Início

Questões de Concursos FUNPAR NC UFPR

Resolva questões de FUNPAR NC UFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q676160 | Legislação Municipal, Procurador Jurídico, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.
As lideranças, representações partidárias e blocos parlamentares são importantes para o desenvolvimento das atividades legislativas da Câmara Municipal de Curitiba. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 

1. As bancadas integrantes de bloco parlamentar poderão fazer parte de outro bloco concomitantemente, desde que autorizadas pela Mesa. 
2. As representações de dois ou mais partidos, por deliberação das respectivas bancadas, poderão constituir blocos parlamentares, sob liderança comum à qual caberá a competência de representá-los. 
3. Líder é o porta-voz de uma representação partidária ou de bloco parlamentar e intermediário, autorizado entre eles e os órgãos da Câmara Municipal e do Município. 
4. As lideranças dos partidos que se coligarem em bloco parlamentar mantêm suas prerrogativas regimentais.  
Assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

822Q704600 | Informática, Auxiliar Administrativo, FPMA, FUNPAR NC UFPR, 2019

Programa de computador pré-gravado em memória permanente (ROM), executado por um computador quando ligado, responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional, recebe o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q702325 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Profissional de Nível Universitário Jr Ciências Contábeis, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Reservas são valores que representam elementos patrimoniais sem qualquer característica de
exigibilidade atual ou futura. Uma reserva de capital que pode ser utilizada para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

824Q701829 | Biblioteconomia, Profissional de Nível Universitário Jr Biblioteconomia, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

O ISBN é um sistema utilizado mundialmente para identificar livros e softwares. No Brasil, a Biblioteca Nacional é a
responsável por sua atribuição. A partir de 01 de janeiro de 2007, ele sofreu uma mudança. Conforme essa mudança, a
quantidade de números passou de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q707496 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.


Na Atenção Básica à Saúde de Curitiba, existem dois modelos de Unidades de Saúde: as Unidades de Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde, sendo que atualmente 52% da população de Curitiba conta com a cobertura da Estratégia Saúde da Família. Em relação ao tema, e considerando a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q672946 | Legislação Municipal, Tecnico Administrativo, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Levando em consideração o Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba, assinale a alternativa correta a respeito da organização do Conselho de Ética. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

827Q701639 | Segurança, Profissional de Nível de Suporte I Agente de Segurança, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
De acordo com a Portaria nº 3.233/2012-DG/DPF, o vigilante deverá:
1. ter idade mínima de dezoito anos e estar quite com as obrigações eleitorais e militares.
2. ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, realizado por empresa de curso de formação devidamente autorizada.
3. ter sido aprovado em exames de saúde e de aptidão psicológica.
4. ser brasileiro nato ou naturalizado.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

828Q702666 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Auxiliar Administrativo, FPMA, FUNPAR NC UFPR, 2019

Assinale a alternativa em que a ortografia, a concordância e a regência verbal estão de acordo com a língua padrão escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q675536 | Legislação dos Tribunais de Contas, Tecnico Administrativo, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Levando em consideração as disposições do Tribunal de Contas do Estado do Paraná sobre o processo de prestação de contas anual, do exercício financeiro de 2018, da Administração Direta e Indireta dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, é correto afirmar que, para efeito da apresentação da prestação de contas anual, a Administração Indireta abrange: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q700401 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Prefeitura de Matinhos PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

O texto a seguir contém trechos de uma entrevista dada por Leona Forman, fundadora da BrazilFoundation (BF), organização social sediada em Nova Iorque, à Revista IstoÉ. 
Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas. 
1. Comparado a outros povos, o brasileiro é mesmo solidário? 
2. E quanto aos incentivos fiscais ao doador, eles ainda são poucos no Brasil? 
3. Temos de lutar mais pela eficiência dos serviços públicos, para não sermos tão dependentes de doações? 
4. O brasileiro ainda tem muito a cultura de doar em festas beneficentes. Isso é bom ou ruim?
( ) Precisamos reconhecer que esse abatimento não é uma perda para o orçamento nacional, ao contrário, ele irá para as novas forças que contribuem para o desenvolvimento. Enquanto alguns países oferecem dedução fiscal para doador, o Brasil tem poucas, e ainda taxa a doação. 
( ) Por que não, se dá resultados? Eu acho isso importante, porque quanto mais a filantropia for vista, mais pessoas vão querer fazer o mesmo. 
( ) É muito difícil na situação do Brasil de hoje. Se você mora em uma comunidade e vê que o seu tempo e o seu recurso estão fazendo a diferença, que mal pode haver? Não há dependência. É uma aceitação que pode levar você, como indivíduo, a ajudar a sua cidade, o seu país. 
( ) Nós temos uma pesquisa feita em 139 países que mostra que o brasileiro é muito generoso, se comparado com os cidadãos de outros países, em termos de tempo e voluntariado. Nós temos uma coisa do “jeitinho”, de ir lá, ajudar, fazer o que parecia impossível. 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

831Q700150 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

A respeito dos tipos de planos operacionais, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) Procedimentos são subplanos de planos maiores, e mais detalhados que as políticas. 
( ) Planejamento financeiro e orçamento têm a mesma dimensão e são expressos na forma de fluxogramas. 
( ) Programas correlacionam duas variáveis: tempo e atividades a serem executadas. 
( ) Regras e regulamentos visam a substituir o processo decisório individual, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

832Q701211 | Informática, Fiscal, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Utilizando o Internet Explorer, clicar ALT+X permite que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q676141 | Legislação Municipal, Analista Legislativo, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

A respeito das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q698720 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
Texto
Mágicas de linguagem
Hélio Schwartsman
    A linguagem é uma ferramenta poderosa. Tão poderosa que basta insistir por alguns anos numa propaganda bem-feita para convencer pessoas inteligentes até de que algo que ____________ é um direito inalienável.
    Victor Klemperer (1881-1960), o filólogo judeu que conseguiu sobreviver durante a Segunda Guerra na Alemanha, registrando num diário a ascensão do nazismo, faz uma análise primorosa de como a manipulação da linguagem pode servir a propósitos ideológicos. Se você pensou na “novilíngua” de George Orwell, acertou, mas Klemperer escreveu suas observações antes do inglês, e elas diziam respeito ao mundo real, e não ao da ficção.
    No Brasil, o FGTS é um bom exemplo dessa mágica operada pela linguagem. Quase todos, da esquerda à direita, passando pela própria Constituição, o tratam como um direito. Mais até, como cláusula pétrea da Carta, que só poderia ser extinta por revolução (essa é a posição da OAB).
    Não é preciso, porém, mais do que noções elementares de economia e desprendimento em relação às “idées reçues”* para constatar que  
Fundo é mais bem descrito como um confisco do que como um direito.
    Para início de conversa, num mercado de trabalho competitivo, se não houvesse FGTS, os vencimentos mensais recebidos pelos assalariados
seriam 8% maiores. Na verdade, o que o FGTS faz é impor ao trabalhador uma poupança compulsória, da qual ele não pode dispor nem em emergências, cujos rendimentos são fixados pelo governo num valor que fica sistematicamente abaixo do da inflação. Nas contas da Econometrica, entre 1997 e 2017, o FGTS rendeu 202%, contra 465% da poupança, 756% do Ibovespa e 1.724% do CDI. O IPCA no período foi de 250%.
    Basicamente, o governo tirou dinheiro do trabalhador. Num mundo não povoado por singularidades de linguagem, sindicatos e organizações que defendem direitos difusos pediriam o fim do FGTS, não sua perpetuação.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2019/04/magicas-de-linguagem.shtml)
* ideias preconcebidas.
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1. As observações de Klemperer diziam respeito ao mundo real, e as de Orwell, ao mundo da ficção.
2. Na quinta linha, “inglês” se refere a “novilíngua”.
3. No terceiro parágrafo, “Carta” se refere a “Constituição”.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

835Q699776 | Legislação dos Tribunais de Justiça, Titular de Serviços de Notas e de Registros Provimento, TJ PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

O reconhecimento de firmas consiste num dos mais requisitados serviços dos agentes delegados. Sobre essa competência dos tabeliães de nota do Estado do Paraná, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q706448 | Medicina, Profissional de Nível Universitário Pleno III Médico Perito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

No que diz respeito aos principais tipos de evolução temporal de uma doença, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

837Q687318 | Direito Urbanístico, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

O uso misto em edificações, matéria disposta na Lei Municipal no 14.771/2015, trata da permissão de utilização de imóveis unifamiliares para fins residenciais e não residenciais, estimulando o trabalho e a moradia no mesmo local. O alvará comercial poderá ser solicitado observando-se determinados critérios. Acerca dessa matéria, considere as seguintes afirmativas:
1. O uso misto que se caracterize como polo gerador de tráfego tem autorização restrita a determinadas zonas definidas em plano diretor.
2. O uso misto da edificação inclui restrição de tamanho máximo utilizado pelo uso não residencial, em relação à área total averbada.
3. O incentivo ao uso misto residencial e não residencial, mediante concessão de benefícios, depende da dimensão total da edificação.
4. Entre os benefícios a que pode fazer jus a edificação mista, está a desobrigação de acesso de veículos independente para uso residencial e não residencial.
À luz do contido na Lei no 14.771/2015, com respeito a critérios para permissão e a benefícios associados, são verdadeiras as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

838Q705508 | Biblioteconomia, Profissional de Nível Universitário Jr Biblioteconomia, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Considerada a maior biblioteca do mundo, com acervo aproximado de 155 milhões de itens, com funcionários de diversas
nacionalidades que buscam atender as demandas de pesquisadores do mundo todo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

839Q671718 | Português, Interpretação de Textos, Redator, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.
         O futuro é dos pirralhos

      A tendência para negligenciar a capacidade intelectual e de mobilização dos mais jovens marcou a História desde os primórdios da Humanidade até aos anos 1950.

      Provavelmente por isso, ou na sequência do fim dessa realidade que durante séculos serviu de travão ao arrojo e ao risco, o Mundo avançou tanto nos últimos 30 anos como nos dois mil anteriores. Perante o que me parece uma evidência, surpreende-me que tanta gente se preocupe mais em achincalhar do que em compreender novas tendências, preocupações e projetos de um futuro diferente para melhor.

      A onda de reprovação que envolveu Greta Thunberg nos últimos meses insere-se neste quadro de negação, de complexo de avestruz que, de forma mais aberta ou dissimulada, vai marcando muitos discursos, da Imprensa à política.

      Depois de Donald Trump, a imitação barata brasileira, Jair Bolsonaro, chamou “pirralha” à jovem ativista sueca, classificação que, admito, deve merecer aprovação junto de um conclave de líderes mundiais populistas cujo enquadramento ideológico, a existir, representa um recuo de cem anos.

      O estilo de Greta Thunberg não me seduz. Mas isso não me impede de perceber que representa, provavelmente, milhões de jovens por esse mundo fora, e que, sem filtros, como quase todos os adolescentes, atira para a discussão verdades que mais ninguém consegue dizer a uma classe política estagnada e egoísta cujo filão programático se esgota nas bíblias da alta finança. Tivessem os políticos a capacidade mobilizadora da adolescente sueca, e um dos grandes problemas da democracia não seria, seguramente, a escassa participação das populações nos atos eleitorais.

(Disponível em: https://www.jn.pt/opiniao/vitor-santos/o-futuro-e-dos-pirralhos-11608999.html)

Assinale a alternativa em que o trecho retirado do texto apresenta ambiguidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q669671 | Legislação Municipal, Redator, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

A respeito das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.