Início

Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q1058586 | Português, Interpretação de Textos, Médico Infectologista, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maiormetrópoledaAméricado Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.

Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".

"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, aperiferianunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A pesquisa avaliou oshábitosde leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim SãoLuís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "queme o que lê".

Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulherestêmum papel fundamental nas periferias, nãonas questões do dia a dia, no trato com aprópriafamília, com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quantotambémcom a literatura clássica", contou.

Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da populaçãoperiférica— que incluimangás,clássicos, autores negros eindígenas— mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta aimportânciada representatividade e de uma curadoria coletiva.

"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muitoalémda sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)
Tendo como referência o trecho a seguir e considerando o texto, é correto afirmar que a palavra preconceito se refere a quê? Assinale a alternativa correta:
"A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1042Q901661 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu 8.558.237 hectares de vegetação nativa, o equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro. Porém, 2023 representou um ponto de inflexão nesse processo, segundo dados da mais recente edição do Relatório Anual do Desmatamento (RAD) no Brasil do MapBiomas. Primeiro, por ter registrado uma queda de 11,6% na área desmatada: ao todo, 1.829.597 hectares de vegetação nativa foram suprimidos em 2023; em 2022, esse total foi de 2.069.695 hectares. Essa redução se deu mesmo com um aumento de 8,7% no número de alertas, na comparação com 2022 (MapBiomas, 2024). Ainda assim:

I.A grande maioria do desmatamento do país teve a expansão agropecuária como vetor. II.Nos últimos tempos, o desmatamento no país está se concentrando nos biomas onde predominam formações savânicas e campestres e reduzindo nas formações florestais. III.A maior área desmatada no Brasil ocorreu, principalmente, na região conhecida como Matopiba.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q910117 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A situação de morte e perda acompanha a sociedade desde a pré-história, mesmo com os avanços e tecnologias com a premissa de curar ou garantir uma vida mais saudável ao ser humano, o ser humano continua a padecer sendo algo inerente e que eventualmente acontecerá, é um evento que tem potencialidade para abalar os componentes da família, trazendo inúmeras repercussões negativas na vida destes. Na situação de perda e luto, o familiar necessita de acompanhamento e auxílio profissional, para que ele possa transpor as fases do luto e perda e se restabelecer. A forma como cada ser humano vivencia o luto é diferente, no entanto, esse processo não se restringe apenas à família, mas a todos os responsáveis pelo cuidado daquele paciente em vida. Vivenciar um luto deve ser algo natural, para todos, é comum o sentimento de impotência, fracasso, tristeza e ansiedade, porém isso não pode influenciar no trabalho e no seu cotidiano. Sobre as Fases do Luto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona as fases do luto à sua descrição:

Primeira coluna: fases

(1) Primeira Fase

(2) Segunda Fase

(3) Terceira Fase

(4) Quarta Fase

(5) Quinta fase

Segunda coluna: descrição

(__)A raiva chega quando a pessoa não tem mais como negar o fato e, portanto, começa a cultivar sentimentos e emoções de revolta. A pessoa enlutada, assim, tem dificuldades para entender os motivos da morte do ente querido e, então, começa a projetar a raiva por meio desse sentimento de inconformismo. Esse sentimento é mais intenso para família e os amigos da pessoa falecida e pode ser uma fase mais complicada e delicada de ser vivenciada.

(__)É o estágio em que sentimentos de tristeza juntam-se com a solidão e a saudade. Novamente, a pessoa não obteve sucesso na fase anterior, gerando um sofrimento ainda maior. A pessoa tende a ter maiores crises de choro, busca se isolar das outras pessoas, começa a questionar sobre a sua vida e em como a pessoa falecida faz falta em sua vida. É um período, portanto, em que a pessoa enlutada precisa de muito apoio de pessoas próximas, de modo que o sofrimento não se torne um transtorno depressivo. Se a pessoa receber acolhimento suficiente, isso contribuirá para que ela possa alcançar com mais facilidade o estágio seguinte.

(__)Esta fase é chamada de "negação" ou "isolamento", sentimento que a pessoa enlutada desenvolve diante do acontecimento. Como a morte é, muitas vezes, inesperada, a pessoa leva um tempo para absorver o ocorrido e tende a negar que ela aconteceu. Portanto, enquanto não "cair a ficha", a pessoa volta-se para a negação da situação. A aceitação parcial é uma fase que vem logo após a negação, sendo um estado temporário em que a pessoa se recupera do choque e está começando a se acostumar com essa nova realidade. É o momento, também, em que a pessoa começa a reagir e manifestar reações mais intensas no processo de luto. Esse é um estágio que pode ser visto como forma de defesa da mente sobre um ocorrido, até então, improvável e pode durar minutos ou até mesmo anos.

(__)Após a pessoa sentir e expressar toda a sua inconformidade pelo acontecimento, o seu sofrimento e a angústia causados pela perda, a raiva pelo ocorrido e os lamentos, é o momento de ela contemplar o luto com maior tranquilidade. O enlutado, então, já conseguiu passar pelos estágios anteriores, agora consegue se sentir em paz e tem maiores condições para organizar a sua vida. Porém, chegar à aceitação não significa que a pessoa está bem com o que aconteceu, principalmente se essa aceitação estiver relacionada a uma grande perda. A diferença é que, a partir de agora, a pessoa irá conseguir encarar o sofrimento da perda, com a consciência do que precisa ser feito daqui para frente. Ela reconhece essa nova realidade e tenta conviver da melhor forma possível.

(__)O sentimento de raiva não trouxe alívio, portanto, a pessoa enlutada começa a adquirir uma certa esperança de cura divina em troca de alguns méritos que ela acredita que possa reverter o acontecimento. Como esse sentimento ocasionado pelo luto não foi embora, a pessoa busca formas de sair dessa situação, podendo ser, também, uma maneira de prolongar o processo de luto. Nessa fase caracterizada como barganha ou negociação, a pessoa busca soluções do que poderia ter feito de diferente, mesmo que seja impossível reverter a situação. Além disso, a pessoa também adquire esperanças de mudança baseadas em juramentos e promessas.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1044Q1014314 | Libras, Educação dos Surdos, Anos Iniciais Ensino Fundamental, SEDSC, FURB, 2024

Arthur tem 6 anos, possui surdez congênita e está matriculado no primeiro ano do Ensino Fundamental. Ele frequentou a Educação Infantil desde os 4 anos quando começou a aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os registros produzidos na Educação Infantil apontam que ele apresenta nível socioemocional e cognitivo dentro do esperado para sua idade.
Considerando a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e o aparato legal que versa sobre os direitos das pessoas surdas ou que apresentem perda auditiva, avalie as afirmações:

I.É direito acessar atendimento educacional especializado no ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
II.O atendimento educacional especializado é direito durante toda a educação básica, não se estendendo para a educação superior.
III.Cabe aos sistemas de ensino disponibilizarem as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras.
IV.Os alunos deficientes auditivos, que não apresentarem comprometimento intelectual, prescindem atendimento educacional especializado.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1045Q1071663 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas e Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Segundo Flávio Desgranges, professor da Graduação e Pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e autor do livro Pedagogia do Teatro − Provocação e Dialogismo, "O teatro vem sendo trabalhado, nas mais diversas instituições educacionais e culturais, preferencialmente, a partir da prática com jogos de improvisação, e isso porque se compreender na investigação proposta por essas atividades o prazer de jogar se aproxima do prazer de aprender a fazer e a ver teatro, estimulando os participantes (de qualquer idade) a organizar um discurso cênico apurado, que explore a utilização dos diferentes elementos que constituem a linguagem teatral, bem como a empreender leituras próprias acerca das cenas criadas pelos demais integrantes do grupo" (2006, p. 87). Ainda de acordo com essa afirmação de Desgranges, analise as afirmações a seguir:

I.[...] a insistência em compreender a ação educativa proposta pela experiência teatral como provocação dialógica, em que o espectador, ou o atuante, ou o participante, ou o jogador, nos diferentes eventos e processos teatrais, a partir de variados contextos e procedimentos, pode ser estimulado a efetivar um ato produtivo, elaborando reflexivamente conhecimentos tanto sobre o próprio fazer artístico-teatral, quanto acerca de aspectos relevantes da vida social (2006, p.20).

II.[...] podemos ressaltar um primeiro aspecto pedagógico presente na experiência como a arte: a atitude proposta ao contemplador. Ou seja, o fato artístico solicita que o indivíduo formule interpretações próprias acerca das provocações estéticas feitas pelo autor, elaborando um ato que é passivo (2006, p. 28/29).

III.O contemplador, para desempenhar o papel que lhe cabe no evento, precisa colocar-se enquanto sujeito, que age, pois a contemplação é algo ativo, e que cria, pois a sua atuação é necessariamente artística (2006, p. 29).

IV.A investigação teatral desenvolvida durante o processo exorta os participantes a conheceram e se apropriarem das possibilidades comunicacionais dessa arte. [...] A imaginação não é um músculo e ela não fica muito contente em jogar o jogo (2006, p.88).

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q901679 | Geologia, Hidrogeologia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Identificar previamente áreas com potencial para serem classificadas como área de risco geológico pode tornar os levantamentos de campo mais ágeis e eficientes, contribuindo, assim, para o êxito do trabalho. Durante os levantamentos de campo, principalmente em municípios de grande porte, localizar as áreas de risco nem sempre é uma tarefa fácil. Assim, o uso de ______________ pode auxiliar na identificação prévia de áreas com características normalmente encontradas em áreas de risco geológico, como encostas íngremes habitadas, ocupações em planícies de inundação ou margem de cursos d'água e edificações instaladas nas bordas de feições erosivas.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1047Q910131 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Rothmann e Cooper (2017) esclarecem que as experiências dos indivíduos no trabalho, sejam de natureza física, emocional ou social, afetam-nos no local de trabalho. Ao encontro disso, Bakker e Demerouti (2007) revelam que as relações humanas no trabalho desempenham um papel crucial no bem-estar dos indivíduos, influenciando diretamente seu estado emocional e social. Estudos mostram que ambientes de trabalho positivos e suporte social contribuem significativamente para o bem-estar geral dos funcionários. Isso implica em uma posição preventiva para se atingir o bem-estar físico, mental e emocional ideal. Dado esse contexto, a partir das concepções de bem-estar, o bem-estar social do Continuum de Saúde Mental afirma que quando o colaborador acredita no potencial dos outros (indivíduos, grupos e sociedades) e experimenta um sentimento de afinidade, estímulo e apoio da comunidade, ocorre, correta e respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1048Q912702 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Cuidador Social, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

A respeito da manipulação e cuidados com os medicamentos, assinale V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)Devem ser guardados em lugares altos, de preferência em armários ou em caixas bem fechadas.
(__)Não tome e nem dê medicamentos sem prescrição ou orientação médica.
(__)Em caso de doenças virais/bacterianas, é possível ministrar medicamentos conhecidos pelo cuidador social, sem prescrição médica.
(__)Não utilizar medicamentos fora de prazo ou em embalagens que estejam deterioradas.
(__)Remédios fora de validade e sobrantes devem ser entregues nas farmácias e unidades de saúde mais próximas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1049Q1066815 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Pedagogo, CISAMVE SC, FURB, 2025

Considere as assertivas relacionadas à gestão de atividades coletivas e eventos culturais e intergeracionais apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)As atividades intergeracionais favorecem a troca de saberes entre diferentes faixas etárias, fortalecendo vínculos comunitários e promovendo o respeito à diversidade cultural e geracional.
(__)A organização de eventos culturais deve ser planejada de forma participativa, envolvendo a comunidade no processo de criação, execução e avaliação das atividades, garantindo maior engajamento e pertencimento.
(__)A gestão de atividades coletivas deve priorizar um único público-alvo, evitando a interação entre diferentes grupos e focando apenas em interesses específicos para garantir a eficiência do evento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequênciacorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1051Q1066567 | Administração Pública, Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado Pdrae, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Nova Trento SC, FURB, 2023

Considerando o cenário das reformas administrativas na administração pública brasileira, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1052Q912711 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Cuidador Social, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

De acordo com o Estatuto do Idoso, define-se como direito à vida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1053Q1074251 | Noções de Informática, Internet, Jornalista, Prefeitura de Biguaçu SC, FURB, 2025

Guardar arquivos em servidores remotos acessíveis pela internet, gerenciados por um provedor e disponíveis em qualquer dispositivo autorizado, sem necessidade de manter infraestrutura local é o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1054Q1023573 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Texto associado.

Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences

Both plurilingual and translanguaging pedagogical practices in the education of language minoritized students remain controversial, for schools have a monolingual and monoglossic tradition that is hard to disrupt, even when the disrupting stance brings success to learners. At issue is the national identity that schools are supposed to develop in their students, and the Eurocentric system of knowledge, circulated through standardized named languages, that continues to impose what Quijano (2000) has called a coloniality of power.

All theories emerge from a place, an experience, a time, and a position, and in this case, plurilingualism and translanguaging have developed, as we have seen, from different loci of enunciation. But concepts do not remain static in a time and place, as educators and researchers take them up, as they travel, and as educators develop alternative practices. Thus, plurilingual and translanguaging pedagogical practices sometimes look the same, and sometimes they even have the same practical goals. For example, educators who say they use plurilingual pedagogical practices might insist on developing bilingual identities, and not solely use plurilingualism as a scaffold. And educators who claim to use translanguaging pedagogical practices sometimes use them only as a scaffold to the dominant language, not grasping its potential. In the United States, translanguaging pedagogies are often used in English-as-a-Second Language programs only as a scaffold. And although the potential for translanguaging is more likely to be found in bilingual education programs, this is also at times elusive. The potential is curtailed, for example, by the strict language allocation policies that have accompanied the growth of dual language education programs in the last decade in the USA, which come close to the neoliberal understanding of multilingualism espoused in the European Union.

It is important to keep the conceptual distinctions between plurilingualism and translanguaging at the forefront as we develop ways of enacting them in practice, even when pedagogies may turn out to look the same. Because the theoretical stance of translanguaging brings forth and affirms dynamic multilingual realities, it offers the potential to transform minoritized communities sense of self that the concept of plurilingualism may not always do. The purpose of translanguaging could be transformative of socio-political and socio-educational structures that legitimize the language hierarchies that exclude minoritized bilingual students and the epistemological understandings that render them invisible. In its theoretical formulation, translanguaging disrupts the concept of named languages and the power hierarchies in which languages are positioned. But the issue for the future is whether school authorities will allow translanguaging to achieve its potential, or whether it will silence it as simply another kind of scaffold. To the degree that educators act on translanguaging with political intent, it will continue to crack some openings and to open opportunities for bilingual students. Otherwise, the present conceptual differences between plurilingualism and translanguaging will be erased.

Source: GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: Commonalities and divergences. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.

Garcia e Otheguy (2020)

According to the text above, it is possible to state that:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1055Q1071702 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2022

Ateus não acreditam em afirmações da existência de uma divindade. Defendem que o ônus da prova é sobre aqueles que dizem que há um deus. Existem tipos específicos de ateísmo. A este respeito, relacione as colunas:

1ª Coluna

(I)Ateísmo Positivo.

(II)Ateísmo Negativo.

(III)Ateísmo Implícito.

(IV)Ateísmo Explicito.

2ª Coluna

(__) É aquele no qual o ateísmo existe de modo tácito, por isso, constitui-se na desconsideração da ideia de existência de uma divindade e não na rejeição dessa ideia por algum tipo de conceito.

(__) A crença em divindades é conscientemente rejeitada pelo indivíduo. As causas para tal postura não podem ser apontadas, pois são diferentes para cada ateu.

(__) É fundamentado na postura de negar a existência de divindades. Também conhecido como crítico segue o princípio do ataque à ideia dessa existência por meio da apresentação de argumentos.

(__) O fundamento para não acreditar em divindades é o fato de que não há evidências que provem o contrário. Nessa categoria, basta encontrar evidências para justificar a rejeição à existência de deus e, por vezes, apontá-las, mas não há preocupação em refutar a possibilidade dessa existência.

Assinale a alternativa que corretamente apresenta a associação entre as colunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1056Q1019735 | Alemão, Pronomes Pronomen, Professor de Alemão, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Es war einmal ein kleines süßes Mädchen, das hatte jedermann lieb, der sie nur ansah, am allerliebsten aber ihre Großmutter, die wusste gar nicht, was sie alles dem Kinde geben sollte. Einmal schenkte sie ihm ein Käppchen von rotem Samt, und weil ihm das so wohl stand, und es nichts anders mehr tragen wollte, hieß es nur das Rotkäppchen. Eines Tages sprach seine Mutter zu ihm: "Komm, Rotkäppchen, da hast du ein Stück Kuchen und eine Flasche Wein, bring das der Großmutter hinaus; sie ist krank und schwach und wird sich daran laben. Mach dich auf, bevor es heiß wird, und wenn du hinauskommst, so geh hübsch sittsam und lauf nicht vom Wege ab, sonst fällst du und zerbrichst das Glas, und die Großmutter hat nichts. Und wenn du in ihre Stube kommst, so vergiss nicht guten Morgen zu sagen und guck nicht erst in allen Ecken herum!"(...)


Quelle: https://www.grimmstories.com/de/grimm_maerchen/rotkaeppchen
Im Satz Einmal schenkte sie ihm ein Käppchen von rotem Samt, und weilihmdas so wohl stand, und es nichts anders mehr tragen wollte, hieß es nur das Rotkäppchen(...),
das Pronomenihmbezieht sich auf:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1057Q1019737 | Alemão, Interpretação de Textos Textinterpretation, Professor de Alemão, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Coimbra Tipps: Top Sehenswürdigkeiten in der Universitätsstadt

Willkommen in der berühmtesten Universitätsstadt Portugals! Das malerische Coimbra, am Ufer des Mondego gelegen, ist auf einer Portugal-Rundreise unbedingt einen Zwischenstopp wert.

Die Sehenswürdigkeit Nummer eins in Coimbra ist ganz klar die eindrucksvolle Universität mitsamt der weltberühmten Universitätsbibliothek. Aber auch sonst gibt es in Coimbra so einige Highlights zu entdecken.

Du möchtest wissen, was dich in Coimbra erwartet und suchst noch nach Tipps für deine Reise? Wunderbar, auf unserem Reiseblog bist du richtig. Wir zeigen dir die schönsten Sehenswürdigkeiten in Coimbra und verraten unsere persönlichen Reisetipps.


Quelle: https://www.sommertage.com/coimbra-sehenswuerdigkeiten-tipps/
Lesen Sie den Text und wählen Sie die richtige Antwort aus: Welche Sehenswürdigkeit ist die bekannteste in Coimbra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q875612 | Matemática, Raciocínio Lógico, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Um cinema ordena as poltronas de suas salas em letras e números, sendo que ao todo as dez primeiras letras do alfabeto representam a quantidade de poltronas na horizontal e os números de 1 a 12 representam a quantidade de poltronas na vertical. Com isso, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1060Q1070436 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Engenheiro Civil, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A ética profissional, como modo de objetivação da vida ética, é um fenômeno historicamente condicionado pela natureza do trabalho em sociedade. Em face da conjuntura contemporânea, a reflexão filosófica e a intervenção política da categoria profissional são cruciais para a superação de tendências que fragilizam o compromisso ético. A respeito das esferas filosófica e política da ética profissional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O apelo ao senso comum e o utilitarismo ético, típicos das tendências da sociedade capitalista, fragilizam a ética profissional.
PORQUE
II.A reflexão filosófica e a intervenção política da categoria são os principais caminhos para resgatar os valores genéricos, universalizar a capacidade de escolha consciente e confrontar a alienação e a mercantilização das relações humanas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.