Início

Questões de Concursos FUNDEP

Resolva questões de FUNDEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q43420 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Texto associado.
Afiando o Machado 

No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo. 

- Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor. O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores. 

O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre. 

Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante. 
Mas como é que pode? - surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando! 
Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu. 

Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. 

Continue afiando o seu. 

Do livro: Comunicação Global - Dr. Lair Ribeiro
“... Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador.” 

As palavras sublinhadas na frase acima podem ser adequadamente classificadas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q11750 | Português, Contínuo, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
 Lua cheia, lua crescente, lua minguante

   Como a lua nos lembra o que se passa conosco!

   Não há quem não tenha seus dias de lua cheia! Tudo correndo bem, saúde boa, família em paz, todos se entendendo e se amando. Se não há dinheiro sobrando, não há dinheiro faltando...

   Também não há quem não tenha seus dias de lua minguante... A saúde meio emperrada; incompreensões e aborrecimentos em casa, no trabalho, entre amigos; desilusões, cansaço de viver...

   Mas volta a lua crescente... Volta a esperança. Tudo continua, mais ou menos, na mesma. Talvez até pior. Mas, por dentro, há mais coragem, mais força!...

   E o que nos vale é que variam, de pessoa para pessoa, os dias de fossa, os dias de esperança, os dias de alegria plena... Por que, então, não termos paciência uns com os outros e não nos ajudarmos mutuamente? Mas, em geral quem anda em lua minguante tem até raiva de quem anda em lua cheia. Parece um roubo. Acontece, também, que quem anda em lua cheia, em geral, não tem olhos, nem tempo, nem paciência para fcar ouvindo lamúrias da lua minguante...

   Ah! Se conseguíssemos o ideal de manter permanentemente em nós o espírito da lua crescente, o espírito da esperança!

   Há quem, em plena fase da lua cheia, ande triste. Há pessoas que, em lugar de aproveitar a felicidade que têm na mão, tornam-se incapazes de aproveitá-la, porque ficam o tempo todo pensando que a felicidade é passageira, vai acabar, já está acabando...

   Em plena lua cheia, quando o desânimo chega, vamos expulsá-lo, pensando: É verdade. Nem sempre será lua cheia. Virá a lua minguante. Mas de minguante passará a crescente e, de novo a cheia.

   Quando nos convenceremos de que é ingratidão deixar que a esperança se apague dentro de nós?!... Guardem o título de um livro de poemas, que vale como um programa de vida: FAZ ESCURO, MAS EU CANTO! Sim. No meio da maior escuridão, em pleno voo cego, sem enxergar um palmo diante dos olhos.
Mesmo aí, mesmo assim, temos que manter viva a esperança. FAZ ESCURO, MAS EU CANTO!

Disponível em: < http://escritabrasil.blogspot.com.br/2007/11/texto-do-arcebispo-helder-cmara.html >
Acesso em 17 julho de 2014.
Assinale a alternativa que apresenta ERRO de concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q236810 | Direito Processual Civil, Mandado de Segurança, Promotor de Justiça, MPE MG, FUNDEP

Marque a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q46358 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

A esterilização é a destruição de todos os microrganismos em objetos inanimados e é imprescindível para a realização de uma técnica cirúrgica asséptica.
 
Com relação aos métodos de esterilização, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q162941 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Sobre o conceito e as características das políticas públicas, assinale a afirmativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q31041 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Sobre as Conferências de Saúde, de que trata a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q29575 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista de Recursos Humanos, CODEMIG, FUNDEP

As organizações determinam formalmente o valor dos cargos por meio do processo de avaliação de cargos.

Com relação aos sistemas de avaliação é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q28846 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Considere a situação em que um técnico em enfermagem, ao realizar uma visita de rotina a um idoso que realiza controle da dor em domicílio, foi informado pela família que o paciente queixava constipação intestinal.

Assinale a alternativa que indica a ação imediata a ser tomada pelo técnico de enfermagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q31000 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

No âmbito da Atenção Básica a Saúde, são atribuições comuns a todos os profissionais de saúde, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q11734 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Contínuo, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Após a demissão do técnico Felipão, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF contratou como técnico da seleção brasileira o ex-jogador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q43083 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

As glândulas adrenais situam-se acima da porção cefálica dos rins e estão associadas a diversas funções no metabolismo humano, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q235100 | Direito Civil, Do Direito de Família, Promotor de Justiça, MPE MG, FUNDEP

São formas de extinção do poder familiar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q38904 | Português, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Texto associado.
Eu Sei, Mas Não Devia
                                                                        Clarice Lispector

Eu sei, mas não devia. Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. 
A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo, porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo de viagem. A comer sanduíches porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. 
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz [...]. 
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “Hoje não posso ir". A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita. A lutar para ganhar o dinheiro com que se paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar muito mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. 
A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. 
A gente se acostuma à poluição. A luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta. 
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente se senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só o pé e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre o sono atrasado. 
A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, se perde de si mesma.
“A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta e que, de tanto se acostumar, se perde de si mesma.”

De acordo com o exposto acima, NÃO podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q38923 | Informática, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Analise as afirmativas sobre a aba Layout da Página do MS Word 2010.

I. Permite configurar as margens de um documento.
II. Permite dividir o texto em duas ou mais colunas.
III. Permite incluir quebras de páginas ou de seção.

A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q2979 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Sobre a Lei n. 8.078/90, conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q43085 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

A constituição do solo de uma área com vegetais é diretamente afetada pelos tipos de plantas que ali crescem. A serapilheira é a principal fonte de minerais, pois é formada pela decomposição promovida por microrganismos e animais, formando o húmus.

Esse tipo de adubo tem como função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q43403 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas referentes ao gerenciamento de memória e classifique-as com V para as verdadeiras e F para as falsas. 

( ) Deve-se tentar manter, na memória principal, o maior número de processos residentes. 
( ) Maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos computacionais. 
( ) Permitir a execução de programas que sejam maiores que a memória física disponível. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q160557 | Direito Civil, Parte Geral, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Quanto aos atos ilícitos, os graus da culpa se aferem pela proporção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q28760 | Nutrição, Servente Escolar, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Considere a limpeza dos equipamentos da cozinha, como por exemplo, um liquidifcador.
Numere os procedimentos na ordem em que eles devem ser realizados.

( ) Retirar da tomada e desmontar.
( ) Lavar com detergente.
( ) Enxaguar.
( ) Desinfetar com solução clorada para utensílios/equipamentos.
( ) Secar ao ar.
( ) Remontar.
( ) Usar após 15 minutos ou guardar em local limpo e seco.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.