Início

Questões de Concursos FUNIVERSA

Resolva questões de FUNIVERSA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q321618 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir, acerca da identidade cultural e assinale a alternativa correta.

I A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, mediados por recorte espaço-temporal.

II A identidade cultural estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade e preconiza, também, os modos como essa sociedade se relaciona com outras culturas.

III Cultura e sociedade caminham juntas, visto que não há sociedade incapaz de produzir cultura e nem cultura que não seja produto de uma sociedade.

IV Pode-se compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q340188 | Raciocínio Lógico, Médico Legista, SECTEC GO, FUNIVERSA

Um suspeito de assassinato de um garçom, ao ser interrogado, afirmou:

“Se ele morreu baleado, então eu não sou o assassino”.

Um investigador concluiu que a verdade é exatamente a negação da proposição contrária a esta. Com base nisso, é correto concluir logicamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q321599 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

A problematização é um dos elementos essenciais da didática na perspectiva sócio-histórica. É o momento no qual ocorre a discussão de questões inerentes ao conteúdo proposto. A respeito da problematização, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q116643 | Redes de Computadores , Meios físicos de transmissão, Analista de Sistemas, CEB, FUNIVERSA

A transmissão de sinais está condicionada à qualidade do meio de comunicação, que pode variar de acordo com as condições físicas a que esteja sujeito. Parâmetros como velocidade de transmissão, atraso e variação no atraso de pacotes, taxa de erro são afetados quando há perda na qualidade do meio físico. Assinale a alternativa que apresenta o meio físico que sofre maiores interferências das variações climáticas, como acúmulo de nuvens e precipitações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q23472 | Raciocínio Lógico, Advogado, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, FUNIVERSA

Em uma turma de formandos de um curso, o número de mulheres supera o de homens em 6 unidades. Ao término da solenidade de entrega de certificados, todos os homens cumprimentaram todas as mulheres, num total de 280 cumprimentos. Sabe-se que nenhum par de formandos (homem/mulher) deixou de se cumprimentar e que nenhum par se cumprimentou mais de uma vez. Dessa forma, o número de formandos dessa turma é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q351671 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

As cartas patrimoniais são expressivos documentos de referência para a salvaguarda do patrimônio cultural. Em relação à Carta de Veneza, de 1964, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q392188 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Consultor, APEX Brasil, FUNIVERSA

A Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, definiu a Política Nacional de Cooperativismo, bem como instituiu o regime jurídico das sociedades cooperativas. Os artigos 1.093 a 1.096 do Código Civil disciplinaram, também, a regência das sociedades cooperativas, todavia preservou a vigência da lei especial que regula a matéria. A sociedade cooperativa era considerada uma sociedade civil sem fins lucrativos. Assinale a alternativa que expressa uma das várias diferenças entre uma sociedade cooperativa e uma sociedade mercantil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q238616 | Direito Administrativo, Licitação, Regulador de Serviços Públicos, ADASA, FUNIVERSA

Assinale alternativa em que há exceção ao regime de execução indireta de obras públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q248455 | Redes de Computadores, Arquitetura TCP IP, Técnico de Informática, MPE GO, FUNIVERSA

A família de protocolos TCP/IP foi criada com base no Modelo OSI e popularizou-se por ser a base de comunicação da Internet. Cada camada do modelo TCP/IP possui um grupo de protocolos. Assinale a alternativa que possui apenas protocolos da camada de transporte, no modelo TCP/IP.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q319493 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A indisciplina na escola permeia as preocupações de professores, pais e educadores em geral. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

I O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação à definição de objetivos e às estratégias de ensino e de avaliação, quer com relação à disciplina, pois esta, se imposta autoritariamente, jamais será aceita pelos alunos.

II A indisciplina pode estar relacionada com o fraco rendimento escolar dos alunos; o seu insucesso pode levá-los a investir pouco nas tarefas escolares e a desinteressarem-se pela escola, desencadeando isso emoções negativas, traduzidas em comportamentos inadequados.

III A escola, não conseguindo realizar a socialização comportamental, cria situações de indisciplina nos seus alunos.

IV Certas manifestações de indisciplina não passam, muitas vezes, de meras manifestações públicas de identificação com modelos de comportamento característicos de certos grupos.

V A indisciplina escolar não é um fenômeno estático que tem mantido as mesmas características ao longo das últimas décadas.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q231209 | Psicologia, Testes, Psicólogo, MPE GO, FUNIVERSA

O teste das matrizes progressivas de Raven foi desenvolvido por John C. Raven, em 1938. A forma original, denominada Matrizes Progressivas Standard (Standard Progressive Matrices - SPM), é conhecida no Brasil como Escala Geral. Em 1947, foram desenvolvidas mais duas escalas, as Matrizes Progressivas Coloridas (Coloured Progressive Matrices - CPM) e as Matrizes Progressivas Avançadas (Advanced Progressive Matrices - APM). Dessas duas escalas, a primeira destina-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q23924 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Advogado, CFM, FUNIVERSA

O Decreto n.º 44.045/1958 regulamenta a Lei n.º 3.268/1957 e suas alterações posteriores. No que diz respeito às penalidades decorrentes do processo eticoprofissional aplicável aos médicos, assinale a alternativa correta com base nesse decreto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q170915 | Biblioteconomia, Preservação, Bibliotecário Documentalista, MPE GO, FUNIVERSA

Com relação a conservação e preservação de documentos, os agentes físicos, como fatores de degradação em bibliotecas e arquivos, abrangem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q218630 | História e Geografia de Estados e Municípios, Papiloscopista, Polícia Civil GO, FUNIVERSA

Segundo constava no site da Câmara dos deputados no dia 24 de fevereiro de 2015, foi arquivado o PDC 1127/2013, que convocava plebiscito no estado de Goiás e no Distrito Federal para ouvir o eleitorado sobre a criação do estado do Planalto Central. Entre as implicações da possível criação dessa nova unidade federativa, segundo a proposta apresentada, encontra-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q628745 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Um IPS (Intrusion Prevention System), de forma geral, é um equipamento auxiliar no gerenciamento e segurança da rede, instalado em determinado ponto de passagem de tráfego de uma rede de computadores. Assinale a alternativa que apresenta apenas funções que podem ser realizadas por um IPS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q420621 | Direito Civil, Introdução ao Direito das Obrigações, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Quanto às obrigações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q7533 | Direito Processual Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

De acordo com o Código de Processo Penal, ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva. Com relação à prisão em flagrante, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q14990 | Direito Constitucional, Agente de Segurança Prisional, SAPeJUS GO, FUNIVERSA

A respeito do estado de sítio, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q48659 | Direito Administrativo, Técnicas de Complexidade Gerencial, MinC, FUNIVERSA

A administração pública indireta é composta por entidades que possuem personalidade jurídica própria e são responsáveis pela execução de atividades administrativas que necessitam ser desenvolvidas de forma descentralizada. 
Com relação às autarquias, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.