Início

Questões de Concursos FUNIVERSA

Resolva questões de FUNIVERSA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2721Q184097 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, SES DF, FUNIVERSA

Texto associado.

Texto III, para responder às questões 26 e 27.


Os jardineiros e os trabalhadores da coleta de lixo
contratados pela prefeitura de uma cidade para realizar
plantio, poda, rega e manutenção de árvores e canteiros e
para proceder à coleta de lixo residencial e das vias públicas,
respectivamente, estão expostos a muitos riscos e doenças
ocupacionais em seu ambiente de trabalho.

Os jardineiros mencionados no texto estão expostos predominantemente aos riscos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2722Q811302 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Engenheiro Agronômo, TERRACAP DF, FUNIVERSA

O Direito Ambiental possui diversos tipos de normas. Entre elas, destacam-se as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que complementam e tornam eficazes inúmeros princípios legais. A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n.° 6.938/1981) prevê funções e atribuições desse Conselho na estrutura da proteção ambiental brasileira. A respeito do CONAMA, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2723Q467241 | Direito Tributário, Impostos, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

De acordo com o Decreto nº. 3.000, que dispõe sobre o Regulamento do Imposto de Renda, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos benefícios da isenção às Sociedades Beneficentes, Fundações, Associações e Sindicatos:

I - A isenção é restrita ao imposto da pessoa jurídica.

II - Estão abrangidos pela isenção do imposto os rendimentos e ganhos de capital auferidos em aplicações financeiras de renda fixa ou de renda variável.

III - A transferência de bens e direitos do patrimônio das entidades isentas para o patrimônio de outra pessoa jurídica, em virtude de incorporação, fusão ou cisão, deverá ser efetuada pelo valor de sua aquisição ou pelo valor atribuído, no caso de doação (Lei nº. 9.532, de 1997, art. 16, parágrafo único).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2724Q652849 | Comércio Internacional Exterior, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

Em relação ao mercado financeiro internacional, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2725Q464434 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

De acordo com o Decreto n° 3.048, que trata do Regulamento da Previdência Social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à prestação de benefícios e serviços.

I - Quanto ao segurado: a) aposentadoria por invalidez; b) aposentadoria por idade; c) aposentadoria por tempo de contribuição; d) aposentadoria especial; e) auxílio-doença; f) salário-família; g) salário-maternidade; h) auxílio-funeral e h) auxílio-acidente.

 II - Quanto ao dependente: a) pensão por morte; e b) auxílio – reclusão.

III - Quanto ao segurado e dependente: reabilitação profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2726Q453179 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, FUNIVERSA

Regra Geral do Direito do Trabalho consiste na contratação de trabalhador por prazo indeterminado. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Apenas em atividades de caráter transitório, condicionada à autorização prévia em convenção ou acordo coletivo.

II. Ao contrato de trabalho por prazo determinado, conforme previsto pela CLT, reger-se-á como por prazo indeterminado, se houver outra contratação por prazo determinado dentro dos seis meses de sua expiração.

III. Quando a lei prevê a contratação de novos empregados em acréscimo ao seu quadro de pessoal fixo, não se permitindo dispensa de trabalhadores anteriormente contratados pela regra geral, para recontratação a prazo certo.

IV. Ao permitir que, em relação ao mesmo empregado, o contrato por prazo determinado vigore no máximo pelo período de dois anos, e dentro desse período ocorram sucessivas prorrogações.

V. Aos contratos de trabalho regidos pela CLT, por prazo determinado, quando contém cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão, automaticamente, devem ser considerados por prazo indeterminado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2727Q363073 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, SES DF, FUNIVERSA

Na saúde pública, a campanha de erradicação da varíola ocorreu por meio da vigilância epidemiológica, sendo aprimorado o sistema de notificação compulsória de doenças. Já a vigilância sanitária foi introduzida como proposta da organização do Sistema Nacional de Saúde, incorporando serviços de fiscalização. A respeito dessas vigilâncias, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2728Q324690 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Todos os membros da equipe escolar devem estar envolvidos nas ações de natureza pedagógico-curricular, em que cada um exerce papéis especificamente determinados. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2729Q652119 | Comércio Internacional Exterior, Consultor, APEX Brasil, FUNIVERSA

Em termos comerciais e práticos, as feiras proporcionam condições de negociação imediata dos produtos e serviços expostos e a possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente. As feiras constituem ótima oportunidade de aproveitamento da relação custo/benefício se a empresa planejar criteriosamente sua participação no mercado pretendido. Além do trabalho realizado pela APEX-Brasil, as empresas brasileiras podem contar com o apoio da Divisão de Operações de Promoção Comercial e da Divisão de Feiras e Turismo, do Ministério das Relações Exteriores. Eles são responsáveis pelo BrazilTradeNet, que é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2730Q800346 | Fisioterapia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Nos pacientes portadores de DPOC, o conhecimento das indicações e dos objetivos do uso da ventilação mecânica deve ser também de domínio do fisioterapeuta da equipe de terapia intensiva. Assinale a alternativa correta quanto às indicações, aos objetivos e às repercussões do uso da ventilação mecânica no paciente com DPOC.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2731Q240479 | Direito Administrativo, Poderes Administrativos, Regulador de Serviços Públicos, ADASA, FUNIVERSA

A respeito dos atos e dos poderes administrativos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2732Q206688 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e dos serviços, para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. A prevenção e a manutenção da saúde do idoso devem ser efetivadas por meio de ações de promoção, prevenção e atendimento em saúde. Assinale a alternativa que não se refere às estratégias de prevenção e manutenção da saúde do idoso, conforme disposto na Política Nacional e no Estatuto do Idoso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2733Q591226 | Química, Papiloscopista, Polícia Científica de Goiás GO, FUNIVERSA

Na natureza, as substâncias e os elementos não são encontrados em estado puro. Para a obtenção das substâncias puras, é necessário fazer a extração e a purificação delas. Para isso, são usados processos físicos e químicos. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2734Q723580 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Agente Administrativo, Embratur, FUNIVERSA

Considerando alguns dos principais desafios para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2736Q453759 | Direito do Trabalho, Convenções Coletivas de Trabalho, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

As Convenções e os Acordos deverão conter obrigatoriamente:

I. designação dos Sindicatos convenentes ou dos Sindicatos e empresas acordantes.

II. prazo de vigência.

III. categorias ou classes de trabalhadores abrangidas pelos respectivos dispositivos.

IV. condições ajustadas para reger as relações individuais de trabalho durante sua vigência.

V. normas para a conciliação das divergências surgidas entre os convenentes por motivos da aplicação de seus dispositivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2737Q210571 | Fonoaudiologia, Especialista em Saúde Fonoaudiologia, SES DF, FUNIVERSA

A aplicação da epidemiologia nos serviços de saúde tem sido mais comum em virtude do avanço no processo de municipalização. Considerada como área do conhecimento que possibilita descrever, explicar e intervir nos problemas de saúde, a epidemiologia está inserindo-se, em uma posição de destaque, no arcabouço jurídico-institucional das secretarias de saúde. Levando em consideração a contribuição da epidemiologia para os casos de morbidade na fonoaudiologia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2738Q536973 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro, Ministério do Turismo, FUNIVERSA

De acordo com as recomendações normativas a respeito do projeto de instalações prediais de esgotamento sanitário, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2739Q810132 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Na Lei Maria da Penha, está prevista a assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, coadunada aos direitos sociais. Assinale a alternativa que não representa um tipo de assistência oferecida pela Lei Maria da Penha.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2740Q781989 | Engenharia de Telecomunicações, Conceitos Básicos, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, poderá ser decretada intervenção em uma concessionária, por ato da Agência, em caso de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.