Início

Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q1058565 | Português, Interpretação de Textos, Arquiteto, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Leia o texto que segue:

DESAPEGO

Prefeitura do Recife pede à população doações de livros para rede de bibliotecas públicas

As entregas podem ser realizadas em qualquer das 10 bibliotecas ou no edifício sede do Executivo municipal

A Prefeitura do Recife iniciou, na última sexta-feira (15), uma ação de arrecadação de livros usados para sua rede de bibliotecas municipais. O objetivo é receber livros em bom estado para ampliar os acervos públicos e promover o hábito de leitura entre os recifenses. As entregas da campanha Um livro doado, um novo leitor podem ser feitas diretamente nas bibliotecas das seis unidades da rede Compaz ou nos quatro centros de leitura espalhados pela capital pernambucana.

A ação é da secretaria municipal de Cidadania e Cultura de Paz, responsável pelos centros comunitários da paz (Compaz) e pela rede de bibliotecas públicas. "Acampanha é para convidar o cidadão a estimular a leitura e fortalecer as bibliotecas. Um livro esquecido na estante de uma pessoa pode ser, na vida de outra pessoa, a porta de entrada em um novo mundo", diz Túlio Arruda, titular da secretaria.

(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/17/prefeitura-do-recife-pede-apopulacao-doacoes-de-livros-para-rede-de-bibliotecas-publicas/. Acesso em 26 ago. 2025. Adaptado.)

A respeito do texto, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1082Q1058568 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maior metrópole da América do Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.


Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".


"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, a periferia nunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.


A pesquisa avaliou os hábitos de leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís , Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "quem e o que lê".


Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não nas questões do dia a dia, no trato com a própria família , com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quanto também com a literatura clássica", contou.


Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da população periférica — que inclui mangás , clássicos, autores negros e indígenas — mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta a importância da representatividade e de uma curadoria coletiva.


"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muito além da sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)


No excerto a seguir, a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo no sentido, por:

"Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1083Q1022221 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Pré escolar, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

Read the following statements about different methodologies for teaching English as a second language:

I.The Direct Method focuses on teaching vocabulary and grammar inductively through immersion in the target language, using only the target language for instruction, and avoiding translation or the use of the native language.

II.The Grammar-Translation Method emphasizes the oral use of language and is based on mimicking real-life situations, often using role-play and interactive activities to enhance communication skills.

III.The Task-Based Language Teaching (TBLT) method centers on using tasks and activities that require real communication, such as problem-solving or project work, to develop language skills in a meaningful context.

IV.The Communicative Language Teaching (CLT) approach emphasizes the importance of meaningful communication and focuses on fluency rather than accuracy, encouraging students to use the language for real-world purposes through interactive activities and discussions.

V.The Audiolingual Method relies heavily on drilling and repetition, often using pattern practice, and emphasizes the structural aspects of language with a focus on correct pronunciation and grammatical structures.


Select the alternative with the correct sequence:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1084Q901654 | Veterinária, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Dentre as principais raças de gado de leite, tem-se as europeias e as zebuínas. As europeias pertencem à espécie Bos taurus taurus , são conhecidas como taurinas e caracterizam-se pela ausência do cupim. Já as raças zebuínas são pertencentes à espécie Bos taurus indicus e se caracterizam pela presença do cupim. Diante dessas informações, assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente uma raça europeia e uma zebuína:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q912919 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

O trânsito é feito de regras que estão estabelecidas no Código Brasileiro de Trânsito. Sobre as normas gerais de circulação e conduta que se referem aos usuários das vias terrestres, analise os excertos a seguir:
Excerto I. Abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias ou nela criando qualquer outro obstáculo.
Excerto II. Abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas.
Sobre os excertos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1086Q1022757 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Inglês, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Texto associado.
NO KID-DING Why you should never let your kids take a bag on the plane − even if it's free


(§ 1) A TRAVEL expert has revealed you should never let your kids bring a bag on the plane if you want a stress-free journey.


(§ 2) Experienced flyer, Vanessa Grant recommends parents don't let their kids take a bag with them after sharing her recent experience of travelling with her kids - aged 8 and 11.


(§ 3) "Smart packing is what really saved us," she said.


(§ 4) Vanessa did two long-haul flights with her family from Canada to Indonesia which went smoothly because the kids didn't have bags, she claims.


(§ 5) It is important to "instil a sense of responsibility" in kids however, it is not worth the stress of tracking down a lost backpack __ a busy international airport, according to the travel expert.


(§ 6) Vanessa explained: "The stakes are just too high and even replacing a charging cord can be pricey at a duty-free shop, let alone a whole backpack's worth of stuff."


(§ 7) It is also important to bring the right type of carry-on when travelling with your family, to make your life a lot easier.


(§ 8) A small rolling suitcase is perfect for long-haul flights and "is like the clown car of carry-ons".


(§ 9) Vanessa added: "It fits a change of clothes for three of us, plus toiletries and some snacks."


(§ 10) Instead of storing your carry-on in the overhead bins you should put it __ the seat of your shortest child so they'll be able to rest their feet on it, Vanessa recommends.


(§ 11) This clever hack will stop your child from complaining as it is "uncomfortable to have your legs hanging for hours".


(§ 12) Packing a change of clothes for everyone will ensure you have a smoother journey, according to the experienced flyer.


(§ 13) "Spills and vomiting can happen to anyone," she said.


(§ 14) Vanessa added: "One of my kids lost multiple socks __ the plane and in the hotel.


(§ 15) "Luckily most airlines give passengers a little package including a toothbrush and toothpaste, ear plugs, an eye mask and socks so we had a few extra pairs."


(§ 16) Bringing snacks for your kids can end up saving a lot of money as they likely won't eat all the food offered by airlines, "unless your child is a unicorn".


(§ 17) Vanessa also recommends bringing an empty water bottle you can fill up before getting on the plane.


(§ 18) Most kids on flights are thrilled to get "hours of uninterrupted screen time, both on their tablets and thescreens on the back of seats in front of them".


(§ 19) However, screens even for kids can get old quickly.


(§ 20) Parents should bring alternative activities for their children.


(§ 21) Vanessa brought a book, notepad and pens which kept them entertained throughout the flight.


(§ 22) Forgetting either your charger or headphones can spoil the whole journey, the travel expert claims.


(§ 23) Parents will need the chargers to make sure their children can stay entertained on the screens.


(§ 24) "We brought headphones for everyone," Vanessa said.


(§ 25) She added: "No one—including you—wants to hear the sound effects from your kid's favourite video game for hours on end."



https://www.thesun.co.uk/travel/26306770/never-let-your-kidstake-a-bag-on-plane/ (adaptado)
Mark the word most commonly used in British English rather than in American English:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q901685 | Geologia, Geologia de Engenharia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Para o correto entendimento e aplicação das setorizações de áreas de risco geológico, é fundamental a compreensão dos conceitos básicos envolvidos no seu processo de elaboração. Com relação ao risco geológico, analise as alternativas apresentadas a seguir:

I.Risco geológico: relação entre a probabilidade de ocorrência de um evento adverso de natureza geológica e a magnitude de suas consequências socioeconômicas. II.Suscetibilidade: em geociências, está relacionada à propensão ou potencialidade natural de ocorrer um evento do meio físico em uma determinada área. III.Setorização de áreas de risco geológico: divisão do terreno em áreas ou domínios homogêneos e sua classificação de acordo com os graus de risco.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q912950 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Jaraguá do Sul SC, FURB, 2023

O ser humano, em essência, configura-se como um ser social; para viver em sociedade de forma saudável, é necessário desenvolver interação social, ou seja, estabelecer relacionamentos. Assim, as relações humanas ocorrem de forma constante, portanto, se fazem presentes no ambiente de trabalho, pois é impossível trabalhar em uma empresa, fazer parte de uma equipe e não interagir com ninguém.
Relacionamento é algo complexo, vai além de simpatias e antipatias, é algo que requer habilidades sociais para que seja possível construir um clima harmônico dentro do ambiente de trabalho com todos os tipos de personalidade que o compõem. Dessa forma, haverá, por parte do colaborador, produtividade, empatia, colaboração e sintonia com os objetivos da empresa.
(Disponível em: https://curtlink.com/Zl2Mlaq. Adaptado.)

De acordo com o texto, a interação social no ambiente de trabalho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q901692 | Geologia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A ética nos possibilita a não preocupação com a usurpação de nosso lugar no mundo, pois se a consolidamos como necessária, os conflitos decorrentes da não aceitação do que é diferente, por exemplo, podem se tornar raros. No entanto, o que se verifica é a propagação de condutas provenientes daquilo que é aético, passando para o campo da ilicitude (Andrade, 2017). Ao encontro dessa temática, analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A ética é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano na sociedade. (__)A ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. (__)A ética, enquanto conjunto de valores e princípios, não deve deixar de ter sua importância ressaltada diante de qualquer contexto (setor público, privado ou terceiro setor, sociedade ou indivíduo, meio ambiente e afins).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q912706 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Cuidador Social, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

No serviço público, trabalhador no cumprimento de sua função pública deve cumprir as __________e ser _________.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas no excerto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1091Q904515 | Arquivologia, Arquivista, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Assinale a alternativa que descreve corretamente o valor secundário de um documento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1092Q1018956 | Alemão, Interpretação de Textos Textinterpretation, Matutino, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2019

Welche Lösung füllt den Text RICHTIG aus?

Der Sandmann steht mitten im Zimmer vor mein___ Vater, der helle Schein d___ Lichter strahlt ihm ins Gesicht! Der fürchterliche Sandmann ist der alte Advokat Coppelius, der manchmal bei uns zu Mittag isst! Das Schlimmste, was mir passieren konnte, war es, dies___ Coppelius zu sehen. Stelle dir einen großen Mann vor, mit breit___ Schultern und einem dicken Kopf, mit gelblich-braun___ Gesicht, dicken grauen Augenbrauen, unter denen ein Paar grünlich___ Katzenaugen funkeln, und einer großen Nase. Das schiefe Maul verzieht sich oft zum bösartig___ Lachen; dann sieht man auf den Backen ein paar___ dunkelrot___ Flecken und hört ein seltsam___ Zischen durch die Zähne. (Quelle: Hoffmann, E. T. A. Der Sandmann. Eli: Italien, 2012)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q1067086 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Vigia, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A comunicação de ocorrências anormais deve ser feita de forma clara e padronizada para garantir a precisão das informações. Os elementos essenciais para essa comunicação incluem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q893033 | Gestão de Pessoas, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os tipos básicos de grupos com sua definição:

Primeira coluna: tipos de grupos
(1) Equipes de criação. (2) Equipes de solução de problemas. (3) Equipes táticas.

Segunda coluna: definição
(__) Requerem que cada um dos seus membros acredite que as interações entre eles serão confiáveis e incorporem um alto grau de integridade. (__) Responsáveis por explorar possibilidades e alternativas, com o objetivo amplo de desenvolver um novo produto ou serviço. (__) Responsáveis pela execução de um plano bem definido. Precisa haver muita clareza da tarefa e definição de papéis inequívoca.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q893034 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Ao se avaliar criticamente a função e o conteúdo da conduta ética, é que se pode dizer que entra em cena a dimensão teórica da moral que rege as condutas individuais e coletivas de determinada sociedade ou civilização.
POR ISSO,
II. A ética, como sistema de pensamento estruturado, apresenta-se como a teoria da moral.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1097Q874096 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Em suas noções de jardinagem, a limpeza do ambiente é fundamental para dar início às demais etapas do processo de plantio das plantas ornamentais, portanto, nesse processo, é fundamental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1098Q913273 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista de Carga, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC, FURB, 2023

São consideradas Vias Urbanas, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
I.Via de trânsito rápido.
II.Rodovias.
III.Estradas.
IV.Via local.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1099Q913274 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista de Carga, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC, FURB, 2023

Os condutores que pretendem realizar transporte de cargas com veículos com capacidade de carga de até 6.000 kg devem possuir minimamente a habilitação na Categoria D. Visto isso, segundo o Código de trânsito brasileiro, quais os requisitos mínimos para se habilitar na categoria D?
I.Ser maior de vinte e um anos.
II.Ser maior de dezoito anos.
III.Ser habilitado na categoria B por, no mínimo, 1 ano.
IV.Ser habilitado na categoria C por, no mínimo, 1 ano.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1100Q880763 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e devem ser tratados com prioridade absoluta nas políticas de saúde. Esses direitos estão consolidados na legislação brasileira, mas, por vezes, são ameaçados pela violência difundida na sociedade, que afeta especialmente crianças, adolescentes e suas famílias. O Sistema Único de Saúde recebeu a determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para promover o direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes, mediante a atenção integral à saúde, que pressupõe o acesso universal e igualitário aos serviços nos três níveis da atenção. O ECA (Lei n.º 8.069/90), em seu artigo 5º, estabelece que "nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais". Essas violências se interpõem como uma ameaça ao direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes. Agir pressupõe conhecer os tipos e natureza da violência, bem como as suas formas e manifestações, além das consequências da exposição, para atuar no cuidado, em todas as dimensões, com fluxo ágil e competente, em cada nível da atenção e com trabalho em rede. Dito isso, considerando esse tema, analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Para a violência que acomete crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde define: quaisquer atos ou omissões dos pais, parentes, responsáveis, instituições e, em última instância, da sociedade em geral, que redundam em dano físico, emocional, sexual e moral às vítimas.

(__)A Organização Mundial da Saúde classifica a violência em três grandes categorias, divididas em tipos de violência mais específicos, sendo a violência praticada contra si mesmo (autoprovocada), por indivíduos ou grupos (interpessoal), e por organizações maiores (coletiva) praticada por estados, grupos armados, milícias e grupos terroristas. Esses tipos são relacionados à sua natureza física, sexual e psicológica, além da negligência/abandono.

(__)A violência intrafamiliar ocorre nas relações hierárquicas e intergeracionais. Atinge mais as crianças do que os adolescentes, em função de sua maior fragilidade física e emocional. Consiste em formas agressivas de a família se relacionar, por meio do uso da violência como solução de conflito e como estratégia de educação. Inclui, ainda, a falta de cuidados básicos com seus filhos.

(__)A violência comunitária diz respeito às diferentes formas de manutenção das desigualdades sociais, culturais, de gênero, etárias e étnicas que produzem a miséria, a fome e as diversas formas de submissão e exploração sofridas pelas outras. Aparece naturalizada na sociedade, mas se constitui como solo fértil para as principais formas de relações violentas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.