Início

Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q913595 | Sistemas Operacionais, Auxiliar em Assuntos de Informática, FURB SC, FURB, 2023

Em relação aos comandos do Windows com seus principais propósitos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna: comandos
i.ping ii.tracert iii.`nslookup
Segunda coluna: propósito
a.Ver o caminho tomado pelos pacotes b.Resolver nome de domínio para endereço IP c.Testar conectividade de rede
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1002Q916171 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Assistente de Consultório Dentário, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

De acordo com seus conhecimentos sobre instrumentais odontológicos, assinale a seguir o instrumento utilizado para raspagem periodontal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1003Q1019092 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, Prefeitura de Porto Belo SC, FURB, 2019

Considere las afirmaciones relacionadas a los verbos y registre V para verdadero y F para falso.
( ) El infinitivo, el gerundio y el participio corresponden a formas personales del verbo. ( ) El subjuntivo es un modo verbal que expresa información virtual, inespecífica, no verificada o no experimentada . ( ) En las formas personales del verbo es común omitir los pronombres personales sujeto. ( ) El verbo auxiliar principal del español corresponde al verbo tener. ( ) En español todos los tiempos verbales son simples.
Marque la secuencia correcta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1004Q1019101 | Espanhol, Conjunções Conjunciones, Língua Espanhola, Prefeitura de Porto Belo SC, FURB, 2019

En términos sintácticos es correcto afirmar que una conjunción.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1005Q1014238 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

O V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue para Surdos, realizado pelo NUPPES/UFRGS, em 1999, reuniu pesquisadores, profissionais, familiares e lideranças da comunidade surda mundial (Brasil, América Latina, América do Norte e Europa) e visibilizou a força da mobilização política da comunidade surda. Previamente ao Congresso, ocorreu um espaço auto-organizado de discussão de temáticas de interesse da comunidade surda com relação às identidades, à cultura e à educação de surdos, que resultou em um documento intitulado A Educação que nós, surdos, queremos , referência para a elaboração de um decreto que regulamentaria a Lei de Libras no Brasil, posteriormente. Por esse caminho, foram ideias fundadoras da futura política nacional de educação de surdos:

I.Elaborar uma política de educação de surdos com escolas específicas para surdos.

II.Considerar que a escola de surdos é necessária e deve oferecer educação voltada para princípios culturais e humanísticos, promovendo o desenvolvimento de indivíduos cidadãos e sendo um centro de encontro com o semelhante para produção inicial da identidade surda.

III.Substituir o termo de "deficiente auditivo" por surdo, considerando que o deficiente auditivo e o surdo não têm a mesma identidade: o deficiente auditivo usa comunicação auditiva, tendo restos auditivos que podem ser corrigidos com aparelhos; o surdo usa comunicação visual (línguas de sinais) e não usa comunicação auditiva.

IV.Propor o reconhecimento e a regulamentação da língua de sinais a nível federal, estadual e municipal para ser usada em escolas, universidades, entidades e órgãos públicos e privados.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1006Q1058562 | Português, Interpretação de Textos, Arquiteto, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

'Aperiferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maior metrópole da América do Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.


Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".


"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, a periferia nunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.


A pesquisa avaliou os hábitos de leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís , Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "quem e o que lê".


Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não só nas questões do dia a dia, no trato com a própria família , com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quanto também com a literatura clássica", contou.


Representatividade


Para a coordenadora, a diversidade de leitura da população periférica — que inclui mangás , clássicos, autores negros e indígenas — mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta a importância da representatividade e de uma curadoria coletiva.


"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muito além da sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)


Tendo como referência o trecho a seguir e considerando o texto, é correto afirmar que a palavra preconceito se refere a quê? Assinale a alternativa correta:

"A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano".

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1007Q1076746 | Legislação de Trânsito, Infrações, Motorista, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A respeito do semáforo, o condutor que for flagrado avançando-o com o sinal vermelho aceso estará incorrendo em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1008Q1076747 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no excerto:
Em um veículo dotado de bancos dianteiros e traseiros, só é permitido o transporte de criança no banco dianteiroaquela que tenha ________ de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1009Q1014544 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Instrutor de Libras, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

O bilinguismo para crianças surdas envolve o uso de duas línguas: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. Com base nessa abordagem, quais das alternativas a seguir descrevem corretamente os benefícios do bilinguismo na educação de crianças surdas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1010Q1058578 | Português, Interpretação de Textos, Médico Endocrinologista, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maiormetrópoledaAméricado Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.

Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".

"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, aperiferianunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A pesquisa avaliou oshábitosde leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim SãoLuís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "queme o que lê".

Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulherestêmum papel fundamental nas periferias, nãonas questões do dia a dia, no trato com aprópriafamília, com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quantotambémcom a literatura clássica", contou.

Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da populaçãoperiférica— que incluimangás,clássicos, autores negros eindígenas— mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta aimportânciada representatividade e de uma curadoria coletiva.

"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muitoalémda sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)
"Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não só nas questões do dia a dia, no trato com a própria família, com a comunidade, mas também com a literatura."
No excerto, as expressões em destaque foram utilizadas para construir um sentido. A relação que elas estabelecem é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1011Q912917 | Legislação de Trânsito CTB, Normas gerais de circulação e conduta, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

De acordo com as normas gerais de circulação e conduta em um trânsito que esteja conforme a direção defensiva, existe uma regra simples, que é a regra dos dois segundos, que auxilia o motorista a manter uma distância segura do próximo veículo. A seguir está um procedimento a respeito dessa regra, ordene-o:
I.A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.
II.Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar.
III.Caso contrário, reduza a velocidade e faça nova contagem. Repita até estabelecer a distância segura.
IV.Conte dois segundos pausadamente. Uma maneira fácil é contar seis palavras em sequência: "cinquenta e um, cinquenta e dois".
V.Escolha um ponto fixo à margem da via.
Fonte: Manual Básico de Segurança no Trânsito. SCANIA.Disponível em: <_Seeguraana_LLowppdd om/content/dam/scanianoe/market/br/pdfs/Manual_Seguranca_Low.pdf >.
Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1012Q912952 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Agente de Operações Hidráulicas, Prefeitura de Jaraguá do Sul SC, FURB, 2023

No que se refere ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), analise as alternativas a seguir, assinalando a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1013Q913215 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC, FURB, 2023

A visita domiciliar é considerada uma das atividades mais essenciais no processo de trabalho do agente comunitário de saúde. No que se refere à visita domiciliar, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1014Q904512 | Arquivologia, Classificação de Documentos, Arquivista, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o objetivo principal da classificação de documentos de arquivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1015Q904514 | Arquivologia, Princípios Arquivísticos, Arquivista, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

O princípio arquivístico que visa garantir a preservação dos fundos de arquivo sem a possibilidade de alienação, mutilação, dispersão, destruição não autorizada ou adição indevida é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1016Q1018949 | Alemão, Interpretação de Textos Textinterpretation, Matutino, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2019

Welche Aussage ist richtig!
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1017Q904271 | Serviço Social, Conselhos de Assistência Social nacional, Assistente Social, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Assinale a alternativa que descreve corretamente o papel dos conselhos de políticas públicas no município de Guabiruba/SC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1018Q913235 | Veterinária, Inseminador Veterinário, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC, FURB, 2023

A inseminação artificial (IA) é uma das técnicas mais empregadas no mundo para o avanço genético e produtivo dos rebanhos. Quando realizada adequadamente, apresenta pouquíssimas desvantagens em sua utilização, possibilitando o acesso à genética de reprodutores de alto padrão, o que resulta em aumento da eficiência do sistema de produção. Em relação ao tema, podemos afirmar que a IA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1019Q874077 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Pedro precisa verificar se, em cada sala de aula da escola em que trabalha, há 40 carteiras. Devido a uma troca de turmas, ele verificou que na sala do 2º ano havia 32 carteiras e na do 3º ano havia 48. A quantidade de carteiras que ele deverá levar do 3º ano para o 2º ano, para manter 40 carteiras por sala, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1020Q874078 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Helena foi ao mercado e comprou um pão por 15 reais, dois leites por 6 reais cada, um quilo de carne por 48 reais e pagou a compra com uma nota de 100 reais. O valor que ela recebeu de troco foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.