Início

Questões de Concursos FUNRIO

Resolva questões de FUNRIO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q449542 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Assistente Social, SESAU RO, FUNRIO

A Seguridade Social representa um dos maiores avanços da Constituição Federal de 1988 no que concerne à proteção social no Brasil, pois avança na concepção da ampliação dos direitos sociais para toda a população do país. A partir desta afirmativa, podemos dizer que são significativos nessa concepção, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q93 | Português, Assistente Administrativo, Docas, FUNRIO

Texto associado.
O Fim da Barriga

   Nas últimas cinco décadas, o "peso ideal" foi um dos indicadores mais importantes da boa saúde. O excesso puro e simples de tecido adiposo era tido como o vilão responsável por uma série de doenças - de infartos e derrames a apnéia do sono, de vários tipos de câncer a problemas na coluna. Os estudos mais recentes, no entanto, mostram que a relação entre o peso corporal e saúde é bem mais complexa do que se supunha.
   Mais importante do que a quantidade de gordura é o modo como ela se distribui pelo organismo. E não há gordura mais perniciosa do que aquela que se concentra no abdômen, a famosa barriguinha – "de chope", no caso dos homens. No jargão médico, ela é conhecida como gordura visceral ou intra-abdominal. Os perigos oferecidos por ela decorrem de sua proximidade com órgãos vitais como fígado, intestino, rins e pâncreas. "O papel desta gordura no organismo é um campo que a ciência investiga há muito pouco tempo", disse à VEJA o endocrinologista canadense Jean-Pierre Després, um dos principais pesquisadores de gordura visceral do mundo.

Paulo Neiva
"Os estudos mais recentes, no entanto, mostram que..." No período acima o elemento coesivo tem a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q15036 | Português, Engenheiro Civil, INSS, FUNRIO

Texto associado.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
Elaine Turk Faria 

            O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
            Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
            Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13. 
Os autores citados no texto dizem que a geração homo zappiens é digital e que a escola é analógica. Isso contrasta, respectivamente, as atitudes de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q556756 | Informática, Internet, FUNRIO

Um programa que tem a capacidade de interagir com um servidor Web, exibindo as páginas nele armazenadas é denominado ____________ . Como exemplo deste tipo de programa podemos citar_____________e_____________. As lacunas se completam adequadamente com as seguintes expressões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q10379 | Administração Geral, Administração Geral, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO

____________________ é o registro do trabalho efetuado, à proporção que vai sendo realizado, de modo que o desempenho (resultado) possa ser comparado com o valor de padrão estabelecido (LACOMBE; HEILBORN, 2003 p. 174).

Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q35105 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO

Hector Julio Bernabó, nascido na Argentina em 1911 e falecido em Salvador em 1997), foi um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino, brasileiro naturalizado e residente no Brasil desde 1949 até sua morte. Ficou conhecido como “pintor baiano nascido argentino” e se tornou famoso com o nome artístico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q4465 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Policial Penal Agente Penitenciário, Sejus RO, FUNRIO

A exclusão da ilicitude vem prefixada no art. 23 do Código Penal. Assinale o item correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q543189 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Estatístico, MJ, FUNRIO

Um experimento foi realizado com 20 cobaias divididas em dois grupos. Um grupo recebeu uma dieta rica em fibras e o outro grupo recebeu a dieta padrão. Os níveis de triglicerídeos foram aferidos nos dois grupos. Assumindo que o nível de triglicerídeos não tem uma distribuição Normal, qual é o teste de hipótese mais adequado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q351 | Português, Inspetor de Disciplina, FUNRIO

O vocábulo cuja acentuação gráfica se justifica segundo a mesma regra observada na palavra “português” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q407319 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente de Alunos, IFB BA, FUNRIO

Acerca de provimento e investidura em cargo público, seguem-se três afirmações: I. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse; II. O prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício é de quinze dias, contados da data da nomeação; III. A posse em cargo público não depende de prévia inspeção medica oficial. Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q158042 | Informática, Hardware, Assistente Financeiro, FURP SP, FUNRIO

Em relação ao hardware dos computadores, indique a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q15065 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, INSS, FUNRIO

Os trechos das tubulações das instalações telefônicas, secundária e primária, devem ter os diâmetros mínimos determinados em função do número de pontos telefônicos acumulados. É correto afirmar que o diâmetro mínimo interno do eletroduto da tubulação em função desses pontos acumulados é de;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q819123 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO

Indique a ordem de prioridade correta no que se refere as pessoas encaminhadas para o Programa de Reabilitação Profissional:

I. o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que, em atividade laborativa, tenha reduzida sua capacidade funcional em decorrência de doença ou acidente de qualquer natureza ou causa;

II. aposentado por invalidez; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário não-previdenciário;

III. o segurado sem carência para auxílio doença previdenciário, portador de incapacidade civil; o dependente pensionista inválido; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição que, em atividade laborativa tenha reduzida capacidade funcional em decorrência de acidente de qualquer natureza ou causa

IV. o dependente maior de 18 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário;

V. o segurado sem carência para auxílio doença previdenciário, portador de incapacidade; o dependente pensionista inválido; o dependente maior de 16 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q34816 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Para Hoffmann, no seu livro “Um olhar sensível reflexivo sobre a criança” aponta que a avaliação far-se-á mediante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q805514 | Legislação e Decretos, Sistema de Gestão Ética, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO

De acordo com o Decreto Federal nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, a Comissão de Ética Pública será integrada por sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, sendo eles designados pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q49695 | Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

O trecho inicial de um artigo publicado na revista Espaço Pedagógico diz: 

     A motivação é um problema pontual na educação e afeta diretamente os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Segundo a visão de Marchesi (2006), a motivação para aprender configura-se como o centro da reflexão na área de educação, e sua ausência é o principal fator do fracasso escolar, ou seja: motivar o estudante constitui-se em uma tarefa constante de quem ensina, que, também, precisa estar motivado para desenvolver seu trabalho. Por essa razão, a motivação pode ser considerada como um determinante do êxito escolar. 

Fonte:http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/...[adaptado]

O texto emprega duas vezes o pronome SE (configura-se / constitui-se). Assinale a alternativa que interpreta corretamente o emprego desse pronome.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q15035 | Português, Engenheiro Civil, INSS, FUNRIO

Texto associado.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
Elaine Turk Faria 

            O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
            Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
            Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13. 
Uma fonte citada no texto denomina os jovens de nossos tempos como “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. O neologismo “homo zappiens” combina as formas “homo sapiens” e “zap”, com o intuito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q4467 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Policial Penal Agente Penitenciário, Sejus RO, FUNRIO

Os arts. 4 a 23 (CPP) prefixam sobre o inquérito policial. Sobre o inquérito policial, marque o item correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q34790 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Alunos, IFRJ, FUNRIO

Texto associado.
      Já ia para três anos, ou mais qualquer coisa, que as lâmpadas feriavam. Mas até que as ruas estavam claras naquela noite. Era uma Lua bonita!... Palha de Arroz, tranquila, parecia um arraial antigo dentro da madrugada. Lá no meio do céu, redonda e bonita, a Lua parecia um disco. Um disco cantando uma canção. Uma canção que poetas não escreveram nem músicos compuseram. Canção de luar de lua cheia por cima duma capital sem luz elétrica. Do tamanho mesmo da lua cheia em pleno e bruto sertão bravio. Daí aqueles pensamentos dançando nos corredores da cabeça do negro Pau de Fumo. Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade.
      Madrugada madura. Palha de Arroz tranquila mesma, serena. Calma. Dava-se que o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio – bem ali em Timon.
      Canoeiros atravessando o pessoal para o festejo. Novenas de S. José. Outrora a cidade se chamava S. José das Flores. Mais conhecida mesmo só por Flores, nome que aliás o povo ainda chamava mesmo depois de mudado o nome para Timon.  

(Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 52-3)
Por que o narrador diz que “o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.