Início

Questões de Concursos FUNDEP

Resolva questões de FUNDEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q43075 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

O processo de independência da América Espanhola não ocorreu de maneira uniforme em todas as regiões da América Latina, dando especificidades a vários Estados da América. Porém, alguns elementos comuns contribuíram para a independência desses Estados em toda a América Espanhola.

São elementos comuns que contribuíram para a independência em toda a América Latina, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

622Q43426 | Português, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Leia a frase: “Resolveu procurá-lo.”

O termo destacado é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

623Q33190 | Direito Civil, Defensor Público, DPE MG, FUNDEP

Considerando o instituto da posse no Código Civil, analise as afirmativas a seguir.

I. O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, abrangendo, inclusive, o direito de retenção pelo seu valor.
II. Aquele que edifica em terreno próprio com materiais alheios responde por perdas e danos, ainda que tenha agido de boa-fé.
III. Contra o terceiro que recebeu a coisa esbulhada, ainda que não soubesse que o era, pode o possuidor intentar ação de esbulho ou de indenização.
IV. Terá direito a indenização, se agiu de boa-fé, aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

624Q40689 | Informática, Comprador, HRTN MG, FUNDEP

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome dado aos programas desenvolvidos especificamente para executar ações danosas em um computador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

625Q31018 | Informática, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

O conjunto de fios que conduzem sinais elétricos entre os diversos componentes do computador é denominado(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

626Q160559 | Auditoria, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de auditoria prenunciativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

627Q160589 | Direito Constitucional, Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ADPF, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Sobre a arguição de descumprimento de preceito fundamental, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q28766 | Português, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Assinale a alternativa em que a concordância verbal está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

629Q38928 | Informática, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a função dos programas de computador conhecidos como navegador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

630Q702827 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Contador, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP, 2019

O conjunto de informações que constitui a natureza de despesa orçamentária forma um código estruturado que agrega a categoria econômica, o grupo, a modalidade de aplicação e o elemento. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o elemento à despesa a que se refere. 

COLUNA I 

1. Elemento 39 – Outros serviços de terceiros – pessoa jurídica 
2. Elemento 35 – Serviços de consultoria 
3. Elemento 37 – Locações de mão de obra 

COLUNA II 
( ) Despesas orçamentárias decorrentes de contratos com pessoas físicas ou jurídicas, prestadoras de serviços nas áreas de consultorias técnicas ou auditorias financeiras ou jurídicas. 
( ) Despesas orçamentárias com prestação de serviços por pessoas jurídicas para órgãos públicos, tais como limpeza e higiene, nos casos em que o contrato especifique o quantitativo físico do pessoal a ser utilizado. 
( ) Despesas orçamentárias decorrentes da prestação de serviços por pessoas jurídicas para órgãos públicos, exceto as relativas aos Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. Assinale a sequência correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

631Q22033 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEP

A Política Municipal de Mobilidade Urbana instituída em lei estabelece que o Plano Diretor de Mobilidade de Belo Horizonte deve prever a delimitação de áreas prioritárias a serem tratadas por meio de, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

632Q43411 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas referentes aos processadores e classifique-as com V para as verdadeirase F para as falsas.

( ) São responsáveis pela atividade-meio do sistema, isto é, computar, calcular e processar. 
( ) Têm por propósito realizar operações com dados, o que se denomina processamento, normalmente numéricos. 
( ) Comanda as ações efetuadas internamente e também emitem sinais de controle para os demais componentes agirem e realizarem uma tarefa. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

633Q40661 | Direito Administrativo, Comprador, HRTN MG, FUNDEP

Segundo Meireles (2015), licitação é um procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato do seu interesse.

Considerando a licitação como procedimento administrativo, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

634Q40664 | Direito Administrativo, Comprador, HRTN MG, FUNDEP

Segundo a Lei 8.666/93, é possível que se efetue aquisições de bens e de serviços com dispensa de licitação.
Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve uma situação em que NÃO é possível se dispensar um procedimento licitatório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

635Q28732 | Português, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
Conpozissão imfãtil

    O mundo é dividido em nações, que é o nome que tem os países como o Brasil, o Japão, etc., mas não Rio de Janeiro, Cuiabá, Pernambuco, que isso não é nação, é cidade. Quase nunca a gente percebe que o mundo é dividido em nações porque aqui no Brasil só tem brasileiro e a gente fica pensando que o mundo é como o Brasil, mas em copas do mundo a gente percebe. Cada nação insiste em falar uma língua diferente. Não sei por que todo mundo não fala português, que é tão fácil que até criança pequena fala, sem precisar estudar, como precisa com todas as outras línguas. Na Suíça e na Bélgica eles falam muitas línguas, além do suíço e do bélgico. Na hora do hino, cada jogador canta numa língua e fica parecendo com a hora do recreio, quando todo mundo grita e ninguém entende, mas eles estão acostumados. Também no jogo cada um fala com o outro numa língua, e isso é uma maneira de confundir o outro time, que não sabe o que eles estão combinando.
   Cada nação tem uma camisa diferente, para a gente saber de que nação a pessoa é, e isso não só os jogadores mas também as pessoas que vão assistir e até as pessoas nas ruas, no ônibus, no avião ou no metrô. A melhor é a de um país chamado Croácia, onde vivem os croatas, que são pessoas que gostam muito de jogar xadrez, por isso a camisa deles é como um tabuleiro de xadrez, como os quadradinhos branco e vermelho. Quando o jogo está chato, os jogadores param de jogar futebol, tiram a camisa, estendem ela no chão e jogam xadrez. O público de lá gosta muito mais, e canta e torce muito mais. A camisa da França é azul e os jogadores são chamados de “azuis”, mas na verdade só a camisa é azul, eles são brancos ou pretos, como todo mundo.
   As nações têm bandeiras e hinos. Acho a bandeira do Brasil a mais bonita de todas, fora algumas, e muito bem feita para o futebol: tem o verde dos gramados, o amarelo da taça que o campeão vai ganhar e a bola. No meio tem uma faixa que quando o Brasil é campeão fica escrito campeão”, e quando não é fca escrito uma bobagem qualquer. Nunca vi tanta bandeira como agora. Algumas são sem graça, como as que têm só duas cores e uma cruz no meio. Outras são interessantes, principalmente para nós, meninas, como as que têm estrelinhas e outros desenhos. A da Costa Rica tem naviozinhos de um lado e do outro de uma terra com vulcões. Mostra como o país é fninho e como é difícil viver nele, todo mundo muito apertado, quase sem poder respirar, e ainda com medo de vulcão. A mais engraçada é a da Argentina, que tem um solzinho com olho, nariz e boca. É uma bandeira amiga das crianças. Meu pai não gosta que eu torça para a Argentina, mas eu torço, por causa do solzinho, e não falo para ele.
    Antes do jogo tem os hinos e a televisão vai traduzindo o que eles estão cantando. Aí eu tenho medo. O da França diz para os filhos da pátria formarem batalhões e atacarem os inimigos. Deve ser terrível viver na França. Lá tem inimigos que querem estrangular as crianças, diz o hino deles. Os franceses cantam essas coisas como se não fosse nada demais, mas eu nunca vou querer ir lá na França. Esses países são muito inseguros. Nos Estados Unidos o hino explica que tem foguetes e bombas voando. Como os jogadores podem ser bonzinhos depois de cantar essas coisas? Teve um que mordeu um outro. Acho que foi pouco, coisas muito piores podiam acontecer. Podia acontecer de morrerem, por exemplo.Tem muito hino que fala de morrer. O da Itália pede que todos estejam prontos para morrer, porque a Itália chamou. Como é que pode chamar os outros para morrer? O do Uruguai pede para escolher a pátria ou o túmulo. O nosso do Brasil, que eu prefro, entre outros, porque não dá para entender as palavras, e por isso não ameaça ninguém, mesmo assim tem um pedaço que diz que a gente não teme a própria morte. A Fifa não devia deixar eles cantarem essas coisas. É um risco no fim do jogo o campo ficar cheio de mortos. Faz bem o jogador da França que não canta o hino deles, ainda mais um hino daqueles. Os nossos cantaram sempre, todos, e choraram muito. Não sei porque. Quem chorou mais, eu acho, foi o Thiago Silva. Aqui em casa até meu pai chorou. Eu não choro. Tenho mais o que fazer.

Toledo, R.P., Veja, 09/07/2014 (texto adaptado)
Assinale a alternativa em que NÃO se observa um equívoco decorrente da imaginação infantil da autora da composição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

636Q28789 | Informática, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Todas as alternativas apresentam elementos de segurança do Windows 7, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

637Q28904 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Ao preparar as suas aulas, a professora Luiza reserva diariamente um tempo para uma roda de conversa com seus alunos, momento em que cada um pode falar e ouvir o outro.

Sobre a ação da professora Luiza, é CORRETO afirmar que ela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

638Q39158 | Informática, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Analise as afirmativas a seguir referentes à arquitetura cliente / servidor.

I. É necessário que o cliente e o servidor residam em computadores distintos.
II. É uma estrutura de aplicação que distribui as tarefas e cargas de trabalho.
III. Um servidor executa um ou mais serviços ou programas que compartilham recursos com os clientes.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

639Q29551 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, CODEMIG, FUNDEP

João é brasileiro, tem 35 anos, é analfabeto e não fez o alistamento eleitoral.Considerando a disciplina dos direitos políticos, é CORRETO afirmar que João.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

640Q11747 | Português, Contínuo, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
 Lua cheia, lua crescente, lua minguante

   Como a lua nos lembra o que se passa conosco!

   Não há quem não tenha seus dias de lua cheia! Tudo correndo bem, saúde boa, família em paz, todos se entendendo e se amando. Se não há dinheiro sobrando, não há dinheiro faltando...

   Também não há quem não tenha seus dias de lua minguante... A saúde meio emperrada; incompreensões e aborrecimentos em casa, no trabalho, entre amigos; desilusões, cansaço de viver...

   Mas volta a lua crescente... Volta a esperança. Tudo continua, mais ou menos, na mesma. Talvez até pior. Mas, por dentro, há mais coragem, mais força!...

   E o que nos vale é que variam, de pessoa para pessoa, os dias de fossa, os dias de esperança, os dias de alegria plena... Por que, então, não termos paciência uns com os outros e não nos ajudarmos mutuamente? Mas, em geral quem anda em lua minguante tem até raiva de quem anda em lua cheia. Parece um roubo. Acontece, também, que quem anda em lua cheia, em geral, não tem olhos, nem tempo, nem paciência para fcar ouvindo lamúrias da lua minguante...

   Ah! Se conseguíssemos o ideal de manter permanentemente em nós o espírito da lua crescente, o espírito da esperança!

   Há quem, em plena fase da lua cheia, ande triste. Há pessoas que, em lugar de aproveitar a felicidade que têm na mão, tornam-se incapazes de aproveitá-la, porque ficam o tempo todo pensando que a felicidade é passageira, vai acabar, já está acabando...

   Em plena lua cheia, quando o desânimo chega, vamos expulsá-lo, pensando: É verdade. Nem sempre será lua cheia. Virá a lua minguante. Mas de minguante passará a crescente e, de novo a cheia.

   Quando nos convenceremos de que é ingratidão deixar que a esperança se apague dentro de nós?!... Guardem o título de um livro de poemas, que vale como um programa de vida: FAZ ESCURO, MAS EU CANTO! Sim. No meio da maior escuridão, em pleno voo cego, sem enxergar um palmo diante dos olhos.
Mesmo aí, mesmo assim, temos que manter viva a esperança. FAZ ESCURO, MAS EU CANTO!

Disponível em: < http://escritabrasil.blogspot.com.br/2007/11/texto-do-arcebispo-helder-cmara.html >
Acesso em 17 julho de 2014.
“Ah! Se conseguíssemos o ideal de manter permanentemente em nós o espírito da lua crescente (...)” Na passagem acima, o autor do texto mostra a necessidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.