Questões de Concursos FUNDEP

Resolva questões de FUNDEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q28849 | Noções de Saúde, Imunização, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Com relação às atribuições da equipe de enfermagem na sala de vacinação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q689940 | Português, Interpretação de Textos, Soldado, Bombeiro Militar MG, FUNDEP, 2019

Texto associado.
                                        Medo do futuro   
A temporada dos furacões começou com estardalhaço, causando danos devastadores pelo mundo. No Japão, três tufões em seguida deixaram uma trilha de morte e destruição. Na Indonésia, a situação é absolutamente trágica.
Mesmo assim, muitos ainda se recusam a associar o aumento da intensidade dos furacões e tempestades ao aquecimento global, ignorando dados e pesquisas científicas de alta qualidade. Obviamente, líderes como Trump, que são apoiados pela indústria de combustíveis fósseis, são os primeiros a ignorar a ciência como um mero incômodo. Lembra-me a imagem do imperador romano Nero, enlouquecido, tocando harpa enquanto Roma queimava. Tenho perguntado a amigos e colegas a razão da relutância de tantos em aceitar o óbvio. Por que pessoas com alto nível de educação, bem-informadas, quando se deparam com a correlação clara do aquecimento global e da poluição, recusam-se a mudar? [...]
Mesmo que não haja apenas uma resposta para isso, podemos dizer algumas coisas sobre essa apatia que afeta os que manipulam o poder e muitos outros. As pessoas só mudam sob pressão, seja ela real ou imaginária. Quanto maior a pressão, mais rápida a mudança. Historicamente, a mobilização social de larga escala só ocorre quando uma nação ou um grupo luta contra um inimigo comum. Quando líderes políticos invocam o patriotismo, fazem isso com a intenção clara de unificar a população, que lutaria, assim, contra uma ameaça à nação, seja ela real ou inventada. Os EUA só começaram a participar da Segunda Guerra Mundial após os japoneses terem bombardeado o porto de Pearl Harbor, no Havaí, em 1941, ainda que a guerra já estivesse devastando a Europa desde 1939.
No caso da mudança climática e da correlata falta de mobilização social, o que falta é essa pressão que provoca mudanças. Muitas pessoas, incluindo as que entendem os princípios do aquecimento global como sendo provocado pelo excesso de poluição, encolhem os ombros, afirmando que isso é coisa para muito tempo no futuro. Por que fazer algo agora, certo? Para que proteger o uso e a qualidade da água, proteger o ambiente e as áreas litorâneas de baixo relevo, ou usar fontes de energia alternativas ou mais limpas? Para que essa pressa toda em mudar nosso estilo de vida?
Existem algumas cidades que estão tomando providências, e uma exemplar é Miami, nos EUA, cuja orla vem, já, sofrendo com o aumento do nível do mar. Obras estão elevando as ruas e avenidas, muralhas protetoras estão sendo construídas em áreas críticas, bombas e sistemas de drenagem estão sendo instalados. Por que em Miami? Porque na cidade já ocorreram diversos incidentes ligados a furacões e tempestades que são consequência do aquecimento global.
Quanto mais se espera, maiores serão os custos e maior será o número de mortos e feridos. O que Miami está fazendo deveria ser imitado por todas as cidades costeiras ameaçadas. O Rio de Janeiro é uma delas, e também Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, etc.
O aquecimento global é obviamente muito diferente das invasões nazistas durante a Segunda Guerra, mas a ameaça de uma grande catástrofe social é real. O problema, ao contrário de um inimigo bem definido durante uma guerra, é que, no aquecimento global, somos nossos próprios inimigos, e cada um de nós tem um papel na crise. A poluição global não enxerga fronteiras entre países ou diferenças culturais. A atmosfera, os oceanos, os rios, todos nós dividimos a culpa e arcamos com as consequências, mesmo que, obviamente, alguns tenham muito mais culpa do que outros.
O ponto é que o indivíduo raramente pensa no efeito cumulativo da ação de muitas pessoas: se eu jogo esse saco plástico no mar, é só um, não muda nada. E quando milhões de pessoas pensam do mesmo jeito e jogam sacos de plástico no mar? Veja o exemplo do Chile, proibindo sacos de plástico no país inteiro!
Se milhões devem escapar das regiões costeiras, para onde irão? E se 4 milhões de cariocas invadirem São Paulo? Quais seriam as perdas econômicas e ambientais? Quanto maior o envolvimento da mídia, mais cientistas participarão da iniciativa de educar a população sobre os riscos sociais do aquecimento global. E, com isso, espero, a pressão para uma mudança geral de perspectiva aumentará.
A questão é quanta pressão, quanta evidência, será necessária para promover uma mudança global da forma que precisamos sabendo que, para muitos, essas mudanças serão incômodas?
GLEISER, Marcelo. Folha de S.Paulo, São Paulo, 7 out. 2018. Disponível em:. Acesso em 7: out. 2018. [Fragmento].
O tema central abordado no texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q2980 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Em um de seus dispositivos iniciais, o CDC reconhece a vulnerabilidade do consumidor em suas relações com o fornecedor de produtos ou serviços. A respeito do princípio da vulnerabilidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q3657 | Matemática, Agente de Unidades Consumidoras, Cemig, FUNDEP

A fatura de energia elétrica de certa residência registrou, em fevereiro, um consumo de 82 kw. No mês seguinte, o consumo foi de 112 kw. Nesse caso, o aumento do consumo de energia dessa casa em março, em relação a fevereiro, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q46355 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

A mastite ocorre em todas as espécies domésticas, embora seja mais importante em bovinos.
 
Com relação a essa enfermidade, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q31024 | Enfermagem, Noções de Primeiros Socorros, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Ao prestar primeiros socorros para vítimas de intoxicação exógena, o técnico de enfermagem deve coletar informações críticas para prestar o auxílio necessário.

Assinale a alternativa que NÃO contém uma informação crítica relevante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q162542 | Direito Administrativo, Entidades paraestatais ou terceiro setor, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Sobre as Organizações Sociais, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q11744 | Matemática, Contínuo, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Uma cozinheira tem de distribuir 60 pastéis e 45 empadas para um grupo de alunos, dando a mesma quantidade de cada produto a cada um deles. O número máximo de alunos que poderá receber os salgados é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q172940 | Direito Penal, Antijuricidade, Defensor Público, DPE MG, FUNDEP

Analise o caso a seguir.

Para repelir a arremetida de um cão feroz, o agente usa uma arma de fogo matando o animal. O animal tinha sido instado ao ataque pelo seu dono, o que era do conhecimento do agente.

O agente praticou o fato

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q44339 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, HRTN MG, FUNDEP

Considere o caso clínico a seguir.
Um paciente do sexo masculino, 67 anos de idade, deu entrada na no pronto-atendimento após sentir desconforto torácico. Ele passou pela classificação de risco e o enfermeiro o encaminhou para a sala laranja, onde foi feito o eletrocardiograma e confirmado o infarto agudo do miocárdio.
No tratamento do infarto agudo do miocárdio, são utilizadas drogas específicas. Sobre essas drogas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.