Início

Questões de Concursos FUNIVERSA

Resolva questões de FUNIVERSA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2141Q191393 | Direito Tributário, Impostos, Advogado, ADASA, FUNIVERSA

Um imóvel foi negociado e a venda ocorreu por meio de contrato de compromisso de compra e venda registrado no cartório de registro de títulos e documentos. A respeito do ITBI, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2142Q729258 | Direito Internacional, Direito Internacional Público, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

É o acordo em que há mais de dois países estabelecendo regras de pagamento internacionais, principalmente relativas ao comércio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2143Q324556 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

Acerca da pedagogia de projetos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2144Q188650 | Direito Tributário, Limitações Constitucionais Poder Tributar, Advogado, ADASA, FUNIVERSA

A Constituição Federal estabeleceu, no Sistema Tributário Nacional, limitações ao poder de tributar, não sendo correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2145Q400107 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Advogado, ADASA, FUNIVERSA

Poder de polícia, pelo conceito moderno adotado no direito brasileiro, é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2146Q239612 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

Relativamente aos poderes da administração pública, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2147Q652818 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Sobre o mercado de eurodólar, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2148Q444443 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Arquiteto, SEJUS DF, FUNIVERSA

João responde a processo criminal por sonegação fiscal, crime apenado com reclusão. O juiz determinou a quebra do sigilo bancário de João no dia 10 de janeiro de 2010, ocasião em que seu advogado impetrou habeas corpus, por entender que a medida era arbitrária. Acerca do remédio constitucional utilizado, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2149Q651804 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A dimensão ética compõe o núcleo central e constituinte do profissional de serviço social. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2150Q530214 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Conhecer os tipos de solo existentes na natureza é de importância fundamental para o engenheiro, pois se trata de matéria-prima fundamental para a construção civil. O solo tem vários empregos: em material de vedação, como os tijolos; em elementos da infraestrutura, como as fundações de solo-cimento. Os solos encontrados no local em que as rochas tenham sofrido decomposição, uma vez que, durante sua formação, a velocidade de transporte do solo é inferior à degradação da rocha-mãe, são denominados solos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2151Q360768 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, FUNIVERSA

Com relação à Portaria n.º 44/2001, que versa acerca da modalidade de assistência Hospital Dia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2152Q209739 | Nutrição, Especialista em Saúde Nutrição, SES DF, FUNIVERSA

A qualidade microbiológica dos alimentos pode ser verificada a partir da verificação da presença de alguns micro-organismos. O micro-organismo utilizado como indicador de contaminação fecal é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2153Q385101 | Biologia, Práticas Laborais, Técnico em Laboratório, IFAP AP, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que apresenta dois exemplos de riscos biológicos em laboratórios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2154Q162127 | Serviço Social, Atendente Social, MPE GO, FUNIVERSA

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), criado pela NOB/SUAS 2005, preconiza a organização da política de assistência social em torno de três funções, a saber: a proteção social, a defesa social e institucional e a vigilância socioassistencial. Com relação a essas funções, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2155Q469333 | Direito Tributário, Impostos, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

De acordo com o Decreto nº 3.000, que dispõe sobre o Regulamento do Imposto de Renda, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto a dedutibilidade das despesas de provisão.

I. O contribuinte poderá deduzir, como custo ou despesa operacional, as provisões técnicas das companhias de seguro e de capitalização, bem como das entidades de previdência privada, cuja constituição é exigida pela legislação especial a elas aplicável.

II. O contribuinte poderá deduzir, como custo ou despesa operacional, em cada período de apuração, importância destinada a constituir provisão para pagamento de remuneração correspondente a férias de seus empregados.

III. O contribuinte poderá deduzir, como custo ou despesa operacional, em cada período de apuração, importância destinada a constituir provisão para pagamento de remuneração correspondente ao 13º salário de seus empregados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2156Q119137 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, CEB, FUNIVERSA

Texto associado.

Imagem 002.jpg

Imagem 014.jpg

Com relação ao texto II e à imagem I, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2157Q521586 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

De acordo com as técnicas de elaboração de Relatórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos seus atributos.

 I - Extensão: suficiente para atingir o objetivo pretendido e cumprir sua função principal que é informar. Devem ser evitadas lucubrações desnecessárias. Deve-se ter em mente o (a) destinatário (s) do Relatório e assim o tipo e nível de informação requeridos. Esclarecimentos, comprovação, detalhes para consulta opcional, se for o caso, devem ser englobados em Anexos. A eficiência do Relatório pode ser medida pela relação entre a quantidade de informação que este encerra e o número de palavras utilizadas para este fim, e não pelo seu tamanho.

II - Comunicação: correta e agradável; grafia e pontuação correta; tom apropriado; envolvimento lógico e redundância adequada para reforço da clareza. Dar preferência para a forma impessoal ou para a primeira pessoa do plural. A primeira pessoa do singular pode ser adotada em casos especiais. Não usar gíria ou palavras de sentido figurado. Termos em língua estrangeira, quando indispensáveis, deverão ser colocados entre aspas.

III - Objetividade: a matéria relatada deve se cingir ao escopo do Relatório. No caso de ser necessária a abordagem de assuntos paralelos, esta deve ser breve e destacada por parêntese ou em nota de rodapé.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2158Q722069 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Médico Legista, Polícia Científica de Goiás GO, FUNIVERSA

Motorista experiente, Tom encontrou-se com alguns amigos para um almoço. Durante o evento, ingeriu quatro chopes e três doses de cachaça. Após a sobremesa, ainda bebeu uma dose de licor e café. Saiu do restaurante, na condução do seu veículo, em direção à sua casa, distante um quilômetro e meio. Nesse percurso, foi abordado pela autoridade de trânsito. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2159Q543186 | Probabilidade e Estatística, Variáveis Aleatórios, Estatístico, SEJUS DF, FUNIVERSA

Uma variável X tem média 10 e variância 4. Seja a variável Y, que se relaciona com X por meio da equação Y = 300X - 100. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a média e o desvio-padrão de Y.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2160Q185812 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, Administrador, EMBRATUR, FUNIVERSA

A efetivação de transferências voluntárias está condicionada a uma série de exigências constantes da Lei de Responsabilidade Fiscal e de cada lei de diretrizes orçamentárias (LDO). Nesse sentido, impede a realização da transferência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.