80 x 2,10 m. Analise esses dados antes de passar para as questões.

A esquadria deve ter área aproximada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1032Q112835 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Analista de Gestão e Assistência à Saúde Ciências Contábeis, FHEMIG, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas concernentes ao sistema de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), à responsabilidade das três esferas de governo e à participação da comunidade na gestão do SUS.

I. A Constituição Federal de 1988 determinou a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) estruturado de forma descentralizada, hierarquizada e regionalizada, de acesso universal.

II. A Lei n. 8.142/90 instituiu duas instâncias colegiadas para a participação da comunidade na gestão do SUS em cada esfera de governo: Conferência de Saúde e Conselho de Saúde.

III. São definidos como instrumentos básicos de planejamento nas três esferas de gestão do SUS: o Plano de Saúde e a respectiva Programação Anual em Saúde e o Relatório de Gestão.

IV. O Plano de Saúde configura a base para a execução, o acompanhamento, a avaliação e a gestão do sistema de saúde e deve apresentar as intenções e os resultados a serem buscados no período de um ano, expressos em objetivos, diretrizes e metas.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q214258 | Medicina, Médico Ecocardiografia, FHEMIG, FUNDEP

O Pacto pela Vida é constituído por um conjunto de compromissos entre os gestores do SUS em torno de prioridades para a saúde da população brasileira.

Assinale a alternativa que expressa uma das prioridades pactuadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1034Q214032 | Medicina, Médico Ecocardiografia, FHEMIG, FUNDEP

Indique a seguir a condição que causa redução no tempo de aceleração do fluxo arterial pulmonar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1035Q31026 | Português, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÕES - A questão é relacionada ao texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.

Demagogia eleitoreira

A questão dos médicos estrangeiros caiu na vala da irracionalidade. De um lado, as associações médicas cobrando a revalidação dos diplomas obtidos no exterior. De outro, o governo, que apresenta o programa como a salvação da pátria. No meio desse fogo cruzado, com estilhaços de corporativismo, demagogia, esperteza política e agressividade contra os recém-chegados, estão os usuários do SUS. Acompanhe meu raciocínio, prezado leitor.
Assistência médica sem médicos é possível, mas inevitavelmente precária. Localidades sem eles precisam tê-los, mesmo que não estejam bem preparados. É melhor um médico com formação medíocre, mas boa vontade, do que não ter nenhum ou contar com um daqueles que mal olha na cara dos pacientes.
Quando as associações que nos representam saem às ruas para exigir que os estrangeiros prestem exame de revalidação, cometem, a meu ver, um erro duplo. Primeiro: lógico que o ideal seria contratarmos apenas os melhores profissionais do mundo, como fazem americanos e europeus, mas quantos haveria dispostos a trabalhar isolados, sem infraestrutura técnica, nas comunidades mais excluídas do Brasil?
Segundo: quem disse que os brasileiros formados em tantas faculdades abertas por pressão política e interesses puramente comerciais são mais competentes? Até hoje não temos uma lei que os obrigue a prestar um exame que reprove os despreparados, como faz a OAB. O purismo de exigir para os estrangeiros uma prova que os nossos não fazem não tem sentido no caso de contratações para vagas que não interessam aos brasileiros.
Esse radicalismo ficou bem documentado nas manifestações de grupos hostis à chegada dos cubanos, no Ceará. Se dar emprego para médicos subcontratados por uma ditadura bizarra vai contra nossas leis, é problema da Justiça do Trabalho; armar corredor polonês para chamá-los de escravos é desrespeito ético e uma estupidez cavalar. O que ganhamos com essas reações equivocadas? A antipatia da população e a acusação de defendermos interesses corporativistas.
Agora, vejamos o lado do governo acuado pelas manifestações de rua que clamavam por transporte público, educação e saúde. Talvez por falta do que propor nas duas primeiras áreas, decidiu atacar a da saúde. A população se queixa da falta de assistência médica?
Vamos contratar médicos estrangeiros, foi o melhor que conseguiram arquitetar. Não é de hoje que os médicos se concentram nas cidades com mais recursos. É antipatriótico? Por acaso, não agem assim engenheiros, advogados, professores e milhões de outros profissionais?
Se o problema é antigo, por que não foi encaminhado há mais tempo? Por uma razão simples: a área da saúde nunca foi prioritária nos últimos governos. Você, leitor, se lembra de alguma medida com impacto na saúde pública adotada nos últimos anos? Uma só, que seja?
Insisto que sou a favor da contratação de médicos estrangeiros para as áreas desassistidas, intervenção que chega com anos de atraso. Mas devo reconhecer que a implementação apressada do programa Mais Médicos em resposta ao clamor popular, acompanhada da esperteza de jogar o povo contra a classe médica, é demagogia eleitoreira, em sua expressão mais rasa.
Apresentar-nos como mercenários que se recusam a atender os mais necessitados, enquanto impedem que outros o façam, é vilipendiar os que recebem salários aviltantes em hospitais públicos e centros de atendimentos em que tudo falta, sucateados por interesses políticos e minados pela corrupção mais deslavada. 
A existência no serviço público de uma minoria de profissionais desinteressados e irresponsáveis não pode manchar a reputação de tanta gente dedicada. Não fosse o trabalho abnegado de médicos, enfermeiras, atendentes e outros profissionais da saúde que carregam nas costas a responsabilidade de atender os mais humildes, o SUS sequer teria saído do papel.
A saúde no Brasil é carente de financiamento e de métodos administrativos modernos que lhe assegurem eficiência e continuidade.

(Varela. D. , Folha de S. Paulo, 07/09/2013. Texto adaptado)
Pelo que se infere da leitura do texto, NÃO se pode falar que o autor tenha tido a preocupação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1036Q163142 | Direito Constitucional, Municípios, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Com referência às normas da Constituição da República de 1988 que dispõem sobre a elaboração da Lei Orgânica Municipal, marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1037Q229268 | Direito Penal, Lei n10826, Promotor de Justiça, MPE MG, FUNDEP

Zé Carabina possuía em sua casa um revólver calibre 38 registrado, embora não tivesse autorização para portar arma de fogo. Certo dia, após efetuar a manutenção (limpeza etc.) da arma e municiá-la com (05) cinco cartuchos, deixou-a sobre a mesa da sala, local onde passaram a brincar seus filhos e alguns colegas, todos menores, com idade média de 08 (oito) anos. O filho mais velho, de 09 (nove) anos de idade, apoderou-se da arma e passou a apontá-la na direção dos amigos, dizendo que era da polícia. Nesse momento, Zé Carabina ingressou na sala, tomando a arma do filho e evitando o que poderia ser uma tragédia. Considerando a hipótese narrada, é CORRETO afirmar que Zé Carabina praticou

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1038Q231580 | Direito do Consumidor, Defesa do Consumidor Em Juízo, Promotor de Justiça, MPE MG, FUNDEP

A tutela jurisdicional dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos é considerada pela doutrina uma das conquistas mais expressivas do Direito brasileiro, dada sua relevância política e inegável dimensão social. Em relação aos direitos individuais homogêneos, definidos no artigo 81, III, da Lei nº 8.078/90, pode-se afirmar que

I. o adjetivo homogêneos indica que o fato gerador é único, já que a dimensão qualitativa ou quantitativa do direito pode variar em razão do indivíduo.

II. a origem comum caracterizadora dos direitos individuais homogêneos é identificada com maior intensidade nas causas remotas e diz respeito às circunstâncias de fato comuns às pessoas a elas ligadas.

III. a categoria dos interesses e direitos individuais homogêneos guarda semelhança em relação aos interesses coletivos, na medida em que em ambas as espécies os titulares são identificados ou identificáveis.

IV. os direitos difusos e coletivos são indivisíveis e seus titulares são indeterminados ou apenas determináveis, ao passo que os individuais homogêneos são divisíveis e seus titulares são determinados.

V. a característica da divisibilidade significa, em termos práticos, que a satisfação do direito de um só dos titulares implica a satisfação de todos, assim como a lesão de um só constitui a lesão de toda a coletividade.

Apenas estão CORRETAS as opções:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1039Q162377 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Auditor Engenheiro Civil, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no capítulo referente à Receita Pública, define os critérios para a concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita.



Entre tais incentivos ou benefícios, NÃO se inclui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1040Q31058 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Na medida em que a saúde é um direito social, a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) é a oportunidade de viabilização deste direito. Assim, os profissionais comprometidos com um bem comum deverão ter como valores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.