Questões de Concursos FUNDEP

Resolva questões de FUNDEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

111Q28844 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Orientar quanto à importância da realização de uma higiene oral bem feita integra ações de prevenção na saúde básica.

São finalidades deste procedimento as apresentadas a seguir, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q112493 | Contabilidade Geral, Regimes Contábeis, Analista de Gestão e Assistência à Saúde Ciências Contábeis, FHEMIG, FUNDEP

A empresa Alfa Ltda que adota o regime de competência contratou o aluguel de um galpão por 22 meses, a partir de 01/03/2009, pagando antecipadamente R$ 220.000,00.

O contador, no encerramento do ano de 2009, deve registrar esse pagamento da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q38905 | Português, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Texto associado.
Eu Sei, Mas Não Devia
                                                                        Clarice Lispector

Eu sei, mas não devia. Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. 
A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo, porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo de viagem. A comer sanduíches porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. 
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz [...]. 
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “Hoje não posso ir". A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita. A lutar para ganhar o dinheiro com que se paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar muito mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. 
A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. 
A gente se acostuma à poluição. A luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta. 
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente se senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só o pé e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre o sono atrasado. 
A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, se perde de si mesma.
A repetição da expressão se acostuma presente no texto INDICA que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q31052 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

O choque é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do sistema circulatório de prover adequado fornecimento de oxigênio para o corpo. Pode ser classificado quanto à etiologia e quanto e à gravidade.

De acordo com as classificações do choque, assinale a assertiva CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q230951 | Enfermagem, Profissional de Enfermagem Técnico de Enfermagem, FHEMIG, FUNDEP

A icterícia neonatal, quando intensa, pode ser tratada por dois métodos: a exsanguineotransfusão e a fototerapia. Esta última é usada nos casos em que a elevação da bilirrubina é mais lenta. A técnica para realização da fototerapia deve obedecer parâmetros indispensáveis ao sucesso do tratamento.

Analise as seguintes afirmativas relacionadas a esses parâmetros e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A distância entre a lâmpada da fototerapia e o recém-nascido deve ser em torno de 40 cm. Eventualmente pode ser de 35 cm, quando houver necessidade de maior radiação, desde que prescrito pelo médico.

( ) A proteção dos olhos deverá ser feita com venda, observando-se sempre se não obstrui a respiração do recém-nascido, e os olhos devem ser examinados diariamente para detecção de qualquer anormalidade.

( ) O recém-nascido pode ser retirado da fototerapia para receber alimentação e ser higienizado sem que isso traga prejuízos ao tratamento

( ) As mudanças de decúbito devem ser feitas de seis em seis horas para manter a integridade da pele do recém-nascido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q28758 | Nutrição, Servente Escolar, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Em relação à segurança alimentar, analise as afrmativas e assinale com V as verdadeiras e F as falsas.

( ) Segurança alimentar é garantir acesso ao alimento em quantidade e qualidade adequadas, de forma permanente.
( ) Segurança alimentar é também aproveitar ao máximo os nutrientes.
( ) Segurança alimentar é também preparar alimentos de forma que não ofereçam perigo à saúde.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q28794 | Direito Tributário, Fiscal de Rendas e Tributos, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Sobre o ITBI, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q31056 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

I. no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde.
II. no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.
III. no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria Municipal de Saúde ou órgão equivalente.
IV. no âmbito hospitalar, pelo médico responsável.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q43412 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas referentes aos vírus de computador e classifique-as com V para as verdadeiras e F para as falsas. 

( ) A propagação ocorre pela inserção de cópias de si mesmo e tornando-se parte de outros programas e arquivos. 
( ) Entre os tipos mais comuns, podemos destacar os vírus propagados por email, de script e de macro. 
( ) Para se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q28759 | Nutrição, Servente Escolar, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Perigo em alimentação é tudo aquilo que pode causar algum mal à saúde das pessoas. No caso dos alimentos, os perigos podem ser: biológicos, físicos e químicos.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os perigos apresentados aos seus tipos.

COLUNA I
1. Biológico
2. Físico
3. Químico

COLUNA II
( ) Pedras
( ) Caco de vidro
( ) Antibiótico
( ) Bactéria patogênica

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.