Início

Questões de Concursos FUNDEP UFMG

Resolva questões de FUNDEP UFMG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q722159 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Analista em Auditoria e Regulação e Fiscalização da Saúde, Prefeitura de Uberaba MG, FUNDEP UFMG

Empossado Castelo Branco na presidência da República, foi imediatamente adotado o Plano de Ação Econômica do Governo, o PAEG, que vigorou entre 1964 e 1966. Elaborado por Roberto Campos, esse plano foi o instrumento de uma política econômica relativamente ortodoxa, isto é, de controle das taxas inflacionárias por meio de medidas recessivas.

Entre as medidas adotadas pelo PAEG NÃO se inclui a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

642Q446454 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG

A Constituição Brasileira de 1988, por tratar de muitos e variados assuntos que foram considerados relevantes, e não apenas dos princípios e direitos fundamentais e das normas de organização do Estado, recebe a classificação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

643Q464921 | Direito Previdenciário, Técnico Judiciário, TJ MG, FUNDEP UFMG

Considerando-se o que determina o Regulamento da Previdência Social, é CORRETO afirmar que, entre as situações em que o aposentado por invalidez tem direito à majora-ção de abono de 25%, NÃO se inclui a que se caracteriza por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

644Q562228 | Informática, Software, Técnico de Tecnologia da Informação, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Considere que você foi solicitado a instalar uma nova placa de vídeo em um determinado endereço em um computador. No momento da configuração, percebeu que deveria digitar um endereço em hexadecimal.

Qual seria o resultado da conversão do endereço 127 de decimal para hexadecimal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

645Q736873 | Direito Processual Penal, Disposições Preliminares, Oficial Judiciário, Tribunal de Justiça MG, FUNDEP UFMG

Analise estas afirmativas concernentes a citações, com base no que determina o Código de Processo Penal:

I. O militar, em serviço ativo, será citado pessoalmente na unidade em que estiver ser-vindo, se não for conhecida a sua residência e nela não for encontrado.

II. Nas Comarcas contíguas, de fácil comunicação, o Oficial de Justiça poderá efetuar a citação do réu em qualquer delas, desde que a residência ou lugar onde se encontra o citando seja próximo das respectivas divisas.

III. Quando incerta a pessoa que tiver de ser citada, a citação será feita por edital, com o prazo de 30 dias.

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

646Q448109 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG

Considere as afirmativas a seguir sobre o regime especial de previdência previsto na Constituição da República para os servidores titulares de cargos efetivos dos entes da Federação.

I. O regime especial de previdência abrange os titulares de cargos efetivos das autarquias e fundações dos entes da Federação.

II. A aposentadoria voluntária tem entre seus requisitos o cumprimento do tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se dê a aposentadoria.

III. A contagem de tempo de contribuição fictícia só pode ocorrer nos casos previstos em lei.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

647Q715887 | Arquitetura, Arquiteto, TJ MG, FUNDEP UFMG

A retirada das formas e do escoramento só poderá ser feita quando o concreto se achar suficientemente endurecido para resistir às ações que sobre ele atuarem e não conduzir a deformações inaceitáveis, tendo em vista o valor baixo do módulo de deformação longitudinal do concreto e a maior probabilidade de grande deformação lenta quando o concreto é solicitado com pouca idade. Se não for demonstrado o atendimento das condições acima e não se tendo usado cimento de alta resistência inicial ou processo que acelere o endurecimento, a retirada das formas e do escoramento não deverá dar-se antes dos seguintes prazos:

• faces laterais: X dias;

• faces inferiores, deixando-se pontaletes bem encunhados e convenientemente espaçados: Y dias;

• faces inferiores, sem pontaletes: Z dias.

Os Valores X, Y e Z são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

648Q612985 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Belo Horizonte MG, FUNDEP UFMG

Analise estas afirmativas concernentes a modelos de processo de desenvolvimento de software:

I. A prototipagem é um modelo incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente pequeno.

II. O modelo incremental e o modelo espiral associam elementos do modelo seqüencial linear e da prototipagem.

III. O modelo de desenvolvimento rápido de aplicação cria um “projeto rápido”, enfatizando a representação de aspectos que serão visíveis ao usuário.

A partir dessa análise, podese concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

649Q606604 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG

Um item é divido em duas partes, sendo a primeira denominada Descrição e a segunda, Pontos de acesso, títulos uniformes, remissivas.

Considerando a importância das regras prescritas pelo AACR2 na catalogação descritiva de um item, assinale a alternativa em que estão relacionados apenas itens referentes à Descrição (primeira parte).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q383644 | Biologia, Práticas Laborais, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG

Considere que um pesquisador precisa manter suas culturas de Escherichia coli sempre vivas e ativas em um experimento de curta duração.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o método indicado para a manutenção dessas culturas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

651Q464863 | Direito Previdenciário, Previdência do Servidor Público Regimes Próprios, Auditor, Tribunal de Contas Estadual MG, FUNDEP UFMG, 2018

O ato de aposentadoria do servidor público segurado do regime próprio de previdência social dos servidores públicos (RPPS) é classificado como ato:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q559100 | Informática, Windows, Técnico em Informática, CRM MG, FUNDEP UFMG

O que deverá ocorrer ao acessar o prompt de comando (CMD) do sistema operacional Windows 7 e executar o comando TREE?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

654Q715027 | Arqueologia, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG

A classificação consiste em uma etapa primordial da análise arqueológica.

É incorreto afirmar que as classificações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

655Q736302 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Juíz Estadual, TJ MG, FUNDEP UFMG

Em se tratando de procedimento de rito ordinário ou sumário é INCORRETO afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

656Q446773 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico em Contabilidade, CRM MG, FUNDEP UFMG

Sobre os princípios orçamentários, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q363586 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, TJ MG, FUNDEP UFMG

O trabalho físico exige ajustes que podem afetar quase todos os órgãos, tecidos e fluidos do corpo. Entre os ajustes relacionados abaixo, assinale o considerado INCORRETO.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

658Q434785 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Juíz Estadual, TJ MG, FUNDEP UFMG

Nas proposições abaixo, marque "V" para as verdadeiras e "F" para as falsas, assinalando a alternativa CORRETA.

1. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), o Mandado de Injunção e a Ação Popular são ações constitucionais.

2. O Habeas Data se destina a assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de bancos de dados de entidades governamentais e de caráter privado.

3. O Mandado de Injunção é meio hábil para corrigir eventual inconstitucionalidade que infirme a validade de ato em vigor.

4. O cidadão, enquanto tiver os seus direitos políticos suspensos, está inabilitado a propor Ação Popular

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

659Q611199 | Informática, Normalização, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Belo Horizonte MG, FUNDEP UFMG

Analise estas afirmativas concernentes à normalização de dados:

I. Objetiva eliminar anomalias de inserção e de eliminação.

II. Objetiva padronizar a criação de tabelas nos bancos de dados relacionais.

III. Objetiva a criação de relações com um único “tema”.

A partir dessa análise, podese concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q607196 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG

As instituições de informação constituem organismos dinâmicos, em crescimento. A aplicação da gestão da qualidade no ambiente da informação não acontece de forma aleatória, há que se considerar as características específicas do ambiente de informação.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.