Início

Questões de Concursos FUNRIO

Resolva questões de FUNRIO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


42Q651387 | Códigos de Ética, Código de Ética do Psicólogo, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais: I. Advertência; II. Censura pública; III. Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; IV. Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; V. Prisão por tempo estipulado pelo Presidente do Conselho Federal de Psicologia. Dentre estas, só se referem ao citado código as seguintes penalidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q340749 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Tecnólogo, IFB BA, FUNRIO

Sabe-se que todo B é A e que algum C é A. Segue-se necessariamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q780052 | Engenharia de Produção, FUNRIO

Assinale a alternativa que NÃO representa um benefício do MRP (Planejamento das Necessidades dos Materiais).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q215 | Matemática, Carteiro, CORREIOS, FUNRIO

Ao resolver um problema, um aluno cometeu o seguinte erro: dividiu a fração a/b por 5 ao invés de multiplicá-la por 5. Se a diferença entre a resposta correta e a resposta errada é 12/50 , o valor de a+b é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q121645 | Segurança da Informação, Ataques e ameaças, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

O que significa o tipo de ataque de DoS conhecido por “Inundação na conexão” ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q10414 | Português, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO

Texto associado.
                                   ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
                                                                                                                        Elis Regina Fogaça Silveira

           Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
            Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
            De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
            Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.
Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos:

I. aplicação de testes de QI;
II. levantamento do histórico familiar;
III. avaliação do histórico escolar;
IV. confronto entre interesses e preferências;
V. prescrição do comportamento social.

Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q325369 | Pedagogia, Pedagogo, MJ, FUNRIO

Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como nãointencionais. A educação não-intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tal influência, também denominada de educação informal, corresponde processos de aquisição de conhecimentos que não estão ligados a uma instituição. Portanto, são experiências de educação informal as ações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1728 | Informática, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

Ao formatar parágrafo usando o processador de texto BROffice Writer, que tipo de alinhamento de parágrafo NÃO É SUPORTADO pelo programa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q2046 | Português, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, FUNRIO

As opiniões pessoais expressam apreciações, pontos de vista, julgamento, que representam por parte de quem fala sua aprovação ou desaprovação. Mas as opiniões precisam vir apoiadas em fatos para que ganhem credibilidade.

A alternativa que mostra um trecho argumentativo que serve como exemplo para o que foi dito acima é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q326772 | Pedagogia, Pedagogo, DEPEN, FUNRIO

O principal objetivo do trabalho da maior parte dos docentes é conseguir que seus discentes tenham a possibilidade de desenvolver a sua aprendizagem da melhor forma possível. Libâneo (1991) nos mostra que o campo principal da educação escolar é o processo de ensino, que se constitui no objeto de estudo da Didática. Como não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, também não há uma concepção de homem e sociedade sem uma competência técnica para realizá-la, educacionalmente. Cabe à Didática tratar os objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, interligando os meios pedagógico-didáticos aos objetivos sócio-políticos. Para o autor, o ensino viabiliza as tarefas da instrução, acabando por “delimitar como objeto da Didática o processo de ensino que, considerado no seu conjunto, inclui: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo.” Ele nos mostra que caberá ao docente compatibilizar “a educação escolar, que é uma tarefa eminentemente social, pois a sociedade necessita prover as gerações mais novas daqueles conhecimentos e habilidades que vão sendo acumulados pela experiência social da humanidade”. Logo, para Libâneo (1991), pode-se definir processo de ensino como uma seqüência de atividades docentes e discentes, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades (tais como o pensamento independente, observação, análise-síntese e outras), através dos quais os alunos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q717682 | Arquitetura, AutoCAD, Arquiteto, Suframa AM, FUNRIO

Os layers do AutoCAD podem ser comparados com folhas de papel vegetal, nos quais representamos diferentes partes do desenho, que podem ser manipulados um a um ou sobrepostas para serem visualizados em conjunto. Um layer é definido por um nome de identificação e por um conjunto de propriedades de objetos: cor, tipo de linha e espessura de traço. Podemos afirmar que quando um layer é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q4139 | Matemática, Soldado Motorista, Bombeiro Militar RJ, FUNRIO

Numa caminhada, Marcos percorreu um terço do percurso total até fazer uma primeira parada para descansar. Depois, percorreu novamente um terço do percurso restante e fez a sua segunda e última parada. Na etapa final, percorreu mais 1600 metros, chegando ao término da sua caminhada. Marcos caminhou um total de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q35098 | Raciocínio Lógico, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO

A negação da proposição “João é arquiteto e Antônio é médico” é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q4142 | Matemática, Soldado Motorista, Bombeiro Militar RJ, FUNRIO

A receita mensal R, em milhares de reais, obtida com a venda de certo aparelho de barbear está relacionada ao preço
unitário p, em reais, de tais aparelhos através da equação R(p)=-0,5p2+30p . O número de aparelhos vendidos,
quando a receita é máxima, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q523943 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Suframa AM, FUNRIO

Ao determinar a extensão de um teste de auditoria através de técnicas de amostragem, o auditor deve levar em consideração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q319016 | Pedagogia, Pedagogo, MJ, FUNRIO

O conceito de educação deve ser visto de forma ampliada, não ficando restrito aos processos ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais. Atualmente, os processos de aprendizagem e as novas concepções pedagógicas emergem do cotidiano do mundo com o objetivo de resolver problemas de sobrevivência, através da educação não-formal. A articulação entre a educação formal e a educação não-formal tem criado novas instâncias de ação coletiva que, fundamentalmente são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1716 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

O profissional de enfermagem deverá aplicar os preceitos contidos no seu Código de Ética ao prestar cuidados de enfermagem, dos quais EXCETUA-SE, a seguinte ação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q34822 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Edgar Morin (2008), em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, propõe a reforma do pensamento do professor onde a prática pedagógica reflexiva e vivenciada, na qual tudo se liga a tudo e de que é urgente aprender a aprender, o professor adquirirá uma nova postura diante da realidade, necessária a uma prática pedagógica dialógica e libertadora. Nessa perspectiva, o autor reforça a seguinte ideia:

I. Há inquietação disseminada nos dias atuais, uma vez que o avanço da tecnologia de informação permite acesso inédito às informações, a globalização econômica e o fim da polarização ideológica entre capitalismo e comunismo nas relações internacionais.
II. O conhecimento não é um espelho das coisas do mundo externo. Todas as percepções são, ao mesmo tempo, traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais captados e codificados pelos sentidos. Este conhecimento, ao mesmo tempo tradução e reconstrução comporta a interpretação, o que introduz o risco do erro na subjetividade do conhecedor, de uma visão do mundo e de seus princípios de conhecimento. Daí os numerosos erros de concepção e de ideias que sobrevêm a despeito de nossos controles racionais.
III. O saber desfragmentado do conhecimento fica sem sentido. Sob esse aspecto, entendesse que há inadequação cada vez mais agravada entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados entre disciplinas e as realidades ou problemas da realidade global, complexa e multidimensional.
IV. A condição humana é o ponto central da educação do futuro, para conhecer o humano, é preciso encontrar seu lugar no Universo. As concepções do ser humano formuladas pela Biologia, História, Ecologia, etc., estão hoje desunidas. O “humano” está fragmentado em olhares isolados das próprias ciências humanas e naturais e destas com a filosofia, a literatura e as artes.
V. Devemos fazer uma profunda reflexão sobre a relação do homem como planeta. A ideia de que é preciso compreender o caráter humano no mundo, como a condição do mundo humano, que, ao longo da história moderna, se tornou a circunstância da era planetária, da própria sobrevivência da terra. Devemos pensar de como proteger nossa Terra- pátria, e ter uma prática de sustentabilidade terrena que seja viável para as próximas gerações.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.