Início

Questões de Concursos FUNDEP Gestão de Concursos

Resolva questões de FUNDEP Gestão de Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1090221 | Direito do Consumidor, Direitos Básicos do Consumidor, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Acerca do atendimento ao consumidor e aos dispositivos / recursos disponibilizados pelas concessionárias, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q1013166 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a Libras, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q1013168 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

São personagens importantes da história cultural dos surdos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q1013172 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Considera-se um comportamento ético do intérprete de Libras educacional, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q1090234 | Auditoria, Controle Interno, Formação Ciências Contábeis, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

De acordo com a NBC TA 265, assinale a alternativa que não se caracteriza como um indicador de deficiência significativa de controle interno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q1028815 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Intérprete de Libras, Câmara de Betim MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

João sairá de casa para o trabalho sem acender as luzes do quarto para não incomodar a esposa. Ele possui 4 pares de meias brancas, 4 pares de azuis e 4 pares de pretas. Todos os pares estão desfeitos, e cada pé de meia está misturado aos demais.

Para ter certeza de retirar da gaveta dois pés de meia da mesma cor, formando um par da mesma cor, João deverá retirar pelo menos quantos pés de meia da gaveta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q1028820 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Analista de Desenvolvimento de Tecnologia, Câmara de Betim MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Uma pessoa brinca de caça ao tesouro e segue estritamente as instruções a seguir.

Passo 1. Caminhe 20 metros para frente.

Passo 2. Vire 90 graus à direita e caminhe 10 metros.

Passo 3. Vire 90 graus à direita e caminhe 10 metros.

Passo 4. Vire 90 graus à direita e caminhe 10 metros.

Partindo do ponto inicial e seguindo os quatro passos descritos, a pessoa estará, após o passo 4, a que distância do ponto inicial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q1014997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Segundo o livro Libras em contexto (FELIPE, 2007), o começo do curso de Libras como segunda língua para ouvintes deve incluir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q1015001 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Segundo Ronice Quadros (1997), o ensino da língua portuguesa para surdos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q1080340 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Educação Física, Prefeitura de Viçosa MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Em relação aos direitos da pessoa com deficiência, estabelecidos pela Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Estatuto da Pessoa com Deficiência, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q1089570 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Área Clínica Médica, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Considere que, durante a consulta, um residente atende um paciente com febre, tosse produtiva e infiltrado em lobo inferior direito na radiografia. Ele prescreve sintomáticos e libera o paciente para casa.
Nesse caso, o preceptor que está supervisionando esse residente deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q1013816 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Sobre o Decreto nº 5.626 / 2005, que regulamenta a Lei da Libras, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) A Libras é disciplina obrigatória nos cursos de Fonoaudiologia.
(   ) Para ser professor de Libras no Ensino Superior, é necessário ter graduação em Letras.
(   ) O instrutor de Libras (nível médio) pode ser qualificado por meio de educação profissional.
(   ) Para ser intérprete de Libras, é necessário graduação em Letras-Libras bacharelado.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q1089593 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Área Pediatra, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

A obesidade é uma preocupação cada vez maior na saúde da criança e do adolescente.
São comorbidades relacionadas à obesidade, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q1089598 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Médico Área Psiquiatria, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Segundo a Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), qual é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que deve orientar o cuidado em saúde mental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q1015913 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre comunicação em Libras e suas especificidades / características, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A Libras é reconhecida como uma língua oficial, assegurando que os surdos sejam respeitados e integrados nos diversos contextos sociais em que estão inseridos, sendo uma das principais metas da educação inclusiva.

(    ) A modalidade visuoespacial pode ser considerada uniforme, pois a percepção visual do gesto articulatório do interlocutor é homogênea, assim como a fala / comunicação que acontece em qualquer língua é homogênea.

(    ) Entre os surdos paulistas, paraenses, gaúchos e baianos, observam‑se variações linguísticas que vão além das diferenças fonológicas, abrangendo também aspectos semânticos e, em alguns casos, sintáticos, sendo distintas formas de sinalizar, que resultam em variações visuais perceptíveis.

(    ) A comunicação em Libras depende apenas da visualização ou memorização de sinais, em que adquirir a linguagem significa aprender um conjunto de regras prontas e acabadas; no aprender a falar / sinalizar, adquire‑se apenas um conjunto de funções com suas características e modos de expressão.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q1086584 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Cargos de Nível Médio, Prefeitura de Itapecerica da Serra SP, FUNDEP Gestão de Concursos, 2021

Augusto vai fazer um cadastro em um site e precisa criar uma senha. Para a construção dessa senha, ele deve fazer uma combinação de seis números sem repetição. Para isso, deverá utilizar os algarismos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9. O número possível de senhas, considerando os algarismos apresentados, que podem ser criadas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q1090190 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Formação Psicologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Um operador de máquina, com oito anos de trabalho na empresa, apresentou, nos últimos três meses, um baixo desempenho na sua função, cometendo erros básicos por desatenção, além da postura de apatia ou de isolamento dos colegas, sem envolvimento efetivo nas reuniões de equipe.
Dado o fato de ser necessário atenção para se evitar riscos de acidentes na execução das tarefas desse profissional, além de outros aspectos observados, o trabalhador foi encaminhado pela chefia ao setor de Recursos Humanos para uma conversa.
Nesse contexto, o profissional de Recursos Humanos deve pesquisar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q1090193 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Formação Psicologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Considerando os ditames do Decreto nº 7.602, de 7 de novembro de 2011, que dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST, e ainda o foco de se promover uma cultura de prevenção em matéria de segurança e saúde no trabalho de forma contínua, foi planejado, por uma organização, um processo de mudança de cultura, com redução de riscos de acidentes de trabalho.
Para isso, um processo de mudança de cultura dessa organização é necessário. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Desenvolver um diagnóstico organizacional, mapeando as forças, potencialidades e as fraquezas para se estabelecer um plano de ação que identifique forças impulsoras para a mudança.
II. Descongelar crenças e comportamentos anteriormente praticados e propiciar novas práticas de recursos humanos que reforcem os valores e as crenças a serem compartilhados.
III. Compreender, por meio dos artefatos visíveis, dos ritos e rituais e dos pressupostos inconscientes o que determinam e / ou influenciam o comportamento dos indivíduos na organização.
IV. Estabelecer normas e valores, a partir do comportamento da liderança, que sejam difundidas de forma a reduzir riscos e aumentar a participação e corresponsabilização dos empregados em suas ações.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q1070743 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Em 1900, a revista The Theatre foi fundada em NovaYork. Ela informava seus leitores sobre montagens americanas, publicava as teorias e os projetos dos reformadores europeus no palco e criticava o comercialismo do teatro na Broadway. Nessa época, nasceu um movimento conhecido como Teatro off-Broadway. Entre os grupos mais ativos desse movimento, pode-se destacar o Living Theatre, um coletivo experimental americano liderado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.