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Questões de Concursos FUNRIO

Resolva questões de FUNRIO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q2046 | Português, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, FUNRIO

As opiniões pessoais expressam apreciações, pontos de vista, julgamento, que representam por parte de quem fala sua aprovação ou desaprovação. Mas as opiniões precisam vir apoiadas em fatos para que ganhem credibilidade.

A alternativa que mostra um trecho argumentativo que serve como exemplo para o que foi dito acima é a seguinte:
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52Q717682 | Arquitetura, AutoCAD, Arquiteto, Suframa AM, FUNRIO

Os layers do AutoCAD podem ser comparados com folhas de papel vegetal, nos quais representamos diferentes partes do desenho, que podem ser manipulados um a um ou sobrepostas para serem visualizados em conjunto. Um layer é definido por um nome de identificação e por um conjunto de propriedades de objetos: cor, tipo de linha e espessura de traço. Podemos afirmar que quando um layer é:

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53Q326772 | Pedagogia, Pedagogo, DEPEN, FUNRIO

O principal objetivo do trabalho da maior parte dos docentes é conseguir que seus discentes tenham a possibilidade de desenvolver a sua aprendizagem da melhor forma possível. Libâneo (1991) nos mostra que o campo principal da educação escolar é o processo de ensino, que se constitui no objeto de estudo da Didática. Como não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, também não há uma concepção de homem e sociedade sem uma competência técnica para realizá-la, educacionalmente. Cabe à Didática tratar os objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, interligando os meios pedagógico-didáticos aos objetivos sócio-políticos. Para o autor, o ensino viabiliza as tarefas da instrução, acabando por “delimitar como objeto da Didática o processo de ensino que, considerado no seu conjunto, inclui: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo.” Ele nos mostra que caberá ao docente compatibilizar “a educação escolar, que é uma tarefa eminentemente social, pois a sociedade necessita prover as gerações mais novas daqueles conhecimentos e habilidades que vão sendo acumulados pela experiência social da humanidade”. Logo, para Libâneo (1991), pode-se definir processo de ensino como uma seqüência de atividades docentes e discentes, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades (tais como o pensamento independente, observação, análise-síntese e outras), através dos quais os alunos

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54Q4139 | Matemática, Soldado Motorista, Bombeiro Militar RJ, FUNRIO

Numa caminhada, Marcos percorreu um terço do percurso total até fazer uma primeira parada para descansar. Depois, percorreu novamente um terço do percurso restante e fez a sua segunda e última parada. Na etapa final, percorreu mais 1600 metros, chegando ao término da sua caminhada. Marcos caminhou um total de
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55Q35098 | Raciocínio Lógico, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO

A negação da proposição “João é arquiteto e Antônio é médico” é 
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56Q4142 | Matemática, Soldado Motorista, Bombeiro Militar RJ, FUNRIO

A receita mensal R, em milhares de reais, obtida com a venda de certo aparelho de barbear está relacionada ao preço
unitário p, em reais, de tais aparelhos através da equação R(p)=-0,5p2+30p . O número de aparelhos vendidos,
quando a receita é máxima, é igual a
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57Q523943 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Suframa AM, FUNRIO

Ao determinar a extensão de um teste de auditoria através de técnicas de amostragem, o auditor deve levar em consideração

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58Q319016 | Pedagogia, Pedagogo, MJ, FUNRIO

O conceito de educação deve ser visto de forma ampliada, não ficando restrito aos processos ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais. Atualmente, os processos de aprendizagem e as novas concepções pedagógicas emergem do cotidiano do mundo com o objetivo de resolver problemas de sobrevivência, através da educação não-formal. A articulação entre a educação formal e a educação não-formal tem criado novas instâncias de ação coletiva que, fundamentalmente são

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59Q1716 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

O profissional de enfermagem deverá aplicar os preceitos contidos no seu Código de Ética ao prestar cuidados de enfermagem, dos quais EXCETUA-SE, a seguinte ação:
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60Q202 | Português, Carteiro, CORREIOS, FUNRIO

Veja só (...).

Na expressão “Veja só”, o verbo está:
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61Q34822 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Edgar Morin (2008), em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, propõe a reforma do pensamento do professor onde a prática pedagógica reflexiva e vivenciada, na qual tudo se liga a tudo e de que é urgente aprender a aprender, o professor adquirirá uma nova postura diante da realidade, necessária a uma prática pedagógica dialógica e libertadora. Nessa perspectiva, o autor reforça a seguinte ideia:

I. Há inquietação disseminada nos dias atuais, uma vez que o avanço da tecnologia de informação permite acesso inédito às informações, a globalização econômica e o fim da polarização ideológica entre capitalismo e comunismo nas relações internacionais.
II. O conhecimento não é um espelho das coisas do mundo externo. Todas as percepções são, ao mesmo tempo, traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais captados e codificados pelos sentidos. Este conhecimento, ao mesmo tempo tradução e reconstrução comporta a interpretação, o que introduz o risco do erro na subjetividade do conhecedor, de uma visão do mundo e de seus princípios de conhecimento. Daí os numerosos erros de concepção e de ideias que sobrevêm a despeito de nossos controles racionais.
III. O saber desfragmentado do conhecimento fica sem sentido. Sob esse aspecto, entendesse que há inadequação cada vez mais agravada entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados entre disciplinas e as realidades ou problemas da realidade global, complexa e multidimensional.
IV. A condição humana é o ponto central da educação do futuro, para conhecer o humano, é preciso encontrar seu lugar no Universo. As concepções do ser humano formuladas pela Biologia, História, Ecologia, etc., estão hoje desunidas. O “humano” está fragmentado em olhares isolados das próprias ciências humanas e naturais e destas com a filosofia, a literatura e as artes.
V. Devemos fazer uma profunda reflexão sobre a relação do homem como planeta. A ideia de que é preciso compreender o caráter humano no mundo, como a condição do mundo humano, que, ao longo da história moderna, se tornou a circunstância da era planetária, da própria sobrevivência da terra. Devemos pensar de como proteger nossa Terra- pátria, e ter uma prática de sustentabilidade terrena que seja viável para as próximas gerações.

Está correto apenas o que se afirma em
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62Q559678 | Informática, Memória, Administrador, MJ, FUNRIO

Na especificação de memória de computador, costuma-se utilizar como unidade de medida o Byte e seus múltiplos (KByte, MByte, GByte, etc.). Dentre as alternativas abaixo, qual corresponde ao valor equivalente a 1 MByte (um megabyte)?

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63Q481731 | Geografia, Cartografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em um desafio de verificação de conhecimento sobre cartografia feito a uma turma, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa para tanto, o professor apaga a escala do mapa e fornece apenas as seguintes informações à turma:

1ª - distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros.

2ª - distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros.

Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:

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64Q650982 | Ciências Políticas, Teoria Política Moderna, Administrador, MJ, FUNRIO

Que pensador do Estado Moderno apresentou o Estado como senhor absoluto, cabendo aos cidadãos a obediência sem questionamentos, já que este funcionava como uma ordem absoluta e controladora com o objetivo de tirar os homens da guerra de todos contra todos?
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65Q100481 | Português, Pontuação, Analista Serviço Social, INSS, FUNRIO

Texto associado.

O VÕO DA ÁGUIA

     A Águia pode viver por 70 anos. Sabe por quê?
     A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos, mas, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar um séria decisão.
     É nessa fase da vida que ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontadas contra o peito estão suas asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar já é tão difícil...
     A águia então tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que vai durar 150 dias. Esse
processo de renovação consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em ninho próximo a um paredão onde não
necessite voar.
     Após encontrar esse lugar, a Águia começa a arrancar suas unhas. Quando começam a nascer as novas unhas, ela passa a arrancar as velhas penas. E, só cinco meses depois, sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.
     Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.
     Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.
     Somente livres do peso do passado, podemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.

FONTE: Jornal carta, 09.05.2003 www.Tonoticias.jor.br

 

 

 

As vírgulas empregadas no trecho “Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.” justificam-se, normativamente, porque:
 

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66Q40702 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, SESAU RO, FUNRIO, 2017

Texto associado.
TEXTO

DRAMA DO DESEMPREGO ESTÁ LONGE DE DIMINUIR


      A taxa de desemprego chegou a 11,5% em 2016. Em dezembro, 12,3 milhões de brasileiros estavam em busca de uma vaga, número recorde. Em dois anos de recessão, o total de desempregados no país aumentou em 5 milhões. E analistas preveem que, apesar dos primeiros sinais de melhora na economia, o desemprego só voltará a ficar abaixo de 10% em fins de 2019. (O Globo, 01/02/2017)
Parônimos são palavras semelhantes, mas de sentido diferente. A frase abaixo em que o emprego da palavra destacada está correto é:
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67Q216 | Matemática, Carteiro, CORREIOS, FUNRIO

A idade da minha tia é um número que deixa resto 1 quando dividido por 13, e deixa resto 4 quando dividido por 7. Se ela ainda não completou 100 anos, a soma dos algarismos da idade da minha tia é:
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68Q373274 | Português, Frase, Técnico de Enfermagem, IFB BA, FUNRIO

“Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro.” O provérbio ora citado mostra que a inversão entre substantivo e adjetivo pode gerar um novo significado para o sintagma. Esse mesmo fenômeno ocorre no seguinte par:
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69Q15578 | Português, Analista Administrativo, MPOG, FUNRIO

A coerência textual se constrói de muitas maneiras. Uma delas é aquela que respeita as leis da sucessividade dos eventos ou apresenta uma compatibilidade entre os enunciados do texto, do ponto de vista da localização no tempo. Nesse caso, temos o que se chama de coerência temporal. Qual dos trechos abaixo apresenta incoerência, pois os enunciados são incompatíveis do ponto de vista da temporalização?
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70Q34825 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

As bases filosóficas e o contexto histórico dos modelos de gestão surgiram na 1ª e na 2ª Revolução Industrial. Na 1ª fase observou-se a primazia do setor têxtil, pioneiro na mecanização. Na segunda houve uma grande diversificação fabril, sendo rapidamente criadas e difundidas novas tecnologias produtivas. Com isso, o conhecimento passou a ser difundido. Os primeiros estudiosos estavam longe de serem cientistas sociais ou filósofos, porque eram na realidade, homens práticos que procuraram soluções nas organizações que se dirigiam. Os pensadores que foram fundamentais para alcançarmos a abordagem cultural da administração são:
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