Início

Questões de Concursos FUNDEP

Resolva questões de FUNDEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q28763 | Português, Interpretação de Textos, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
A difícil arte de ser bizarro

     Num dos maiores dicionários de língua portuguesa, bizarro recebe nove definições. Sete delas são elogiosas. Bizarro é aquele que se destaca pela aparência bem cuidada, por modos e trajes elegantes, briosos, nobres. O uso mais comum hoje é como sinônimo de esquisito, estranho e excêntrico. Essa definição aparece por último, como informal e recente.
     Talvez nenhum outro adjetivo combine mais com moda que “bizarro", em todos os seus nove sentidos. O que é bonito, garboso e elegante num dia pode virar esquisito e estranho no outro. O livro Última moda - Uma história do belo e do bizarro, dos historiadores e jornalistas ingleses Barbara Cox, Carolyn Sally Jones, David e Caroline Stafford (Publifolha), reúne boa parte da história de hábitos da moda de gosto e bom-senso duvidosos. É divertido e informativo, mesmo para quem não está nem aí com moda - ou especialmente para essas pessoas.
     As ousadias e sacrifícios mal disfarçavam o desejo de se diferenciar. Nas cortes, leis suntuárias ditavam limites para o tipo de acessório e tecido que os súditos podiam usar para que não ostentassem roupas como as da realeza. Não foi possível manter esse controle por muito tempo. À medida que a indústria da moda se expandia e as classes mais pobres passavam a ter acesso a cópias dos acessórios reais, mais mirabolante a moda da alta sociedade se tornava. A ideia de exclusivo viveu muito tempo da arte de dificultar a confecção, o acesso à matéria-prima, até mesmo o uso dos artigos. Muitos dos trajes e acessórios que compõem o bizarro na moda eram mais do que curiosidades estéticas para os olhos de hoje. Alguns prejudicavam a saúde e chegavam a pôr em risco a vida de quem os usava. Armações de saias que levavam mulheres à histeria, estruturas de vestidos inflamáveis, até tintas de roupas que matavam e maquiagens que envenenavam.
     Conhecida como uma das mais belas jovens do Reino Unido, Maria Gunning, condessa de Coventry, era adepta da base branca para o roso e para o busto e de ruge vermelho para as bochechas. Os cosméticos continham chumbo. Abriram fissuras em seu rosto, infeccionaram e a levaram à morte aos 27 anos. Ela passou seus últimos anos num quarto escuro para que ninguém a visse.

Os absurdos da moda foram terreno fértil para as críticas de costume do escritor francês Honoré de Balzac, que afirmou: “A moda nada mais é que um ridículo que não teme objeções". E que diverte - para quem sobrevive a ela.

OSHIMA, Flávia Yuri. A difícil arte de ser bizarro. Época. São Paulo, Globo n. 813, 23 dez. 2013, p. 84-86. (Fragmento)
 
Segundo o texto, a moda das classes altas foi-se tornando cada vez mais extravagante com o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

522Q22032 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEP

Conforme o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH), é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

523Q28736 | Português, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
Conpozissão imfãtil

    O mundo é dividido em nações, que é o nome que tem os países como o Brasil, o Japão, etc., mas não Rio de Janeiro, Cuiabá, Pernambuco, que isso não é nação, é cidade. Quase nunca a gente percebe que o mundo é dividido em nações porque aqui no Brasil só tem brasileiro e a gente fica pensando que o mundo é como o Brasil, mas em copas do mundo a gente percebe. Cada nação insiste em falar uma língua diferente. Não sei por que todo mundo não fala português, que é tão fácil que até criança pequena fala, sem precisar estudar, como precisa com todas as outras línguas. Na Suíça e na Bélgica eles falam muitas línguas, além do suíço e do bélgico. Na hora do hino, cada jogador canta numa língua e fica parecendo com a hora do recreio, quando todo mundo grita e ninguém entende, mas eles estão acostumados. Também no jogo cada um fala com o outro numa língua, e isso é uma maneira de confundir o outro time, que não sabe o que eles estão combinando.
   Cada nação tem uma camisa diferente, para a gente saber de que nação a pessoa é, e isso não só os jogadores mas também as pessoas que vão assistir e até as pessoas nas ruas, no ônibus, no avião ou no metrô. A melhor é a de um país chamado Croácia, onde vivem os croatas, que são pessoas que gostam muito de jogar xadrez, por isso a camisa deles é como um tabuleiro de xadrez, como os quadradinhos branco e vermelho. Quando o jogo está chato, os jogadores param de jogar futebol, tiram a camisa, estendem ela no chão e jogam xadrez. O público de lá gosta muito mais, e canta e torce muito mais. A camisa da França é azul e os jogadores são chamados de “azuis”, mas na verdade só a camisa é azul, eles são brancos ou pretos, como todo mundo.
   As nações têm bandeiras e hinos. Acho a bandeira do Brasil a mais bonita de todas, fora algumas, e muito bem feita para o futebol: tem o verde dos gramados, o amarelo da taça que o campeão vai ganhar e a bola. No meio tem uma faixa que quando o Brasil é campeão fica escrito campeão”, e quando não é fca escrito uma bobagem qualquer. Nunca vi tanta bandeira como agora. Algumas são sem graça, como as que têm só duas cores e uma cruz no meio. Outras são interessantes, principalmente para nós, meninas, como as que têm estrelinhas e outros desenhos. A da Costa Rica tem naviozinhos de um lado e do outro de uma terra com vulcões. Mostra como o país é fninho e como é difícil viver nele, todo mundo muito apertado, quase sem poder respirar, e ainda com medo de vulcão. A mais engraçada é a da Argentina, que tem um solzinho com olho, nariz e boca. É uma bandeira amiga das crianças. Meu pai não gosta que eu torça para a Argentina, mas eu torço, por causa do solzinho, e não falo para ele.
    Antes do jogo tem os hinos e a televisão vai traduzindo o que eles estão cantando. Aí eu tenho medo. O da França diz para os filhos da pátria formarem batalhões e atacarem os inimigos. Deve ser terrível viver na França. Lá tem inimigos que querem estrangular as crianças, diz o hino deles. Os franceses cantam essas coisas como se não fosse nada demais, mas eu nunca vou querer ir lá na França. Esses países são muito inseguros. Nos Estados Unidos o hino explica que tem foguetes e bombas voando. Como os jogadores podem ser bonzinhos depois de cantar essas coisas? Teve um que mordeu um outro. Acho que foi pouco, coisas muito piores podiam acontecer. Podia acontecer de morrerem, por exemplo.Tem muito hino que fala de morrer. O da Itália pede que todos estejam prontos para morrer, porque a Itália chamou. Como é que pode chamar os outros para morrer? O do Uruguai pede para escolher a pátria ou o túmulo. O nosso do Brasil, que eu prefro, entre outros, porque não dá para entender as palavras, e por isso não ameaça ninguém, mesmo assim tem um pedaço que diz que a gente não teme a própria morte. A Fifa não devia deixar eles cantarem essas coisas. É um risco no fim do jogo o campo ficar cheio de mortos. Faz bem o jogador da França que não canta o hino deles, ainda mais um hino daqueles. Os nossos cantaram sempre, todos, e choraram muito. Não sei porque. Quem chorou mais, eu acho, foi o Thiago Silva. Aqui em casa até meu pai chorou. Eu não choro. Tenho mais o que fazer.

Toledo, R.P., Veja, 09/07/2014 (texto adaptado)
Em todos os trechos abaixo, o verbo ter foi utilizado de maneira informal, coloquial, fora do padrão culto da língua, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

524Q238405 | Psicologia, Psicólogo Judicial, TJ MG, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas sobre a abordagem clínica da família, a partir da teoria psicanalítica e da terapia familiar - comumente conhecida como terapia ou teoria sistêmica - e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) De acordo com a literatura psicanalítica, os sintomas apresentados pelas crianças geralmente se relacionam aos sintomas do par parental, o que explica o fato de que muitas vezes os pais retiram as crianças do tratamento analítico quando elas modificam suas posições subjetivas e interferem nas respostas sintomáticas do casal.

( ) De acordo com a literatura psicanalítica, os sintomas apresentados pelas crianças geralmente se relacionam aos sintomas do par parental, o que explica o fato de que muitas vezes os pais retiram as crianças do tratamento analítico quando elas modificam suas posições subjetivas e interferem nas respostas sintomáticas do casal.

( ) Uma das bases epistemológicas do campo clínico conhecido como terapia familiar é fornecida pelo modelo cibernético, que é o estudo dos mecanismos de feedback em sistemas que se autorregulam, pois tal modelo é uma metáfora útil para descrever como as famílias mantêm sua estabilidade.

( ) A teoria geral dos sistemas influenciou de forma decisiva a prática da terapia familiar ao permitir compreender a organização familiar como um sistema complexo, ou seja, em termos clínicos, a ênfase se desloca do indivíduo para as relações que constituem o grupo familiar e que o mantém em homeostase, com poucas e raras interações com o ambiente exterior e outros sistemas, permitindo a absorção e integração de novos elementos em apenas algumas situações cujas circunstâncias são bastante específicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

525Q29110 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

A natureza viva se caracteriza por um perfeito e constante equilíbrio entre suas funções de produção e consumo, dispondo, inclusive, de recurso para eliminar o excesso de populações (mediante a ação de predadores) quando estas ameaçam a disponibilidade de alimento ou contrariam outros fatores essenciais à vida de todo o sistema.

Assinale a alternativa que NÃO se confirma no trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q235463 | Direito Civil, Dos Contratos, Promotor de Justiça, MPE MG, FUNDEP

Quanto à doação, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

527Q28892 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

De acordo com a NBC T 16.5, que trata do registro contábil, aprovada pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1132/2008, assinale a alternativa INCORRETA, em relação às formalidades do registro contábil, contidas nos itens 3 a 15 da referida norma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

528Q178950 | Direito Civil, Defensor Público, DPE MG, FUNDEP

Sobre direito das obrigações no Código Civil, analise as afirmativas a seguir.

I. O credor pode, em caso de urgência, desfazer ou mandar desfazer, independentemente de autorização judicial, ato, a cuja abstenção se obrigara, praticado pelo devedor.

II. Tanto o devedor primitivo, quanto o terceiro poderão assinalar prazo ao credor para que consinta na assunção da dívida, interpretando-se o seu silêncio como recusa.

III. Sub-roga-se nos direitos do credor o terceiro não interessado que paga a dívida em seu próprio nome, tendo direito a reembolsar-se do que pagar.

IV. As arras terão função indenizatória e suplementar quando o direito de arrependimento for estipulado no contrato para qualquer das partes.

Estão INCORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

529Q38948 | Administração Geral, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de processos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 

( ) Os processos centrais estão relacionados com a transformação de insumos em produtos destinados a clientes internos ou externos.
( ) Recursos humanos e tecnologia da informação são processos centrais.
( ) Processos de apoio são aqueles que sustentam os processos centrais e medem seu desempenho.
( ) Produção e atendimento ao cliente são processos de apoio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

530Q698467 | Raciocínio Lógico, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP, 2019

Texto associado.

Em uma reunião com as lideranças de uma empresa, uma das gerentes pediu a palavra e disse as seguintes afirmativas:

I. “Se um funcionário cumpre com todas as suas obrigações, então ele será promovido a um cargo melhor.”
II. “Se um funcionário é promovido a um cargo melhor, então ele receberá um salário melhor.”

Assinale a alternativa que relaciona, de maneira correta, a falsidade ou a veracidade das duas afirmativas ditas pela gerente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

531Q46338 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
De acordo com o texto, é uma característica da SPI:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q38937 | Direito Administrativo, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Sobre a gratificação natalina do servidor público civil da União, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

533Q44341 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, HRTN MG, FUNDEP

A convulsão é uma intercorrência frequente no ambiente hospitalar e ambulatorial, sua etiologia é diversa e o atendimento deve ser imediato e eficiente, evitando complicações e diminuindo os ricos para o paciente.
São cuidados de enfermagem que devem ser prestados ao paciente em crise convulsiva, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

534Q29117 | Recursos Humanos, Agente de Operação e Controle, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os princípios e conceitos destacados com o texto correspondente. 

COLUNA I 
1. Imitação
2. Cooperação
3. Coordenação
4. Comunicação

COLUNA II 
( ) Auxílio mútuo para realizar algo. Se um grupo de pessoas tem um objetivo comum, é evidente que esse princípio se torna imprescindível para se alcançar a meta desejada. 
( ) Tem por objetivo integrar e harmonizar os atos e esforços do pessoal. Deve estar presente em todos os setores da empresa, envolvendo suas atividades.
( ) Atualmente, com a utilização dos sistemas mecânicos e eletrônicos, sua importância e alcance aumentaram extraordinariamente. 
( ) Trata-se de uma tendência natural do ser humano. O homem repete o que foi feito pelo seu semelhante. Pode ser considerado um ponto fundamental na vida em sociedade e no aprendizado. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q28884 | Informática, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Analise as afirmativas referentes aos sistemas de busca a seguir.

I. São desenvolvidos para procurar palavras-chave fornecidas pelo utilizador em documentos e bases de dados.
II. Têm como objetivo apresentar os resultados de forma organizada e de maneira rápida e eficiente.
III. São desenvolvidos para auxiliar na procura de informações armazenadas na rede mundial (world wide web).

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q44359 | Direito Sanitário, Técnico de enfermagem, HRTN MG, FUNDEP

“A assistência às urgências se dá predominantemente nos "serviços" que funcionam exclusivamente para este fim – os tradicionais prontos-socorros – estando estes adequadamente estruturados e equipados ou não".
BRASIL. Constituição (1998). Lei Nº 2.048/2002.

De acordo com a lei 2.048/2002, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos atendimentos de urgência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

537Q13166 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Administrador, COPANOR, FUNDEP

Após as manifestações de junho de 2013 no Brasil, uma das ações do governo Dilma causou indignação nos CRMs do País.
Essa ação foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

538Q28834 | Noções de Saúde, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Sobre as condições que favorecem a ocorrência de casos e a instalação de focos de transmissão da esquistossomose, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

539Q28845 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº2048/GM, de 5 de novembro de 2002, a atenção básica à saúde deve contemplar material mínimo para atendimentos de urgência e emergência.

São materiais necessários para um atendimento de urgência os apresentados a seguir, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

540Q11743 | Matemática, Contínuo, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Uma receita indica que, para fazer uma geleia usam-se 3kg de laranja e 2kg de açúcar. Para fazer essa geleia com 12kg de laranja , seguindo a receita, a quantidade de açúcar necessária deverá ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.