Início

Questões de Concursos FUNDEP

Resolva questões de FUNDEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q2999 | Português, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Texto associado.

(1) João Guimarães Rosa
O texto apresentado NÃO se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q28864 | Pedagogia, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

A autonomia responsável da escola é concretizada em instituições que permitem a autocrítica de suas práticas e que deixem de ser congeladas numa postura autoritária e por vezes terrorista de prova, reprovação e submissão.

A partir da ideia do texto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo as relações que caracterizem a referida autonomia.

COLUNA I 
1. Colegiado escolar
2. Conselho de classe
3. Avaliação e recuperação ao longo do processo da aprendizagem

COLUNA II
( ) Permite à escola conhecer os avanços e as dificuldades dos alunos no momento em que os conteúdos estão sendo desenvolvidos.
( ) Permite a aprovação do regimento e da proposta pedagógica pelos representantes da comunidade escolar.
( ) Permite aos professores e alunos reverem suas práticas docentes e discentes a partir das avaliações internas e externas.
( ) Permite o uso dos recursos pedagógicos da progressão continuada e da reclassificação dos alunos, sem retrocesso.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q38915 | Português, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Texto associado.
Eu Sei, Mas Não Devia
                                                                        Clarice Lispector

Eu sei, mas não devia. Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. 
A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo, porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo de viagem. A comer sanduíches porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. 
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz [...]. 
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “Hoje não posso ir". A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita. A lutar para ganhar o dinheiro com que se paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar muito mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. 
A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. 
A gente se acostuma à poluição. A luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta. 
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente se senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só o pé e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre o sono atrasado. 
A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, se perde de si mesma.
Quanto ao número de sílabas, os vocábulos classificam-se em: monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos.

Assinale a alternativa em que as palavras, quanto ao número de sílabas, apresentam-se na sequência acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q28813 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

As gorduras são substâncias amplamente utilizadas em unidades de alimentação e nutrição (UAN), pois ressaltam o sabor dos alimentos, servem de meio de cocção, concentrando os alimentos e ativando seu sabor. Elas se vinculam a vitaminas lipossolúveis.

Sobre as gorduras, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

365Q40663 | Direito Administrativo, Comprador, HRTN MG, FUNDEP

Segundo a Lei 8.666/93, existem modalidades de licitação que podem ser utilizadas pela Administração.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve todas as modalidades de licitação previstas em Lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q46336 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Esse texto é um exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q708612 | Informática, Técnico em Eletrônica, SAAE de Itabira MG, FUNDEP, 2019

O Microsoft PowerPoint 2016 possui a funcionalidade de inserir animações em um texto contido em seus slides.


Nesse contexto, são tipos de animações válidas, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q711687 | Eletrônica, Técnico em Eletrônica, SAAE de Itabira MG, FUNDEP, 2019

Texto associado.

Sobre os modos de endereçamento da família de microcontroladores MSP430, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Utilizando-se de instruções de 8 bits, o microcontrolador replica a parte baixa do operando na sua parte alta.

( ) Esse microcontrolador dispõe de sete modos diferentes de acessar um dado, utilizáveis tanto quanto fonte de uma operação como operando de destino.

( ) O modo indexado permite que se utilize uma constante, que somada a um registrador compõe o endereço fonte.

( ) No modo absoluto, qualquer registrador será utilizado para indexar o endereço, atuando como gerador de constantes.



Assinale a sequência correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

369Q236556 | Direito Civil, Parte Geral, Promotor de Justiça, MPE MG, FUNDEP

Quanto à prescrição, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

370Q163095 | Direito Tributário, Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar Imunidades, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Sobre as imunidades tributárias e consoante posicionamento atual e predominante no Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q28837 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Sobre os princípios e diretrizes gerais da atenção básica, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q22029 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEP

Segundo a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, é atribuição do Município .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q43408 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas referentes ao thrashing e classifique-as com V para as verdadeiras e F para as falsas. 

( ) É um problema observado apenas em sistemas que implementam paginação. 
( ) É um problema observado apenas em sistemas que implementam segmentação. 
( ) É um problema observado em sistemas que implementam tanto segmentação como paginação. 
( ) Caracteriza-se pela excessiva transferência de páginas/segmentos entre a memória principal e a memória secundária. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q38902 | Português, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Texto associado.
Eu Sei, Mas Não Devia
                                                                        Clarice Lispector

Eu sei, mas não devia. Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. 
A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo, porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo de viagem. A comer sanduíches porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. 
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz [...]. 
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “Hoje não posso ir". A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita. A lutar para ganhar o dinheiro com que se paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar muito mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. 
A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. 
A gente se acostuma à poluição. A luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta. 
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente se senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só o pé e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre o sono atrasado. 
A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, se perde de si mesma.
“A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer.”

Assinale a alternativa que NÃO explica a expressão acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

376Q38929 | Informática, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quais são as ações de um protocolo de rede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q31045 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Considerando-se os objetivos da humanização como política transversal do Sistema Único de Saúde (SUS), vista não como programa, mas como política que abrange as diferentes instâncias gestoras do SUS, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q13177 | Recursos Humanos, Administrador, COPANOR, FUNDEP

Um gerente de regional, tem indícios de que o clima organizacional está desfavorável na sua unidade, porém deseja conhecer melhor as causas desse desempenho e, para tanto, pretende executar uma pesquisa com funcionários para esse efeito.

De acordo com os conteúdos de gestão de pessoas no setor público, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q29107 | Português, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Texto associado.
 É O FIM DO MUNDO 
Andrea Estevam

Humanos percorrem 226 quilômetros em pouco mais de oito horas, utilizando somente a força do próprio corpo para nadar, pedalar e correr ao longo dessa distância. Um cara que teve as pernas amputadas quando ainda era bebê conquista, na marra, um lugar entre os melhores velocistas do mundo. Montanhistas russos se preparam para escalar o K2, a mais mortal das montanhas de mais de 8 mil metros, em pleno inverno, sob a ameaça de temperaturas que podem chegar a 50 graus negativos. Uma menina de 18 anos é campeã mundial de surf. Bikes que podem ser recarregadas na tomada são realidade. Os velhos de pensamento e alma têm razão: é o fim do mundo mesmo – pelo menos do mundo com as fronteiras físicas e mentais que conhecemos. É o fim do ser humano como animal perfeito, obra acabada. Ainda bem! Ao contrário do que nossa presunção e nosso egoísmo possam sugerir, seguimos em evolução, para sempre rascunhos de tudo o que ainda somos capazes de realizar. Que outros sonhos o ser humano pode concretizar nos próximos 2 mil anos? (Se conseguirmos, é claro, recriar a nossa civilização a tempo de não nos extinguirmos.) O mundo acaba e recomeça a cada dia, e da morte do velho nasce a vida e a transformação. Como diz aquela música do R.E.M., ―é o fim do mundo, e eu me sinto bem‖.

Go Outside – Janeiro/2012 – Ed. 80 (Texto adaptado)
"Humanos percorrem 226 quilômetros em pouco mais de oito horas [...]" (linha 1)

A palavra sublinhada, tal como se encontra nessa frase, exerce a função de um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q213226 | Medicina, Médico Cardiologia, UNIMED Belo Horizonte, FUNDEP

O quadro de valvopatia implica acurado método clínico para seu diagnóstico e tratamento.

A esse respeito, assinale a afirmativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.