Início

Questões de Concursos FUNDEP

Resolva questões de FUNDEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q891085 | Geografia, Hidrografia, Auxiliar de Serviços da Educação Básica, Prefeitura de Cordisburgo MG, FUNDEP, 2024

Cursos d’água como os ribeirões da Onça e do Barreiro ou os córregos Quininha e Tamboril são elementos naturais da paisagem, que compõem uma territorialidade regional a partir de conexões com outros canais de maior porte, como o Rio das Velhas.


A unidade territorial formada a partir dessa rede é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1762Q909827 | Pedagogia, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Na perspectiva de Sacristán (2013), do ponto de vista histórico, o currículo a ensinar é uma seleção organizada dos conteúdos a aprender que regulam a prática didática que se desenvolve durante a escolaridade.

A partir dessa constatação sobre a natureza do currículo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) O poder regulador do currículo expressa uma polivalência: por um lado, evita a arbitrariedade na escolha do que será ensinado; por outro, orienta, modela e limita a autonomia dos professores.
(    ) O currículo ordena o tempo escolar, proporcionando os elementos daquilo que denominamos desenvolvimento escolar, ao demarcar as etapas do progresso dos sujeitos durante a escolaridade.
(    ) O pensamento sobre o currículo deve explicitar, explicar e justificar as opções que são tomadas e do que é imposto, avaliando o sentido do que se faz e para o que o fazemos.
(    ) O currículo realizado na prática real, com os sujeitos concretos e em um contexto determinado, espelha com nitidez o projeto de educação descrito no texto curricular, de modo que a prática se adequa sempre ao planejado.
(    ) O currículo deve estar a serviço de um ensino que prioriza a necessidade de assimilação da cultura, relegando a plano secundário uma perspectiva educacional que destaca os significados subjetivos da cultura.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1765Q888882 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Estrutura Organizacional Hospitalar, Auxiliar de Almoxarife, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Sobre o dia a dia de um hospital, a recepção não é meramente uma área para se coletar dados iniciais ou encaminhar pessoas, ela possui uma complexa rede integrada.

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a área que se integra à recepção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1766Q888905 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A assistente da área de Recursos Humanos de uma clínica está encarregada de elaborar um treinamento para as recepcionistas dessa clínica. Observa-se um cenário de muita reclamação dos pacientes, médicos e enfermeiros, que têm perdido muito tempo explicando aos pacientes o que precisa ser feito e os locais a se dirigirem na clínica. Tais procedimentos deveriam ser realizados pelas recepcionistas, mas o que se verifica é que os usuários ficam perdidos, com papéis na mão, sem saber para onde ir, o que acaba atrasando todos os atendimentos. Ao iniciar a realização dessa demanda, a assistente de RH estabeleceu um levantamento das necessidades de treinamento com as recepcionistas e constatou que as funcionárias precisavam de treinamento em aspectos comportamentais e técnicos para que a situação de atendimento aos pacientes na entrada da clínica fosse melhorada.

Com relação a esse caso, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Ao estabelecer o levantamento das necessidades de treinamento, a assistente de RH detectou carências em um cenário prospectivo para a realização do treinamento.

( ) Para o treinamento dos aspectos comportamentais, a assistente de RH precisa ter muito entendimento do perfil cultural da clínica.

( ) Após a primeira etapa de levantamento das necessidades de treinamento realizada pela assistente de RH, deve-se realizar, logo em seguida, a etapa de execução do treinamento.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1767Q910352 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Conhecer e se atualizar sobre a legislação educacional é parte inerente ao trabalho do supervisor pedagógico.
Considerando as alterações ocorridas na LDB em 2023, em relação à composição do Conselho Escolar, não pode ser eleito como representante de sua categoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1769Q888868 | Banco de Dados, Assistente de Sistemas, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Um analista está utilizando uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para analisar os dados de vendas de uma empresa.

Nesse contexto, BI deve ser utilizado principalmente para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1770Q910421 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Igualdade, Português e sua Literaturas, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando‑a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015‑2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 jun. 2024. [Fragmento]
Uma ação a ser realizada pelo professor no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, para garantir o atendimento à Lei nº 13.146, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1771Q885593 | Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal, Assistente Administrativo, HRTN MG, FUNDEP, 2024

No contexto das rotinas e práticas do departamento de pessoal, analise as afirmativas a seguir.
I. Os serviços sociais que a empresa proporciona, os benefícios como seguro de vida e cartão alimentação previstos em convenção coletiva do trabalho, representam as compensações financeiras indiretas para com os colaboradores.
II. A legislação trabalhista, a situação atual do mercado de trabalho e a situação econômica envolvendo inflação e custo de vida são fatores internos que influenciam diretamente o impacto percentual dos salários nos custos dos serviços ou produtos.
III. As promoções ou transferências de pessoal, também as transferências com promoções de pessoal, os programas de desenvolvimento e os planos de carreira de pessoal são ações pertinentes ao trabalho de recrutamento interno.
IV. Os sistemas de recompensas e punições de uma organização visam, por exemplo, aplicar recompensas no propósito de aumentar a consciência e a responsabilidade no ambiente laboral.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1772Q907425 | Odontologia, CirurgiãoDentista, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A terapia de fotobiomodulação (PBM), anteriormente conhecida como terapia a laser de baixa intensidade, é a aplicação de lasers ou fontes de luz não coerentes para influenciar beneficamente o metabolismo celular. Com a cicatrização, o PBM é claramente uma medida eficaz na resolução de feridas associadas à mucosite oral (OM).

Em relação aos mecanismos associados a esse processo, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1773Q910357 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Uma das tarefas que circunscreve a docência é o processo de avaliação. No que se refere a essa dimensão do trabalho docente, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Para Perrenoud (1998), somente parte das avaliações formativas contribuem para que o aluno aprenda a se desenvolver, ou melhor, ative a autoparticipação na regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.
(    ) Para Zabala (1998), a tomada de posição referente às finalidades do ensino, relacionada a um modelo centrado na formação integral da pessoa, implica mudanças fundamentais, especialmente nos conteúdos e no sentido da avalição.
(    ) Para Gauthier, Richard e Bissonnette (2014), é importante que o professor faça avaliações formativas, ou seja, avaliações com o objetivo de auxiliar no aprendizado dos alunos. Ressaltam também que o fato de avaliar os alunos frequentemente através de modalidades variadas favorece o aprendizado.
(    ) Para Nóvoa (2022), é preciso transformar a estrutura organizacional da escola, pois a avaliação das aprendizagens precisa ser novamente submetida a uma lógica de normalização. Exige-se o movimento de homogeneização dos espaços e dos tempos, dos currículos e, especialmente, das formas de avaliação.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1774Q891040 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Técnico Administrativo, Prefeitura de Cordisburgo MG, FUNDEP, 2024

Com relação às práticas de arquivos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


(   ) Transferência é o encaminhamento ou passagem de documentos dos arquivos correntes para os intermediários.
(   ) O direcionamento ou transferência de documentos realizado para os arquivos permanentes é chamado de recolhimento.
(   ) O arquivo permanente é o que conserva ou tem a guarda dos documentos com frequência muito baixa, eventual de consultas ou utilização.
(   ) Existem diferentes métodos de transferência, mas essa escolha não muda a metodologia de arquivamento, não importando para qual arquivo o documento vá.


Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1775Q907443 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A insuficiência cardíaca descompensada (ICD) é uma síndrome clínica na qual uma alteração estrutural ou funcional do coração o incapacita de ejetar e / ou acomodar sangue dentro de valores pressóricos adequados, causando limitação funcional, intolerância aos esforços e retenção de fluidos, havendo necessidade de intervenção terapêutica imediata. Em casos mais graves, não responsivos ao tratamento medicamentoso, a oxigenoterapia e a ventilação não invasiva são indicadas para intubação e suporte ventilatório invasivo.

Sobre os fatores que dificultam o desmame da ventilação mecânica invasiva em pacientes com ICD, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A ação da pressão positiva intratorácica aumenta a pré e pós-carga ventricular esquerda, contribuindo para a estabilização do quadro de ICD, porém dificulta o desmame da ventilação mecânica.

( ) Pacientes com ICD apresentam redução de força e massa muscular respiratória, podendo estar afetadas, também, a espessura dos capilares e a atividade das enzimas oxidativas do músculo, fatores que contribuem para a hipotrofia do diafragma, o que pode dificultar o desmame da ventilação mecânica.

( ) A redução do suporte ventilatório tem o potencial de induzir isquemia ou falência cardíaca em pacientes com reserva cardíaca limitada. Nesse momento, pode ocorrer liberação de catecolaminas, que resulta em taquicardia, o que também contribui para aumentar a pós-carga de ambos os ventrículos.

( ) Em pacientes com ICD, a supressão do suporte ventilatório pode retardar ou mesmo falhar, também devido a fatores como congestão pulmonar e síndrome do baixo débito cardíaco, que reduzem o trabalho respiratório e reduzem o fluxo sanguíneo dos músculos respiratórios.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1776Q909833 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

São estratégias para engajar estudantes com dificuldades de aprendizagem, no que se refere à inclusão na Arte, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1777Q910383 | Inglês, Sinônimos Synonyms, Língua Inglesa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Texto associado.

Read the following text to answer the question.


By Leo Selivan


In this article, informed by the Lexical Approach, I reflect on grammar instruction in the classroom […]. I consider the problems with ‘traditional’ grammar teaching before arguing that what we actually need is more grammar input as well as showing how lexis can provide necessary ‘crutches’ for the learner.


Lexis = vocabulary + grammar


The shift in ELT from grammar to lexis mirrors a similar change in the attitude of linguists. In the past linguists were preoccupied with the grammar of language; however the advances in corpus linguistics have pushed lexis to the forefront. The term ‘lexis’, which was traditionally used by linguists, is a common word these days and frequently used even in textbooks.


Why use a technical term borrowed from the realm of linguistics instead of the word ‘vocabulary’? Quite simply because vocabulary is typically seen as individual words (often presented in lists) whereas lexis is a somewhat wider concept and consists of collocations, chunks and formulaic expressions. It also includes certain patterns that were traditionally associated with the grammar of a language, e.g. If I were you…, I haven’t seen you for ages etc.


Recognising certain grammar structures as lexical items means that they can be introduced much earlier, without structural analysis or elaboration. Indeed, since the concept of notions and functions made its way into language teaching, particularly as Communicative Language Teaching (CLT) gained prominence, some structures associated with grammar started to be taught lexically (or functionally). I’d like to is not taught as ‹the conditional› but as a chunk expressing desire. Similarly many other ‹traditional› grammar items can be introduced lexically relatively early on.


Less grammar or more grammar?


You are, no doubt, all familiar with students who on one hand seem to know the ‘rules’ of grammar but still fail to produce grammatically correct sentences when speaking or, on the other, sound unnatural and foreign-like even when their sentences are grammatically correct. Michael Lewis, who might be considered the founder of the Lexical Approach, once claimed that there was no direct relationship between the knowledge of grammar and speaking. In contrast, the knowledge of formulaic language has been shown by research to have a significant bearing on the natural language production.


Furthermore, certain grammar rules are practically impossible to learn. Dave Willis cites the grammar of orientation (which includes the notoriously difficult present perfect and the uses of certain modal verbs) as particularly resistant to teaching. The only way to grasp their meaning is through continuous exposure and use.


Finally, even the most authoritative English grammars never claim to provide a comprehensive description of all the grammar, hence the word ‘introduction’ often used in their titles (for instance, Huddleston & Pullum’s A Student’s Introduction to English Grammar or Halliday’s An Introduction to Functional Grammar).


If grammarians do not even attempt to address all areas of grammar, how can we, practitioners, cover all the aspects of grammar in our teaching, especially if all we seem to focus on is a limited selection of discrete items, comprised mostly of tenses and a handful of modal verbs? It would seem that we need to expose our students to a lot of naturally occurring language and frequently draw their attention to various grammar points as they arise.


For example, while teaching the expression fall asleep / be asleep you can ask your students:


• Don’t make any noise – she’s fallen asleep.

• Don’t make any noise – she’s asleep.


What does’s stand for in each of these cases (is or has)?


One of the fathers of the Communicative Language Teaching Henry Widdowson advocated using lexical items as a starting point and then ‘showing how they need to be grammatically modified to be communicatively effective’ (1990:95). For example, when exploring a text with your students, you may come across a sentence like this:


They’ve been married for seven years.


You can ask your students: When did they get married? How should you change the sentence if the couple you are talking about is no longer married?


The above demonstrates how the teacher should be constantly on the ball and take every opportunity to draw students’ attention to grammar. Such short but frequent ‘grammar spots’ will help to slowly raise students’ awareness and build their understanding of the English grammar system.

[…]


Conclusion


So is there room for grammar instruction in the classroom? Certainly yes. But the grammar practice should always start with the exploitation of lexical items. Exposing students to a lot of natural and contextualised examples will offer a lexical way into the grammar of the language.


To sum up, grammar should play some role in language teaching but should not occupy a big part of class time. Instead grammar should be delivered in small but frequent portions. Students should be encouraged to collect a lot of examples of a particular structure before being invited to analyse it. Hence, analysis should be preceded by synthesis.


Lastly, language practitioners should bear in mind that grammar acquisition is an incremental process which requires frequent focus and refocus on the items already studied.



Available at: https://www.teachingenglish.org.uk/professionaldevelopment/teachers/knowing-subject/articles/grammar-vs-lexisor-grammar-through. Accessed on: April 29, 2024.

The conjunction whereas in “Quite simply because vocabulary is typically seen as individual words (often presented in lists) whereas lexis is a somewhat wider concept and consists of collocations, chunks and formulaic expressions.” is closest in meaning to
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1779Q907422 | Odontologia, CirurgiãoDentista, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Assinale a alternativa que não condiz com a função do cirurgião dentista no ambiente hospitalar, de acordo com o Manual de Odontologia Hospitalar de São Paulo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1780Q907474 | Fisioterapia, Fisioterapia em Pacientes de UTI, Fisioterapeuta Neonatologia, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A estimulação sensório-motora (ESM) para recém-nascidos (pré-termo e a termo) e lactentes na Unidade de Terapia Intensiva é uma intervenção precoce que inclui uma série de estratégias com o objetivo de melhorar o desenvolvimento neuropsicomotor pela promoção de estímulos sensoriais e com base no nível de desenvolvimento funcional, na idade gestacional ao nascer e no peso dessa população.

Sobre as recomendações para a ESM unimodal, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.